Grande parte das locais são jukeboxes sem interesse. Acho muito bem que fechem e libertem a antena para projetos interessantes.
Há quanto tempo temos, no Porto, a Rádio 5 à deriva? A amada Jornal FM do Zeca sempre a dar música? A Antena Miróbriga com o emissor desligado? A Voz do Neiva que continua a emitir com alvará cancelado? As "locais" da IURD a dar seita a toda a hora? A Alto Minho e a Geice que copiam Mega/Cidade e M80, respetivamente, porque nenhuma destas últimas chega em condições ao distrito?
São estas locais que queremos? Não! Por isso, mais vale a pena desaparecerem e darem lugar a projetos que as pessoas queiram consumir.
Pedro,
Para mim uma rádio local pode ser musical, conquanto que seja boa e supra necessidades existentes no distrito. Como referiu e bem, se a Mega e a M80 não chegam bem, faz-me todo o sentido que produtos bem feitos possam ter lugar. Aliás, a ALTMINHO tem uma boa playlist, a locução que existe não é de todo má, tem vários noticiários regionais e de desporto com enfoque regional, não me parece de todo um mau produto. Até em termos de jingles, tem vários artistas gravados a dar nota que estão a tocar na Alto Minho. Por exemplo, aqui ao lado, a Galega tem duas emissoras, uma generalista e outra musical. Não me faz comichão isso. Na lista esqueceu-se também de incluir a Nova Era, não sei se por, tal como eu, achar que esta já está um pouco acima do patamar de local, para mim sendo a única do norte a integrar esse restrito lote, conjuntamente com a Radar, Oxigénio, Marginal e até a 105.4.
A FAMA também ficou de fora, assim como a TerraNova, ambas em 105.0, uma ocupa a rede sul da AMP, outra a rede norte, ambos dois bons produtos para o que são uma rádio local.
Para mim não duvido que muitas das que elencou sejam rádios locais, mas muito poucas cumprem os mínimos olímpicos para, a meu ver, continuarem a merecer emitir em 2023
Muitas surgiram para alimentar caciques.
Basta ouvir 15 minutos a Mont...cofcof. Publicidade institucional a tudo que é Junta de Freguesia e conversas em família com o autarca.
Ou seja,para que tanta rádio local?
Não bastaria 2/3 rádios,com melhor cobertura,a nível distrital,eventualmente 4 rádios nos distritos onde exista maiores dificuldades de recepção Se calhar seria o ideal isso. Libertava-se muitas frequências para projectos como uma Smooth Fm ou até mesmo a possibilidade de existir mais 2 ou 3 redes nacionais. Aqui iria para M80,Observador e TSF...
Claro que sim. A maioria das locais tem boas condições para assegurar um painel ou pouco mais. Encerrar não, mas criar redes nacionais, em que há produção partilhada parcer-me-ia muito bem. E libertaria imensas frequências, o que é uma urgência porque precisamos de dar escala e músculo às nacionais que andam aí encapotadas (claro, que isto não pode ser sem contrapartidas, nomeadamente no que respeita à representação das outras áreas do território).