Autor Tópico: Cidade FM  (Lida 311190 vezes)

Miguel

• Full Member
Re: Cidade FM
« Responder #1380 em: Novembro 12, 2025, 08:45:37 pm »
RIP Rádio Universitária de Aveiro em FM...
Se fosse aos responsáveis da Bauer e vendo que os 89,5 estão com menos performance que já tiveram puramente por questões técnicas, deixava estar a Cidade nos 101,0 até para resolver os problemas no Vale do Sousa mas não acredito muito.
A Rádio Universitária de Aveiro, ainda pode ter um espaço no éter, no caso dos 103.9, acho que é esta frequência esta disponível/desocupada ou para além desta que mencionei, pode ter outra frequência que esteja livre.

Enviado do meu 23021RAA2Y através do Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #1381 em: Novembro 12, 2025, 10:30:17 pm »
A Rádio Universitária de Aveiro, ainda pode ter um espaço no éter, no caso dos 103.9, acho que é esta frequência esta disponível/desocupada ou para além desta que mencionei, pode ter outra frequência que esteja livre.
De facto, as Universitárias têm mais facilidade em conseguir alvarás, se a memória não me falha, não têm de comprar licenças. Além de 103.9, 102.9 também seriam possíveis, já transmitiram a Vouguinha FM, se não estou em erro.

Mas, se por via de aquisição, têm os 90.2 da Voz da Ria de Estarreja. Se fosse à Bauer, confesso que teria preferido optar por esta frequência que está mais a Norte, porque me parece que a falha na cobertura de Aveiro será mais vinda de Norte, do que de sul com 99.7, sendo a zona mais problemática a entre Estarreja e Ovar. Obviamente que é o que se conseguiu, certamente, e tudo depende do que se pretender fazer, e, já agora, de como se otimizar o emissor. Atenção que a Cidade FM Aveiro tem menos 1Kw do que a M80 Aveiro e a MegaHits Aveiro, não esquecer disso, e, pelo menos no estado atual do emissor, mesmo nas proximidades de Aveiro, em dias de propagação, não é incomum levar porrada forte da Concelho de Mafra e até da Região de Basto.

No meio disto tudo, espero mesmo que rapidamente 101.0 comecem a rodar a SmoothFM. Claro que o interior do distrito de Aveiro, não tenhamos ilusões, está perdido para a MegaHits, Cidade FM chegará, e mal, até São João da Madeira, Oliveira de Azeméis passará a ser impossível conseguir ter sinal.

De qualquer das formas, a cobertura de Aveiro é sempre mais pela estabilidade, porque quando Vale de Cambra está em local, a comutação 99.7 e 107.2 faz-se bem, a qualidade de escuta não é pior, por exemplo, do que a cobertura da Mega em Gaia e no centro do Porto, com apenas um emissor.

Aproveitando o balanço desta troca, acho que seria muito bom que pudessem começar a ganhar balanço para chegar a mais paragens. Pelo menos onde há grandes polos universitários, casos de Évora, Covilhã e Vila Real, é muito mau não existir uma rádio jovem.
« Última modificação: Novembro 12, 2025, 10:34:21 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1382 em: Novembro 12, 2025, 10:32:47 pm »
Pior será a A1 e A25...
Vamos ver...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1383 em: Novembro 12, 2025, 11:49:53 pm »
Pior será a A1 e A25...
Vamos ver...
A1 faz-se perfeitamente entre 99.7 e 107.2, a A25, a julgar pela Mega, a transição entre Aveiro e Viseu também far-se-á relativamente bem, e ainda com o apoio de 99.7.

Em todo o caso, tenho novidades fresquinhas: zero propagação, e a Independente está a matar a Regional de Basto logo a partir do nó de Santo Ovídio, estabilizando a partir da A29. Volta a existir alguma interferência ligeira na zona dos Carvalhos, mas até Grijó, onde acabei de sair, está completamente estável a de Aveiro, até mais do que a MegaHits. EN109-2, onde a Independente era a única que não deixava sinal, está exatamente ao mesmo nível das demais locais de Aveiro. Parece-me, sinceramente, que já andaram a afinar qualquer coisa para aquelas bandas.

Aqui está um exemplo, muito perto de minha casa, nesta zona conheço o espectro de olhos fechados, sem propagação, como está hoje, não é normal ter a Independente, mas a M80 e a Mega sim, mesmo com um ou outro corte no sinal, como se percebe mesmo no final desta amostra:

https://jumpshare.com/share/Zayl843Z5vNx6nWbGowm

Portanto, parece-me que a troca nao irá ser muito problemática.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #1384 em: Novembro 14, 2025, 09:31:12 am »
De facto, as Universitárias têm mais facilidade em conseguir alvarás, se a memória não me falha, não têm de comprar licenças. Além de 103.9, 102.9 também seriam possíveis, já transmitiram a Vouguinha FM, se não estou em erro.

Mas, se por via de aquisição, têm os 90.2 da Voz da Ria de Estarreja. Se fosse à Bauer, confesso que teria preferido optar por esta frequência que está mais a Norte, porque me parece que a falha na cobertura de Aveiro será mais vinda de Norte, do que de sul com 99.7, sendo a zona mais problemática a entre Estarreja e Ovar. Obviamente que é o que se conseguiu, certamente, e tudo depende do que se pretender fazer, e, já agora, de como se otimizar o emissor. Atenção que a Cidade FM Aveiro tem menos 1Kw do que a M80 Aveiro e a MegaHits Aveiro, não esquecer disso, e, pelo menos no estado atual do emissor, mesmo nas proximidades de Aveiro, em dias de propagação, não é incomum levar porrada forte da Concelho de Mafra e até da Região de Basto.

