[...]
E qual é a lógica que preside a isto? 100.1 Gaia ficaria a 0,3 da Antena 3 do Porto e a 0,3 da frequência mais próxima (Comercial do Montejunto, 99.8 ) - mas 101.3 Paredes fica a 0.2 da RR de Braga e 0.2 da Antena 3 do Marão...
[...]
Se a Nova Era anda em trocas de frequências de Paredes com Gaia, não de esquecer que está a 0.1 da RR de Valença (mais longe) e também dá Botareu (mais perto), não sei se um deste este emissores fazem qualquer interferência com 100.1 "Gaia".
Enviado do meu 23021RAA2Y através do Tapatalk
Eu diria que lógica 0, porém, há mistérios insondáveis nas rádios do Montez, como os 98.0 SBSR em São Mamede ou os 90.7 FESTIVAL em Mafamude.
Qualquer emissor de Valença só influencia um de Gaia em propagação, o que se diga, é muito raro de acontecer no sentido N->S, diria que os emissores de Norte chegam 1x a Gaia/Porto, por cada 20x que os de sul (Monsanto/Montejunto/Sintra/Maunça e até Arrábida ou Fóia) chegam ao Porto.
Mais facilmente apanho a Antena 3 da Fóia em Paranhos em 101.9 a 0,1 do Muro, ou a RFM 104.9 a 0,1 de Famalicão, do que os 105.7 TSF (a melhor de Valença) a 0,1 da M80 Valongo. Os emissores de Vigo, a história é outra. Mesmo com algum de Gaia desligado Valença chega mal, aconteceu já com a RECORD 95.5, a permitir os 95.4 RFM e já na zona do Aeroporto, apenas, ou, com os 100.1 Paredes, em que a RR em 100.0 de Valença conseguia furar em Paranhos, mas apenas numa zona muito favorável que é o eixo de não mais de 500m entre as traseiras do INEGI e a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Aliás, no Lidl da Areosa é o único local da AMP em que, fora de propagação já apanhei sinal da Botareu várias vezes. Os emissores de Águeda são outro desastre, ainda pior que Valença, aliás, tens zonas no centro de Gaia onde apanhas 365 dias por ano a Cidade FM Alcanena a saltar por cima da Soberania, essa nunca apanhei para Norte de Ovar. Dito isto, nem Valença nem Águeda seriam problema. O que é caricato é que, antes da paragem prolongada de Paredes, 100.1 não se notava praticamente diferença nenhuma para Gaia, aliás, seguramente chegavam muito melhor que a Jornal FM, do que qualquer uma das locais de Santa Justa e até mesmo que a própria TSF em zonas como o eixo Laborim-A1-Vilar do Paraíso, onde a TSF treme um bocadinho, mas aguenta-se face à enorme potência que tem. Depois dessa quebra, aqui em Canelas, com alguma propagação apanho a Dom Fuas excelente, sem ela, deixa sinal audível, mas sem RDS, a alternar com a NOVA ERA.
Agora, supor dois emissores no Mte da Virgem a escassos 0,3, sendo um deles o som nacional da Antena 3, é para mim estranho, isso admito que muito dificilmente seria autorizado. Mas também ninguém acreditava nos 96.3 Rádio 5 vs 96.7 Antena 1, em todo o caso, são 0,4, mas diga-se que tem a Mega de Aveiro pelo meio, em 96.5 e para Norte, a CAD-100 e a micro da FAMA. De 100.1 a 100.3 não há nada, a não ser a Antena 3 de Monsanto. @Memórias, eu sei que no Verão, nós em Gaia e em Espinho levamos mais com a Comercial do Montejunto em 99.8 do que com a Antena 2, mas esta está mais próxima, na mesma frequência, no Marão. 101.3 continuariam a ser um erro em Paredes, também por causa da Antena 3 da Gardunha na mesma frequência, não só por causa da Antena 3 do Marão a 0.2, bem como da RR Braga/RFM de Bornes em 101.1.
Sentido, não vejo nenhum nisto. Que estava a acontecer? Sim, estava. Uma frequência quebrava, a outra sobresaia. Depois de ter escrito o comentário, ainda voltou a acontecer mais uma vez. Não é normal perder o RDS de uma frequência do Monte da Virgem em Paranhos, nem a Cidade FM que tem 25% da Nova Era, ou a Rádio 5 que tem os refletores, embora chegue melhor em 89.0.