Malta da @megahitstagram, estes últimos posts mereciam uma paródia.
O enterro da Mega, dava uma ideia fixe, para expor o ridículo deste cenário.
Baixemos à terra. O único grupo de rádio grande que tem um produto que se pode considerar inqualificável é, neste momento, a Bauer com a sua batida, que passados quase 3 meses, nem sequer opera serviço RDS, ao nível de uma DOUROFM ou de uma VOZDARIA. Até a RADIO5 consegue fazer melhor.
A Mega tem 14 animadores, não é propriamente uma rádio pequena, e, certamente para pena dos próprios, infelizmente, não me parece que qualquer um deles seja milionário. Portanto, é um produto low cost. Não tem estagiários em antena como a concorrência, que chegam ao final, e por melhores que sejam, vão para o desemprego. Está a pagar os erros de um ano e meio que tiveram umas coisas mal feitas? Sem dúvida que está, aqui alertei em tempo devido. Houve inversão de marcha onde teve de haver, se chega, na maioria dos horários para ser melhor que a concorrência direta? Algumas mexidas cirúrgicas e sim, chegava. Não obstante, também já o escrevi, a Mega é uma rádio muito mais urbana que a Cidade FM, tem um posicionamento diferente, a própria rede de emissores o demonstra, e por isso é que entendo que a perda de Rio Maior, aparte de ser uma frequência que não me convence de todo, não foi assim tão crítica. Tem como urgência fechar a reta Viana-Setúbal, neste momento 92.4 ter AF não serve para nada, não consegue de forma alguma comutar com 90.0 Coimbra.
Há também um problema no grupo R/Com, apostava que as 3 rádios não se devem sentar à mesa para conversar sobre o posicionamento e target que pretendem atingir há uma data de tempo. Sim, chega a existir sobreposição das 3 no público que pretendem alcançar, e isso não ajuda a solidificar a liderança a nenhuma, e como a Mega é a rede mais pequena, naturalmente, é a mais prejudicada. Desculpem-me se estou errado, mas para quem vê de fora, é essa a imagem que passa.
Mal ou bem, a Mega é a maior escola de rádio nacional, só por isso, merece continuar. O produto é jovem, mas diferente do da Cidade em termos de playlist, sim é mais bem conseguida. Por outro lado, no dia em que a Mega acabar... a Cidade vira uma espécie de Smooth FM rádio jovem, ou seja, 2/3 animadores com takes gravados. Sim, a Cidade é forte, porque existe Mega. Já se fosse ao contrário, não acho que fosse exatamente assim.Disso podem ter a certeza.
Querem jovens a ouvir rádio? Não batam tanto em quem os atrai, pf! Para nós, mais adultos, com outros gostos, há outra oferta. Preocupa-me bem mais o estado das generalistas do que a atual situação da Mega. Declaração de interesses: já ouvi muito mais a Mega do que oiço hoje. Não me impede de lhe reconhecer a importância.