Mais depressa vejo a frequência de Cantanhede passar para a Observador, se fosse… os 103.0 entram muito bem em Coimbra.
Muito bem...é como quem diz, considerando a especificidade de em Coimbra nada entrar bem, ser uma cidade dificílima para ouvir rádio. Mas sim, das locais, é das melhores, quiçá apenas a S. Miguel ou a Pampilhosa (97,8) sejam melhores, Vodafone 103.0 estará ao nível dos 92.8 da Smooth.
Ainda assim, mantem-se o problema, de Pombal a Fátima ficas sem sinal na Observador. Parece-me que vão ter de optar por uma frequência que esteja num ponto mais elevado. Agora, os 103... duvido.
Cantanhede faz fronteira com Coimbra, deslocalizada para lá teria um efeito aproximado ao que os 94.9 da Antena 1 já fazem, e restrições de azimute seriam no sentido sul/sueste, da Lousã e da serrania. Com uma orientação mais afinada era perfeitamente possível ficar com dipolos para Cantanhede (que é relativamente plana e fácil de cobrir) e outros para sul, na direção do que a Observador precisa, com o bónus de não gastar tanta potência como ocorreria com uma omni. Quer dizer: do que a Observador precisa e do que até à Vodafone seria mais desejável. Lol
Com 2 kW de PAR podes tudo: alocas 1kw para sul (+- 50km alcance, regra redonda, salvo zonas de sombra) e 750w no sentido de Cantanhede e da Figueira, com 250w sobrantes para os km que antecedem a Lousã (que vai de qualquer forma ser beneficiada pela subida de terreno) e grosso modo estaria feito. Na teoria claro, porque na prática o bicho não me parece tão fácil. Mas a insistência nas omnidirecionais na região Centro em boa parte das locais parece-me e sempre me pareceu absurda considerando que toda a serrania de Penacova para diante recebe sinais cheia de zonas de sombra, por causa do maciço Montejunto / Estrela. Mais valia investirem na cobertura no litoral.
Daí a Record ter optado pela Figueira da Foz, por exemplo. Algum dia eles foram parvos?
Quem diz os 103.0 diz a Rádio Beira Litoral e de maneira muito simples:
- deslocalizada para Soure
- 1kw com dipolos mais orientados para norte e sul/sudoeste
- para o mesmo sítio da Rádio Popular de Soure era excelente (são 398m, fronteira entre Soure e Pombal).
Soluções não faltam neste momento para o último troço. Passa tudo é muito pelas mesmas coisas. E passa pela MCR nunca ter optimizado nada, é um deixa-andar incrível na Vodafone. Até faz impressão.
Não me parece nada plausível esse cenário. Essa frequência são detidas pela Bauer e não acredito que as "arrende" a outro grupo qualquer.
O que pode acontecer é uma mudança de projecto se a Vodafone deixar de patrocinar a estação, mas pelos vistos a telefónica não se está a importar muito com o estado de coisas actual.
Às tantas alteraram o uso de marca e a Vodafone nem está muito preocupada com isso, porque está a receber e não a pagar…