Autor Tópico: Cidade FM  (Lida 311197 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Cidade FM
« Responder #1395 em: Dezembro 21, 2025, 02:24:39 pm »
Sim, o Joao foi um equivoco e o Manuel Cabral sempre atento.

Mas nem sei se a Catarina precisa de companhia.
Pessoalmente ate gosto mais de  a ouvir sozinha...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1396 em: Dezembro 21, 2025, 03:01:13 pm »
Sim, o Joao foi um equivoco e o Manuel Cabral sempre atento.

Mas nem sei se a Catarina precisa de companhia.
Pessoalmente ate gosto mais de  a ouvir sozinha...
Se o Beja estiver atento, a Catarina não dura muito na Cidade FM. Ainda lhe faltam uns 5 para os 30, diria que seria bom não descapitalizarem a Cidade, mas percebo  se o salto acontecer. Aliás, com o CV que a Catarina tem, onde tão nova, mas já bastante relevante, nomeadamente no que respeita à formação de novos talentos, pode ter tudo para ser, daqui a 20 ou 30 anos, o Pedro Ribeiro de hoje, no BMAP. Assim lhe deem oportunidade. É o tipo de profissional multifacetada, e, já agora, extremamente comprometida, que eu quereria ter numa equipa minha. Estou ausente das redes há bastante tempo, mas quando tinha IG, via os stories, a Catarina vivia na Sampaio e Pina, por vezes até me questionava se não dormiria lá no sofá do estúdio...  ;D ;D

Apreciem só a evolução em seis anos:
https://www.instagram.com/reel/DQ3uB7FDAN7/

Para quem diz que voz de rádio não é importante, vira o disco e toca o mesmo, os melhores locutores acabam sempre por a trabalhar e criar, mesmo em 2025.

Já agora, também descobri há uns tempos, por mera casualidade, que a Catarina também canta:
https://www.youtube.com/watch?v=l39BJAXX_80

Um destes dias temos isto... "Estás comigo, Catarina Silva, ficas agora com Pedro Sampaio, e logo de seguida, Catarina Silva, com o seu novo single XPTO, mas, claro, é só se quiseres."

Joao Pedro Pereira fez hoje a sua ultima emissao nas manhas da Cidade FM.

Catarina Silva tera nova companhia e dara as emissoes matinais sozinha?

Ontem citei, e esqueci-me de escrever. A Joana Marques pergunta-lhe se foi despedido, na visita que lhes fez na sexta-feira, ele atrapalha-se, portanto, fico com a ideia que não terá sido um despedimento mas sim uma não renovação do contrato, o que na prática vai dar ao mesmo. Ora aqui está um excelente exemplo de um setor onde não faz muito sentido contratar logo sem termo. Em todo o caso, o João, devo dizê-lo, não me convenceu muito, embora lhe reconheça graça, mesmo não sendo eu um tremendo fã de stand up. Há muito pior por aí, mas não podemos esperar que nasçam JM, BN ou RAP's a cada esquina.

Em todo o caso, espero que consiga encontrar um novo rumo profissional rapidamente.

Quanto ao parceiro da Catarina, se fosse ao Cabral, punha a carne toda no assador e punha o Simões, indo a mercado para mexer nas tardes. Acho que com essa dupla, há o sério risco de A3dM serem definitivamente relegadas para quinto lugar, onde hoje vai oscilando.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1397 em: Dezembro 21, 2025, 10:11:52 pm »
Teem o Pedro Goias
Que faz mesa.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1398 em: Dezembro 21, 2025, 10:12:25 pm »
Mas giro giro era inversão de painéis

pdnf

• Hero Member
« Responder #1399 em: Dezembro 31, 2025, 04:15:00 pm »
Som de Vale de Cambra muitíssimo mais baixo do que o de Vila Nova de Gaia, não anda muito longe da diferença de volume entre a Fóia e Monsanto na MegaHits, isto pelo menos em emissão local.

