Autor Tópico: Cidade FM  (Lida 161755 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: Cidade FM
« Responder #930 em: Outubro 19, 2023, 11:30:10 pm »
A Cidade FM de Vale de Cambra 101.0 tem o processador com um ajuste muito menos agressivo que as restantes, nota-se pelas diferenças dinâmicas do som, as vozes são muito mais próximas e realistas, sem aquele arrasto típico. Não percebo porque não se uniformiza o som de toda a rede desta forma, torna a escuta mais suportável ao ouvido e menos fatigante.

Certo. Cada frequência tem a sua "assinatura" de som.

Assim no imediato:

Amares: bom
VC: sem sal
Gaia: mais ou menos como VC, mas melhor um pouco
Penacova: bom
Lisboa: o melhor
Algarve: do que me lembro, bom
Viseu do que me lembro também não estava mal...

Restantes não tenho elementos para julgar, não pico.

Ter um processamento "menos agressivo" numa rádio com estas caraterísticas penso que não seja a melhor opção.
Alcanena tem também um som bastante bom, não fica longe do de Lisboa.

Deviam por o processamento de Lisboa nas restantes frequências. E já agora, o mesmo para a M80 (aquele som deplorável e com atraso de um segundo (!) de Coimbra continua) e Smooth.

Luís Gonçalves

• Sr. Member
« Responder #931 em: Outubro 20, 2023, 12:00:07 am »
A Cidade FM de Vale de Cambra 101.0 tem o processador com um ajuste muito menos agressivo que as restantes, nota-se pelas diferenças dinâmicas do som, as vozes são muito mais próximas e realistas, sem aquele arrasto típico. Não percebo porque não se uniformiza o som de toda a rede desta forma, torna a escuta mais suportável ao ouvido e menos fatigante.

Assim no imediato:

Ter um processamento "menos agressivo" numa rádio com estas caraterísticas penso que não seja a melhor opção.
Certo, percebo o porquê desse processamento, é para chamar a atenção ao ouvido, e tendo em conta o tipo de música e o target. Eu neste caso sou um caso à parte, não me agrada a distorção e artificialidade dos agudos de algumas frequências da rede Cidade e faz me dor de cabeça.
No meu caso seria assim:
Lisboa 91.6: demasiados agudos, bons graves e medios algo recuados, ataque moderado do compressor. 6/10
106.2: A mesma coisa que 91.6, mas um pouco mais de agudos. 5/10
97.2 Redondo : Graves algo exagerados, medios equilibrados e agudos equilibrados, não se nota muita compressão. 8/10
99.3 Alcanena : Semelhante a Lisboa, mas mais ataque e compressão, nada de margem dinâmica. 4/10
99.7 Loulé: Graves adequados, medios perfeitos (som quente) e agudos em linha com os 91.6, mas.. compressor a esmagar o som. 6/10
107.2: Do pouco que ouvi: Graves algo puxados,com muito "punch", médios equilibrados e agudos equilibrados. compressão a passar do ideal. 7/10
101.0: Graves equilibrados, medios naturais e equilibrados e agudos cristalinos, com boa extensão. Compressão suficiente para não estragar a dinâmica e não incomodar as diferenças nas saídas de ganho da mesa de mistura. Excelente 9/10
Luís Gonçalves

Luís Gonçalves

• Sr. Member
« Responder #932 em: Outubro 20, 2023, 12:11:53 am »
99.7 Penacova: Graves com bastante distorção na entrada da 1ª batida, médios recuados e agudos semelhantes aos 91.6, compressão no limite. 4/10
102.8: ouvi pouco, mas pareceu me com exagero de médio-graves.
Luís Gonçalves

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #933 em: Outubro 20, 2023, 12:26:37 am »

Assim no imediato:

