Autor Tópico: Cidade FM  (Lida 163949 vezes)

nelsonsoares

• Hero Member
Re: Cidade FM
« Responder #915 em: Setembro 28, 2023, 11:24:11 am »
Confirmo.
Recordo de me falarem que a Rádio Cidade chegou a ter emissor em Lagos.
Só foi aberto um concurso para alvará em Lagos, em 1989, para os 95.5 da extinta Rádio Clube Lacobrigense.
Nem sabia que a Rádio Cidade tinha emitido nos 100.1 da São Brás FM, mas quando aqui escreveram a frequência, liguei prontamente o chip
Não sendo rigoroso, diria que o raio de cobertura dos 100,1 MHz de São Brás de Alportel fosse algo semelhante à dos actuais 99,7 MHz, e a dos 95,5 Lagos com as de Portimão (Alvor FM e Portimão FM).
Atenção que a Alvor e a Portimão têm coberturas bem distintas, tendo em conta também a localização da cidade, e as potências dos dois emissores.
Ao passo que a Portimão não vai muito além de Lagoa para Este, a Alvor aguenta-se bem até Albufeira. Daí para a frente, já tem mais dificuldade em colocar sinal.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #916 em: Setembro 28, 2023, 11:54:57 am »
Atenção que a Alvor e a Portimão têm coberturas bem distintas, tendo em conta também a localização da cidade, e as potências dos dois emissores.
Ao passo que a Portimão não vai muito além de Lagoa para Este, a Alvor aguenta-se bem até Albufeira. Daí para a frente, já tem mais dificuldade em colocar sinal.

Nelson, sim, a Portimão deixa sinal quase 0 em Albufeira, mas a Alvor também não o tem de qualidade, RDS demora uma eternidade a entrar, etc, na zona mais a leste do concelho de Olhos D'Agua para diante, não tem praticamente sinal. Diria que o sinal desta em Albufeira, estará, como para quem é do Norte compreenda melhor, ao nível do que deixa uma Voz de Esmoriz em Gaia.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #917 em: Setembro 28, 2023, 12:59:43 pm »

Nelson, sim, a Portimão deixa sinal quase 0 em Albufeira, mas a Alvor também não o tem de qualidade, RDS demora uma eternidade a entrar, etc, na zona mais a leste do concelho de Olhos D'Agua para diante, não tem praticamente sinal. Diria que o sinal desta em Albufeira, estará, como para quem é do Norte compreenda melhor, ao nível do que deixa uma Voz de Esmoriz em Gaia.
A orografia da cidade de Portimão, não ajuda.
Portimão está num buraco a litoral.
Tanto a Alvor como a Portimão, têm os seus emissores em cima de prédios (o da Alvor em cima do Hotel Delfim, e o da Portimão em cima do Depósito das Águas nas Cardosas), e com emissores de 1000 e 400W respetivamente.
O ideal, era pedirem a deslocalização dos emissores para a Foia (o concelho de Portimão faz fronteira com o de Monchique), mas as rádios não querem, porque dizem que não há espaço na Fóia (se há ou não, não sei, são as informações que me forneceram quando eu questionei o porquê de não pedirem a deslocalização para a serra

pdnf

• Hero Member
« Responder #918 em: Setembro 28, 2023, 08:22:53 pm »
https://www.instagram.com/p/CxvmDXbKK_u/?igshid=M2MyMzgzODVlNw==

Função pedagógica da rádio, e ainda mais paga, o que é vantajoso.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #919 em: Setembro 29, 2023, 01:11:13 pm »
A Joana Azevedo recordou, via Instagram, que a Cidade FM cumpre hoje 20 anos da sua existência, a qual substituiu Rádio Cidade da Amadora (e com fortes influências brasileiras).

Uma rádio para jovens adultos e adolescentes que, ainda hoje, cumpre uma fatia importante nas audiências radiofónicas em Portugal.

Pessoalmente, entre os meus 10 e 14/15 anos, era a rádio que mais escutava, tendo nessa altura um bom painel de animadores e uma playlist ecléctica.

A meu ver, a par do regressou do RCP, talvez a única herança boa de Pedro Tojal na MCR.

Saudações bigodeanas! 😎
« Última modificação: Setembro 29, 2023, 01:12:50 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #920 em: Setembro 29, 2023, 02:15:06 pm »
A Joana Azevedo recordou, via Instagram, que a Cidade FM cumpre hoje 20 anos da sua existência, a qual substituiu Rádio Cidade da Amadora (e com fortes influências brasileiras).

Uma rádio para jovens adultos e adolescentes que, ainda hoje, cumpre uma fatia importante nas audiências radiofónicas em Portugal.

Pessoalmente, entre os meus 10 e 14/15 anos, era a rádio que mais escutava, tendo nessa altura um bom painel de animadores e uma playlist ecléctica.

A meu ver, a par do regressou do RCP, talvez a única herança boa de Pedro Tojal na MCR.

Saudações bigodeanas! 😎

Eu só discordo é que considerem 20 anos. Porque são 20 anos de um reposicionamento, imaginemos, é como se fossemos contar a idade da RR só a partir de agora. A história da CidadeFM PT Brasil, faz parte da história da rádio, e, nesse sentido, são muito mais que 20 anos.
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #921 em: Setembro 29, 2023, 02:28:23 pm »

Saudações bigodeanas! 😎

Eu só discordo é que considerem 20 anos. Porque são 20 anos de um reposicionamento, imaginemos, é como se fossemos contar a idade da RR só a partir de agora. A história da CidadeFM PT Brasil, faz parte da história da rádio, e, nesse sentido, são muito mais que 20 anos.
Certo.