A Leonor Carvalho a fazer as duas emissões, quase de certeza em gravado mas, curiosamente, em Vale de Cambra não diz o nome dela. Imagino a razão, embora a ERC tenha deixado a porta aberta a isso acontecer, na deliberação da MegaHits Rio Maior, em 2022. De resto, o take está igualzinho. Na prática, a Leonor está 8h no ar hoje, 11-16h e 20h-23h, na nacional e em Vale de Cambra, isto imaginando que nas outras locais esteja outra pessoa, o que não tenho exatamente a certeza, dado que a emissão só está ligeiramente atrasada, e até deixaram de referir a localidade.

Não compreendo a razão de continuar na prateleira e nas locais, a evolução dela tem sido notória, neste momento, já tem colocação de voz mais que suficiente para fazer emissão regular. Há uma evolução notória na voz da Leonor, ouvi-la hoje, ou há um ano atrás, é uma diferença como da água para o vinho. Mesmo em termos de postura, parece mais animada, e isso é algo mais pessoal...
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1400 em: Janeiro 01, 2026, 12:33:22 am »
Desculpem o double post, mas Deslocado dos Napa, às 0h07 de dia 01/01 é o bater no fundo, numa rádio Jovem.
Perdoem-me a sinceridade, mas sou totalmente contra deixar emissões entregues a 100% ao computador. Dá nisto. Não teriam todo capacidade de preparar uma playlist especial para esta noite? O consumo deve ir a mínimos, ainda assim...
Rádio é:

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #1401 em: Janeiro 01, 2026, 02:14:11 am »
É nesse aspecto que para mim a cidade FM perde muitos pontos, em termos de oferta musical são muito facilitistas, a playlist é aquela e é sempre o mesmo, 0 fator surpresa, 0 um programa musical temático com cunho pessoal ou a abranger géneros diferentes como a música eletrónica, Hip Hop, Reggaeton etc..
A RC do mesmo grupo, a bem o ou a mal tem o Hits In the Night que diferencia da playlist diurna com escolhas mais atrevidas e recuperações dos anos 00 interessantes, tem aquela que passa a playlist dos anos 90 dos locutores e etc, tem algum cunho dos animadores etc... E é isso que, para além da animação, dá vida e acrescenta interesse à rádio. A Cidade FM é simplesmente uma playlist com locução...
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #1402 em: Janeiro 02, 2026, 01:39:02 am »
E, chegados a 2026, a Independente de Aveiro ainda lá sobrevive mais uns tempos. Quando entrar a Cidade FM, fá-lo-á já com PS:
https://www.erc.pt/document.php?id=YWUzZTRhMDQtODYyOS00NzQxLTk3MDctYzdjMjk4NGZjZjMz

Curioso que, o anterior, que nunca esteve no ar, era "E.DIARIA". A frequência estava nas mãos da homónima de Viseu? A ideia seria expandir a cobertura ao longo do eixo da A25?
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1403 em: Janeiro 02, 2026, 02:18:15 pm »
Hoje estava a Joana Miranda aos comandos da emissão de manhã. Pela primeira vez aos comandos da mesa.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1404 em: Janeiro 12, 2026, 11:52:26 am »
E parec que Catarina Silva vai mesmo " voar" sozinha nas manhas da Cidade.

E nao se perde nada, quando lhe apetece conversa com o Vicente produtor, o Ruben Mateus jornalista ou o auditorio.
E sozinha vale mais, que 100 Pilares ou 200 Sequeiras.

Boooooom Diaaaaa

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1405 em: Janeiro 13, 2026, 05:01:31 am »
E, chegados a 2026, a Independente de Aveiro ainda lá sobrevive mais uns tempos. Quando entrar a Cidade FM, fá-lo-á já com PS:
https://www.erc.pt/document.php?id=YWUzZTRhMDQtODYyOS00NzQxLTk3MDctYzdjMjk4NGZjZjMz

Curioso que, o anterior, que nunca esteve no ar, era "E.DIARIA". A frequência estava nas mãos da homónima de Viseu? A ideia seria expandir a cobertura ao longo do eixo da A25?

A ideia penso que seria precisamente essa, mas a Estação Diária entretanto recuou na ideia e nunca mais aquilo teve RDS.

