Autor Tópico: Super FM - 104,8 MHz Alcochete  (Lida 18537 vezes)

pdf

• Visitante
Re: Super FM - 104,8 MHz Alcochete
« Responder #30 em: Dezembro 20, 2016, 12:36:36 pm »
Segundo uma resposta a um ouvinte na página, a SuperFM emite neste momento com 568w. A PAR atribuída honestamente não me lembro se era 1000 ou 2000. Acho que era o segundo caso.

Desconheço se a redução de potência se deveu a constrangimentos com a Anacom ou foi só reflexo da questão atual, mas sei que antes tinha uma espúria. Talvez relacionado com isso. Possivelmente um dipolo já não muito famoso... Não sei com quantos está a trabalhar agora.

Muitos emissores não estão a trabalhar com a PAR atribuída pela ANACOM. Quando deixei a rádio sensivelmente há uns 7 anos a local onde estava tinha 1500W atribuídos e só emitia com 500.

Deixo aqui a velha máxima: potência não é tudo.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #31 em: Dezembro 21, 2016, 08:50:33 pm »
Segundo uma resposta a um ouvinte na página, a SuperFM emite neste momento com 568w. A PAR atribuída honestamente não me lembro se era 1000 ou 2000. Acho que era o segundo caso.

Desconheço se a redução de potência se deveu a constrangimentos com a Anacom ou foi só reflexo da questão atual, mas sei que antes tinha uma espúria. Talvez relacionado com isso. Possivelmente um dipolo já não muito famoso... Não sei com quantos está a trabalhar agora.

Muitos emissores não estão a trabalhar com a PAR atribuída pela ANACOM. Quando deixei a rádio sensivelmente há uns 7 anos a local onde estava tinha 1500W atribuídos e só emitia com 500.

Deixo aqui a velha máxima: potência não é tudo.

Mesmo que isso seja verdade, e é...

Neste caso, infelizmente, a potência tem algum significado. A SuperFM piorou a cobertura... Mas dá me ideia que o conjunto todo já remonta aos tempos da EcoFM. E os 104.8 estiveram uns tempos, em 2007/2008, a apresentar uma espúria em 104.0 que oblitetava a SesimbraFM. Às tantas é a mesma causa associada aos dois. Mas não tenho conhecimentos para o poder dizer.

Dito isto, mais uma novidade: dia 25 a Super vai dizer como podem os fãs da rádio ajudá-la a sobreviver. Esta no Facebook desde ontem. :)

Márcio Santos

• Full Member
« Responder #32 em: Dezembro 25, 2016, 03:27:46 pm »
A Super FM já deu a conhecer a acção que lançou para ajudar à viabilidade financeira da estação.

https://www.facebook.com/radiosuper/videos/10154100085680918/

somdafrente

• Jr. Member
  • **
« Responder #33 em: Dezembro 25, 2016, 05:36:10 pm »
Estou de todo o coração com a Super, uma rádio que faz falta (por razões musicais e de independência face aos grupos que estão a devorar as locais), mas... Isto só pode ser uma iniciativa avulso, pois se, e com toda a boa vontade do mundo, venderem todas as T-shirts, e com cada uma fizerem um lucro de, digamos, 5 euros (descontando despesas de aquisição, impressão e envio), não farão mais do que uns 3000 euros. Será só para pagar as dívidas actuais? E o que farão para relançar e manter financeiramente o projecto?   

Márcio Santos

• Full Member
« Responder #34 em: Janeiro 17, 2017, 02:35:25 pm »
Rui Santos "deixa" a Super FM.

Ao que parece, vai haver novo director.

https://www.superfm.com/comunicado-do-director-de-programas-da-radio-superfm-rui-santos/

jcvf

• Newbie
  • *
« Responder #35 em: Janeiro 24, 2017, 03:34:20 pm »
Não entendo porque não fazem um projecto de crowdfunding, estilo patreon.
Acho que o futuro vai ser as pessoas pagarem pelo que realmente gostam.
Olhem para o dinheiro que o Unas faz por mês, num projecto apenas online.

