Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 276781 vezes)

Luís Gonçalves

• Sr. Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #1335 em: Outubro 17, 2023, 01:09:26 am »
Bareme outubro/23

Dados AAV

RC - 19,7%
RFM - 16,5%
M80 - 8,5%
RR - 6,2%
Cidade FM - 5,5%
Antena 1 - 4,3%
TSF - 3,5%
Mega Hits - 3,3%
Antena 3 - 2,0%
Smooth FM - 1,5%
OBS - 1,4%
Nova Era - 0,8%
Antena 2 - 0,7%
Sudoeste - 0,7%
Orbital - 0,7%

Ena pá, 3 pontos percentuais de queda para a RFM? Cheira-me que desta vez não podem dizer que são líderes nem no reach semanal nem em lado nenhum, claríssimo segundo lugar... Que tombo absurdo!

O reach semanal da Rádio Comercial então é algo de completamente mamútico: 39,1%! Mesmo o Share de 26% é espetacular. Creio que isto terá aqui alguma influência da rentrée já de Setembro.

A M80 tem 20% de reach semanal, uma violência, e renova o máximo histórico de AAV.

Quanto à RR, o resultado é que... não há resultado. O valor de 6,2% está em linha com o de quaisquer vagas anteriores no último ano, a renovação de plástica e reajuste dos locutores não fez rigorosamente n a d a. Nada de nada. Com dois Baremes já lançados desde essa renovação é líquido dizer que a RR estabilizou. Pode ter havido renovação de públicos, será extremamente saudável se assim o foi, tornaram a rádio mais apelativa aos anunciantes e deram a si mesmos um balão de oxigénio para durar uns bons anos.

Suspeito que o reach semanal da RR tenha aumentado por causa do Extremamente Desagradável, mas não tenho ainda dados. O que é certo é que acaba a ser bem trabalhado: reduziram os custos de forma relevante, reorganizaram a grelha, apanham publicidade com mais valor, renovaram o público e mantiveram grosso modo a audiência. Ou seja, a audiência não se ressentiu de menos informação fora da hora de ponta nem de desporto, o que me leva a crer que será uma minoria clara quem ainda ouve desporto na Renascença e queria os boletins de 7 minutos, no caso do desporto em particular estimo que o impacto vá rondar entre 0,2 e 0,5% de AAV se terminar. Com esse prisma em mente, não me admiro que acabe mesmo.

Estava eu errado, estávamos quase todos errados.

Mas continuam longe da M80 com uma rede nacional. Hora de melhorar a playlist.

O valor da Cidade FM creio ser o melhor desde a renovação de 2003! Em linha com o que aqui se vinha falando. Valor simplesmente espetacular, que pulveriza a Mega Hits, cuja renovação de Junho não fez rigorosamente nada de nada, estacou nos 3.x% e dali não sai, mas, já sabemos, muito levada ao colo por Braga.

Da Antena 1 o valor é decepcionante, clara rejeição da estação no Verão. O valor parece sugerir uma transferência de ouvintes para a Rádio Observador, que consta com 1,4% de audiência, a que não deve ser alheio a nova frequência em 92.6. Possivelmente teria um feudo importante de escuta no Ribatejo que assim se perdeu para um emissor com 500w...

Valor razoável da Smooth considerando o mau emissor a Norte.

A TSF está rigorosamente igual nos 3,5% e assim não vão mesmo lá. Antena 3 no mínimo da relevância. Antena 2 com um dos melhores valores dos últimos temp

Por fim, grande mérito para a Estação Orbital que com um único emissor consegue 0,7% de audiência num Bareme nacional, a refletir o facto de ser das poucas dedicadas à dance music.
Muito bom resultado da Orbital, mesmo com um emissor frequentemente capado pela Antena 3 da Foia, só prova que a Dance Music e música rítmica em geral têm sempre uma audiência estável, e se apostasse mais na música latina, num estilo híbrido como a Flaix FM da cataluña, tinha asas para voar ainda mais no bareme. Uma clara lacuna no éter, preferia muito mais a Orbital cá no Algarve que a Record FM, seria a que mais iria escutar.
Luís Gonçalves

modernices

• Hero Member
« Responder #1336 em: Outubro 17, 2023, 03:24:01 am »
Zeca anda cá ver isto! A rádio local de Lisboa subiu que se fartou no Porto!

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1337 em: Outubro 17, 2023, 08:48:52 am »
Zeca anda cá ver isto! A rádio local de Lisboa subiu que se fartou no Porto!
Ainda deve estar em posição fetal. Daqui a uns dias lá aparece, para completar as fases de luto.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #1338 em: Outubro 17, 2023, 08:53:24 am »
O Zeca seguiu a tática da RDP Cristalizada: silêncio total. Não dizem nada.