Completamente surpreendido da Cidade FM ir parar a 105.6 Aveiro. Já se notam diferenças significativas na captação, a frequência está ou estava a chegar (há uns dias) com uma força a Espinho que é absolutamente invulgar para 500w. Não sei para onde a mudaram, tenho que ir investigar.

Continua no entanto sem RDS e com o processador de som antigo. Devem claramente deixar de ter Vale de Cambra na rede, vão fazer a festa com 107.2 + 105.6 + 99.7 e na minha opinião muito bem, porque são todas complementares entre si e com boa força de sinal.

Mas não estava à espera desta. Sempre achei que acabasse por ir para a Nova Era.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1406 em: Janeiro 13, 2026, 10:05:13 am »

A ideia penso que seria precisamente essa, mas a Estação Diária entretanto recuou na ideia e nunca mais aquilo teve RDS.

Completamente surpreendido da Cidade FM ir parar a 105.6 Aveiro. Já se notam diferenças significativas na captação, a frequência está ou estava a chegar (há uns dias) com uma força a Espinho que é absolutamente invulgar para 500w. Não sei para onde a mudaram, tenho que ir investigar.

Continua no entanto sem RDS e com o processador de som antigo. Devem claramente deixar de ter Vale de Cambra na rede, vão fazer a festa com 107.2 + 105.6 + 99.7 e na minha opinião muito bem, porque são todas complementares entre si e com boa força de sinal.

Mas não estava à espera desta. Sempre achei que acabasse por ir para a Nova Era.
Há uns 20 anos era possível que fosse lá parar, agora com o Montez em falência técnica nem pensar.

Mas nessa altura a rádio estava a ser explorada pelo dono da Estação Diária de Viseu e que também penso que era proprietário de uma discoteca de Aveiro, a 8 Graus ou a Estação da Luz, uma delas. Ali por 2006 deixou de ter interesse e o grupo RR alugou a frequência para a Mega.

Surpreende um pouco, por exemplo, a Observador nunca ter ido para aqui ou a Rádio Sim quando a Mega passou para os 96,5 MHz em 2013. Uma frequência de uma cidade importante como é Aveiro ter andado 12 anos à deriva é mesmo sinal da falta de interesse que este meio de comunicação passou a ter.

A PAR atribuída é de 1000W.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1407 em: Janeiro 14, 2026, 12:51:09 pm »

Há uns 20 anos era possível que fosse lá parar, agora com o Montez em falência técnica nem pensar.

Mas nessa altura a rádio estava a ser explorada pelo dono da Estação Diária de Viseu e que também penso que era proprietário de uma discoteca de Aveiro, a 8 Graus ou a Estação da Luz, uma delas. Ali por 2006 deixou de ter interesse e o grupo RR alugou a frequência para a Mega.

Surpreende um pouco, por exemplo, a Observador nunca ter ido para aqui ou a Rádio Sim quando a Mega passou para os 96,5 MHz em 2013. Uma frequência de uma cidade importante como é Aveiro ter andado 12 anos à deriva é mesmo sinal da falta de interesse que este meio de comunicação passou a ter.

A PAR atribuída é de 1000W.

E agravada, como se vem sabendo, mais a mais com a profunda ironia de ter recebido 4 milhões de euros por dois emissores...

Agradeço-te pela correção da PAR e pelo contexto sempre útil, que não fazia a menor ideia. De facto, penso que a única coisa que contribuiu para o Observador não ter ido para esta frequência terá mesmo sido terem optado por trabalhar com o Acácio Marinho no aluguer das frequências em primeira instância, embora já tenham aberto uma única exceção a isto com o caso de Tondela, mas lá está, apenas uma.

Sem dúvida que é bem reflexo da falta de interesse que o meio rádio passou a ter. É muito sintomático do estado de coisas e muito sintomático de que é preciso um abanão a sério no meio. Vamos longe dos tempos da década de 90, muito longe.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1408 em: Janeiro 14, 2026, 04:05:24 pm »
Agradeço-te pela correção da PAR e pelo contexto sempre útil, que não fazia a menor ideia. De facto, penso que a única coisa que contribuiu para o Observador não ter ido para esta frequência terá mesmo sido terem optado por trabalhar com o Acácio Marinho no aluguer das frequências em primeira instância, embora já tenham aberto uma única exceção a isto com o caso de Tondela, mas lá está, apenas uma.