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #36 em: Fevereiro 10, 2017, 09:42:34 pm »
Está mau para aqueles lados:

https://www.facebook.com/radiosuper/posts/10154241942445918

Achei estranho, hoje passar por lá e estar a emissão em FM off...

Mosfet

• Newbie
  • *
« Responder #37 em: Fevereiro 13, 2017, 11:41:06 pm »
É com tristeza que recebo esta noticia da SUPER FM, hoje em que se comemorou o dia da RADIO e esta mesma estação sem emissor, sim, porque a internet como meio de propagação para a rádio perde toda sua essência.
É ingrato para quem tenta a todo custo e por vezes com grande sacrifício erguer este grande projecto dos anos 90 que foi e é a SUPER FM, recordo-me bem das emissões realizadas a partir do Montijo, antena agora ocupada como retransmissor de outros grupos e outros projectos, tal como várias frequências existentes na margem sul e por este país fora.
Bem sei que não é fácil economicamente neste tipo de projecto suportar e manter uma instalação técnicamente eficaz e operacional, mesmo sendo ela de pequena dimensão e potência.
Os equipamentos requerem ajustes, limpeza, ou até mesmo a substituição de alguns componentes por apresentarem sinais de desgaste ao longo dos anos, o sistema irradiante requer alguma vigilância por se encontrar no exterior e exposto aos fenómenos da natureza, mas falando destes ultimos e no caso concreto daquilo que aconteceu, é muito importante um bom aterramento de toda a instalação, desde a torre munida de para raios bem como estruturas metálicas e malhas de cabos coaxiais, e sempre que possível devemos vigiar o valor ohmico da terra.
Infelizmente é um fenómeno que por vezes mesmo com as devidas precauções pode ter comportamentos imprevisíveis, mas se facilitar-mos pior ainda.
No fundo devemos facilitar ao máximo o trajecto de uma possível descarga à terra criando caminhos de baixa resistência no intuito da descarga "passar ao lado" dos nossos equipamentos.
Custa-me a crer que a origem tenha sido na rede eléctrica, pelo contrário por vezes a tendência é terminar na rede eléctrica, uma torre de 30 ou 50 Mts de altura é sempre um optimo ponto de entrada  para um raio de uma descarga atmosférica, por vezes desce pela própria malha das linhas de transmissão ou até mesmo pela torre.
Enfim isto tudo para dizer que mesmo sem grandes meios por vezes não são necessárias fortunas para ter e manter um bom sistema de terras e faz toda a diferença numa instalação desta natureza.
Não sei ao certo qual a dimensão dos estragos ao nível dos equipamentos, excitador, amplificador, multiplexer/ RDS, etc.. mas não seria de descurar uma análise desse equipamento afim de se apurar se algum deles funciona.
Espero muito sinceramente que consigam ultrapassar mais um obstáculo que se colocou no vosso caminho e que eu consiga sintonizar tão breve quanto possível os 104.8 Mhz de Alcochete da SUPER FM.
Um bem haja a toda a equipa da SUPER.

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #38 em: Março 25, 2017, 02:50:28 pm »
Boas, deve estar para voltar, está em portadora com stereo. Rui Santos tinha dito no facebook da Super FM que iriam tentar que a emissão em FM voltasse este sábado.

Apesar de alguns problemas a nível de som, já esta a funcionar de novo a Super FM.
« Última modificação: Março 25, 2017, 09:31:54 pm por Remember »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #39 em: Abril 13, 2017, 01:07:09 am »
O emissor (provisório) da Super FM apresenta um áudio desequilibrado no que toca à estereofonia, tendo o canal direito um som mais baixo que o esquerdo e apresentando alguma distorção. Escutando em mono, o som é bastante razoável, tendo em consideração os constrangimentos decorrentes do uso de um tx alugado para colmatar a destruição de diversos equipamentos do emissor pertencente à Super. De qualquer modo, mesmo em estéreo, o som sai praticamente em mono, apresentando o desequilíbrio mencionado.

