Autor Tópico: Rádio Clube de Monsanto - 98,7 MHz Idanha-a-Nova  (Lida 16488 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Rádio Clube de Monsanto - 98,7 MHz Idanha-a-Nova
« Responder #75 em: Junho 04, 2024, 12:55:05 am »
Há coisas que me deixam mesmo foribundo, sinceramente. E essa mania de se querer apagar a história, é uma delas. Que mal tinha terem deixado as letras e a placa na fachada? Tenho visto por aqui hipermercados como o Pingo Doce, o Lidl, a Mercadona a recuperarem antigos estabelecimentos e mantêm nas respetivas fachadas os logotipos dos estabelecimentos anteriores. É uma forma simples, e que custa 0€ de manter a memória viva. Porventura vão utilizar o edificio dos antigos estúdios? E mesmo que sim, uma placa ao lado com o dizer RDS ou Lister Sumos Burlões servia perfeitamente. Até a porta da casa do emissor mudaram. Sinceramente, o senhor que vendeu ia lá roubar o equipamento? Haja paciência!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #76 em: Junho 04, 2024, 01:05:52 am »
Creio que a emissão passou para aquele último andar com três equipamentos de ar condicionado, em Castelo Branco. Pelo menos, na altura em que desmantelaram uma série de materiais no emissor e nas instalações, colocaram essa antena, que me parece ser um link apontado para o emissor, no referido apartamento.

pdnf

• Hero Member
« Responder #77 em: Junho 04, 2024, 01:26:25 am »
Creio que a emissão passou para aquele último andar com três equipamentos de ar condicionado, em Castelo Branco. Pelo menos, na altura em que desmantelaram uma série de materiais no emissor e nas instalações, colocaram essa antena, que me parece ser um link apontado para o emissor, no referido apartamento.
Mas mantiveram a torre no mesmo local? Das fotografias, até fiquei com a ideia que tinham mandado abaixo a antena. Pensei que a emissão iria sair do Seixal. Embora, entrei agora no site da RDS e dei-me conta de uma coisa, o site está muito desatualizado. Mudanças a caminho também nos 87.6?

Entretanto, alguém me consegue explicar este jingle? Estação emissora CSPCC 156? O que é isto?

https://drive.google.com/file/d/1P5DyXPAf8hPBuoUawOE3jmr0x5zWIGhE/view?usp=drivesdk
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #78 em: Junho 04, 2024, 11:46:01 am »

Certo.

--

As últimas fotos são onde?

Danl

• Hero Member
« Responder #79 em: Junho 04, 2024, 11:50:57 am »
Mas mantiveram a torre no mesmo local? Das fotografias, até fiquei com a ideia que tinham mandado abaixo a antena. Pensei que a emissão iria sair do Seixal. Embora, entrei agora no site da RDS e dei-me conta de uma coisa, o site está muito desatualizado. Mudanças a caminho também nos 87.6?

Entretanto, alguém me consegue explicar este jingle? Estação emissora CSPCC 156? O que é isto?

https://drive.google.com/file/d/1P5DyXPAf8hPBuoUawOE3jmr0x5zWIGhE/view?usp=drivesdk

Deixa-me só fazer uma pequena retificação: estação emissora CSB 652
Também gostava de saber o que significam essas iniciais.

Comento mais tarde, porque fiquei algo comovido ao visualizar estas imagens repletas de melancolia. A RCM faz parte do meu imaginário porque era a radio que os meus avós (que residiam na Beira Baixa) ouviam incessantemente. Quando ia passar férias a casa deles o radio estava sempre sintonizado em 98.7. Também eles ja partiram...

Sinceramente não entendo esta mudança...  deslocalizam o emissor de Monsanto para Castelo Branco??!! Não faz o minimo de sentido, porque se assim for a cobertura vai diminuir sobremaneira. Como se já não bastasse terem apagado o site do qual constavam inúmeras memórias sonoras.

--

Junto ao emissor e antena que se encontravam colocados perto do castelo da aldeia histórica de Monsanto.
« Última modificação: Junho 04, 2024, 11:56:14 am por Danl »

Danl

• Hero Member
« Responder #80 em: Junho 04, 2024, 12:05:49 pm »

TVI 24, no programa "Portugal Português -- Portugal Positivo"

https://www.youtube.com/watch?v=ZWi5D2xeAHI

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #81 em: Junho 04, 2024, 12:36:25 pm »

--

Junto ao emissor e antena que se encontravam colocados perto do castelo da aldeia histórica de Monsanto.

Obrigado. Parecia-me um local diferente, mas deve ser a perspetiva. Eles não tinham também uma microcobertura?

Danl

• Hero Member
« Responder #82 em: Junho 04, 2024, 01:05:58 pm »

--

Obrigado. Parecia-me um local diferente, mas deve ser a perspetiva. Eles não tinham também uma microcobertura?

Tinham duas torres: a inicial, dos tempos em que era pirata, encontrava-se junto a casa que albergava os estudios. Posteriormente foi colocada uma outra a cota superior, junto ao castelo. Isto salvo erro no inicio dos anos 90, melhorando significativamente a cobertura da RCM em toda aquela região. A microbertura, frequência 107.8, era destinada às Termas de Monfortinho.
Esta emissora era bastante peculiar, porque o dono praticamente dava voz a todos os programas. Chamava-se Joaquim Fonseca, mas certa vez passou a utilizar Henrique Manuel quando fazia locução. Todavia a voz era a mesma e, claro, a esmagadora maioria dos ouvintes topava isso.
Lembro-me de terem remodelado a casa através da ajuda dos ouvintes e de oferecer emprego a quem quisesse ali trabalhar porque era quase impossivel dono permanecer ali o dia inteiro. Ofereciam casa composta por sala, quarto, wc, cozinha que ficavam na cave daquele edificio. Mesmo assim, com todas as regalias, ninguem quis ir para Monsanto porque ficava no interior profundo. O homem conseguiu aguentar a radio todos estes anos, mas a idade não perdoa...
« Última modificação: Junho 04, 2024, 01:08:12 pm por Danl »

pdnf

• Hero Member
« Responder #83 em: Junho 04, 2024, 01:36:11 pm »

Sinceramente não entendo esta mudança...  deslocalizam o emissor de Monsanto para Castelo Branco??!! Não faz o minimo de sentido, porque se assim for a cobertura vai diminuir sobremaneira. Como se já não bastasse terem apagado o site do qual constavam inúmeras memórias sonoras.

Cofirmo é CSB, na net apanhei também referências a tal sigla relativa à Rádio Clube Asas do Atlântico e à Emissora das Beiras. Pelo menos, assim confirmei. Contudo, encontrar o significado, iss nem pensar. Já pensei em Citizens Band Stations, visto que estas rádios começaram todas como piratas, mas acho que não deve ser. @LuisCarvalho, certamente conseguirá ajudar.

Realmente não percebi se o emissor continua ou não no mesmo local, porque fica mesmo a ideia que deitaram abaixo a torre, pelas fotografias que foram publicadas aqui. O espólio graças aos web archives não se perdeu por completo.
Rádio é:

ruicleto

• Hero Member
« Responder #84 em: Junho 04, 2024, 01:56:30 pm »

Se alterarem a localização privilegiada da principal torre de emissão, na aldeia de Monsanto, perdem muito alcance - que ainda chegava a Manteigas (fraco mas audível)...

Cofirmo é CSB, na net apanhei também referências a tal sigla relativa à Rádio Clube Asas do Atlântico e à Emissora das Beiras. Pelo menos, assim confirmei. Contudo, encontrar o significado, iss nem pensar. Já pensei em Citizens Band Stations, visto que estas rádios começaram todas como piratas, mas acho que não deve ser. @LuisCarvalho, certamente conseguirá ajudar.

Realmente não percebi se o emissor continua ou não no mesmo local, porque fica mesmo a ideia que deitaram abaixo a torre, pelas fotografias que foram publicadas aqui. O espólio graças aos web archives não se perdeu por completo.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #85 em: Junho 04, 2024, 02:31:22 pm »
A torre principal pelo que percebo fica no mesmo local. Até porque partilha site com operadoras móveis (neste caso, MEO e Vodafone).

A torre que foi abaixo parece-me ser a que está mais junto à casa onde eram os estúdios.

Nas fotos percebe-se que o "tubo" (que na verdade é a proteção para uma yagi) do STL foi desmantelado tanto num ponto como noutro. Surge também a montagem de um novo link que é em parabólica - o que se pode ver em Monsanto e também naquele andar de apartamento em Castelo Branco.

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #86 em: Junho 04, 2024, 02:57:38 pm »
CSB é o pre-indicativo atribuindo pela autoridade em Portugal para as estações rádio (comerciais).

Da mesma forma é atribuído aos radioamadores em Portugal, por exemplo os prefixos CT, CU ou CR ou eventualmente CQ.

Em alguns países o indicativo da estação tem que ser obrigatoriamente fornecido num determinado tempo horario, por exemplo de hora em hora.

Danl

• Hero Member
« Responder #87 em: Junho 04, 2024, 03:57:03 pm »
A torre principal pelo que percebo fica no mesmo local. Até porque partilha site com operadoras móveis (neste caso, MEO e Vodafone).

A torre que foi abaixo parece-me ser a que está mais junto à casa onde eram os estúdios.

Nas fotos percebe-se que o "tubo" (que na verdade é a proteção para uma yagi) do STL foi desmantelado tanto num ponto como noutro. Surge também a montagem de um novo link que é em parabólica - o que se pode ver em Monsanto e também naquele andar de apartamento em Castelo Branco.

Ou seja, se assim for mea culpa. A torre principal (junto ao castelo) deve estar intacta, mas se algum forista da região puder confirmar seria optimo. Sendo assim, partindo que a minha leitura está correta, a nova Rádio Monsanto passará a emitir a partir de Castelo Branco ficando aquela cidade com 3 radios locais separadas por pouco mais de 500 metros em linha reta... algo muito pouco usual nos dias que correm, juntando-se à inenarrável Urbana FM e a Rádio Castelo Branco, esta última que até faz um trabalho interessante mas que fica aquém da RCB ou da Condestável, locais de concelhos vizinhos.

CSB é o pre-indicativo atribuindo pela autoridade em Portugal para as estações rádio (comerciais).

Da mesma forma é atribuído aos radioamadores em Portugal, por exemplo os prefixos CT, CU ou CR ou eventualmente CQ.

Em alguns países o indicativo da estação tem que ser obrigatoriamente fornecido num determinado tempo horario, por exemplo de hora em hora.

Muito obrigado pela explicação.

pdnf

• Hero Member
« Responder #88 em: Junho 04, 2024, 04:09:57 pm »
Parece, portanto, ficar claro, que a RDS não irá retransmitir a emissão do Seixal. Também é verdade que a Monsanto é temática musical e a RDS é generalista. Aliás, olhando para o registo na ERC, que já está atualizado, a designação do serviço manter-se-á Rádio Clube de Monsanto. Também a +OESTE, aparentemente, manterá a designação. O objetivo, parece-me que será mesmo vender os suplementos. Deve ter ficado mais barato comprar que pagar o espaço de publicidade. Na Afifense, por exemplo, passa a toda a hora a publicidade aos produtos deles, deve ser o Lister que sustenta aquilo.
É engraçado que já a IURD manteve a MAIORCA e a LINEAR fora da rede RECORD. Dá-me a sensação que poderá ser mais interessante para grupos com objetivos menos transparentes não entrarem nas associações a cavalgar.
Rádio é:

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #89 em: Junho 04, 2024, 07:39:35 pm »
A Helena Almeida, da RDS, disse nas redes sociais que em breve a RDS chegaria a mais locais e já no Natal isso tinha sido dito pelo Miguel Bicho, portanto acredito que a RDS vai estar com a emissão do Seixal, aliás toda a emissão já saí do Seixal.

Só não estão a emitir  ainda como RDS por questões legais com a ERC, certamente estão a aguardar os pareceres da entidade para avançar com o projeto.
« Última modificação: Junho 04, 2024, 07:42:49 pm por brodcastfm »