Autor Tópico: Rádio Nova Era  (Lida 56795 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Nova Era
« Responder #405 em: Julho 17, 2024, 10:42:48 pm »
Desculpem o o double post, mas sabem o que acho que aconteceu? Eles fizeram um teste de troca de frequências. Como referi na hora do almoço, estava com 101.3 cheio de ruídos e 100.1 na qualidade normal. Deixei-me ficar nos 100.1 com o rádio fixo, sem mudar de posição. Há uns instantes, morreu por uns segundos, fiquei novamente praticamente sem sinal em 100.1 e 101.3  voltou a ficar normal. Testes?  ??? ???

Edit: Voltou a acontecer ao contrário, perdi o RDS em 101.3 sem mexer no rádio, e 100.1 já estão novamente cheios de força, com RT e tudo. Andam a mexer em alguma coisa. De certeza. Era muita coincidência, em Paranhos isto ser ao mesmo tempo propagação.

Será por isso que eu apanhava 101.3 lá ao fundo também, como tu também a apanhavas mal? Eles afinal andam a trocar frequências entre Paredes e Gaia?

E qual é a lógica que preside a isto? 100.1 Gaia ficaria a 0,3 da Antena 3 do Porto e a 0,3 da frequência mais próxima (Comercial do Montejunto, 99.8 ) - mas 101.3 Paredes fica a 0.2 da RR de Braga e 0.2 da Antena 3 do Marão...

Estou confuso, mas pode ser uma boa jogada. E não tem havido propagação. Estamos com a mesma impressão, pdnf, e duas pessoas não podem estar erradas...

A Silvia Braga manifestou-se nas redes sociais sobre os mais recentes resultados da Nova Era no Bareme da Marktest. Aproveitou também para mandar um recado ao pessoal que “gosta de mandar bitaites sobre o que não sabe nos fóruns da matéria“…“ A NE não paga audiências “.

Bem, o saco de pancada a quem um dia estranhou as audiências da Nova Era tardou, mas pelos vistos chegou e continua a chegar...
« Última modificação: Julho 17, 2024, 10:45:52 pm por Memorias da Radio »

Miguel

• Full Member
« Responder #406 em: Julho 17, 2024, 11:05:52 pm »
[...]
E qual é a lógica que preside a isto? 100.1 Gaia ficaria a 0,3 da Antena 3 do Porto e a 0,3 da frequência mais próxima (Comercial do Montejunto, 99.8 ) - mas 101.3 Paredes fica a 0.2 da RR de Braga e 0.2 da Antena 3 do Marão...
[...]

Se a Nova Era anda em trocas de frequências de Paredes com Gaia, não de esquecer que está a 0.1 da RR de Valença (mais longe) e também dá Botareu (mais perto), não sei se um deste este emissores fazem qualquer interferência com 100.1 "Gaia".

Enviado do meu 23021RAA2Y através do Tapatalk

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #407 em: Julho 18, 2024, 01:44:09 am »
[...]
[...]

Se a Nova Era anda em trocas de frequências de Paredes com Gaia, não de esquecer que está a 0.1 da RR de Valença (mais longe) e também dá Botareu (mais perto), não sei se um deste este emissores fazem qualquer interferência com 100.1 "Gaia".

Enviado do meu 23021RAA2Y através do Tapatalk

Eu diria que lógica 0, porém, há mistérios insondáveis nas rádios do Montez, como os 98.0 SBSR em São Mamede ou os 90.7 FESTIVAL em Mafamude.

Qualquer emissor de Valença só influencia um de Gaia em propagação, o que se diga, é muito raro de acontecer no sentido N->S, diria que os emissores de Norte chegam 1x a Gaia/Porto, por cada 20x que os de sul (Monsanto/Montejunto/Sintra/Maunça e até Arrábida ou Fóia) chegam ao Porto.

