“memóriasRádio”, atenda bem ao que escreveu:
Mais um a favor da Batida FM virar Comercial Rádio Rock. Aliás, isso já tinha sido o passado de algumas das frequências da Batida FM, nomeadamente 103.0 Cantanhede, 97.7 Santarém e 101.1 [redigido], dado que essas já eram da Best Rock.
(...)
Sugere que em 97.7 seja descontinuada a emissão da SMOOTH para que passe a emitir uma rádio Rock. Isso é uma falta de respeito e de consideração para com os ouvintes, uma atitude egoísta, retirar a emissão do ar. Testemunho que esta estação tem adesão por aqui, vários colegas de trabalho ouvem, assim como familiares e alguns espaços públicos também têm a SMOOTH como som ambiente. Por exemplo, ainda na semana passada encontrava-me numa farmácia e elogiei o bom-gosto pelo som que era disponibilizado aos utentes – emissão rádio da SMOOTH. Há mais espaços públicos com esta emissora.
Por outro lado, 96.6 Lisboa e 97.7 Santarém são frequências “agregadas” há décadas, o que 96.6 emite, 97.7 também emite, já é uma tradição. Não faz nenhum sentido retirar 97.7 desta rede.
Resumindo, enquanto ouvinte de rádio sou contra esse cenário para 97.7. Como ouvinte, 97.7 SMOOTH tem contribuído para aumentar o meu conhecimento e gosto pela música. Passam temas que nunca tinha ouvido e, tenho de reconhecer, são muito bons. Esta faceta intemporal, de conciliação do clássico com o atual, acho genial. Compaginável com mentalidades jovens, de horizontes amplos, em contraponto com mentalidades envelhecidas e retrógradas, de horizontes restritos, que apenas acham o atual é que é bom. Esse não deve ser o critério, um tema que tenha 8 dias ou 80 anos é bom por si. Ponto.
No entanto, também devo referir que o Rock faz parte das minhas preferências. Alguns dos melhores temas de sempre são Rock. Se associo a SMOOTH à inspiração, ao intelecto, à emoção, à ponderação, sons quentes e envolventes, uma rádio Rock de qualidade, associaria, à ação, à determinação, à ambição, ao concreto.
Mas nunca uma rádio Rock à custa da SMOOTH, isso não! Encontrem outras soluções.
Parece-me que o admin Luís Carvalho fez uma observação sensata e correta. E passo a algumas considerações sobre o emissor de 97.7.
Não precisavam de sacrificar a Smooth FM. A rede da Batida FM já oferece uma cobertura interessante - e havendo os 103,0 MHz Cantanhede, para servir a região de Coimbra, o que faz sentido é deixarem a Smooth FM nos 92,8 MHz. Santarém é que é mais complicado, mas a prioridade deve ser a Smooth FM nos 97,7 MHz.
Podemos considerar 97.7 SMOOTH um emissor médio, ao nível de cobertura, bom, ao nível da fidelidade áudio. No entanto alguns aspetos devem ser melhorados:
i) No caso de propagações esporádicas é pressionado (inclusive dentro do concelho que serve) pelos 97.7 RNE CLÁSICA, Montánchez, Espanha e também pelos 97.7 COMRCIAL, Mte. da Virgem, ao ponto de as três emissões se misturarem.
ii) Não se ouve no Oeste. Em 80km, 97.7 assegura sinal em 50km, faltando apenas 30km para que se oiça até à faixa litoral. Motivo: relevo montanhoso faz obstáculo. O emissor está apenas a 160m de cota. Por exemplo, 92.6/99.5 OBSRVDOR, que beneficia de uma cota mais elevada, embora tenha apenas tenha metade da potência de 97.7 (1kW vs 2Kw), ouve-se de forma impecável em todo o trajeto aludido, ou seja, o sinal vence os obstáculos orográficos.
Assim, justifica-se uma intervenção no emissor tendo em vista a melhoria do funcionamento e otimização serviço. Primeiro, mudar a frequência para outra mais limpa (que não sofra pressão durante as esporádicas, embora se compreenda que o objetivo seja de bloquear os sinais de rádio provenientes de Espanha), segundo, aumentar a cota do emissor, deslocalizando-o para o norte do concelho de Santarém que já é uma zona da Serra de Mira D’Aire (zona de Alcanede – não confundir com Alcanena, concelho vizinho), de forma a que o sinal chegue até ao Oeste.
Isso implica investimento, mas tenho de reconhecer que a intervenção em 89.5 SMOOTH Porto é prioritária, face à situação calamitosa em que se encontra.