Autor Tópico: Cidade FM  (Lida 197212 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Cidade FM
« Responder #1185 em: Janeiro 18, 2025, 09:28:55 pm »
Os 104.4 estão bem fracos...

pdnf

• Hero Member
  • Ajuda à RUC: https://ppl.pt/causas/ruc#community
« Responder #1186 em: Janeiro 28, 2025, 03:05:39 pm »
Parece que o caso dos 97.2 Redondo for trend no Tic Tok:

https://vm.tiktok.com/ZNeEpHd1c/

Ademais, esta rapariga tem alguns vídeos sobre a Cidade FM que geram mais discussão do que aqui o fórum.  ;D ;D
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #1187 em: Janeiro 29, 2025, 10:33:25 am »

Ademais, esta rapariga tem alguns vídeos sobre a Cidade FM que geram mais discussão do que aqui o fórum.  ;D ;D
Já tinha esbarrado com os vídeos desta miúda na rede chinesa 😅

pdnf

• Hero Member
« Responder #1188 em: Janeiro 29, 2025, 03:37:37 pm »

E foi esta "influencer" a escolhida para dar a notícia em primeira mão da contratação do Hélder na RFM. Quer dizer, em primeira mão oficial, que aqui já a tinham avançado.

Offtopic, nunca tinha instalado o Tik Tok, na terça-feira uma colega de trabalho lá me convenceu a fazê-lo, para experimentar. Esta rede social é estupidificante, sinceramente. Como todas, mas esta atinge todos os píncaros. Além de ter um grau de agressividade que me parece maior que o do Twitter.

Passei por um vídeo, já não me lembro qual, onde num comentário, e já que estamos no tópico da Cidade FM dizia algo tão insultuoso, mais do que isso, verdadeiramente bully sobre a Leonor Carvalho, que só não pedi moderação porque, sinceramente, não consegui perceber como fazer. Mas que me deixou, sinceramente mal disposto, ao ponto que chega a maldade do ser humano só porque não gostas de um timbre. Comentários sobre a cor da pele do Hélder, também mais do que muitos. Aliás, diria que a taxa de rejeição dele é, essencialmente, por causa disso, infelizmente.

Por muito que uma potencial audiência esteja aí, não consigo compreender como é que uma empresa aposta naquela rede. No IG nunca me lembro de ver tão semelhante nível de baixaria e ordinarice.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #1189 em: Janeiro 29, 2025, 04:01:28 pm »

E foi esta "influencer" a escolhida para dar a notícia em primeira mão da contratação do Hélder na RFM. Quer dizer, em primeira mão oficial, que aqui já a tinham avançado.

Offtopic, nunca tinha instalado o Tik Tok, na terça-feira uma colega de trabalho lá me convenceu a fazê-lo, para experimentar. Esta rede social é estupidificante, sinceramente. Como todas, mas esta atinge todos os píncaros. Além de ter um grau de agressividade que me parece maior que o do Twitter.

Passei por um vídeo, já não me lembro qual, onde num comentário, e já que estamos no tópico da Cidade FM dizia algo tão insultuoso, mais do que isso, verdadeiramente bully sobre a Leonor Carvalho, que só não pedi moderação porque, sinceramente, não consegui perceber como fazer. Mas que me deixou, sinceramente mal disposto, ao ponto que chega a maldade do ser humano só porque não gostas de um timbre. Comentários sobre a cor da pele do Hélder, também mais do que muitos. Aliás, diria que a taxa de rejeição dele é, essencialmente, por causa disso, infelizmente.

