Destaca-se, nesta vaga, o forte crescimento no alvo 25/34, em Lisboa e no Porto, configurando a maior subida da RENASCENÇA em 2023.
Aleluia! Finalmente admitem o óbvio que andamos aqui a escrever há pelo menos dois anos: A RR está a canibalizar as irmãs MegaHits e a RFM. E talvez, digo eu, a renovação da RR seja a grande responsável da queda da RFM. As audiências ficaram iguais, mas se retirarmos os mais velhos que saem da RR, se calhar para lado nenhum, ou a dispersar pelas locais, a malta que sai da RFM pode estar a ir diretamente para a RR, para a COMRCIAL não é, que também caiu. Se esta é uma estratégia interessante? Talvez a curto prazo. A médio/longo, palpita-me, mas é só um palpite, que vai dar asneira.
O ranking netAudience é o resultado de dados reais de navegação, obtidos digitalmente, ao contrário do Bareme que é obtido através de amostra aleatória de entrevistas individuais.
Para mim, a RFM tem razão de queixa do Bareme, por causa da forma como lá surge designada "RenascençaFM". Ainda assim, não conhecem o conceito de amostragem estatística e que uma amostra tende a representar a realidade da população? É um facto, de há um ano a esta parte, a RFM está a perder folgo, e não se vê mudanças na estação. É preciso arriscar qualquer coisa, digo eu, o Pedro Ribeiro, sem precisar de arriscar muito, agradece. A parte do digital, nem vou comentar, se o FM começar a enfraquecer, as receitas vêm por aí abaixo.
A pegada da RFM nas redes sociais continua cada vez mais forte, superando a concorrência nos níveis de interação das suas publicações.
Tal e qual como se vê pela música de Natal, que a Comercial lança uma semana mais tarde e ao fim de dois dias, supera a RFM. Ainda assim, aqui tenho de ser justo, parece-me que a RFM no digital, nomeadamente no Instagram, trabalha melhor que a Comercial, mas até aqui, acho que a RR está a morder os calos à irmã. O digital da RFM já foi, a meu ver, melhor.
O “Snooze”, programa da manhã da MEGA HITS e o “Drive In”, programa da tarde, sobem nestas audiências e são escutados maioritariamente pelos mais jovens (15/24), Estudantes e Quadros Médios e Superiores.
Sobre a Mega, nada que por aqui também já não se tenha escrito: o target é o da malta nova, depois vai-se a ver os conteúdos e andam para a malta dos 30's. Mas, a renovação aqui deu o seu fruto, inverteu a tendência de queda, é pouco, mas cresce.
Resumindo: o problema da R/Com parece-me, como escrevi aqui há dias, é que falta se sentarem à mesa todos e definirem uma estratégia conjunta de grupo. Sem que isso aconteça, não vejo grande futuro, que não seja o regresso aos anos 90, em que a Cidade FM pode ousar apanhar a RR. E se pensarmos que a TSF está moribunda, se a Bauer se chegar à frente, e comprar a RRN e lá meter a M80, com a Cidade a herdar aquela rede de emissores da M80 a Norte, a coisa pode ficar muito, mas muito complicada, para os lados da Buraca. E é profundamente lamentável, diga-se.