Autor Tópico: Desporto na Rádio  (Lida 23401 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Desporto na Rádio
« Responder #105 em: Maio 27, 2025, 05:22:22 pm »
Por este andar comparar Braga com o Porto começa a ser mau. Para o Porto.
Já tem uma sala de espetáculos que, honestamente, acho melhor que a SuperBock Arena.

Apenas digo que o Luís Carvalho é, quiçá, do distrito mais abandonado de Portugal Continental: Portalegre.
Além de eleger apenas 2 deputados (vicissitudes de d'Hondt), é a única capital de distrito que não é ligada por auto-estrada, tem uma estação ferroviária a 12 km do centro, havendo dois comboios diários cujo material circulante a diesel data de 1954 (heranças do Plano Marshall), tem um serviço hospitalar paupérrimo, além de que poucos associam aquela região quando falam do Alentejo.

Como muitos sabem, a minha região não é aquela. Mas se já eu sinto as assimetrias territoriais entre Lisboa e sim, o Porto (e até Coimbra), não quero imaginar o que sente alguém que vive em Marvão ou em Arronches.

Depois há alguns comentadores que ficam surpreendidos e falam na bolha. Outros que dizem que somos um país racista e com muitos fascistas, mas estar num sítio onde, por exemplo, o hospital mais próximo fica a 40 kms por más estradas e uma parturiente ainda tem que ligar para saber se será atendida... é terreno fértil, não é?

Por fim, falando no Desporto nas Rádios e já que corremos o risco da obrigatoriedade do serviço público de radiodifusão sair da Constituição da República Portuguesa, bato outra vez na mesma tecla.
Como não temos um país verdadeiramente regionalizado (não respeitando a Constituição da República Portuguesa), cabe à RTP criar um mapa de rádios regionais e acabar-se de vez com as locais em estado comatoso, atribuindo as frequências mediante concurso público.
Obviamente que ninguém se pode queixar, vivendo em Lisboa, no Porto, e suas cidades satélite, mesmo as mais distantes, como Braga ou Setúbal, mas também em Coimbra, de falta de qualidade de vida. Mesmo Leiria, Évora ou Faro são cidades que têm uma qualidade de vida e de infraestruturas muito razoável, por comparação a qualquer ponto do interior. O distrito de Portalegre, é mesmo um caso surreal, mas tal resulta, em larga medida, da desertificação a que está sujeito, fruto, obviamente, do centralismo de Portugal. A questão da ligação a Portalegre por Autoestrada é vergonhosa, o comboio nem se fala. Dada a distância, e o estado das composições, diria que abrindo a Beira Alta, Viseu tem menos razões de queixa, porque terá melhor serviço (IC) a praticamente a mesma distância (18km) na estação de Mangualde, e, provavelmente, com melhor capacidade que Portalegre, para fazer serviços rodoviários de ligação.

No tocante às rádios regionais, subscrevo a 100%, isto para as locais está cada vez pior.