Por muito que uma potencial audiência esteja aí, não consigo compreender como é que uma empresa aposta naquela rede. No IG nunca me lembro de ver tão semelhante nível de baixaria e ordinarice.
É por isso que muitas das grandes referências políticas ocidentais (vem-me à cabeça o Paulo Portas, porque quase todas as semanas ele fala sobre o Tik Tok no comentário semanal que faz na TVI), acreditam que os países do ocidente deveriam fazer uma regulação do Tik Tok, semelhante à que acontece nas redes sociais do senhor Zuckerberg.
E o argumento utilizado dá que pensar: uma rede social chinesa, que não existe na China.
Mas não deixa de ser uma rede social fortíssima.
Comecei a utilizar quando estava na Universidade em Mirandela, por influência dos meus colegas de turma, e a rede social onde o meu trabalho radiofónico teve melhores números, foi no Tik Tok, onde já tive 2 vídeos (um da minha conta, outro da conta da rádio) a atingir quase 100 mil visualizações.
É um mundo à parte...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1190 em: Janeiro 29, 2025, 11:50:16 pm »
É por isso que muitas das grandes referências políticas ocidentais (vem-me à cabeça o Paulo Portas, porque quase todas as semanas ele fala sobre o Tik Tok no comentário semanal que faz na TVI), acreditam que os países do ocidente deveriam fazer uma regulação do Tik Tok, semelhante à que acontece nas redes sociais do senhor Zuckerberg.
E o argumento utilizado dá que pensar: uma rede social chinesa, que não existe na China.
Comecei a utilizar quando estava na Universidade em Mirandela, por influência dos meus colegas de turma, e a rede social onde o meu trabalho radiofónico teve melhores números, foi no Tik Tok, onde já tive 2 vídeos (um da minha conta, outro da conta da rádio) a atingir quase 100 mil visualizações.
É um mundo à parte...
Certíssimo. Apelar a que alguém faça algo tão horrível, apenas por ter um timbre que não aprecia, num vídeo onde a própria nem aparece, é no mínimo surreal. Acho que aquilo no IG nem passaria.
É urgente, acho mesmo, subscrevo as tuas palavras. Se calhar até vou mais longe: temos mesmo de pensar a forma como nos relacionamos com as redes sociais. A própria forma como elas estão construídas, criando uma adrenalina que se torna viciante, é péssima para a saúde, mental em primeiro lugar, mas não só.
Em relação a esse algoritmo bem estranho, de facto não se compreende. Por exemplo, da reforma da RFM, o que mais viralizou, foi o da Jéssica Mendes a abrir a emissão do Pré-Manhã, que estava com perto de 50k, sendo que a média dela andava pelo 1k/2k. Isto do que vi ontem, a minha passagem lá durou 24h, já apaguei a conta, que eu redes cada vez tenho menos paciência para redes, honestamente.
Rádio é:

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1191 em: Janeiro 30, 2025, 07:04:25 am »
É um mundo à parte...
Certíssimo. Apelar a que alguém faça algo tão horrível, apenas por ter um timbre que não aprecia, num vídeo onde a própria nem aparece, é no mínimo surreal. Acho que aquilo no IG nem passaria.
É urgente, acho mesmo, subscrevo as tuas palavras. Se calhar até vou mais longe: temos mesmo de pensar a forma como nos relacionamos com as redes sociais. A própria forma como elas estão construídas, criando uma adrenalina que se torna viciante, é péssima para a saúde, mental em primeiro lugar, mas não só.
Em relação a esse algoritmo bem estranho, de facto não se compreende. Por exemplo, da reforma da RFM, o que mais viralizou, foi o da Jéssica Mendes a abrir a emissão do Pré-Manhã, que estava com perto de 50k, sendo que a média dela andava pelo 1k/2k. Isto do que vi ontem, a minha passagem lá durou 24h, já apaguei a conta, que eu redes cada vez tenho menos paciência para redes, honestamente.

Eu no alto dos meus 30 anos, não sendo particularmente «velho», já sinto não ter idade para o TikTok e recuso-me a instalá-lo. Longe vão os tempos saudáveis do HI5 e do MSN.
Confesso que ainda uso o tóxico Facebook para me (des)informar e porque tem a componente de escrita.
Mas a rede social que mais uso e onde noto maior moderação é, sem dúvida, o Instagram.
Mas, lá está, um dia sei que tenho que fazer um desmame das redes, sobretudo depois das últimas mudanças na Meta.
O problema é que estar fora das redes é estar fora de muita coisa, inclusive, dos meandros da rádio.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #1192 em: Janeiro 30, 2025, 11:04:31 am »
É um mundo à parte...