Certo, percebo o porquê desse processamento, é para chamar a atenção ao ouvido, e tendo em conta o tipo de música e o target. Eu neste caso sou um caso à parte, não me agrada a distorção e artificialidade dos agudos de algumas frequências da rede Cidade e faz me dor de cabeça.
No meu caso seria assim:
Lisboa 91.6: demasiados agudos, bons graves e medios algo recuados, ataque moderado do compressor. 6/10
106.2: A mesma coisa que 91.6, mas um pouco mais de agudos. 5/10
97.2 Redondo : Graves algo exagerados, medios equilibrados e agudos equilibrados, não se nota muita compressão. 8/10
99.3 Alcanena : Semelhante a Lisboa, mas mais ataque e compressão, nada de margem dinâmica. 4/10
99.7 Loulé: Graves adequados, medios perfeitos (som quente) e agudos em linha com os 91.6, mas.. compressor a esmagar o som. 6/10
107.2: Do pouco que ouvi: Graves algo puxados,com muito "punch", médios equilibrados e agudos equilibrados. compressão a passar do ideal. 7/10
101.0: Graves equilibrados, medios naturais e equilibrados e agudos cristalinos, com boa extensão. Compressão suficiente para não estragar a dinâmica e não incomodar as diferenças nas saídas de ganho da mesa de mistura. Excelente 9/10

Vou aproveitar e deixar também a minha colherada: Atenção que não tenho experiência com todas.

Lisboa 91.6 - excessivamente agudo, compressor agressivo, graves bons. 7/10
Montijo/Moita 106.2 - som sem sal, falta de compressor, demasiado linear para a música que passa. 5/10
Penacova 99.7 - Não gosto da maneira como centram o som e no geral parece-me haver compressor a limitar a mais, os médios são razoáveis, falta brilho. 6/10
Vale de Cambra 101.0 - O único defeito é falta de volume em emissão local. De resto, som perfeito. 9/10
Monte da Virgem 107.2 - Excesso de saturação do áudio, agudos equilibrados, graves demasiado agressivos e excesso de kick do compressor, é desconfortável ouvir durante mais que 30 minutos. Boa expansão estéreo, mas prefiro a linearidade de Vale de Cambra nisso. 7/10
Amares 104.4 - Bom compressor, bom som, muito equilibrado. Podia ter menos médios, de resto 8/10.

Não consigo dizer Alcanena, Redondo ou Loulé porque as minhas últimas escutas desses emissores são de há mais de 15 anos.

Pelos vistos, muito em linha aqui com o pdnf...
« Última modificação: Outubro 20, 2023, 12:29:09 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #934 em: Outubro 20, 2023, 03:10:52 am »
Muito em linha com o pdf, não com o pdnf que eu de som, não percebo nada de técnico. Mas dou a minha opinião, sim, acho que o som de Lisboa é mesmo o melhor da Cidade, parece mais limpo e pujante.

Já agora, os 97.2 da Serra da Ossa a serem literalmente comidos no centro de Évora, no interior, pelos 97.1 da Fóia. Se calhar, convinha ver a otimização deste emissor, é um bocadinho estranho, ambas tem 0,5Kw.
« Última modificação: Outubro 20, 2023, 03:16:39 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #935 em: Outubro 20, 2023, 08:35:18 pm »
97.2 com RDS local nas horas nacionais, CIDAD AL. É usual isso acontecer ou foi um azar de hoje?
Às vezes é aqui também referido que a Cidade tem vantagem por ter Évora, face à Mega, mas também não é muito mais fácil apanhar no centro os 97.2 Ossa do que os 92.4 Monsanto. Hoje, na Escola de Artes, consegui logar RDS em ambas, em ambas é preciso direcionar. Chega a Mega a ter a frequência mais limpa devido à pressão enorme da Fóia.
« Última modificação: Outubro 20, 2023, 08:38:20 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #936 em: Outubro 20, 2023, 09:24:45 pm »
97.2 com RDS local nas horas nacionais, CIDAD AL. É usual isso acontecer ou foi um azar de hoje?
Deve ser azar, normalmente o RDS é sempre "nacional" em "horas nacionais".