Mais facilmente apanho a Antena 3 da Fóia em Paranhos em 101.9 a 0,1 do Muro, ou a RFM 104.9 a 0,1 de Famalicão, do que os 105.7 TSF (a melhor de Valença) a 0,1 da M80 Valongo. Os emissores de Vigo, a história é outra. Mesmo com algum de Gaia desligado Valença chega mal, aconteceu já com a RECORD 95.5, a permitir os 95.4 RFM e já na zona do Aeroporto, apenas, ou, com os 100.1 Paredes, em que a RR em 100.0 de Valença conseguia furar em Paranhos, mas apenas numa zona muito favorável que é o eixo de não mais de 500m entre as traseiras do INEGI e a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Aliás, no Lidl da Areosa é o único local da AMP em que, fora de propagação já apanhei sinal da Botareu várias vezes. Os emissores de Águeda são outro desastre, ainda pior que Valença, aliás, tens zonas no centro de Gaia onde apanhas 365 dias por ano a Cidade FM Alcanena a saltar por cima da Soberania, essa nunca apanhei para Norte de Ovar. Dito isto, nem Valença nem Águeda seriam problema. O que é caricato é que, antes da paragem prolongada de Paredes, 100.1 não se notava praticamente diferença nenhuma para Gaia, aliás, seguramente chegavam muito melhor que a Jornal FM, do que qualquer uma das locais de Santa Justa e até mesmo que a própria TSF em zonas como o eixo Laborim-A1-Vilar do Paraíso, onde a TSF treme um bocadinho, mas aguenta-se face à enorme potência que tem. Depois dessa quebra, aqui em Canelas, com alguma propagação apanho a Dom Fuas excelente, sem ela, deixa sinal audível, mas sem RDS, a alternar com a NOVA ERA.

Agora, supor dois emissores no Mte da Virgem a escassos 0,3, sendo um deles o som nacional da Antena 3, é para mim estranho, isso admito que muito dificilmente seria autorizado. Mas também ninguém acreditava nos 96.3 Rádio 5 vs 96.7 Antena 1, em todo o caso, são 0,4, mas diga-se que tem a Mega de Aveiro pelo meio, em 96.5 e para Norte, a CAD-100 e a micro da FAMA. De 100.1 a 100.3 não há nada, a não ser a Antena 3 de Monsanto. @Memórias, eu sei que no Verão, nós em Gaia e em Espinho levamos mais com a Comercial do Montejunto em 99.8 do que com a Antena 2, mas esta está mais próxima, na mesma frequência, no Marão. 101.3 continuariam a ser um erro em Paredes, também por causa da Antena 3 da Gardunha na mesma frequência, não só por causa da Antena 3 do Marão a 0.2, bem como da RR Braga/RFM de Bornes em 101.1.

Sentido, não vejo nenhum nisto. Que estava a acontecer? Sim, estava. Uma frequência quebrava, a outra sobresaia. Depois de ter escrito o comentário, ainda voltou a acontecer mais uma vez. Não é normal perder o RDS de uma frequência do Monte da Virgem em Paranhos, nem a Cidade FM que tem 25% da Nova Era, ou a Rádio 5 que tem os refletores, embora chegue melhor em 89.0.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #408 em: Julho 18, 2024, 10:22:53 am »
A Silvia Braga manifestou-se nas redes sociais sobre os mais recentes resultados da Nova Era no Bareme da Marktest. Aproveitou também para mandar um recado ao pessoal que “gosta de mandar bitaites sobre o que não sabe nos fóruns da matéria“…“ A NE não paga audiências “.

Fica-lhe mal, mas ao menos já sabemos que anda aqui. Olá, Sílvia!
É sinal que somos lidos. Agradecemos a preferência.

PS. Não compreendo de todo o tom azedo. Se há rádio que até elogiada por aqui é a Nova Era por ser um "baluarte de resistência" das rádios da AMP.

Isso já sabemos. Andam todos aqui batidinhos... locais, regionais, nacionais...
Tenho dito.
É às toneladas, da maior à menor, de norte a sul, da Madeira aos Açores

ouvinte

• Hero Member
« Responder #409 em: Julho 18, 2024, 11:07:06 am »
Obviamente que fica mal esse tom “azedo”.
Generalizando um pouco, confesso que acho piada à malta que diz não dar importância aos fóruns mas anda sempre por cá. Mais piada a todos aqueles que quando encontram uma boa oportunidade para promover os bons resultados ou produtos de uma estação, mesmo assim, dedicam alguma parte do discurso para tocar no fórum e achar que lhes assenta bem esse papel.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #410 em: Julho 18, 2024, 11:10:33 am »
Obviamente que fica mal esse tom “azedo”.
Generalizando um pouco, confesso que acho piada à malta que diz não dar importância aos fóruns mas anda sempre por cá. Mais piada a todos aqueles que quando encontram uma boa oportunidade para promover os bons resultados ou produtos de uma estação, mesmo assim, dedicam alguma parte do discurso para tocar no fórum e achar que lhes assenta bem esse papel.

