É com tristeza que recebo esta noticia da SUPER FM, hoje em que se comemorou o dia da RADIO e esta mesma estação sem emissor, sim, porque a internet como meio de propagação para a rádio perde toda sua essência.
É ingrato para quem tenta a todo custo e por vezes com grande sacrifÃcio erguer este grande projecto dos anos 90 que foi e é a SUPER FM, recordo-me bem das emissões realizadas a partir do Montijo, antena agora ocupada como retransmissor de outros grupos e outros projectos, tal como várias frequências existentes na margem sul e por este paÃs fora.
Bem sei que não é fácil economicamente neste tipo de projecto suportar e manter uma instalação técnicamente eficaz e operacional, mesmo sendo ela de pequena dimensão e potência.
Os equipamentos requerem ajustes, limpeza, ou até mesmo a substituição de alguns componentes por apresentarem sinais de desgaste ao longo dos anos, o sistema irradiante requer alguma vigilância por se encontrar no exterior e exposto aos fenómenos da natureza, mas falando destes ultimos e no caso concreto daquilo que aconteceu, é muito importante um bom aterramento de toda a instalação, desde a torre munida de para raios bem como estruturas metálicas e malhas de cabos coaxiais, e sempre que possÃvel devemos vigiar o valor ohmico da terra.
Infelizmente é um fenómeno que por vezes mesmo com as devidas precauções pode ter comportamentos imprevisÃveis, mas se facilitar-mos pior ainda.
No fundo devemos facilitar ao máximo o trajecto de uma possÃvel descarga à terra criando caminhos de baixa resistência no intuito da descarga "passar ao lado" dos nossos equipamentos.
Custa-me a crer que a origem tenha sido na rede eléctrica, pelo contrário por vezes a tendência é terminar na rede eléctrica, uma torre de 30 ou 50 Mts de altura é sempre um optimo ponto de entrada para um raio de uma descarga atmosférica, por vezes desce pela própria malha das linhas de transmissão ou até mesmo pela torre.
Enfim isto tudo para dizer que mesmo sem grandes meios por vezes não são necessárias fortunas para ter e manter um bom sistema de terras e faz toda a diferença numa instalação desta natureza.
Não sei ao certo qual a dimensão dos estragos ao nÃvel dos equipamentos, excitador, amplificador, multiplexer/ RDS, etc.. mas não seria de descurar uma análise desse equipamento afim de se apurar se algum deles funciona.
Espero muito sinceramente que consigam ultrapassar mais um obstáculo que se colocou no vosso caminho e que eu consiga sintonizar tão breve quanto possÃvel os 104.8 Mhz de Alcochete da SUPER FM.
Um bem haja a toda a equipa da SUPER.