Programa da AD: valorização do Serviço Público de Rádio e Televisão, aprofundando a sua independência face ao poder político.
Valorização da comunicação social local e regional.
Bem Montenegro.
Vai ser interessante ver as rasteiras de alguma comunicação social privada face à AD.
É evidente que muitos privados vão alinhar-se e alavancar Pedro Nuo Santos.
Falo concretamente da SIC e TVI...
Não é por acaso que estão a transformar o tipo da IL num herói dos debates...
Por acaso, com todos os defeitos que possa ter o Costa, nem ache que os seus governos tiveram uma tentativa de manipulação da RTP para proveitos próprios.
A Geringonça até teve o bom senso de não mexer em nada com o que fora institucionalizado pelo Poiares Maduro, o que no caso da Antena 3 foi uma pena.
Mas concordo consigo sobre uma certa pressão a que a RTP não catapulte mais telespectadores/auditório.
No caso da rádio pública, acho surreal não terem uma aposta forte em videocasts, em rubricas lançadas em directo para o YouTube e uma desactualizada colocação dos podcasts na RTP Play. Também penso que não podemos escamotear o facto das camadas mais jovens cada vez menos ligarem ao linear.
A Antena 1 deveria publicar nas redes os seus noticiários, fazer explicadores em modo de reals no Instagram ou no TikTok.
Por muito que parte das gerações mais velhas achem um pouco absurdas essas medidas, é inevitável fazê-lo.
Fugindo um pouco à lógica das rádios e televisões da União Europeia, penso que a rádio pública podia beber as formas de comunicar de uma Jovem Pan ou, até ao início da guerra, de uma RT. Não no conteúdo, mas sim, no meio de propagação.