O print é de uma conversa de whatsapp, uma cortesia do João Vinhas.
https://i.ibb.co/nNbZgRzb/602358112-830995616228163-3180126035964216301-n.jpg
Imagem 2 será a região de Lisboa da Marktest (Lisboa, Amadora, Sintra, Oeiras, Cascais, Loures, Vila Franca, Almada e Seixal).
Imagem 3 será Grande Porto na Marktest que por acaso não sei o que apanha mas deve ser Porto, Matosinhos, Maia, Gaia e Gondomar, por aí.
Na zona de Lisboa o Observador é destacadamente líder na informação. Notável também para mim a audiência da Oxigénio (1% é obra!), da 105.4 Cascais com aquele emissor cheio de ruídos, mesmo até da Radar com 0.8 e da própria Futura com 0.2, a mesma percentagem que a RDS e... a Rádio Cova da Beira. O que é que a RCB está a fazer ali...
Na área do Porto a assimetria com a audiência da Renascença é para lá de absurda. 11.3% no Grande Porto? A RR está a ser levada ao colo por cá no total nacional, se um dia isto cai vão parar redondinhos a terreno da Antena 1. Mas o maior do sumo por cá é o milagre da M80: com um emissor que tem várias zonas em que apanha ripada de Coimbra, mais outro que se ouve com ruídos e só está em cadeia nas horas de ponta, 2 emissores locais absolutamente básicos, consegue quase 9% de audiência. É obra.
A audiência da Cidade FM (6.2) é explicada por isto: a Nova Era, com esta alteração estúpida que aconteceu, cedeu terreno à Cidade FM que foi uma coisa parva. Marca 2,1% mas já marcou bem bem para cima de 3% e na pandemia mesmo 4% de audiência no Grande Porto. Um absurdo total e completo. Ah, e a Cidade FM faz por cá um duplo propósito: com a fulgurante falta de música brasileira na própria Record, dado que metade da emissão é bem mexida com funk brasileiro, acaba por fazer melhor as vezes que a própria Record. É uma rádio que puxa a ouvir.
Aliás, a Record é tão inútil no Porto que nem no Bareme está a aparecer. Demitiram-se da melhor função que poderiam fazer ao público desta região. Não se entende.
No Ar é esmagadora com 3,5% mas também estão a carburar ao máximo nos dois emissores. Espanta-me a Regional de Arouca ter 1,5% mas a verdade é que faz um ótimo papel secundário de rádio mais popular (e com gente dentro).
A Mega Hits é uma vergonha por cá, 1,3%, e outra vergonha (mas já sabíamos) é o CMR com apenas 0,2%... e com 0,3% de idiotas a dizer ainda "Rádio Festival" passado um ano desta ter desaparecido. Bom, talvez teríamos que dizer que o CMR faz 0,5%, mas o problema é que nem os números se somam assim porque se pode dizer mais que uma estação nestes questionários. É complicado.
Resultado sólido, se já algo dentro da categoria de nicho, da Rádio Nova. 0,8% podia e devia ser mais mas faz um papel muito importante, portanto é para preservar.
A Smooth consegue inexplicavelmente fazer 3,3% por aqui, o que me denuncia que uma grande parte das entrevistas da Marktest estão "desviadas" para norte do Douro, face ao sul do Douro, se é que me faço entender.
Resultado paupérrimo da Batida no Porto, e por fim resultado paupérrimo da Antena 2 com uma das melhores escolas de musica do país, o ESMAE. Impensável. Em sentido contrário, a Antena 1 a fazer uma ótima percentagem por cá, e sem ter boa parte da emissão feita nestas bandas. Teriam boas condições para um takeover interessante à audiência da RR a partir do Monte da Virgem.