Artur ou o Sena?
Ponho as fichas no Simões se for saída para progressão. Se for para corte de custos, claramente o Sena.
Em todo o caso, a Cidade neste momento está com uma microequipa. Precisa urgentemente de ir ao mercado.
Eu tenho pergunta/curiosidade, se alguém me puder esclarecer agradeço.
Moro no Algarve e hoje, domingo, estava a andar de carro e coloquei na Cidade. Estava uma moça a falar e o jingle e ela falavam sempre na Cidade Algarve. Cerca das 16h começou a música APT, passado uns segundos interrompe, uns 2 segundos de silêncio, ouve-se o jingle nacional da Cidade e a música APT começa de novo. Claramente passaram da emissão regional para a emissão nacional.
Suponho que para usarem este emissor terão de ter X horas de rádio local. É assim? E basta a locutora dizer que estamos a ouvir a Cidade FM Algarve ou tem mais requisitos?
Não é por dizerem Cidade Algarve que passa a uma rádio local… 🙃
Em Portugal, a Lei da Rádio 54/2010 de 24/12 estabelece que existem 3 tipos de rádios: nacionais, regionais e locais.
Não aprofundando historicamente, que se quiseres, podes encontrar já muita história ao longo do fórum, chegamos aos dias de hoje com o seguinte panorama.
Rádios Nacionais: 6 redes
Grupo RTP - ANTENA 1, ANTENA 2, ANTENA 3
Grupo R/Com - RR e RFM
Grupo BMG - COMRCIAL
Estas rádios emitem, grosso modo para todo o território nacional, embora, verdadeiramente, apenas a Antena 2 chegue a todo o país. Antena 1 e Antena 3 também têm emissores em todas as ilhas, mas no corpo do dia, passam, essencialmente as rádios regionais com o mesmo nome. RR e RFM ouvem-se na RAM e na ilha de S. Miguel nos Açores, a Comercial não chega de todo às regiões autónomas. No continente, pontualmente, tens locais em que existem falhas de sinais ou sinais menos estáveis, como seja o exemplo de Manteigas ou Paredes de Coura, em que as microcoberturas se revelam essenciais, sendo que a RTP se destaca nesse aspeto.
Depois, tens as rádios regionais, que foram criadas no Governo de Cavaco Silva. Basicamente, dividiram o país a meio, sem que tenha ficado neceesaariamente claro onde está o limite, particularmente tornando curiosa a situação do distrito de Leiria.
Rádios Regionais
Rede Regional Norte - TSF, emissores a Norte da Lousã/Gardunha (inclusive)
Rede Regional Sul - M80, emissores a Sul da Lousã/Gardunha (exclusive)
Todas as demais rádios que ouves, são rádios locais. Agora, dir-me-ás que existem mais rádios "nacionais". Bom, mais ao menos...
A Lei da Rádio prevê duas figuras debaixo das quais as rádios locais se podem juntar, a Associação de Serviço de Programas e a Parceria de Serviço de Programas.
A associação permite a retransmissão até 6 emissores distintos, localizados em 6 distritos diferentes, da mesma emissão 24 horas por dia, 365 dias ano. Em teoria, tem de existir partilha de produção entre as seis rádios, na prática, sabemos que sai tudo de Lisboa.
Por exemplo, a Cidade FM tem emissão nacional no máximo de 6 emissores permitido: 104.4 Amares (Braga) + 107.2 Vila Nova de Gaia (Porto) + 99.7 Penacova (Coimbra) + 99.3 Alcanena (Santarém) + 91.6 Lisboa (Lisboa) + 106.2 Montijo (Setúbal).
O que as rádios procuram fazer, essencialmente, é conseguir emissores com localizações favoráveis em termos orográficos, que permitam cobrir o máximo de população possível, com esta limitação. Diria que o legislador quando redigiu a Lei, a fez a pensar no eixo Viana do Castelo/Braga - Setúbal, que consegue ficar praticamente impecávelmente servido na maioria das estações. Mas, dir-me-ás, eu escuto a Cidade FM no Algarve, e já vos ouvi falar de Viseu e até há pouco tempo no Alentejo. É verdade: aí entra a figura da parceria. Para além das 6 estações que estão na associação, ainda podes ter mais emissores a retransmitir a estação. Só que aqui, passa a existir uma nuance. Passas a ter de ter um mínimo de 8 horas de programação própria, que tem de estar localizada no período 07h-24h. Basicamente, permite retransmitir os programas da manhã e da tarde, e nos demais horários têm de ter um locutor, a desdobrar emissão. Basicamente, as rádios aldrabam o espírito da Lei. A Cidade FM Loulé é feita em Lisboa, a música é a mesma, só tem é um locutor distinto nessas horas. Mas, tecnicamente, durante esse período em que o RDS é CIDAD AG é mesmo uma rádio local.