Já na volta, saí de Ílhavo a faltarem pouco mais de 15 minutos para as 20h, e vim ao som da Cidade FM, quis perceber como estava a comutação Penacova-Gaia. O emissor de Coimbra surpreendeu-me em Ílhavo, a despicar muito com Vale de Cambra, principalmente de Vista Alegre até à Gafanha da Nazaré. Entrando na A25, Vale de Cambra assume naturalmente. A chegar à zona do Pingo Doce de Aveiro deu as 20H, e o autoradio foi-me buscar automaticamente os 107.2 de Vila Nova de Gaia. O emissor em esforço, mas sem nunca perder o sinal, ou chegar a se tornar incomodativo, manteve-se 90% do tempo em Vila Nova de Gaia até entrar na A29, onde aí assumiu 99,7, que nunca chegam a ser limpos, até ao nó da EN109 Estarreja. Daí em diante, passaram a entrar os 107.2 de Gaia sempre, sem apresentarem quaisquer falhas. Há um ano, num dia quente de Verão havia feito a mesma viagem, em condições de maior propagação, e o troço entre Estarreja e Ovar Norte era muito mais crítico. Noto que a Bauer esticou ao máximo para sul os seus emissores de Gaia, aliás, a própria M80 em Ílhavo estava a dominar por completo a MegaHits, e a Comercial era a frequência preferencial, sem qualquer margem para dúvidas.
...
Com isto, volto a questionar se a alocação de 101.0 à rede da Cidade FM é realmente justificada. Com a rede bem ajustada, não se perde a emissão nacional. Na Smooth, aparentemente, também se consegue não os tornar necessários. Dependendo do que pretenderem fazer com a quinta rede, a ser um projeto relevante, pode ser um emissor interessante a levar em consideração, para ligar Santa Justa a Coimbra, até porque Cantanhede, já tão próximos de Ílhavo, não deixa praticamente sinal. Isto se considerarmos a questão da Smooth realmente ultrapassada, ou próximo disso.
...
Já agora, a Leonor estava de regresso nesse dia após uma baixa médica, devido a uma fratura na perna. Rápidas melhoras, Leonor. Já não te ouvia há algum tempo, e de facto, nota-se uma grande evolução. Há update dos $100 do pato de borracha?