Ontem (12.12), a Asize Topal esteve a conduzir o painel da Catarina Silva, que esteve ausente por motivo que desconheço. Ouvi as últimas duas horas.
Vamos aos pontos positivos primeiramente:
1. Voz Agradável, dicção muito pausada mas enérgica.
2. Take Final: gostei imenso, deve ter sido a primeira vez que no final de um painel de uma rádio deste tipo ouvi a locutora de viva voz a fazer um resumo alargado da matéria dada, isto é, elencou em tópicos todos os assuntos falados ao longo da emissão, sendo que essa parte do take ainda durou uns 2 minutos.
3. Deve ter sido o melhor apelo que ouvi à participação no "Show Me The Money", considerando as 3 rádios do grupo.
Agora, a parte menos boa:
4. Sei que estava a fazer o painel da Catarina, porém...Silva só há uma. A dada altura, até a entoação com que a Asize salientava algumas palavras era colada à forma como a Catarina o faz. Eu acho, honestamente, a Catarina brilhante, um talento fora de série, uma comunicadora nata e, parte melhor, sem quaisquer vedetismos e nove horas. Mas é um estilo próprio, que funciona no ar porque é ela. A Asize, pese embora também venha do mundo da moda como a Catarina, tem pergaminhos para fazer um registo mais soft e slow. Olhem, uma boa voz para um painel de "grandes músicas calmas".
5. Vão-me desculpar, mas eu não aprecio nada quando os animadores usam a antena como espaço de direito de antena para autopromoção. Vou abrir aspas, a transcrição é mais ao menos rigorosa. "Segue-me em todas as minhas redes sociais, é sempre @asize.topal, tens lá tudo o que é importante (pdnf dixit: lembrou-me um slogan da TMN). Vou soletrar para que não percas nada por lá: @ A S I Z E ponto T O P A L. Vou estar aqui novamente no fim-de-semana, é o horário que não podes perder. Beijos. Fui!" Achei muito egocêntrico, percebo que se esteja a afirmar, e pelo que depois fui ver, a Asize ainda não tem uma presença muito consolidada, contrariamente ao que eu pensava ser a sua realidade, fiquei surpreendido não chega sequer aos 10k. Mas ainda assim, aquele espaço é da Cidade FM, conduzido pela sua trabalhadora, não é o seu podcast.
Dito isto, dou uma apreciação muito positiva, é mais uma voz que tem um potencial enorme de fazer um bom caminho no éter. Veremos se entre a rádio ou a TAP, onde também trabalha, penso que tenha o LI atualizado, qual falará mais alto.
Em contrapartida, a menina que estava a fazer Vale de Cambra, quatro takes, nem o nome disse, tive pena, tinha curiosidade de saber quem era.