O Tiago Ribeiro aprendeu a "lição", espero que aconteça aqui o mesmo porque se está a focar apenas 2 ou 3 comentários no meio de dezenas.
E mais uma vez, se a rádio não fosse um mundo tão opaco evitavam certos comentários...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #411 em: Julho 18, 2024, 11:11:18 am »
Até porque grande parte do auditório vai ficar assim:  :o e perguntar "que fórum?" para encolher os ombros a seguir...

Enfim, como dizem os jovens, vivemos rent free na cabeça dessas pessoas.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #412 em: Julho 18, 2024, 05:24:11 pm »
Nova Era que, hoje, já emite em 101.3 novamente e com uma playlist ao contrário do que em tempos chegou aqui a ser descrito (arrepiaram caminho): 101.3 estão com um híbrido de Nova Era Flashback misturada com uns quantos êxitos mais urbanos e recentes e talvez 2 músicas de EDM recente por hora, 100.1 não sei que não os consigo apanhar aqui neste momento mas pela lógica devem ter feito o caminho inverso.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #413 em: Julho 18, 2024, 11:46:30 pm »
Há que agradecer a esse senhor nascido e criado na "cidade dos infernos" de seu nome Luís Montez por ajudar a manter a Nova Era como uma marca incontornável da rádio no Grande Porto.

Tirando a cobertura de alguns eventos na AMP e de empregar gente de lá, o que diferenciador tem a actual Rádio Nova Era para a região?

Eu ontem estive por Paredes, Santa Maria da Feira e São João da Madeira, tendo a oportunidade de conduzir ao som da RNE. Não detectei assim nada de diferenciador, sinceramente. A única coisa diferenciadora, na minha modesta opinião, é por apostar em EDM, mas também não é caso único em Portugal.
Com ou sem azeite, temos a RES FM (Alpiarça) ou a Orbital (Sacavém) a fazê-lo.

PS: Desculpe Zeca 2021, não é nada pessoal consigo e muito menos com o Grande Porto, região que gosto muito.

A Nova Era emprega gente em Gaia, possui estúdio em Gaia e só isso basta para batermos as palmas. Se fosse uma rádio desde Lisboa, nenhum emprego existia em Gaia, muito menos um estúdio de rádio.

Certo. Mas imagine que sigo o mantra do grande David Bruno e vou viver para Vilar do Paraíso. O que é que esta Rádio Nova Era me oferece de diferenciador que uma «rádio alfacinha» não me consegue oferecer, além do sotaque familiar e da cobertura de um ou outro evento local?

É que aquilo que oiço da RNE, normalmente ao fim-de-semana, parece-me ser uma estação em piloto automático.

Piloto automático ao fim de semana encontramos em todas, até nas nacionais.
A rádio alfacinha fala como se o mundo fosse alfacinha, fala alfacinha para os alfacinhas e pensa apenas alfacinha, em que o país se resume a 84Km2 e seus arredores.
A Nova Era fala do Porto para o Porto e arredores, promove a noite e os bares do Porto e não nos diz que está sol lá fora quando afinal está a chover.

Seguindo esse ponto de vista, fecha-se tudo fora dos 84km2.

Estamos conversados então, caro Zeca 2021.

Felicidades!  8)

Por curiosidade, se acha que tanto faz que a rádio tenha sede no local A ou B, porque razão os grandes grupos fazem tudo do mesmo local ? Não acha estranho? Não será porque existe um complexo de superioridade que tudo que seja feito fora do Local A por pessoas do local A seja pior e de menos qualidade.

A Sónia Araujo da RTP em entrevista esta semana a uma revista fala sobre isso, que a RTP não aposta em nada fora de Lisboa e por causa disso, muitos valores se perdem pelo país.
A RTP?

É quem ainda faz alguma descentralização, e bem.

Devia fazer mais, mas para isso tem de ter mais receitas da contribuição audiovisual para poder fazer esse trabalho.

A Sónia Araújo não pode cuspir para o ar pois se ela, independentemente das suas qualidades como apresentadora, aparece diariamente na televisão é porque, e bem, a RTP descentraliza a sua produção do Day Time para o Monte da Virgem. Mesmo com isso, batendo na tecla de apostar num programa com 30 anos e com a fórmula mais que estafada.

Sabe quando vi rasgo no Day Time da RTP1? Quando precisamente acabaram com a Praça da Alegria e com o Portugal no Coração, estando toda a programação feita a partir de Lisboa. O Agora Nós e, sobretudo, o Há Tarde com o Herman e a Vanessa Oliveira era uma autêntica pedrada no charco lamacento que é a televisão generalista em Portugal.