A RDP Cristalizada ainda não apresentou o comumicado sobre o assunto. Até a rtve/rne já não se acobarda na questão das audiências.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1339 em: Outubro 17, 2023, 09:22:24 am »
Finalmente as duas maiores a descerem, é bem feito para a Comercial que deve ter tido das playlist mais repetitivas durante o Verão e o início do refresh. A RFM pode estar um pouco a pagar pelo EDM que faz as delícias do António Mendes e é a única coisa que a torna minimamente distinta da Comercial, mas está mesmo em "horas baixas".
Mega a ter pelo menos mais 1% do que o merecia, se for mesmo devido a Braga é vergonhoso para a Bauer vacilar para a Mega, ainda para mais com uma minhota a fazer sucesso nas Manhãs devido à sua genuinidade mesmo com um irritante Hélder Tavares ao lado. Isto quando a Cidade deve estar fortíssima na faixa 25-35.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1340 em: Outubro 17, 2023, 09:35:40 am »
O problema é a cobertura no Minho.
104.4 Amares é Braga e pouco mais,Guimarães muitas falhas...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1341 em: Outubro 17, 2023, 10:27:41 am »
O problema é a cobertura no Minho.
104.4 Amares é Braga e pouco mais,Guimarães muitas falhas...

É tão ou mais vergonhoso quanto os 89.5 da Smooth, com o dinheiro que devem estar a ganhar no Show Me The Money não há desculpas para arrastar essas situações...

Danl

• Hero Member
« Responder #1342 em: Outubro 17, 2023, 10:50:03 am »
Público universitário. Não se sabe mas a Joana Marques tem muita popularidade junto desse e a RR está a tentar conquistar, mas esse público não adere ao tipo de playlist actual da RR.
A minha filha(33 anos) , por exemplo...

Ou seja objetivo da RR, na sua opinião é tirar audiência à RFM. Bem visto....

A não ser que a estratégia do grupo passe por distribuir audiências... por outras palavras, a RFM desiste do 1º lugar do raking e entrega uma % à irmã mais velha para que esta não caia ainda mais. Digo eu que não percebo nada disto...

Há cerca de um mês comentávamos isto no topico da Renascença.

Relativamente aos resultados, grande prestação de Cidade FM, Smooth FM e Observador. Estas duas merecem uma cobertura maior a  nível nacional. Ai se tivéssemos por cá implementado o DAB+...

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #1343 em: Outubro 17, 2023, 10:59:13 am »
DAB+ não tem interesse...é preciso vontade do governo e até agora não existe (penso que só com imposição da União Europeia), também não interessa as atuais rádios dos grandes grupos que o mercado tenha um crescimento.

Temos um exemplo a TDT como está em Portugal e ainda querem DAB+…¿!?

Relativamente a audiências vale o que vale, penso ser mais uma referência e não se pode andar aqui a contar eu tenho mais ele tem menos. Enfim não se percam com isso, eu leio com cada coisa aqui...enfim...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #1344 em: Outubro 17, 2023, 11:09:44 am »
DAB+ não tem interesse...é preciso vontade do governo e até agora não existe (penso que só com imposição da União Europeia), também não interessa as atuais rádios dos grandes grupos que o mercado tenha um crescimento.

Relativamente a audiências vale o que vale, penso ser mais uma referência e não se pode andar aqui a contar eu tenho mais ele tem menos. Enfim não se percam com isso, eu leio com cada coisa aqui...enfim...
Deixem as pessoas falarem daquilo que bem entenderem. Isto é um fórum.

Quanto ao DAB+ não percebo porque os grupos de rádios não querem investir, tirando razões financeiras. Só teriam a ganhar. Mas isso é assunto para o tópico do DAB+.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1345 em: Outubro 17, 2023, 11:15:30 am »
Já se pode fazer uma análise serena, depois de saber que este estudo compreende a renovação da RR, mas dificilmente se consegue medir os refrech da Comercial e Ant1.
Começando por cima, foi uma goleadazita da Comercial à RFM, que paulatinamente começa a descolar da liderança.
Grandes preocupações para o António Mendes!
A M80 continua destacada no  terceiro lugar.
A RR não teve a hecatombe que muitos aqui previam e desejavam, sobe ligeiramente, já com a renovação.
A Cidade FM já tinha eu dito aqui, que ia ser a grande surpresa, a minha filha já me tinha dito, que a Cidade FM, vivia o seu melhor período, em termos de popularidade.
A Ant1, ainda com a antiga programação, longe do desejável.
A TSF não descola dos 3, tal, tal como a Mega Hits, que também segundo a minha filha, vive o seu pior período de popularidade, isto em Lisboa.
Provavelmente Braga, aguenta a estação nos 3, tal.
A 3, nos 2%, é o menos mau.
E números muito positivos, até históricos para a Observador e Smooth FM.

É o que  me apraz dizer sobre mais este tão aguardado estudo...