Ainda por cima quando na sua fase final (2002 em diante) já só a locução era em brasileiro. A plástica era em português de Portugal.

A Rádio Cidade/Cidade FM, incluindo o período pirata, tem 37 anos.

Se até acho que a Comercial devia festejar o aniversário do RCP, quanto mais neste caso.
« Última modificação: Setembro 29, 2023, 02:32:33 pm por AG »

pdnf

• Hero Member
« Responder #922 em: Setembro 29, 2023, 07:31:11 pm »
Amanhã a Cidade FM estreia no painel noturno uma nova voz, Bernardo Amado. Infelizmente, mantém-se o "tapar furos" com estagiários, ainda assim, parabéns ao Bernardo por esta oportunidade.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #923 em: Setembro 29, 2023, 10:27:35 pm »
Há mais estagiários. Mariana Aráujo domingo e Azize Topal.

pdnf

• Hero Member
« Responder #924 em: Setembro 30, 2023, 11:40:26 am »
A Mariana Araújo já sabia, aliás, esteeou-se na Cidade FM Algarve na semana em que estive por lá, a meio da semana justamente. A Asize Topal o nome não me era estranho, percebi que estava ligado à moda e ao Cabelo Pantene, entrei há pouco no Continente e vi que é uma das caras que partilha a #pub da marca com a Catarina Maia. Este intercâmbio que o mundo da moda e da rádio estão a ter, não deixa de ser curioso. Já fui mais crítico, porque até tenho visto a surgirem boas vozes. A Asize está neste momento on air.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #925 em: Setembro 30, 2023, 12:06:40 pm »
Até porque, como toda a gente sabe, o cabelo longo ajuda a uma boa performance ao microfone.

Por isso é que o António Freitas é a melhor voz masculina de Portugal.

pdnf

• Hero Member
« Responder #926 em: Setembro 30, 2023, 02:01:43 pm »
Até porque, como toda a gente sabe, o cabelo longo ajuda a uma boa performance ao microfone.

Por isso é que o António Freitas é a melhor voz masculina de Portugal.

Eu percebo a tua ironia, mas o que é certo, é que neste público mais jovem, segmento 15-30, acredito que atrai trazer para a rádio pessoas com as quais se identifiquem. E certo é que, eu fui muito crítico, mas temos visto boas vozes vindas da moda a chegar lá. Tens o exemplo da Catarina Silva na Cidade, de formação salvo erro sociologa, a própria Catarina Maia na Mega, que confesso que tive bastantes dúvidas no início, tem crescido bastante, está a ganhar o seu espaço. A questão legítima é se isso é justo, mas o mundo é o que é, e também sei que há muito trabalho por trás de um punhado de fotografias e vídeos.
Claro que tudo isto tem o seu quê de estranho, estarmos a discutir a chegada à rádio de pessoas das artes, ao mesmo tempo que lamentamos a saída de figuras míticas como sejam o Fernando Alves e outros. A mudança no paradigma é muito grande. O que me preocupa, isso sim, é nas de palavra, não estar a ser passada a Escola de como fazer rádio para outro tipo de público. As pessoas simplesmente saem, e não vês muita malta nova a fazer a reconversão para outro formato.
« Última modificação: Setembro 30, 2023, 02:08:00 pm por pdnf »
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #927 em: Setembro 30, 2023, 03:02:54 pm »
Ou seja, uma cabelo Pantene 2.0.
Espero que cuide sempre bem do cabelo, que irá longe...

Mas a Cidade quer mesmo recuperar o Facebook, isto através de um Facebook que eles criaram para o o Programa da Manhã e, já têm 11 mil " amigos".
É a participação do auditório neste rede, tem grande participação...

Luís Gonçalves

• Sr. Member
« Responder #928 em: Outubro 19, 2023, 10:41:19 pm »
A Cidade FM de Vale de Cambra 101.0 tem o processador com um ajuste muito menos agressivo que as restantes, nota-se pelas diferenças dinâmicas do som, as vozes são muito mais próximas e realistas, sem aquele arrasto típico. Não percebo porque não se uniformiza o som de toda a rede desta forma, torna a escuta mais suportável ao ouvido e menos fatigante.
Luís Gonçalves

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #929 em: Outubro 19, 2023, 11:18:14 pm »
A Cidade FM de Vale de Cambra 101.0 tem o processador com um ajuste muito menos agressivo que as restantes, nota-se pelas diferenças dinâmicas do som, as vozes são muito mais próximas e realistas, sem aquele arrasto típico. Não percebo porque não se uniformiza o som de toda a rede desta forma, torna a escuta mais suportável ao ouvido e menos fatigante.

Certo. Cada frequência tem a sua "assinatura" de som.

Assim no imediato:

Amares: bom
VC: sem sal
Gaia: mais ou menos como VC, mas melhor um pouco
Penacova: bom
Lisboa: o melhor
Algarve: do que me lembro, bom
Viseu do que me lembro também não estava mal...

Restantes não tenho elementos para julgar, não pico.

Ter um processamento "menos agressivo" numa rádio com estas caraterísticas penso que não seja a melhor opção.