estvmkt

• Hero Member
« Responder #937 em: Outubro 20, 2023, 10:03:09 pm »
As 20 é hora local

pdnf

• Hero Member
« Responder #938 em: Outubro 21, 2023, 01:05:28 am »
As 20 é hora local

Foi antes das 20h, ainda estava a dar o Toque de Saída. Podia ser que a Cidade Alentejo estivesse sempre com RDS local, em teoria, não consegue comutar com Monsanto, quer devido à Foia, quer à RFM da Lousã. Com os 99.7 do Algarve também não, 99.8 há mix forte de Antena 1 com Comercial. Os 106.2 são incrivelmente fracos, nem a Vendas Novas chegam, mesmo os 106.1 do Cerro de São Miguel da M80, chegando aqui pífios.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #939 em: Novembro 13, 2023, 09:52:46 pm »
Ultimamente 101.0 Vale de Cambra com falhas na emissão local fica muitas vezes sempre em nacional.
A semana passada uma ou duas vezes 11-16,hoje 20-22...
Não me importo,é do jeito que ganho mais uma frequência para ter mais estabilidade de escuta em emissão nacional.
Aliás nunca percebi porque estes 101.0 não ficam sempre em nacional em vez de Amares...
Permitia escuta perfeita da A1.
E permitia comutar no Porto sempre com Gaia.

pdnf

• Hero Member
« Responder #940 em: Novembro 14, 2023, 12:11:02 am »
Ultimamente 101.0 Vale de Cambra com falhas na emissão local fica muitas vezes sempre em nacional.
A semana passada uma ou duas vezes 11-16,hoje 20-22...
Não me importo,é do jeito que ganho mais uma frequência para ter mais estabilidade de escuta em emissão nacional.
Aliás nunca percebi porque estes 101.0 não ficam sempre em nacional em vez de Amares...
Permitia escuta perfeita da A1.
E permitia comutar no Porto sempre com Gaia.
Porque, efetivamente, a comutação entre 99.7 e 107.2 é possível, quer na A1 quer na A29 sem problemas de maior. O emissor de Gaia rende muito pouco para Norte, começa a apresentar problemas ainda no concelho do Porto, no seu limite mais a Norte, a EN12, mas para sul são uma máquina, considerando os 0.5Kw. A questão é que, de facto, a ligação 107.2/104.4 é mais turbulenta do que com Penacova. Continuo a achar que tendo esses 101.0 horas locais, e sendo que os 102.8 de Viseu, já se começam a escutar razoavelmente uns 10/20km para o interior do Porto, e para sul, vão mesmo até ao mar praticamente, não consigo compreender porque não está Vale de Cambra na rede da Smooth FM, que continua decapitada a Norte.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #941 em: Novembro 14, 2023, 01:00:58 am »
A questão de porque é que não estão uns emissores noutros sítios ou noutros agrupamentos no Norte tem quase década e meia... o que é que a MCR e agora a Bauer fizeram por ver a cobertura técnica deles? Nada.

Aliás, conseguiram fazer pior: criar o fogo de vista (pun intended) que é colocar a Smooth 89.5 no topo da torre dos bombeiros.

Com cuidado de rede assim, nem vale a pena matracarmos. Não fazem nada.