Eu no alto dos meus 30 anos, não sendo particularmente «velho», já sinto não ter idade para o TikTok e recuso-me a instalá-lo. Longe vão os tempos saudáveis do HI5 e do MSN.
Confesso que ainda uso o tóxico Facebook para me (des)informar e porque tem a componente de escrita.
Mas a rede social que mais uso e onde noto maior moderação é, sem dúvida, o Instagram.
Mas, lá está, um dia sei que tenho que fazer um desmame das redes, sobretudo depois das últimas mudanças na Meta.
O problema é que estar fora das redes é estar fora de muita coisa, inclusive, dos meandros da rádio.
Eu sinto que no dia que deixar a rádio, que das duas uma: ou abandono as redes sociais, e fico com as contas abertas para arquivo, ou apago definitivamente tudo.
Até porque quem trabalha com rádio, tem de estar obrigatoriamente em todas as redes sociais, para chegar a todos os públicos, não há outra maneira de abordar esta questão.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1193 em: Janeiro 31, 2025, 09:25:35 am »
A única coisa boa que o "TicoTeco" veio trazer foram as influencers de livros, tal como esta semana uma foi convidada das Manhãs da 3.
De resto, não é à toa que a expressão do ano foi "brain rot".

Pedro trindade

• Full Member
« Responder #1194 em: Janeiro 31, 2025, 09:51:25 am »
Creio que teremos novidades para breve na Cidade FM. Um membro do Toque de saída está mesmo de saída.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #1195 em: Janeiro 31, 2025, 10:15:40 am »
A única coisa boa que o "TicoTeco" veio trazer foram as influencers de livros, tal como esta semana uma foi convidada das Manhãs da 3.
As redes sociais pode ser usadas para o "bem" ou para o "mal", isso dependerá sempre de qualquer um. É como tudo na vida.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #1196 em: Janeiro 31, 2025, 10:32:58 am »
Tem motivado alguns jovens a ler clássicos e não só, mas fora isso concordo. O erro é que alguns jovens, ao quererem ler livros escritos em inglês, aumentaram as vendas, acabam por não conhecer literatura de outras paragens.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1197 em: Janeiro 31, 2025, 11:43:58 am »
Artur ou o Sena?

hugors

• Newbie
  • *
« Responder #1198 em: Fevereiro 03, 2025, 02:04:51 am »
Eu tenho pergunta/curiosidade, se alguém me puder esclarecer agradeço.
Moro no Algarve e hoje, domingo, estava a andar de carro e coloquei na Cidade. Estava uma moça a falar e o jingle e ela falavam sempre na Cidade Algarve. Cerca das 16h começou a música APT, passado uns segundos interrompe, uns 2 segundos de silêncio, ouve-se o jingle nacional da Cidade e a música APT começa de novo. Claramente passaram da emissão regional para a emissão nacional.
Suponho que para usarem este emissor terão de ter X horas de rádio local. É assim? E basta a locutora dizer que estamos a ouvir a Cidade FM Algarve ou tem mais requisitos?

Não é por dizerem Cidade Algarve que passa a uma rádio local… 🙃

« Última modificação: Fevereiro 03, 2025, 02:06:35 am por hugors »

pdnf

• Hero Member
« Responder #1199 em: Fevereiro 03, 2025, 03:19:06 am »
Artur ou o Sena?
Ponho as fichas no Simões se for saída para progressão. Se for para corte de custos, claramente o Sena.

Em todo o caso, a Cidade neste momento está com uma microequipa. Precisa urgentemente de ir ao mercado.

Eu tenho pergunta/curiosidade, se alguém me puder esclarecer agradeço.
Moro no Algarve e hoje, domingo, estava a andar de carro e coloquei na Cidade. Estava uma moça a falar e o jingle e ela falavam sempre na Cidade Algarve. Cerca das 16h começou a música APT, passado uns segundos interrompe, uns 2 segundos de silêncio, ouve-se o jingle nacional da Cidade e a música APT começa de novo. Claramente passaram da emissão regional para a emissão nacional.
Suponho que para usarem este emissor terão de ter X horas de rádio local. É assim? E basta a locutora dizer que estamos a ouvir a Cidade FM Algarve ou tem mais requisitos?

