Autor Tópico: Antena 3  (Lida 620988 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Antena 3
« em: Fevereiro 14, 2016, 07:18:38 pm »
Tópico para discutir assuntos relacionados com a Antena 3.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2022, 01:52:06 am por AG »

Boxx

• Hero Member
Re: Antena 3
« Responder #1 em: Fevereiro 14, 2016, 10:54:05 pm »
Na minha modesta opinião acho que finalmente a Antena 3 encontrou o seu caminho: a playlist tem um critério que em termos genéricos prima pela qualidade. Foi introduzida alguma liberdade para a escolha musical dos autores / animadores dos espaços.

A estação dá grande destaque ao que de novo se faz no musica internacional, não esquecendo o que de bom de faz em Portugal, mas também os grandes clássicos de outros tempos.

Contrariamente ao comentário anterior, eu gosto bastante da postura e estilo da Isilda Sanches, já era seu ouvinte desde os tempos da Xfm e Oxigénio.

Ainda ao nível dos animadores, penso que o Rui Estevão teria outro protagonismo no espaço que já ocupou entre as 13-16h, devendo o Pedro Costa ocupar o espaço 20-22h.

Quanto ao programa da manhã, acho que a dupla Luis Oliveira / Ana Markl, está bem conseguida, gosto bastante da rubrica diária da "indignação". O problema é que a concorrência neste horário é muito forte.

No fim de semana, penso que há programas de autor em demasia que retiram alguma linha condutora à emissão. Sinto também a falta de síntese de noticias e recomendações sobre espectáculos e exposições a visitar.

Por ultimo, o grande problema actual da Antena 3 é a qualidade sonora da emissão que está muito fraca. Na zona do Grande Porto, basta espreitar ao lado os 98.9 da Radio Nova e perceber que a diferença de qualidade sonora é gritante.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #2 em: Fevereiro 14, 2016, 11:31:34 pm »
Com efeito, a Antena 3 apresenta uma "playlist" bastante interessante, não caindo na tentação do mainstream dos tops, mas sim encontrando música internacional alternativa pop/rock, sem esquecer,  como o "Boxx" referiu, a produção nacional. Diria que o que é nacional e bom pode e deve passar na estação. Também tudo o que é bom a nível internacional e não se enquadra no populismo musical de uma Rádio Comercial ou na tolice do Kizomba na RFM (com todo o respeito pela música angolana, tem e deve ter lugar na 3.

Relativamente aos programas de autor, subscrevo a opinião que critica o excesso de programas ao fim-de-semana; deviam distribuir alguns dos programas mais interessantes ao longo da semana e num horário de final de tarde ou de noite, pós laboral.

Onde por vezes pico o ponto na 3 (e fico a escutar): Prova Oral e Indigente. Uma vez ou outra o MQ3.

Enviado do meu SM-G350 através de Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3 em: Fevereiro 15, 2016, 09:07:48 pm »
Eu acho a Antena 3 bem alternativa,mas dei por mim,na semana passada a ouvir uma música daquelas mais comerciais e fora de moda,isto no que ao contexto da 3 diz respeito.
Uma rádio que considero muito ao nível da 3 e que pesca a vertente internacional é a Vodafone FM.
Do pouco que ouvi digo que me fazia lembrar um pouco a Antena 3 2011-2013.

Boxx

• Hero Member
« Responder #4 em: Fevereiro 15, 2016, 10:34:46 pm »
A Antena 3 nunca teve uma matriz semelhante á que hoje tem: foi sempre globalmente muito mais mainstream. Essa foi sempre uma das criticas recorrentes que não justificariam a sua inclusão no serviço publico. Concordo que há pontos comuns com a playlist da Vodafone. Mas fica só por aí, não dá para comparar os conteúdos, meios, cobertura e utilidade das duas estações.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #5 em: Fevereiro 16, 2016, 10:12:53 pm »
A Antena 3 nunca teve uma matriz semelhante á que hoje tem: foi sempre globalmente muito mais mainstream. Essa foi sempre uma das criticas recorrentes que não justificariam a sua inclusão no serviço publico. Concordo que há pontos comuns com a playlist da Vodafone. Mas fica só por aí, não dá para comparar os conteúdos, meios, cobertura e utilidade das duas estações.

Não acho que alguma vez a Antena 3 tenha sido muito comercial nos últimos anos, só se foi na altura em que se preocupava em revelar muitos artistas pop (a Antena 3 foi a primeira rádio em Portugal onde se ouviu Adele, Bruno Mars ou mesmo Lady Gaga).
O que não pode e não deve é tornar numa rádio excessivamente alternativa (elitista, se quisermos) e fechada sobre si própria, como o caso aqui ao lado em Espanha da RNE Radio 3... Ainda noto que a Antena 3 se começa a preocupar talvez demasiado em públicos mais maduros, quando deve continuar a ser uma rádio atual, informal e próxima também dos públicos jovens, porque tem muitos ouvintes incluídos neles.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2016, 10:22:16 pm por radiokilledtheMTVstar »

miguelalex23

• Full Member
« Responder #6 em: Fevereiro 19, 2016, 01:21:30 pm »

