Correção: a Observador corrige uma décima nos meses de Verão, já com Leiria. Precisava de saber o que é que faziam neste bimestre o ano passado para comparar.
Fez 1,4%: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1HoU_xi7TOSSTaCqbhBVNBBQFXsKdNkV6XHZgZ4STxJY/edit?usp=sharing
Nem me apraz comentar os resultados porque é tudo a mesma "mesmice". Era giro saber-se os resultados na Grande Lisboa e Grande Porto.
Temos uma subida face ao período homólogo que ainda é boa, portanto. Menos mal.
Gostava mesmo de saber como estão nesses 2 locais, também. Até para ver a posição da RDS nesse ranking. Aposto que vai ser mais de 12,1%, tal como mostram na sede
Bareme setembro/24
Dados AAV
RC - 19,6%
RFM - 16,6%
M80 - 8,8%
RR - 6,6%
Antena 1 - 4,8%
Cidade FM - 4,4%
TSF - 3,2%
Mega Hits - 3,1%
OBS - 2,0%
Antena 3 - 2,0%
Smooth FM - 0,9%
Nova Era - 0,5%
Antena 2 - 0,4%
Orbital - 0,4%
Meo Sudoeste - //
Radar - //
Aí está o Observador, 2.0% a nível nacional. E aposto que ultrapassou a TSF finalmente em Lisboa. Lembrando que este Bareme é o primeiro já com Leiria, mas ainda não tem Viseu.
Resultados fracos da Antena 2 e da Nova Era, com bons tombos. Melhorias da *Rádio Sudoeste e entrada no Bareme, pela primeira vez, da Radar, talvez a refletir-se com o fim já sabido da SBSR.
A Antena 3 não descola, mesmo com as mudanças profundas de grelha que aconteceram. Fica numa posição terrível com os cortes na RTP. A Antena 1 está sólida, embora penso que em Setembro seja uma das piores entradas da rádio pública em algum tempo.
SmoothFM a cair nas audiências, fenómeno típico de Verão dado que insistem em não ter um emissor no Algarve.
O resto é tudo uma profunda mesmice e um aborrecimento que nem me dá pica já para comentar.
Correção: a Observador corrige uma décima nos meses de Verão, já com Leiria. Precisava de saber o que é que faziam neste bimestre o ano passado para comparar.
Destacar também a Mega Hits que sobe 4 décimas, talvez efeito ou não da entrada do emissor da Fóia, mas sempre dentro daquilo que sempre foi a variação típica deles.
O resto está certo.
Números muito, muito preocupantes para a 3 antenas.
É insustentável.
Excetuando aqui ao lado em Espanha fruto das interferências políticas não se vêem estes números pifios em mais nenhum serviço público europeu.
Os serviços públicos da Península Ibérica estão definitivamente moribundos a caminho, em Portugal, da morte certa.
Infelizmente não vejo solução.
Políticos, parasitas, paraquedistas, trambolhos e demais fauna sinistra estão a caminho de liquidar definitivamente o grupo RTP.
A Antena 2 é requalificável, de alguma forma requalificável. Agora a 3 é que em termos de soluções... vamos com 4 meses da nova grelha e animadores e é o que se vê. Acho que nos entusiasmámos a mais com as mudanças que fizeram, porque para o público isto parece não ter passado.
As manhãs e as noites talvez estejam a falhar...
Daqui a um mês saem as audiências em França e verificaremos como tudo será diferente...
Nas Antenas do grupo RTP exige-se mais. Muito mais.
Eu creio que já não há volta a dar tal a degradação e os erros consolidados ano após ano.
Acho que estamos a ser um pouco duros. O que falta (e muito) é promoção. Nós sabemos o que mudou porque somos ouvintes e curiosos pelo meio. Quem não é, não sabe e não vai mudar para lá.
Podemos e devemos exigir sempre mais e melhor, mas na minha opinião, quando comparo as Antenas 1 e 3 com o que eram há um ano, e o que eram há um ano com o que eram há 2, há uma evolução para melhor. Ainda muito pode ser melhorado, seguramente, mas também há muita coisa boa lá, que seria boa em qualquer parte do mundo.
Acho é que há que manter este caminho agora de melhoria contínua e ter paciência. Salvo algumas exceções quando há acontecimentos extraordinários (como a ida do RAP para a Comercial), as audiências em rádio sempre demoram a crescer. Até pelo método como são obtidas (inquérito à memória das pessoas).
E então quando não há promoção...
Obviamente quero um serviço público relevante, mas prefiro que se preocupem primeiro em ter conteúdo e depois as audiências acabarão por vir.
Se o caminho for audiência fácil "estupidoficando" as Antenas, então isso é dar razão ao argumento que SP nao acrecescenta nada.
Como ouvinte já há alguns anos que as 3 antenas, no seu conjunto, não me entusiasmavam tanto como agora. Ainda podiam entusiasmar mais, sem dúvida, mas pelo menos há um caminho a ser feito.
Agora é disfrutar como ouvinte e sofrer um pouquinho menos com estes inquéritos