Fiz hoje um teste fresquinho, às 23h, a ouvir a SmoothFM em 89.5. E é impressionante quão instável é a propagação do sinal que sai de São Mamede Infesta no terreno, para sul.
O sinal começa por ter Stereo sólido, com uma clássica falha localizada antes da saída para a A44, e depois na A44 é uma festa inacreditável: tão depressa quase perde sinal por inteiro como a seguir vai a Stereo, mas em média apresenta Mono com ruído.
Saindo em Francelos para evitar a portagem, depois, é surpreendentemente estável até à subida para a A29 em todo o acesso local, e na A29 mostra-se mais estável que na A44 agora (!), mas ainda assim com alguma instabilidade, visível perto da saída 11 (Arcozelo), na descida de São Félix da Marinha (11 > 10) e já a 300 metros da saída para o centro de Espinho, zonas em que começa a ter ruído e no caso da descida quase se perde por completo ali uns segundos, vai a mínimos. Ou seja, basicamente se não houver zona urbana nas imediações propaga bem, se houver está tudo tramado.
Pior só mesmo a SBSR, neste momento.
É impressionante como este tema não está tratado passado imenso tempo. Para um emissor de Matosinhos, vai lá vai...