Não gosto: do programa de antiguidades dos domingos á noite que peço desculpa não sei o nome (devia estar na Antena 1 ou 2), do Luis Oliveira nas manhãs (acho que não resulta), do fim do Fora do 5, do Música Sem Filme que ouvia muitas vezes ter ido para os domingos de manhã, da Isilda Sanches que não gosto muito, e no facto da playlist parecer outra vez um bocado repetitiva como há uns tempos... Também o fim do M foi um pouco mal explicado.
Esse programa de Domingo é A Profecia do Duque... não tenho ouvido muito, mas acho bom que a Antena 3 tenha um espaço com música mais antiga, que perdeu há uns anos com a transferência do Costa a Costa para a Antena 1. O fim do Fora do 5 era natural que acontecesse com a saída do Luís Filipe Borges e do Pedro Fernandes do 5PMN, e sinceramente acho que o programa não acrescentava grande coisa à Antena 3 e geralmente era uma salganhada.
Não conhecia a Isilda Sanches... primeiro estranha-se, depois entranha-se. Embora tenha sido uma mudança de estilo radical nas tardes, e nota-se que, por exemplo, a Linha Avançada (que agora é gravada) parece destoar ali um pouco.
De resto concordo com todos os pontos positivos que referiste.  :)

Um ponto negativo que já se notava antes da mudança da Antena 3 é o cada vez mais reduzido número de blocos noticiosos.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #7 em: Fevereiro 19, 2016, 03:15:16 pm »

Não gosto: do programa de antiguidades dos domingos á noite que peço desculpa não sei o nome (devia estar na Antena 1 ou 2), do Luis Oliveira nas manhãs (acho que não resulta), do fim do Fora do 5, do Música Sem Filme que ouvia muitas vezes ter ido para os domingos de manhã, da Isilda Sanches que não gosto muito, e no facto da playlist parecer outra vez um bocado repetitiva como há uns tempos... Também o fim do M foi um pouco mal explicado.
Esse programa de Domingo é A Profecia do Duque... não tenho ouvido muito, mas acho bom que a Antena 3 tenha um espaço com música mais antiga, que perdeu há uns anos com a transferência do Costa a Costa para a Antena 1.
Eu acho o programa óptimo, mas o Ricardo Saló não se cinge apenas a coisas antigas, tem passado por exemplo albuns de Fatima (de 2014) e Fat Freddys Drop de 2015. O programa anda muito pelo jazz e rhythm and blues.

Boxx

• Hero Member
« Responder #8 em: Fevereiro 19, 2016, 11:58:41 pm »
"A profecia do duque" do mestre Ricardo Saló é simplesmente um dos melhores espaços da rádio actual. Sentia que nos anteriores programas realizados, o R. Saló andava demasiado preso à musica electrónica. Está agora bem mais ecléctico, com uma postura em Antena muito mais solta.
Este novo programa é daqueles que nunca se sabe bem o que irá acontecer: isso é a magia da Rádio!

Por outro lado, a "nova" Antena 3, conseguiu algo que julgava impensável: voltar a reunir na mesma estação Ricardo Saló, Isilda Sanches e Nuno Reis.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #9 em: Março 04, 2016, 05:16:52 pm »
O Em busca do Acorde perdido foi um marco..O Janela Indiscreta a porta para o futuro.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #10 em: Abril 06, 2016, 02:36:55 pm »
Parece que a Joana Dias está de saída.

E já agora, desculpem lá mas o painel da Isilda Sanches é cada vez mais um tédio. Só vale pela música e pela Linha Avançada, gosto muito mais do Tiago Ribeiro entre as 13-16, por mim podiam muito bem trocar de horários...

Danl

• Hero Member
« Responder #11 em: Abril 06, 2016, 03:49:50 pm »
A Joana Dias é simpática, mas é muito fraquinha enquanto locutora...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #12 em: Abril 10, 2016, 12:02:14 pm »
A Antena 3 Dance e a Antena 3 Rock foram retiradas do site da RTP...

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #13 em: Abril 10, 2016, 09:35:30 pm »
Graças a Deus que a Joana Dias está de saída. Ela não tem voz para rádio, nem perto disso (e não a considerava simpática de qualquer forma). Alguém ganhou juízo, até que enfim! Há já muito tempo que devia ter saído.

É essa a diferença entre todos os humoristas atualmente na rádio e a Joana. Todos eles, a maior ou menor grau, têm postura e têm um mínimo de voz, sabem conduzir a coisa - ela não tinha. Foi o melhor que fizeram.

A Antena 3 Dance e a Antena 3 Rock foram retiradas do site da RTP...

E as páginas no Facebook já não existem. Acabaram de vez...

Danl

• Hero Member
« Responder #14 em: Abril 10, 2016, 11:05:27 pm »
A Joana Dias foi ganhando tiques de vedeta com o passar do tempo...

Saem a Antena 3 Rock e Antena 3 Dance. Em contrapartida, surge a Antena 1 Memória que numa primeira análise me parece fantástica.