Enviado através de Tapatalk

« Última modificação: Abril 13, 2017, 01:09:59 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #40 em: Maio 19, 2017, 01:08:21 am »
Comunicado da Super FM. Passo a citar:
Comunicado Urgente Da SuperFM Para Os Super Ouvintes
De nuno.santos|0 Comentários|Uncategorized
Olá a todos, daqui Rui Santos, com um ponto da situação:
Não disse nada desde que voltámos ao ar, porque tem sido uma verdadeira aventura retomar a normalidade; Voltar a dar “vida” a um local destruído, fiquem a saber, é um pesadelo. Nestes dias que passaram tudo tem acontecido, a saber:
– Para ter um novo ramal eléctrico (já pedido e pago) era necessária uma licença provisória da Camara Municipal de Alcochete; Fomos falar com quem de direito, da Camara, e disseram-nos que iam agilizar, dada a urgência e natureza do pedido. Foi recusada !!! liminarmente pelo chefe da Divisão apenas 2 dias depois, mas a resposta demorou 1 mês e 15 dias a chegar por mail. Voltámos a apelar, desta vez directamente ao Gabinete do Presidente e aguardamos a resposta…
– Como fomos vistoriados previamente, indicaram-nos (a EDP distribuição) que temos de proceder a obras para ter o contador de obras, pois daquela forma não nos seria autorizado o ramal (a pessoa foi impecável, mas indicou que as regras são para cumprir);
– A EDP já nos tentou cortar a luz 3 vezes! (tudo porque a parte comercial não fala com a distribuição, logo julgam que o local está perfeito, nunca imaginando que ficou derretido no dia 10 de fevereiro) e consequência, recebemos uma carta, a dizer que vão avançar judicialmente se não pagarmos.
– Apelámos superiormente, para que averiguassem porque a EDP distribuição afirma que NADA aconteceu naquele dia, e aguardamos a resposta de quem de direito, sobre a responsabilidade efectiva do que aconteceu…
Isto foi apenas para voltar a ter a luz, entretanto aconteceu o evento que me traz até vós, e que preciso da vossa atenção:
Recebemos um telefonema de um representante da família dos proprietários do terreno, na 2ª feira dia 15. Ponto de ordem, existe uma situação pendente, relacionada com a renda, que nós entendemos deve ser resolvido judicialmente, mas a pessoa que nos abordou pelo telefone acha que não; Entre “não” ameaças reiteradas, demasiadas considerações sobre o meu carácter e das pessoas da cooperativa que habita aquele terreno faz 25 anos, e muitas outras afirmações (nomeadamente que o contentor estava lá ilegal, que ninguém tinha autorizado, etc ), foi nos dado um ultimato: Tínhamos uma semana a contar daquele dia 15 para retirar o contentor a bem. Caso não o façamos, que o mesmo seria destruído por um Bulldozer, pois os advogados do sr. Indicam que ele assim o pode fazer devido à “ilegalidade” da situação (pensava que eramos um estado de direito). Não deu alternativa, nem abertura temporal para arranjar uma solução, ou saímos ou ele destrói tudo, porque os advogados dele dizem que pode…
Antes das minhas considerações, deixem-me indicar que, na semana que colocámos o contentor, tentámos 4 vezes contactar via telefone a sogra, único contacto que tínhamos; Depois de ouvirmos que andavam a tentar me contactar (atenção que, por obrigação legal da Anacom, o meu número de telefone está inscrito na porta do edifício onde está o emissor, em Alcochete para contacto de emergência) fomos ao posto da GNR e, mais uma vez, deixámos o contacto para o caso de precisarem de falar connosco, mas tal não era preciso, pois o posto tem o meu telefone, faz agora 4 anos…
Como sabem, desde Novembro tenho tentado inverter (como responsável máximo) esta maré de pouca sorte, que começou com a falta de dinheiro via publicidade, devido à ausência de audiências, depois com a espectacular campanha #vesteatuarádio que foi um sucesso a todos os níveis, dando a quem cá estava alento para continuar, com a destruição total do centro emissor pelo raio em 10 de Fevereiro, seguida de mais uma demonstração de amor e carinho dos ouvintes numa campanha de crowdfunding a todos os níveis Super, que nos permitiu mais uma vez bater as adversidades e colocar de novo a rádio no ar…
Supostamente este projecto existe pelo amor à Super, pela vontade de divulgar e promover as bandas nacionais, às quais damos força total, ao gosto pela música Rock e principalmente a necessidade de demonstrar que ser diferente neste mundo pardacento ainda vale a pena.
Mas a vida, pelo menos a de quem está neste lado não deve ser passada a lutar, sofre e padecer; Não devia ter tantas provações, tantas necessidades materiais, tantos sacrifícios (sobretudo pessoais, pois não imaginam o que todos perderam desde que ingressaram neste projecto), tantas noites sem dormir, tantos minutos longe da família, tantos stresses e tantas humilhações como aquela que senti, ontem ao falar com o propretário. do terreno. Estar neste projecto devia  dar-nos alegria, por fazermos e escutarmos aquilo que gostamos muito; Devia dar-nos estabilidade, pois é reconhecido por todos que é bem feito, que têm audiência e que é necessário ao panorama radiofónico nacional; e devia nos dar prazer e fazer quem cá está feliz…
Mas faz muito tempo que eu não tenho prazer com a Super, pois quando se está em modo sobrevivência, quando por mais que tu tentes e te vires não há um mês que não aconteça nada (raios, pessoas, audiências, falta de publicidade, falta de dinheiro etc etc), então fica muito difícil…

