Bareme outubro/23
Dados AAV
RC - 19,7%
RFM - 16,5%
M80 - 8,5%
RR - 6,2%
Cidade FM - 5,5%
Antena 1 - 4,3%
TSF - 3,5%
Mega Hits - 3,3%
Antena 3 - 2,0%
Smooth FM - 1,5%
OBS - 1,4%
Nova Era - 0,8%
Antena 2 - 0,7%
Sudoeste - 0,7%
Orbital - 0,7%
Ena pá, 3 pontos percentuais de queda para a RFM? Cheira-me que desta vez não podem dizer que são líderes nem no reach semanal nem em lado nenhum, claríssimo segundo lugar... Que tombo absurdo!
O reach semanal da Rádio Comercial então é algo de completamente mamútico: 39,1%! Mesmo o Share de 26% é espetacular. Creio que isto terá aqui alguma influência da rentrée já de Setembro.
A M80 tem 20% de reach semanal, uma violência, e renova o máximo histórico de AAV.
Quanto à RR, o resultado é que... não há resultado. O valor de 6,2% está em linha com o de quaisquer vagas anteriores no último ano, a renovação de plástica e reajuste dos locutores não fez rigorosamente n a d a. Nada de nada. Com dois Baremes já lançados desde essa renovação é líquido dizer que a RR estabilizou. Pode ter havido renovação de públicos, será extremamente saudável se assim o foi, tornaram a rádio mais apelativa aos anunciantes e deram a si mesmos um balão de oxigénio para durar uns bons anos.
Suspeito que o reach semanal da RR tenha aumentado por causa do Extremamente Desagradável, mas não tenho ainda dados. O que é certo é que acaba a ser bem trabalhado: reduziram os custos de forma relevante, reorganizaram a grelha, apanham publicidade com mais valor, renovaram o público e mantiveram grosso modo a audiência. Ou seja, a audiência não se ressentiu de menos informação fora da hora de ponta nem de desporto, o que me leva a crer que será uma minoria clara quem ainda ouve desporto na Renascença e queria os boletins de 7 minutos, no caso do desporto em particular estimo que o impacto vá rondar entre 0,2 e 0,5% de AAV se terminar. Com esse prisma em mente, não me admiro que acabe mesmo.
Estava eu errado, estávamos quase todos errados.
Mas continuam longe da M80 com uma rede nacional. Hora de melhorar a playlist.
O valor da Cidade FM creio ser o melhor desde a renovação de 2003! Em linha com o que aqui se vinha falando. Valor simplesmente espetacular, que pulveriza a Mega Hits, cuja renovação de Junho não fez rigorosamente nada de nada, estacou nos 3.x% e dali não sai, mas, já sabemos, muito levada ao colo por Braga.
Da Antena 1 o valor é decepcionante, clara rejeição da estação no Verão. O valor parece sugerir uma transferência de ouvintes para a Rádio Observador, que consta com 1,4% de audiência, a que não deve ser alheio a nova frequência em 92.6. Possivelmente teria um feudo importante de escuta no Ribatejo que assim se perdeu para um emissor com 500w...
Valor razoável da Smooth considerando o mau emissor a Norte.
A TSF está rigorosamente igual nos 3,5% e assim não vão mesmo lá. Antena 3 no mínimo da relevância. Antena 2 com um dos melhores valores dos últimos tempos mas ainda fora do minimo que uma clássica na minha opinião deve ter: 1%.
Bom valor da Nova Era, provavelmente o último em algum tempo considerando a avaria em 100.1, e a Sudoeste quase quase a empatar, provavelmente levada ao colo por Lisboa. O Montez terá que pensar bem isto, se é que ele quer pensar sequer.
Por fim, grande mérito para a Estação Orbital que com um único emissor consegue 0,7% de audiência num Bareme nacional, a refletir o facto de ser das poucas dedicadas à dance music.