Se o Monte da Virgem merece ter produção e isso é importante para o Grande Porto (distinguir Grande Porto do Norte do país)? Claro que sim!
Se há massa crítica em Vila Nova de Gaia para se cumprir um programa moderno e que agarre os telespectadores? Sem dúvida!

Mas, porque não adoptar a lógica dos anos 80/inícios de 90 e deixar o Canal 1 em Lisboa e o Canal 2 no Porto, por exemplo?
Será que a RTP1 merece ter a Praça da Alegria até à reforma do Jorge Gabriel (que por acaso é da Amadora) e da Sónia Araújo?

E para mim, fecha-se o off-topic, o qual peço desculpa por tal.

A RTP 2 foi em tempo direcionada toda a partir do Porto mas as vozes centralistas começaram logo a definhar a ideia que alguem teve em tempo, criando enlatados atras de enlatados, fechando o Sociedade Civil desde o Porto e limitando o Porto a meia duzia de programas e o jornal 2 das 21h30h.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #414 em: Julho 18, 2024, 11:48:06 pm »

Fica-lhe mal, mas ao menos já sabemos que anda aqui. Olá, Sílvia!
É sinal que somos lidos. Agradecemos a preferência.

PS. Não compreendo de todo o tom azedo. Se há rádio que até elogiada por aqui é a Nova Era por ser um "baluarte de resistência" das rádios da AMP.

Elogiada ? Se não sou a defender as rádios locais, nomeadamente a Nova Era, quem mais defende as locais aqui pelo forum ? e em outros foruns há mais de 20 anos ?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #415 em: Julho 20, 2024, 11:30:21 am »

Nova Era que, hoje, já emite em 101.3 novamente e com uma playlist ao contrário do que em tempos chegou aqui a ser descrito (arrepiaram caminho): 101.3 estão com um híbrido de Nova Era Flashback misturada com uns quantos êxitos mais urbanos e recentes e talvez 2 músicas de EDM recente por hora, 100.1 não sei que não os consigo apanhar aqui neste momento mas pela lógica devem ter feito o caminho inverso.

Confirma-se, Laurent Garnier em pleno sábado às 11h da manhã nos 101,3.
É não mexer, se alguma radio tiver de ser sacrificada por favor seja a Sudoeste.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #416 em: Julho 20, 2024, 04:28:36 pm »

Confirma-se, Laurent Garnier em pleno sábado às 11h da manhã nos 101,3.
É não mexer, se alguma radio tiver de ser sacrificada por favor seja a Sudoeste.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Claramente. Aliás, a Nova Era já devia emitir em Lisboa, e isto é a maior defesa que se pode fazer da rádio do Porto. Absorvendo ainda aue parcialmente o orçamento da Sudoeste, o que permitira reforçar a equipa, com animadores jovens para ter painéis em dupla (atenção à Aurora Raposo da Sudoeste que me parece que vai dar gente grande na radio) tinhas um produto que tinha tudo para ser um sucesso, sem que fosse a jukebox RES FM, que chega mal a Lisboa ou a Orbital que escorre azeite em demasia.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #417 em: Setembro 02, 2024, 12:18:35 am »
Os emissores de Santa Justa não têm a vida facilitada pelas locais do Monte da Virgem. Depois dos 90.7 FESTIVAL e dos 94.3 RECORD, surge agora uma nova, 105.9 NOVA ERA, a dar em cima da M80 Valongo. Num automóvel coexistem, num rádio de bolso, a NOVA ERA domina totalmente. Na zona de captação diga-se que a M80 já não é famosa (Rua da Rasa), dando azo a entradas muitíssimo frequentes da RR da Arrábida, mas ainda assim, esta NOVA ERA é nova e piora as coisas. Tem AF ligado, comuta com os 101.3.

Podem ver aqui:
https://drive.google.com/file/d/1iWOFG5RWDfVtiOm9uR9I7ZJvn0h55JTY/view?usp=drivesdk

« Última modificação: Setembro 02, 2024, 12:20:39 am por pdnf »
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #418 em: Setembro 02, 2024, 12:35:45 am »
A coisa não está fácil para a rádio em Gaia...

ouvinte

• Hero Member
« Responder #419 em: Setembro 02, 2024, 09:35:17 am »
Não deixa de ser curioso, conheço alguns casos de pequenas rádios que levaram com a Anacom nas instalações por estarem com a modulação alta, sinal do rds alto, problemas no piloto… mas com a malta que espalha frequências fantasmas pelo éter nada acontece.