Há pessoas que arranjam desculpas para muita coisa. Eu não. Sou o maior responsável pelo estado actual das coisas; porque não decidi “bem” em determinada altura, porque sou casmurro, porque julgava que isto ia ser uma coisa e afinal foi outra, porque não me adaptei à mudança, porque empurrei com a barriga quando devia parar, porque não soube dizer que não muitas vezes, porque fui arrogante demais numas e brando demais noutras, porque confiei em pessoas erradas em detrimento das pessoas certas, porque sempre me viram como patrão ao ataque ao invés de um membro da equipa, porque fiquei a dever e falhei com muitas pessoas, e com outras, apesar do meu instinto estar 300 % certo confiei e no final me traíram à mesma, porque julguei que agora é que é, agora é que vamos levantar isto pois está tão bem feito que não pode falhar e se conseguirmos agora, o dinheiro que vamos ganhar dá para cobrir os gastos e libertar para pagar dividas ( o que infelizmente nunca aconteceu) porque devia ser rigoroso, assertivo e disciplinado e no final apenas deixei andar, por amor a algo que jurei nunca deixar morrer…
Sim, sou culpado. E hoje estou aqui a dizer-vos que, face a mais este contratempo, vou fazer uma pausa na questão de FM…
Na segunda-feira, como acho que vai acontecer, o propretário do terreno vai continuar inamovível; O meu advogado diz que, segundo a lei portuguesa, ninguém pode agir pelas próprias mãos e que, se ele quiser destruir com o Bulldozer como ele afirma, o que tenho de fazer é chamar a Policia, identifica-lo e colocar-lhe um processo e esperar que 4 anos mais tarde se faça justiça em Portugal… Entretanto o contentor que tanto nos custou estará destruído, o equipamento alugado (minha responsabilidade e que custa mais de 10 mil euros) igualmente em farrapos e eu em dívida para com quem me ajudou, a rádio deixará de emitir ( logo é lose/lose), eu vou para outra batalha de uma guerra sem fim, cheia de vitimas (principalmente quem cá trabalhou e a minha família) mais tribunal, mais dívidas, mais chatices, menos saúde ( e não sei, com o meu feitio se eu não me passo na altura ou se não me dá uma coisinha má) e a possibilidade de algo sem retorno, mais chatices com quem gosta de mim, mais, mais, mais…
Não.  Desculpem, mas não o vou fazer. Se ele for inamovível, desligo tudo, coloco no camião e abandonarei Alcochete… Não sei se ao o fazer, a Super voltará alguma vez mais a emitir, seja ali (duvido), seja noutra antena, seja no FM, mas tenho de o fazer. A rádio nunca irá morrer, pois em www.superfm.com, nas plataformas da NOS e do MEO o sinal continuará sempre, pois a marca e o material que emite pertencem à minha família (a não ser que seja obrigado, ou por necessidade ou obrigação legal a abrir mão deles), mas desta vez a Super não vai morrer de vez..
Pela primeira vez em 7 anos, desculpem-me os ouvintes e perdoe-me a Super, tenho de pensar em mim. Acumulei demasiados inimigos, estórias más, dividas, problemas, chatices, decisões erradas e má-fé de outros; Passei mais em 7 anos por ter conseguido concretizar um sonho, que durante 35 anos de vida “normal” pré Super… Sim, porque em Portugal, as pessoas não ficam felizes com o teu sucesso, ficam com inveja, desejam-te mal, mas isso é outra história…
Não é uma decisão fácil, e um dia, espero, saberão pela minha voz tudo o que passei nestes 7 anos de “sonho” (que juro, não desejo ao meu pior inimigo…). Não sendo fácil, foi ponderada, e espero que a compreendam.
Irei a seguir tentar levar a minha vida adiante; Trabalhar (no que faço actualmente ou mesmo se necessário arranjar um emprego noutro local) para saldar as minhas dívidas, primeiro com quem cá trabalhou aos fornecedores, ao estado e no final à minha família que tanto me ajudou. Vou igualmente fazer uma pausa gigante do mundo, seja ele virtual, seja ele social, porque o desgaste desta decisão vai-me pesar imenso. Não sei o dia de amanhã, mas espero que os próximos tempos tragam mais alegrias, mais coisas boas e menos problemas. É o meu desejo.
Há uma frase que a minha esposa me disse, no início da questão da publicidade, ainda antes de escrever o post que atingi 170 mil pessoas:
“Ás vezes a solução não é desistir, mas sim deixar de insistir…”
E não é que ela tem toda a razão?
A todos vocês, obrigado, pelo carinho, pela amizade, pelo querer, pela ajuda. Perdoem-me, mas tem de ser. Se têm fé, acreditem, quem sabe não há desta vez um raio ao contrário que nos permita nunca mais depender de terceiros (não dizem que as probabilidades de ganhar o euro milhões ou ser atingido por um raio são iguais??)
Quem sabe, basta acreditar (don’t stop believing…)
Até já,
Rui Pedro Santos
Director da Radio SuperFM Portugal

Cf: https://www.superfm.com/comunicado-urgente-da-superfm-para-os-super-ouvintes/
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #41 em: Maio 19, 2017, 01:41:54 pm »
Expectável...

Enviado do meu F3111 através de Tapatalk

Márcio Santos

• Full Member
« Responder #42 em: Maio 23, 2017, 04:23:23 pm »
"É com grande pena nossa que a partir de hoje os 104.8 da SuperFM são silenciados e a rádio passa a emitir exclusivamente online em www.superfm.com e nas plataformas de rádio da NOS e da Meo. Keep on rocking!"

in Facebook da Super FM

https://www.facebook.com/radiosuper/photos/a.117081460917.114025.110387515917/10154503104055918/?type=3&theater

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #43 em: Junho 10, 2018, 04:25:00 pm »
Status na questão da Super e do emissor? Alguém sabe alguma coisa? Passou 1 ano desde o final da emissão em FM...

Mosfet

• Newbie
  • *
« Responder #44 em: Junho 25, 2018, 11:58:01 pm »

Ao que parece encontra-se tudo na mesma, ou seja, o silêncio dos 104.8Mhz.
Passo com alguma regularidade no local, a torre com as antenas ainda lá estão excepto a do link que foi removida logo após o encerramento das emissões.
A velha casa que servia de alojamento ao equipamento de emissão e noutros tempos aos estúdios da ECO FM, apresenta sinais de grande degradação e de algum vandalismo, pelo menos é essa a ideia com que fico observando da estrada em frente.
É uma frequência que fica disponível na zona metropolitana de Lisboa quem sabe para um futuro projecto, apesar da localização de qualquer emissor na margem sul, nomeadamente nestas localizações com cotas muito baixas não ter grande interesse pelos resultados que se obtêm.
Aguardemos por melhores dias.