Atento

• Hero Member
« Responder #1346 em: Outubro 17, 2023, 11:33:08 am »

É o que há lamentavelmente.

Mas, sendo este, não se pode nem deve desvalorizar.
Esse tipo de discurso é ótimo para a RDP Cristalizada continuar na sua trincheira do quero lá saber...

Já reparou que a RDP Cristalizada é o único serviço púbico europeu a desvalorizar e a não mencionar os resultados ocorridos?

Considera isso uma boa prática?

ToLv

• Hero Member
« Responder #1347 em: Outubro 17, 2023, 12:05:48 pm »
A Mega está a colher os frutos que semeou ao ser os Morangos com Açúcar da rádio. Não obstante a falta de target definido, que também já foi aqui comentado, ou as mudanças de grelha que, na minha opinião, pouco acrescentaram. A Cidade, pelo contrário, está a viver uma popularidade enorme, muito devido aos programas da manhã e da tarde (e provavelmente pela playlist distinta da da Mega, que ajuda a segurar ao longo do dia).

O caso da RFM já é diferente. É a inércia que conhecemos, o 'apostar na continuidade' que traz zero novidades seja na grelha, seja on-air - isto agravado quando comparado à Comercial que se mexeu está agora a fazer um mês. O tombo enorme que teve dificilmente vai ser recuperado. Isto a não ser que haja realmente alguma coisa estonteante por aí a vir, o que francamente duvido.

A RR tem o resultado que eu já esperava. Tanto se vaticinou aqui o diabo que parece que ele não apareceu... Uma coisa é não se gostar do rumo; outra é convencer-se de que vai descer porque "já não é a RFM de outrora". Isso não funciona assim e bem vemos isso: renovação de auditório, playlist mais abrangente (que merece ainda muitas mexidas, reconheço) e uma rádio melhor de se acompanhar ao longo do dia - palavra de quem nunca sintonizava na velhinha Renascença e que hoje escolhe o T3 para regresso a casa e que pica por várias vezes as 3 da Manhã pela leveza que trazem.

M80 a consolidar um terceiro lugar que, tão cedo, não lhe vão tirar. Como alguém aqui dizia, já atingiu um status em que toda a gente "conhece a M80" e esta consegue ser uma rádio que pode bem tocar um pouco por todas as faixas etárias dos vários targets.

Smooth e Observador com subidas notáveis e que acredito que não fiquem por aqui, sobretudo a Observador que tem tudo para continuar a morder os calcanhares das grandes informativas.

Atento

• Hero Member
« Responder #1348 em: Outubro 17, 2023, 12:36:10 pm »
A Mega está a colher os frutos que semeou ao ser os Morangos com Açúcar da rádio. Não obstante a falta de target definido, que também já foi aqui comentado, ou as mudanças de grelha que, na minha opinião, pouco acrescentaram. A Cidade, pelo contrário, está a viver uma popularidade enorme, muito devido aos programas da manhã e da tarde (e provavelmente pela playlist distinta da da Mega, que ajuda a segurar ao longo do dia).

O caso da RFM já é diferente. É a inércia que conhecemos, o 'apostar na continuidade' que traz zero novidades seja na grelha, seja on-air - isto agravado quando comparado à Comercial que se mexeu está agora a fazer um mês. O tombo enorme que teve dificilmente vai ser recuperado. Isto a não ser que haja realmente alguma coisa estonteante por aí a vir, o que francamente duvido.

A RR tem o resultado que eu já esperava. Tanto se vaticinou aqui o diabo que parece que ele não apareceu... Uma coisa é não se gostar do rumo; outra é convencer-se de que vai descer porque "já não é a RFM de outrora". Isso não funciona assim e bem vemos isso: renovação de auditório, playlist mais abrangente (que merece ainda muitas mexidas, reconheço) e uma rádio melhor de se acompanhar ao longo do dia - palavra de quem nunca sintonizava na velhinha Renascença e que hoje escolhe o T3 para regresso a casa e que pica por várias vezes as 3 da Manhã pela leveza que trazem.

M80 a consolidar um terceiro lugar que, tão cedo, não lhe vão tirar. Como alguém aqui dizia, já atingiu um status em que toda a gente "conhece a M80" e esta consegue ser uma rádio que pode bem tocar um pouco por todas as faixas etárias dos vários targets.

Smooth e Observador com subidas notáveis e que acredito que não fiquem por aqui, sobretudo a Observador que tem tudo para continuar a morder os calcanhares das grandes informativas.

E as sntenas da RDP Cristalizada?

E a TSF?

Não as analisa? Ou já entraram no patamar da indiferença?

ToLv

• Hero Member
« Responder #1349 em: Outubro 17, 2023, 12:47:37 pm »

E as sntenas da RDP Cristalizada?

E a TSF?

Não as analisa? Ou já entraram no patamar da indiferença?

Analiso e comento o que me bem entender.