Para já muda de perfil para algo entre a Mega Hits, a Cidade e a Sudoeste. Aposto que não vai durar muito…
https://www.meiosepublicidade.pt/2021/11/vodafone-fm-muda-posicionamento-para-chegar-a-um-publico-mais-jovem-e-abrangente/
Uma aposta "suicida". Com três rádios jovens, para quê quatro - e ainda por cima a concorrer directamente com a Cidade FM da mesma empresa? Eles lá sabem...
Até pode ser que não seja tão suicida assim, depende muito de como a mesma for trabalhada pelo grupo. Se for para manter a estação quase em piloto automático, acredito que sim, se for para trazer alguns nomes mais para reforçar o portefólio de animadores, também alguma música mais comercial, até pode pegar. Um nome que podiam aproveitar para esta nova vida da Vodafone é o da Laura Ferreira e, eventualmente, irem buscar uma ou outra pessoa à concorrência. Trabalhar o naming poderia também ser útil, mantendo a palavra Vodafone no mesmo para continuar a associação à marca.
A Cidade, tão infantilizada como está hoje, com uma playlist miserável, que vive de convidados cujo o interesse é nulo para alguém acima dos 18/19 e que marcam presença em antena fundamentalmente às 11/12h, pode liderar mas não agarra um target importante que é aqueles que são velhos para a Cidade, mas novos para a Comercial, os tais vá, sejamos generosos 23-33, mas que até diria mais 20-33.
Um ponto é certo, pior do que o que está não fica, até porque três rádios (totalmente) alternativas é demasiado para Portugal, considerando ainda por cima que a Antena 3 ocupa uma rede nacional de emissores. Será, a meu ver, a principal beneficiada, a par da SBSR. AMbas poderão ganhar alguns ouvintes fugidos da nova Vodafone.
A Mega, a depauperada MEO SW e a Nova Era é que poderão sentir um pouco mais devido a este novo posicionamento, mas não me parece que, para já, seja algo significativo, principalmente para a última.