No meio disto tudo, espero mesmo que rapidamente 101.0 comecem a rodar a SmoothFM. Claro que o interior do distrito de Aveiro, não tenhamos ilusões, está perdido para a MegaHits, Cidade FM chegará, e mal, até São João da Madeira, Oliveira de Azeméis passará a ser impossível conseguir ter sinal.

De qualquer das formas, a cobertura de Aveiro é sempre mais pela estabilidade, porque quando Vale de Cambra está em local, a comutação 99.7 e 107.2 faz-se bem, a qualidade de escuta não é pior, por exemplo, do que a cobertura da Mega em Gaia e no centro do Porto, com apenas um emissor.

Aproveitando o balanço desta troca, acho que seria muito bom que pudessem começar a ganhar balanço para chegar a mais paragens. Pelo menos onde há grandes polos universitários, casos de Évora, Covilhã e Vila Real, é muito mau não existir uma rádio jovem.
Em Vila Real não há uma rádio jovem, porque a rádio universidade de Vila Real, não se posiciona como uma rádio jovem. Mas devia...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1385 em: Novembro 14, 2025, 02:06:22 pm »
Em Vila Real não há uma rádio jovem, porque a rádio universidade de Vila Real, não se posiciona como uma rádio jovem. Mas devia...
O facto da rádio agora ser da UTAD e de está viver em grande convulsão interna há quase dois anos, também não ajuda. Neste momento, a UTAD nem reitor tem.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1386 em: Dezembro 13, 2025, 02:24:41 am »
Cidade FM - 106.2, a emitir das Arroteias, com potência muito fraca, talvez 200w ou menos ainda. É a mais fraca dessa torre, todas as outras se ouvem bem.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1387 em: Dezembro 13, 2025, 05:00:31 pm »
Cidade FM - 106.2, a emitir das Arroteias, com potência muito fraca, talvez 200w ou menos ainda. É a mais fraca dessa torre, todas as outras se ouvem bem.

Já dura há uns tempos e é um facto, nas zonas ribeirinhas de Lisboa está complicado de captar essa frequência, quando as vizinhas da mesma torre aparecem sem problemas. Testado em Algés.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1388 em: Dezembro 13, 2025, 05:26:42 pm »

Já dura há uns tempos e é um facto, nas zonas ribeirinhas de Lisboa está complicado de captar essa frequência, quando as vizinhas da mesma torre aparecem sem problemas. Testado em Algés.
Certíssimo, da última vez que estive em Lisboa, há duas semanas, em Santa Apolónia nem piava.
Na zona de Vila Franca de Xira o sinal era praticamente nulo, e 91.6 também não ajudavam lá muito. Por outro lado, 99.3 já acusavam alguma pressão da Antena 1.
Rádio é:

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #1389 em: Dezembro 13, 2025, 11:18:50 pm »

Parece que a potência reduz de ano para ano, a Bauer é mesmo aversa a arranjar as suas frequências. Os 99.3, que pareciam um disco riscado, ficaram avariados durante quase um ano.

Os 106.2 são até importantes nas zonas de Belém/Algés/Restelo/Oeiras, onde os 91.6 aparecem com algumas falhas, assim como toda a margem sul imediata.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1390 em: Dezembro 18, 2025, 04:01:20 pm »
Fora os 101.0 dois dias em portadora

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1391 em: Dezembro 19, 2025, 03:47:30 pm »
Joao Pedro Pereira fez hoje a sua ultima emissao nas manhas da Cidade FM.

Catarina Silva tera nova companhia e dara as emissoes matinais sozinha?

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1392 em: Dezembro 20, 2025, 01:24:46 am »
101.0 em portadora sem rds já a uns dias.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1393 em: Dezembro 20, 2025, 07:19:24 pm »
101.0 em portadora sem rds já a uns dias.
RDS tem, mas há dois dias não será, porque na quinta-feira fiz Bandscan junto ao Hospital de São João, e apanhei-a a emitir normalmente, com a óbvia pressão da Renascença do Sameiro, tendo tu escrito isto na quinta, justamente. Mas confirmo, agora está em portadora, mas tem o RDS ligadom, com o PS "CIDADEFM". Será que, considerando a hora a que fiz a busca, em que estava em local, que não está a entrar a emissão nacional? Em todo o caso, este emissor é para sair da rede, será, com certeza, para a SLBRADIO.

Joao Pedro Pereira fez hoje a sua ultima emissao nas manhas da Cidade FM.

Catarina Silva tera nova companhia e dara as emissoes matinais sozinha?
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1394 em: Dezembro 21, 2025, 03:41:52 am »
Ainda no dia 18 passei o rádio do carro para 101.0 e estava tudo a operar normalmente, RDS e tudo e em hora de emissão local. Anda muito intermitente, Vale de Cambra...

Boas notícias a saída do João Pedro Pereira. A Catarina precisa de alguém com mais estofo para ela e mais próximo do registo dela.