Não é por dizerem Cidade Algarve que passa a uma rádio local… 🙃
Em Portugal, a Lei da Rádio 54/2010 de 24/12 estabelece que existem 3 tipos de rádios: nacionais, regionais e locais.
Não aprofundando historicamente, que se quiseres, podes encontrar já muita história ao longo do fórum, chegamos aos dias de hoje com o seguinte panorama.
Rádios Nacionais: 6 redes
Grupo RTP - ANTENA 1, ANTENA 2, ANTENA 3
Grupo R/Com - RR e RFM
Grupo BMG - COMRCIAL

Estas rádios emitem, grosso modo para todo o território nacional, embora, verdadeiramente, apenas a Antena 2 chegue a todo o país. Antena 1 e Antena 3 também têm emissores em todas as ilhas, mas no corpo do dia, passam, essencialmente as rádios regionais com o mesmo nome. RR e RFM ouvem-se na RAM e na ilha de S. Miguel nos Açores, a Comercial não chega de todo às regiões autónomas. No continente, pontualmente, tens locais em que existem falhas de sinais ou sinais menos estáveis, como seja o exemplo de Manteigas ou Paredes de Coura, em que as microcoberturas se revelam essenciais, sendo que a RTP se destaca nesse aspeto.

Depois, tens as rádios regionais, que foram criadas no Governo de Cavaco Silva. Basicamente, dividiram o país a meio, sem que tenha ficado neceesaariamente claro onde está o limite, particularmente tornando curiosa a situação do distrito de Leiria.
Rádios Regionais
Rede Regional Norte - TSF, emissores a Norte da Lousã/Gardunha (inclusive)
Rede Regional Sul - M80, emissores a Sul da Lousã/Gardunha (exclusive)

Todas as demais rádios que ouves, são rádios locais. Agora, dir-me-ás que existem mais rádios "nacionais". Bom, mais ao menos...

A Lei da Rádio prevê duas figuras debaixo das quais as rádios locais se podem juntar, a Associação de Serviço de Programas e a Parceria de Serviço de Programas.

A associação permite a retransmissão até 6 emissores distintos, localizados em 6 distritos diferentes, da mesma emissão 24 horas por dia, 365 dias ano. Em teoria, tem de existir partilha de produção entre as seis rádios, na prática, sabemos que sai tudo de Lisboa.

Por exemplo, a Cidade FM tem emissão nacional no máximo de 6 emissores permitido: 104.4 Amares (Braga) + 107.2 Vila Nova de Gaia (Porto) + 99.7 Penacova (Coimbra) + 99.3 Alcanena (Santarém) + 91.6 Lisboa (Lisboa) + 106.2 Montijo (Setúbal).
O que as rádios procuram fazer, essencialmente, é conseguir emissores com localizações favoráveis em termos orográficos, que permitam cobrir o máximo de população possível, com esta limitação. Diria que o legislador quando redigiu a Lei, a fez a pensar no eixo Viana do Castelo/Braga - Setúbal, que consegue ficar praticamente impecávelmente servido na maioria das estações. Mas, dir-me-ás, eu escuto a Cidade FM no Algarve, e já vos ouvi falar de Viseu e até há pouco tempo no Alentejo. É verdade: aí entra a figura da parceria. Para além das 6 estações que estão na associação, ainda podes ter mais emissores a retransmitir a estação. Só que aqui, passa a existir uma nuance. Passas a ter de ter um mínimo de 8 horas de programação própria, que tem de estar localizada no período 07h-24h. Basicamente, permite retransmitir os programas da manhã e da tarde, e nos demais horários têm de ter um locutor, a desdobrar emissão. Basicamente, as rádios aldrabam o espírito da Lei. A Cidade FM Loulé é feita em Lisboa, a música é a mesma, só tem é um locutor distinto nessas horas. Mas, tecnicamente, durante esse período em que o RDS é CIDAD AG é mesmo uma rádio local.
Rádio é: