Autor Tópico: Antena 3  (Lida 601738 vezes)

Aracaçu

• Hero Member
Re: Antena 3
« Responder #2280 em: Agosto 08, 2021, 08:32:51 pm »
O Rui Miguel Abreu é uma pessoa que sabe enormidades de música, com um conhecimento cultural profundo, mas também tem um bocadinho o problema de não aceitar críticas e achar que a Antena 3 não deve abarcar outros públicos, já deu para perceber essas posições ouvindo algumas edições do "Precisamos de Falar".

Quanto ao Matéria Prima de Joaquim Paulo claro que teria lugar na Antena 1, aliás seria o canal adequado.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2281 em: Agosto 08, 2021, 09:05:33 pm »
Eu acho sinceramente que se a Antena 3 enveredasse por ali ainda era um pouco melhor do que o que está agora... Mas...

Entretanto: Antena 3 em 100.4, não sei o que se passa, com potência abaixo do normal, possivelmente ao nível da TSF ou pior. No sul de Gaia e em Espinho o meu autorádio está a escolher constantemente o emissor da... Lousã (102.2).

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2282 em: Agosto 08, 2021, 09:35:06 pm »
Eu acho sinceramente que se a Antena 3 enveredasse por ali ainda era um pouco melhor do que o que está agora... Mas...

Poderia ser uma das principais figuras de uma possível Antena 4, já que anda por vários géneros e tem um grande conhecimento da história da música nos últimos 30/40 anos.

E sim, é claramente um dos mais influentes para o modelo da 3 atual. Passou de estar relegado durante anos para o horário ridículo do Rimas e Batidas nas madrugadas de domingo para colocar o hip-hop no mapa da playlist. Deve ser visto como uma espécie de diretor-adjunto lá dentro.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
« Última modificação: Agosto 08, 2021, 09:38:15 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #2283 em: Agosto 08, 2021, 09:45:16 pm »

Poderia ser uma das principais figuras de uma possível Antena 4, já que anda por vários géneros e tem um grande conhecimento da história da música nos últimos 30/40 anos.

E sim, é claramente um dos mais influentes para o modelo da 3 atual. Passou de estar relegado durante anos para o horário ridículo do Rimas e Batidas nas madrugadas de domingo para colocar o hip-hop no mapa da playlist. Deve ser visto como uma espécie de diretor-adjunto lá dentro.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Ou para a net...

Ou para o podcast...

Se o espectro estivesse livre seria a RDP África a ocupar a rede...Pelo menos, Arons de Carvalho defenderia essa possibilidade. Aliás, lamenta que a RDP ÁFRICA não tenha mais emissores e os que tem não tenham mais possibilidades de cobertura.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #2284 em: Agosto 08, 2021, 10:34:49 pm »

Entretanto: Antena 3 em 100.4, não sei o que se passa, com potência abaixo do normal, possivelmente ao nível da TSF ou pior. No sul de Gaia e em Espinho o meu autorádio está a escolher constantemente o emissor da... Lousã (102.2).
Também reparei na semana passada que quase não conseguia sintonizar os 100,4 em Aveiro.

Emissor claramente em sub-rendimento.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #2285 em: Agosto 09, 2021, 12:41:55 am »

Se o espectro estivesse livre seria a RDP África a ocupar a rede...Pelo menos, Arons de Carvalho defenderia essa possibilidade. Aliás, lamenta que a RDP ÁFRICA não tenha mais emissores e os que tem não tenham mais possibilidades de cobertura.

Antes da RDP África há muita rádio na fila! Uma rádio que, na prática, é quase um retransmissor da Antena 1 e que não interessa fora da AML...enfim! O Arons de Carvalho é um ressabiado, porque não conseguiu a sua licença de TV privada e, como tal, há que mandar bitaites sobre a RTP. O que esse Senhor diz...é passar à frente! Afinal de contas, é mesmo a RTP que, no fim de contas, mexe no panorama artístico em Portugal...haja paciência!

Também reparei na semana passada que quase não conseguia sintonizar os 100,4 em Aveiro.

Absolutamente de acordo: hoje, entre as piscinas de Vila D'Este, e a rotunda de Santo Ovídio, mais próximo do Monte da Virgem era impossível, estava a ir buscar os 101.5 do Marão, é certo que com boa qualidade de escuta. Fui picando as outras nacionais durante o dia, pois passei várias vezes lá, e só a Antena 3 apresentava esse comportamento, a par da Comercial que também estava a ir buscar os 99.2 do Sameiro, mas não em permanência, com comutações entre 97.7 e 99.2.
« Última modificação: Agosto 09, 2021, 12:44:16 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #2286 em: Agosto 09, 2021, 06:15:20 pm »

Uma solução óbvia seria desdobramentos da emissão da RDP África exclusivos para Portugal, mas depois seria o fim do mundo para os tais arautos do serviço público...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #2287 em: Agosto 09, 2021, 06:23:40 pm »

Absolutamente de acordo: hoje, entre as piscinas de Vila D'Este, e a rotunda de Santo Ovídio, mais próximo do Monte da Virgem era impossível, estava a ir buscar os 101.5 do Marão, é certo que com boa qualidade de escuta. Fui picando as outras nacionais durante o dia, pois passei várias vezes lá, e só a Antena 3 apresentava esse comportamento, a par da Comercial que também estava a ir buscar os 99.2 do Sameiro, mas não em permanência, com comutações entre 97.7 e 99.2.

É ver pelo lado positivo: pode ser que assim finalmente melhorem o som miserável que faz suspirar pelos 101.5 há anos.
« Última modificação: Agosto 09, 2021, 06:27:05 pm por radiokilledtheMTVstar »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #2288 em: Agosto 09, 2021, 07:04:34 pm »

Antes da RDP África há muita rádio na fila! Uma rádio que, na prática, é quase um retransmissor da Antena 1 e que não interessa fora da AML...enfim! O Arons de Carvalho é um ressabiado, porque não conseguiu a sua licença de TV privada e, como tal, há que mandar bitaites sobre a RTP. O que esse Senhor diz...é passar à frente! Afinal de contas, é mesmo a RTP que, no fim de contas, mexe no panorama artístico em Portugal...haja paciência!
Não confundir Arons de Carvalho com Proença de Carvalho.

Mas a crítica até acaba por estar certa por outros motivos: o Arons foi Secretário de Estado da Comunicação Social nos governos de Guterres (1995-2002) que deixaram a RTP no pior momento da sua história.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #2289 em: Agosto 09, 2021, 08:47:58 pm »

Mas a crítica até acaba por estar certa por outros motivos: o Arons foi Secretário de Estado da Comunicação Social nos governos de Guterres (1995-2002) que deixaram a RTP no pior momento da sua história.

Da Wikipedia, mas lembro-me de ler uma entrevista do Balsemão onde falava nisto: Apresentou uma das três primeiras propostas de canais de televisão privados em Portugal, das quais apenas duas eram vencedoras do concurso, de seu nome TV1, a qual foi a que perdeu para a SIC e a TVI.

Mas sou do início da década de 90, nasci ainda antes das privadas, mas quase em simultâneo!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #2290 em: Agosto 09, 2021, 09:43:26 pm »

Da Wikipedia, mas lembro-me de ler uma entrevista do Balsemão onde falava nisto: Apresentou uma das três primeiras propostas de canais de televisão privados em Portugal, das quais apenas duas eram vencedoras do concurso, de seu nome TV1, a qual foi a que perdeu para a SIC e a TVI.

Mas sou do início da década de 90, nasci ainda antes das privadas, mas quase em simultâneo!
Eu não sou muito mais velho que isso, mas tinha quase 5 anos quando a SIC abriu - é talvez a minha primeira memória televisiva, a par da Guerra de Golfo no ano anterior.

A SIC era quem apresentava o projecto mais "equilibrado", a TVI o mais "modesto" (ipsis verbis da AACS que avaliou o processo de licenciamento) - e a TV1 de Proença de Carvalho/Correio da Manhã o mais "ousado". Por exemplo, queria de imediato emitir tantas horas como a RTP, ao contrário da SIC que só arrancava às 16.30. A opinião que tenho é que o canal TV1 iria falir em pouco tempo, coisa que quase aconteceu com a TVI e aqui com um investimento muito inferior.

O Governo de Cavaco acabou por decidir aprovar a candidatura da SIC e da TVI - neste caso mais relacionado com uma promessa antiga vinda dos tempos de governo de Sá Carneiro/Balsemão de atribuir um canal à ICAR.

Aqui tens a deliberação não-vinculativa da AACS:
https://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNDczMS5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjIwOiJkZWxpYmVyYWNhby0yMzEzMTk5MSI7fQ==/deliberacao-23131991
« Última modificação: Agosto 09, 2021, 11:47:56 pm por AG »

Atento

• Hero Member
« Responder #2291 em: Agosto 10, 2021, 09:36:56 am »

Eu não sou muito mais velho que isso, mas tinha quase 5 anos quando a SIC abriu - é talvez a minha primeira memória televisiva, a par da Guerra de Golfo no ano anterior.

A SIC era quem apresentava o projecto mais "equilibrado", a TVI o mais "modesto" (ipsis verbis da AACS que avaliou o processo de licenciamento) - e a TV1 de Proença de Carvalho/Correio da Manhã o mais "ousado". Por exemplo, queria de imediato emitir tantas horas como a RTP, ao contrário da SIC que só arrancava às 16.30. A opinião que tenho é que o canal TV1 iria falir em pouco tempo, coisa que quase aconteceu com a TVI e aqui com um investimento muito inferior.

O Governo de Cavaco acabou por decidir aprovar a candidatura da SIC e da TVI - neste caso mais relacionado com uma promessa antiga vinda dos tempos de governo de Sá Carneiro/Balsemão de atribuir um canal à ICAR.

Aqui tens a deliberação não-vinculativa da AACS:
https://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNDczMS5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjIwOiJkZWxpYmVyYWNhby0yMzEzMTk5MSI7fQ==/deliberacao-23131991

O objetivo do governo de Cavaco era ter uma RTP forte e uma SIC que fosse dando luta...

A tvi não contaria para nada; a tv da igreja e da família teria como pressuposto base: estar à frente da rtp2/tv2 mas sem esmagar.

Depois chegou o PS ao poder, Moniz, no entretanto, saiu, vicissitudes várias no seio da RTP até 2001/2...

Moniz aterra em 1998/1999 com a tvi em quase falência total...

Depois toda a gente sabe o que aconteceu.
« Última modificação: Agosto 10, 2021, 09:38:33 am por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2292 em: Agosto 12, 2021, 05:46:21 pm »
Ouvi um bocado das manhãs da 3, entre as 7 e as 8 e pouco. Notas soltas:

- O Tiago Ribeiro está a sofrer de um problema de "inchaço", particularmente patente na maneira como apresenta várias músicas. Tenho saudades da maneira natural como ele fazia rádio, quer a solo quer nos primeiros tempos das manhãs, e acho que agora está pior.

- Alguém avise o Van der Ding que SETE minutos a desconversar por cima da trilha do tempo é ridículo! Aliás, ele passa literalmente o tempo todo a desconversar, é saltar de tópico em tópico e nunca conversa minimamente estruturada, só deixas entre ele e o Tiago e sugestões que algumas delas são claras inside jokes. De resto, em termos de piadas ele deve falhar 2/3 das que faz. Outras vezes, até consegue ter graça, mas tem excesso de tempo de antena inequívoco. Eu entendo que seja porque a Ana não está lá, mas caramba, que exagero.

- Falou-se de um garrafão de vinho oferecido à noite às 8 da manhã. No serviço público isto não é capaz de dar raia? Falar de vinho assim a uma hora destas? Não sei, estou só a perguntar.

- A sugestão a golden showers que perspassou toda a primeira metade das manhãs de hoje foi absurdamente inadmissível. Uma ou duas vezes como innuendo é uma cena. Cinco? O quê?

- Playlist absurdamente caótica das 7 às 8, sem qualquer estruturação. Tivemos Girls on Film dos Duran Duran, Joana Espadinha com a mais recente, uma música rock que de momento me está a falhar o nome, Diamonds on the Inside de Ben Harper com a desculpa que nem já em rádios locais de "o Bruno não sei quem faz anos" (não me lembro já do apelido), enfim, coisas completamente deslocadas umas das outras, sem qualquer cola, sem qualquer lógica. Faz lembrar o que é a TSF, mas se o programador estivesse bêbado. Depois das 8, como já deve haver mais gente a ouvir, retomaram a lógica de antena da estação, e aí melhor.

- Música (na emissão online) a metade do volume da locução ou pouco mais. Não sei.

- Não é preciso informar o tempo a todas as horas com o nível de detalhe que está a ser informado, preferia notícias, mas já sei que isto não é consensual.

- Boa desculpa para criar conteúdo em antena e limpar tralha do Hugo com a rubrica do "pérolas a porcos", péssimo nome, que desculpem lá, tem subjacente a ideia de que os ouvintes são porcos. xD

- Pelos vistos um dos computadores está sem internet (o do Hugo) e não há ar condicionado nem nunca houve. A avaliar pelas bocas lançadas em antena...

- Lame o momento de "cantar parabéns ao Bruno" que houve em antena. Lame o momento de falar da "cárris". Irrelevante a converseta de "ai eu apanhei-te na estrada e falei-te de casa e tu não me reconheceste". Polémica a saída do der Ding quando desconsidera quem está de transportes. Entre outras...

Se é para isto metam uma só pessoa a fazer painel e acabou-se. Só a suavidade do ambiente e o facto do Hugo não ter rido durante uma hora inteira, me fez manter em antena. Nos essenciais está a coisa mais descoordenada que eu já vi. Está pior que algumas locais! Exemplo? Diana FM, Rádio Nova e Antena Minho!!!

E pelo amor de deus, é de parar ser tão cringe. Às 14h (hora de escuta) tolerei-o algo mal a espaços, com algumas conversas. Às 7 da manhã ninguém os atura nestes termos. Como é que há gente a ouvir é algo que me espanta. A única coisa positiva que tiro daqui é que são manhãs desformatadas, mas desformatar... para isto?!

Quanto à playlist em si, ouvi à tarde a emissão em direto com a Isilda Sanches também, um pouco antes, e está muito boa atualmente pelo menos no painel dela (ainda não ouvi mais). Pena que ela num momento se tenha enrolado a dar referências das músicas e dos artistas e tenha acabado por ficar incompreensível naquele momento e confuso para quem ouvia... Felizmente eu sei que não é a regra. Acontece a todos em direto, só quem não faz em direto é que não se sujeita.
« Última modificação: Agosto 12, 2021, 05:57:55 pm por Memórias da Rádio »

Atento

• Hero Member
« Responder #2293 em: Agosto 12, 2021, 05:54:14 pm »
Hoje ouvi o Tiago e parecia-me algo nervoso, inquieto...não parecia o Tiago de outras emissões.

O Hugo até descarrilou relativamente à relações públicas da CP (Ana Portela)...

É  esta a boa rádio?
« Última modificação: Agosto 12, 2021, 06:02:50 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2294 em: Agosto 12, 2021, 06:18:36 pm »
Isso já deve ter sido depois das 8 e do período que ouvi. É assim, se se excluírem todos estes elementos críngicos sim, fica boa rádio.

Grande parte dos problemas está associado ao Hugo andar literalmente a inventar, seja tópicos de conversa ou o que for. Duvido muito que o Tiago falasse assim em antena por ele, mesmo sendo amigo/colega dele. Há um excesso de domínio (subtilmente, é certo) da presença do Hugo em antena, quase que monopoliza tudo aquilo com a forma como está, pela constante imposição de tópicos novos nos termos que faz.

O Hugo devia ficar reduzido às intervenções do tempo, ao Vamos Todos Morrer, rubricas que se lembre eventualmente e nada mais que isso, porque de resto, meu deus; e o Tiago não devia ter controlo de escala sobre a música que passa até às 8, porque pelos vistos não o sabe utilizar em termos (acho impensável com a tarimba que ele já tem...).

E não mandem bocas à direção em antena que fica mal, epá... o Pedro Ribeiro faz dessas mas é porque pode, porque é diretor da rádio mais ouvida do país e locutor ao mesmo tempo e manda bocas a quem quiser. Dois locutores da manhã, pá não... não têm assim tanto poder. Fica mal para quem ouve e só descredibiliza a RTP, não é o que é preciso neste momento.

Não sou melhor ou pior que ninguém a apontar estas coisas, só o faço no perfil de ouvinte e de pessoa que percebe minimamente de rádio com a experiência que já tem e o que lhe ensinaram (e que vi que funciona). Isto assim é complicado.
« Última modificação: Agosto 12, 2021, 06:20:54 pm por Memórias da Rádio »