Isto sendo dito, não concordo que Amares tenha que passar a estar em local e passar uma capital de distrito para ter locais, exceto se essas locais fossem corretamente dinamizadas. Só que depois abria-se um Ovo de Colombo: se há local em Braga não faz nenhum sentido não haver no Porto... era uma questão de tempo até essa acontecer. Era dar ainda mais audiência à Mega Hits de bandeja.
« Última modificação: Novembro 14, 2023, 01:03:38 am por Memorias da Radio »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #942 em: Novembro 14, 2023, 07:02:10 am »
O problema é que ali entre o no de Albergaria e até Ovar/Espinho ha falhas.
Que se os 101.0 estivessem sempre em nacional eram evitadas.
Ou seja nas horas locais existe degradação de sinal onde deveria comutar sempre.
Agora esses 101.0 poderiam estar na Smooth...
Mas a Cidade ficava a perder.
Aveiro 99.7 complementa com 101.0.
No Porto justificava isso sim mudar algumas frequências.
A Batida poderia passar para 89.5,e 94.3 ser Smooth.
Outra coisa,102.8 Viseu não chega ao Porto.
Das vezes que fui sinal zero. Morre até bastante cedo na A25.
Expande mais para Coimbra que Porto.
107.2 não grande espingarda.
Se calhar até diria mais,101.0 semore em nacional na Cidade,89.5 Cidade com emissão local e Amares igual.
E 94.3 Smooth Fm.
Mas infelizmente a Bauer pouco nada muda.
« Última modificação: Novembro 14, 2023, 07:07:05 am por estvmkt »

pdnf

• Hero Member
« Responder #943 em: Novembro 14, 2023, 10:36:37 am »
Se não tivesses a poderosa RR de Braga em 101.1 até dava de barato que 101.0 chegavam e sobravam para teres emissão nacional, e passares os 107.2 a local. Amares não pode ser, como disse o Memórias, era dar Braga numa bandeja à Mega, cidade que está a crescer brutalmente e a tornar-se uma das mais jovens do país, e que, mais ano menos ano, vamos estar a discutir a criação da terceira área metropolitana.
As falhas entre Albergaria e Ovar sâo mínimas, até no meu falecido 205 que tinha um Grundig fraquíssimo, sem AF, só comutava manualmente uma única vez. O problema da comutação na A3 é que na zona de Santo Tirso Amares ainda sofre com a micro da RR de Santa Justa, e a Gaia apanha forte com a Voz de Santo Tirso, que deve ter o emissor num estado miserável, pois a TSF da Lousã tem 100x mais potência, e para sul não temos esses problemas.
Eu não disse que 102.8 chegam ao Porto, disse 15 a 20km para lá do Porto em direção a leste. Ali pela zona de Rio Mau, onde Gaia começa a morrer, Viseu já entra com RDS. Na A4 quando está em nacional tudo, Viseu entra muitas vezes a partir, justamente de Penafiel.A perfirmance da Cidade de Viseu é imensuravelmente superior a qualquer uma das outras rádios que saia dessa cidade.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #944 em: Novembro 15, 2023, 01:12:57 am »
Estava a olhar novamente para o relatório da ERC "A Rádio em Portugal: Uma década de regulação" que saiu em 2022 e encontrei um erro sobre a Cidade FM. Ou será que não...?
Ando a fazer arqueologia no site da ERC e mais me parece que o dito relatório não está errado, mas sim que existiu uma troca na associação que não foi autorizada. Aparentemente, seriam os 102.8 de Viseu que estariam na associação e não os 104.4 de Amares. Ora, isto a ser assim, é mesmo um grande problema, principalmente para a emissora Minhota.
Será que vamos ter novamente Amares tremida na renovação do alvará, como esteve em 2010? A última deliberação da ERC a respeito desta frequência, data de 2012, e previa a parceira, com 8h de programação própria. Já no que respeita a Viseu, a última é de 2013 (mencionada no relatório, não está disponível no website da ERC, já tentei de todas as formas possíveis) e menciona 24h de retransmissão da Coco, aka, 91.6 Lisboa. Malta da Cidade que lê isto, uma vez que mudaram de grupo, e estas coisas passam com o avançar dos anos, não querem dar uma vista de olhos como deve ser à parte jurídica? Pode até estar tudo certo, mas olhando às deliberações, não encontro nada que aponte que a troca tenha sido autorizada e ainda vão a tempo de deixar tudo direito antes das renovações, e depois oficializar a troca.
« Última modificação: Novembro 15, 2023, 01:14:54 am por pdnf »
Rádio é: