Autor Tópico: Rádio Clube de Monsanto - 98,7 MHz Idanha-a-Nova  (Lida 16488 vezes)

Micro

• Full Member
Rádio Clube de Monsanto - 98,7 MHz Idanha-a-Nova
« em: Abril 19, 2017, 06:40:29 pm »
Mais uma triste notícia, para a rádio local em Portugal.

A Rádio Clube de Monsanto, está à venda por 150000 euros.
aceitam-se propostas até ao fim do ano. Caso não apareça nenhuma proposta, a Rádio vai encerrar no fim do ano.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1021573021309251&id=160601847406377
« Última modificação: Dezembro 21, 2021, 11:06:25 pm por AG »

Linxtuga

• Hero Member
Re: Rádio Clube de Monsanto à venda.
« Responder #1 em: Abril 19, 2017, 07:35:08 pm »
É um preço muito alto para a zona que é, apesar da abrangência que tem. Isso tem de ser dito. Há rádios vendidas por menos em mercados mais apetecíveis.

Mas pior que falar de preços é mesmo esta situação. No Facebook dá-se a entender que houve um "encostar à parede" da PassMusica, mas a conversa também me dá a entender a mim que o dono estará cansado de explorar o alvará. Ou seja, fiquei confuso.

guest6

• Visitante
« Responder #2 em: Abril 19, 2017, 07:51:32 pm »
O Marinho ainda a compra pra rádio slb.

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

Micro

• Full Member
« Responder #3 em: Abril 19, 2017, 07:53:21 pm »
É um preço muito alto para a zona que é, apesar da abrangência que tem. Isso tem de ser dito. Há rádios vendidas por menos em mercados mais apetecíveis.

Mas pior que falar de preços é mesmo esta situação. No Facebook dá-se a entender que houve um "encostar à parede" da PassMusica, mas a conversa também me dá a entender a mim que o dono estará cansado de explorar o alvará. Ou seja, fiquei confuso.
Sim, o dono está cansado e quer vender a rádio.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #4 em: Abril 19, 2017, 07:58:24 pm »
Ainda vai parar  a MCR para ai.
Mas esta rádio deixa saudades.
Lembro me de em 1999/2000 ouvir em Mangualde. Nessa altura era a favorita dos meus pais

Micro

• Full Member
« Responder #5 em: Abril 19, 2017, 08:14:35 pm »
Lembro me de em 1999/2000 ouvir em Mangualde. Nessa altura era a favorita dos meus pais
É uma forte possibilidade

Danl

• Hero Member
« Responder #6 em: Abril 20, 2017, 01:11:42 pm »

também a cheguei a ouvir perto de Viseu. A cobertura é muitíssimo boa. Se for para a MCR, não me admirava que fosse a Cidade a ocupar a frequência porque o emissor da M80 Sabugal encontra-se muito perto. Desde forma cobriria Guarda, Covilhã e Castelo Branco.

Ou então para a r/com. A Sim ou a Megahits podiam ser hipóteses.

É realmente uma pena esta rádio acabar, mas da última vez que a ouvi a emissão era quase exclusivamente musical.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #7 em: Abril 20, 2017, 02:04:18 pm »
Não tenho aqui e agora presente os dados, mas estou em crer que a MCR estará a chegar ao limite de participações ou domínio do capital social de empresas radiofónicas, que é de 10% (32 frequências locais). Mesmo com as frequências alugadas (umas 4), já tem os 32 alvarás.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #8 em: Abril 20, 2017, 02:39:20 pm »
Não tenho aqui e agora presente os dados, mas estou em crer que a MCR estará a chegar ao limite de participações ou domínio do capital social de empresas radiofónicas, que é de 10% (32 frequências locais). Mesmo com as frequências alugadas (umas 4), já tem os 32 alvarás.

Pelas minhas contas, o total serão 34 alvarás:

» Comercial - 1 alvará (nacional)
» M80 - 1 alvará (RRS) + 13 alvarás locais
» Cidade FM - 10 alvarás locais
» SmoothFM - 4 alvarás locais
» VodafoneFM - 4 alvarás locais (os 101.1 Moita estão nestas contas apesar de não os promoverem, o que é inqualificável)

Se descontarmos a M80 Bragança 89.2/90.0 (ex-Bragançana), que será por aluguer, e os 93.1 da M80 Planalto (ex-Mogadouro) que deduzo que também o seja, perfaz as 32 frequências que são o limite, pelo que não podem ter nem mais uma - a não ser que os 93.0 Leiria sejam alugados, e nesse caso podem ter só mais 1 frequência em todo o grupo.

Uma última nota. Não quero saber que os grupos se queiram expandir; sou frontalmente contra o alargamento deste limite de participações dos operadores nacionais em desfavor dos locais/regionais. Pelo contrário - onde não houver, que se faça concurso. Esta é a minha posição. Se não é viável na área, aumente-se a potência para chegar mais longe e permitir a viabilidade, e deixe-se o mercado funcionar, ou relance-se o alvará a concurso.

364m

• Full Member
« Responder #9 em: Abril 20, 2017, 04:19:01 pm »

[/quote]
 Se não é viável na área, aumente-se a potência para chegar mais longe e permitir a viabilidade... ou relance-se o alvará a concurso.
[/quote]

Prepara-te para levares umas bicadas valentes dos ultra-liberais do fórum!  :D :D :D

guest6

• Visitante
« Responder #10 em: Abril 20, 2017, 04:35:17 pm »

Se não é viável na área, aumente-se a potência para chegar mais longe e permitir a viabilidade... ou relance-se o alvará a concurso.
[/quote]

Prepara-te para levares umas bicadas valentes dos ultra-liberais do fórum!  :D :D :D
[/quote]

Nem quero saber o que isso de "ultra-liberal" possa significar, mas dizer "Se não é viável na área, aumente-se a potência para chegar mais longe e permitir a viabilidade" no minimo é na maioria dos casos uma "INVIABILIDADE TÉCNICA" por questões OBVIAS de atropelo de outros emissores e cuja "fundamentação de viabilidade" é desprovida de conteúdo. Quanto ao relançar os alvarás de novo a concurso, é basicamente uma questão de politica que eu não discuto.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #11 em: Abril 20, 2017, 06:59:40 pm »

Venham elas :D

O que quero dizer com o concurso é que se isto fosse como no UK, em que o que foi regional foi concessionado por exemplo na TV, era isso mesmo que em alguns casos iam estar bem habilitados a acontecer! E ninguém morreu por isso.

abiliomaia, como acho que se depreende bem, a minha referência era quer à abrangência populacional conseguida com uma maior PAR, em situações em que isso fosse tecnicamente viável e não houvesse atropelo, não é "aumentar até ao infinito", como é óbvio. E atendendo à concorrência na zona que se afirma.

Ou por outras palavras: a ANACOM não devia ser tão irascível nos aumentos de potência, deveriam ser permitidos a pedido do operador, com uma análise correta, fundamentada e verdadeira do que existe na proximidade da nova abrangência para decidir, porque para isso é que serve a regulação. Outra ideia seria acrescer ainda uma segunda camada de segurança ao permitir um período, tal como já há no INPI, em que uma eventual rádio se oponha, explicando as razões, fonte de análise pela ANACOM para a decisão final. Coisas simples e mais corretas, a meu ver.

Mas não desviando do tópico - a notícia de venda teve um impacto relativamente reduzido no Facebook. Esperava mais manifestações, até tendo em conta que deve ser das primeiras vezes que uma rádio é declaradamente colocada à venda pelo proprietário, que usa este espaço para isso, e sendo uma rádio de raiz popular/local. Não me lembro de algo semelhante, mas assim é que devia ser sempre: declaradamente, por uma questão de transparência.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #12 em: Abril 20, 2017, 07:47:37 pm »

[/quote]

[/quote]
Quem?

A opinião dele está certíssima.

guest6

• Visitante
Re: Rádio Clube de Monsanto à venda
« Responder #13 em: Abril 20, 2017, 07:55:27 pm »

[/quote]
Quem?

A opinião dele está certíssima.
[/quote]
Segundo o SEU ponto de vista. Há outros que podem achar erradissimo...

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: Rádio Clube de Monsanto à venda
« Responder #14 em: Abril 20, 2017, 07:55:34 pm »

Pelas minhas contas, o total serão 34 alvarás:

» Comercial - 1 alvará (nacional)
» M80 - 1 alvará (RRS) + 13 alvarás locais
» Cidade FM - 10 alvarás locais
» SmoothFM - 4 alvarás locais
» VodafoneFM - 4 alvarás locais (os 101.1 Moita estão nestas contas apesar de não os promoverem, o que é inqualificável)

Se descontarmos a M80 Bragança 89.2/90.0 (ex-Bragançana), que será por aluguer, e os 93.1 da M80 Planalto (ex-Mogadouro) que deduzo que também o seja, perfaz as 32 frequências que são o limite, pelo que não podem ter nem mais uma - a não ser que os 93.0 Leiria sejam alugados, e nesse caso podem ter só mais 1 frequência em todo o grupo.

Uma última nota. Não quero saber que os grupos se queiram expandir; sou frontalmente contra o alargamento deste limite de participações dos operadores nacionais em desfavor dos locais/regionais. Pelo contrário - onde não houver, que se faça concurso. Esta é a minha posição. Se não é viável na área, aumente-se a potência para chegar mais longe e permitir a viabilidade, e deixe-se o mercado funcionar, ou relance-se o alvará a concurso.
Estão aqui as contas:
http://www.mundodaradio.org/forum/index.php?topic=204.0

1 rede nacional + 1 rede regional + 24 locais = 26 licenças e 6 em regime de aluguer.