Concordo!
Excelente post pdnf.
Por trás de cada rádio há uma empresa e como qualquer empresa tem de ser rentável para sobreviver e pagar contas. Ao meu redor só há rádios locais moribundas, sem qualidade, desinteressantes e é por isso que bons projetos nessas rádios seriam sempre bem vindos. Pelo pluralismo e pela variedade.
Defender o local apenas para ter lá um debitador de mp3's a sair do código postal da terrinha não me parece caminho. Nem assunto.
PS. Também não sou de Lisboa
Infelizmente a zona de Coimbra já viu muito melhores dias no que a rádio diz respeito e é pena, porque há duas instituições de ensino superior a formar na área, e muita muita gente com muita qualidade em Coimbra que não consegue fazer nada graças ao centralismo e à maneira como os proprietários que sobram de alvarás na região gerem a coisa. E não é particularizar: é a verdade. E vou-me debruçar nisso (penso que é a primeira vez que a temática desta região é trazida a lume!).
Eu chego a Coimbra e se não quiser escolher nenhuma das nacionais ou das cadeias de regionais a dar mais do mesmo estou lixado - a 92.6 tem boa música mas por vezes é demasiado generalista e previsível e faltam-lhe ligações a Coimbra e imensa locução, a Regional do Centro faz ainda algum bom serviço no que sobra dela mas é demasiado popularucha e cristalizada no tempo, e nem vou entrar sequer na Mundial FM que tem alguém à frente que podia fazer outro tipo de rádio generalista completamente diferente e opta também pelo modelo popular e mal.
Há simplesmente demasiadas rádios pimba na região de Coimbra e não há uma única! que seja que tenha uma playlist diferenciadora, interessante, equilibrada e com boa informação e locução no processo. Esse espaço existe e foi deixado vago! Em tempos a TSF-RJC fazia isso, depois a 90FM fazia esse serviço, depois a Mega até 2007, e desde aí para a frente acabou-se. Não há uma única que represente a cidade de Coimbra e quem se reveja nesta forma de estar em condições, porque se cometeu o grave erro de vender todos os alvarás emitidos aos grandes grupos. Sobra uma por vezes algo amadora, demasiado encaixotada RUC, com um emissor mais fraco e que a 15kms apenas do centro de Coimbra já não se pode ouvir em termos porque forçam o piloto de estéreo na estação.
Aveiro pelo menos sempre tem a Terra Nova a fazer bom serviço, a 105.6 a imitar a Nova Era e por aí vai.
Falha enorme, enorme! de mercado na região centro, e o pior é que eu sei e conheço gente com vistas mais largas que queria e podia perfeitamente executar isto e não pode, porque foi forçado a ficar de parte por outras gentes ou simplesmente não tem acesso. Tenho pena, porque gostava de executar isso com essas pessoas, mas para isso precisávamos de ter acesso a uma frequência.
Quando é que se vai ganhar consciência que a pluralidade no meio radiofónico enriquece a todos? Quando é que se vai deixar este caciquismo e esta política de falso secretismo que abunda no meio rádio português? Quando é que se vai deixar de ter vistas curtas na gestão de um ativo local de muito mais longo alcance que o município?
Se vier um aeroporto para a região de Coimbra, que raio de incentivo vão os turistas ter para ouvir rádio fora das nacionais que represente a cidade e a região? Que raio de incentivo existe já hoje para uma região com 2 milhões de dormidas, com património histórico da UNESCO e uma riqueza humana invejável com que outras regiões só podem sonhar?
Quando é que os donos das rádios vão acordar para a vida em Coimbra?!