Sem dúvida que é bem reflexo da falta de interesse que o meio rádio passou a ter. É muito sintomático do estado de coisas e muito sintomático de que é preciso um abanão a sério no meio. Vamos longe dos tempos da década de 90, muito longe.
Acho que foram, essencialmente, as circunstâncias relativas à orografia. A Observador só pode ter um emissor em associação no distrito de Aveiro e precisava que este chegasse com muita pujança ao Porto. Logicamente, que, nesse caso, optar por um emissor colocado a uma excelente quota, ainda dentro da AMP, e que chega em perfeitas condições a Aveiro, seria a solução ótima. Não acho que fosse o Acácio por especial motivo, porque, caso contrário, teriam ficado com 96.2 em lugar de 98.7, o que até seria melhor para eles, não tendo a Fóia em cima, talvez conseguissem progredir mais no Alentejo.

Este emissor poderia ter sido aproveitado pela BMAP/ex-MCR para reforçar a cobertura da Smooth e da Batida, que ainda permitiam mais um emissor. Mais do que o estado do setor, é sobre o desta empresa em particular. Contudo, também se diga que não é lá grande frequência: entre Gaia e Ovar, a pancada é repartida com a Região de Basto, e no Verão, a RCMafra entra por aí acima a 200km/h, chega a estar aos 15 dias seguidos com sinal estável no sul do Porto.

Em relação ao emissor, como referi, está melhor, verifiquei o sinal quando saiu a deliberação, mas ainda se nota uma considerável diferença para a M80 e para a MegaHits é mesmo muito significativa. Por exemplo, indoor, em Canelas, ouço, mas tenho de ter a antena colada à barra de ferro do estore, para maximizar o sinal e o mesmo ser limpo. Lá fora, agora chega, dantes não, mas nada que desse, por exemplo, se fosse da Smooth, para ter uma escuta confortável.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #1409 em: Janeiro 23, 2026, 01:28:58 am »
De duas uma: ou se preparam para seguir o exemplo da OBSRVDOR, da NOVA ERA e da RE****L, que mantem o mesmo PS mesmo quando estão em emissão local, ou, em alternativa, vamos assistir a uma mudança na cadeia:

https://www.erc.pt/document.php?id=NWIyMTQwNTYtMmQzOS00MGNkLWJhYzAtNTFkZjgxODcyZDI3

Aposto mais na segunda opção, porquanto se fosse o caso, faziam idêntico pedido para o Algarve. Havendo relatos de que 106.2 estão pelas ruas da amargura, praticamente a servir de microcoberturas para a Baixa de Lisboa e pouco mais, não me admiraria, de todo, que possa estar a caminho uma associação baseada em 104.4+107.2+105.6+99.7+99.3+91.6, ficando os emissores a sul do Tejo fora da associação.

Em abondo da verdade, há uns anos defendi isso mesmo, pois, por muito que a cobertura de 91.6 seja deficitária, não é inexistente. Só consigo justificar aquele buraco porque 101.0 são "redundantes" a 107.2+99,7, porém, se o caminho for associar desta forma, bem que podem mudar o foco de 107.2, que neste momento está todo para Sul, para Norte, evitando uma zona de nitidíssima quebra, que existe entre o nó da A41 e o de Santo Tirso pela A3, mas que se nota também mesmo no Porto, para Norte da VCI.

Já agora, gostava de aproveitar para alertar que, mesmo considerando o foco atual para sul, 107.2 têm tão baixa potência que justificaria a BMAP pedir uma microcobertura para as freguesias de Perosinho, Sermonde e Grijó, e a parte de Pedroso que é Carvalhos, onde quando não há Vale de Cambra, a coisa treme um bocado. Sem 107.1 Mangualde, não há razão nenhuma para que não seja aceite uma subida da PAR para os 2Kw, como tem a NOVA ERA e a RECORD, vá, se querem jogar pelo seguro, por causa da TSF, 1Kw. Já ajudaria bastante.
Rádio é: