Precisava de uma noite fria, em que não chegasse qualquer sinal da RFM do Montejunto, o que é extremamente raro no Verão, para confirmar algo: o que se passa com a TSF do Sameiro? Neste momento, não é exagero dizer, está pior que a Mega e que a Antena Minho, diria que ao nível da RFM e da RUM, que chegam cheias de ruído. Mesmo no Porto, no meu escritório onde já entre bem tudo o que é Braga, a TSF apresenta muitas dificuldades. Diria que estará a operar ao nível de uma local, talvez 1Kw, se calhar nem isso.
A TSF do Sameiro chega nula a muito fraca a Espinho e ao sul de Gaia, ligeiramente pior que a RUM, muito honestamente; eu acredito que essa frequência esteja a operar com talvez 500w ou nem tanto. Já a RUM tem essa PAR atribuída...
Creio que aqui foi opção técnica mesmo, porque esta frequência, antes da entrada do atual diretor responsável pela técnica, era forte e perseverante. Com sorte alteraram o emissor (o equipamento) para um que emitisse essa potência e mantiveram o array de dipolos com poucas alterações... se calhar até sem manutenção.
Certíssimo. E até pode ser uma opção inteligente, a meu ver as frequências de Braga deveriam ser todas microcoberturas, porque o Muro faz o papel desejado no Minho (aliás a TSF do Muro loga bastante para sul, está só com um ligeiro ruído, mas em força de sinal está excelente). Parece-me que paralelamente a Braga houve uma diminuição do sinal de Valença, esse discordo porque é importante para meter sinal em Espanha, e um aumento da força do Minhéu.
Também vejo pouca vantagem em ter as frequências de Braga com força significativa, nisso concordo contigo. O Muro chega regra geral muito bem e salvaguarda muito as questões.
Ainda assim, além de Braga, na linha de costa proporcionam um apoio relevante a sítios onde o Muro falha ou zonas de sombra: na Póvoa de Varzim especialmente nos arredores, na A28 no concelho de Esposende, e mesmo em Viana, em que de facto no exterior é totalmente indiferente escolheres Muro ou Sameiro, mas depois no centro faz muita diferença a favor do Sameiro. Em Barcelos tens certas zonas mais "rugosas" em que o Sameiro complementa bem, e mesmo a caminho da Póvoa de Lanhoso há pequenas zonas de sombra em que o Sameiro apoia bem.
Só que lá está: em Viana já tens frequências de reforço da TSF. Por isso até faz algum sentido a redução de potência. Diria no campo de uma micro um bocadinho mais "gorda", vá, 250w ou 500w que seja... já faz bem.
Dos raros casos em que concordo com a opção tomada.
A propósito, daqui a alguns dias irei a Trás-os-Montes e poderei reportar o estado atual dos emissores na região, incluindo Bragança, do qual pouco sabemos até agora. Vou completar o meu conhecimento do Norte e fazer turismo com largura de banda, digamos assim.