Comparar Porto com Braga ?
Você coloca Lisboa tão lá em cima que ate já compara Porto com Braga.
O Porto só se compara com Lisboa, mais nada.
Tentar diminuir o Porto ao ponto de o comparar com Braga, só mostra duas coisas:
Ou não conhece as cidades ou acha que a Torre dos Bombeiros é igual à dos Clerigos.
Enfim.
A verdade é que Braga, que acaba por ser um município satélite da grande região metropolitana (real, não a que põe Arouca na AMP), mas que está, cada vez mais, a ganhar uma vida própria muito interessante. Em todo o caso, depois das Autárquicas, irá ser aberta a discussão a respeito dos limites e governação da AMP. Podemos chegar a uma solução como a da Grande Lisboa e Península de Setúbal, em que esta última ganha autonomia na gestão de fundos, e beneficia de ser região de convergência, mas expurgar a AMP do decalque da região, permitindo a entrada de uma série de municípios do Cavado e do Ave, mas também do Ave.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #106 em: Junho 01, 2025, 02:33:03 am »
3 notas importantes:
1. Parabenizar o António Botelho da TSF pela conquista do Prémio Artur Agostinho. É bem entregue, é justo. Tem muito talento, e merece ser reconhecido.
2. Tornar público, que a partir de hoje, o Carlos Rui Abreu da Antena 1 passou oficialmente para os quadros da RTP, após 17 anos a recibos verdes. Aproveito também para parabenizá-lo publicamente, é mais que justo, só peca por tardia esta decisão, sendo inquestionável a qualidade profissional e humana que tem.
3. Falar sobre o assunto que se falou aqui há uns dias, e que tenho tentado não falar publicamente. No dia 17 de maio, fiz a minha declaração de final de carreira, na RUA FM. Isto, porque a rádio está a ponderar terminar com um projeto que construí juntamente com eles, um projeto que envolveu esforço, dedicação e muita paixão da minha parte. Um projeto que tinha como base principal, não só o acompanhamento dos jogos do Farense em casa e fora, como também a aposta nos jovens da Universidade do Algarve, que quisessem experimentar rádio desportiva, o que ainda faz perceber menos esta decisão. Confesso, estou muito cansado e desgastado do meio radiofónico. Em 6 anos, estive em 6 projetos, que ou falharam comigo, ou que terminaram. Em 26 anos de idade, 12 foram totalmente dedicados à rádio (comecei a fazer rádio com 14). Para terem uma noção, no final da emissão de dia 17 de maio, o comentador, jovem da Universidade do Algarve, que estava comigo, chorou, e disse-me que o que me estavam a fazer, era uma grande injustiça. Ao que lhe respondi: "Não é injustiça, é a realidade". Às vezes a realidade dói, mas tudo aquilo que já entreguei ao mundo radiofónico, todos os esforços... Estou muito cansado de estar literalmente a remar contra a maré. Já nem faço conta às injustiças que tenho sofrido nestes últimos 5 anos, sobretudo no meio, mas as coisas são como são, não há nada a fazer. Se o projeto que construí terminar, não tenho mais força para voltar a fazer rádio. E não é por falta de propostas, porque felizmente existem, mas na minha região, o que me propõem, são projetos que não têm a força do projeto que construí. Não vou dizer que são projetos vazios, mas seria uma queda assinalável naquilo que foi a minha carreira nestes últimos anos. A região onde resido, que é a região de onde sou natural, também não me favorece, e eu tenho noção disso. Há 3 caminhos possíveis neste momento: A minha saída do Algarve, para continuar a lutar pelo sonho desta paixão (mesmo já não tendo forças para tal), a continuidade do projeto que construí durante toda a temporada, ou o abandono definitivo ao meio radiofónico. O que me entristece de verdade, é que nada disto depende de mim, estou totalmente dependente de outros, e por isso, não acredito no meu regresso ao meio. Mas, cá estarei como sempre estive, como ouvinte de rádio que sou e que continuarei a ser, para debater, sugerir, e elevar o conteúdo radiofónico em Portugal. Para terminar, leio todos os comentários que fazem aqui no fórum, as palavras que muitas vezes têm em relação a mim, agradeço-vos de coração. Foi uma boa fase. Foi uma honra. Não cabe a mim tirar considerações sobre o que quer que seja, deixo isso para vocês. A única coisa que eu luto e continuarei a lutar aqui no fórum, é que os meus colegas (ou ex-colegas daqui para a frente) tenham dignidade no meio radiofónico, que a precariedade termine de uma vez por todas, porque é injusto que algo como a rádio, não tenha a valorização que deveria ter no nosso país. E posso vos dizer, há muita coisa que eu sei, que se fosse pública, faria corar muitos dos foristas de vergonha, relativamente ao meio. Desde das nacionais às locais (mais até nas nacionais). Daí, esta minha posição de poder deixar a rádio, e francamente, não me arrepender nadinha se tiver que fazê-lo. Não me posicionei ainda nas minhas redes sociais sobre este assunto, e só o farei, quando for oficializado o fim do projeto que construí. Mas acho que aqui no fórum devo uma explicação, porque alguém trouxe esta conversa para este tópico.

radio do sul

• Full Member
« Responder #107 em: Junho 03, 2025, 02:05:59 pm »
Apenas digo que o Luís Carvalho é, quiçá, do distrito mais abandonado de Portugal Continental: Portalegre.
Além de eleger apenas 2 deputados (vicissitudes de d'Hondt), é a única capital de distrito que não é ligada por auto-estrada, tem uma estação ferroviária a 12 km do centro, havendo dois comboios diários cujo material circulante a diesel data de 1954 (heranças do Plano Marshall), tem um serviço hospitalar paupérrimo, além de que poucos associam aquela região quando falam do Alentejo.

Como muitos sabem, a minha região não é aquela. Mas se já eu sinto as assimetrias territoriais entre Lisboa e sim, o Porto (e até Coimbra), não quero imaginar o que sente alguém que vive em Marvão ou em Arronches.

Depois há alguns comentadores que ficam surpreendidos e falam na bolha. Outros que dizem que somos um país racista e com muitos fascistas, mas estar num sítio onde, por exemplo, o hospital mais próximo fica a 40 kms por más estradas e uma parturiente ainda tem que ligar para saber se será atendida... é terreno fértil, não é?

Por fim, falando no Desporto nas Rádios e já que corremos o risco da obrigatoriedade do serviço público de radiodifusão sair da Constituição da República Portuguesa, bato outra vez na mesma tecla.
Como não temos um país verdadeiramente regionalizado (não respeitando a Constituição da República Portuguesa), cabe à RTP criar um mapa de rádios regionais e acabar-se de vez com as locais em estado comatoso, atribuindo as frequências mediante concurso público.

Portalegre não é a única capital de distrito não servida por autoestrada. Beja também não é. Mas concordo que Portalegre é o distrito mais abandonado de Portugal.

pdnf

• Hero Member
« Responder #108 em: Junho 16, 2025, 01:39:49 pm »
3. Falar sobre o assunto que se falou aqui há uns dias, e que tenho tentado não falar publicamente. No dia 17 de maio, fiz a minha declaração de final de carreira, na RUA FM. Isto, porque a rádio está a ponderar terminar com um projeto que construí juntamente com eles, um projeto que envolveu esforço, dedicação e muita paixão da minha parte. Um projeto que tinha como base principal, não só o acompanhamento dos jogos do Farense em casa e fora, como também a aposta nos jovens da Universidade do Algarve, que quisessem experimentar rádio desportiva, o que ainda faz perceber menos esta decisão. Confesso, estou muito cansado e desgastado do meio radiofónico. Em 6 anos, estive em 6 projetos, que ou falharam comigo, ou que terminaram. Em 26 anos de idade, 12 foram totalmente dedicados à rádio (comecei a fazer rádio com 14). Para terem uma noção, no final da emissão de dia 17 de maio, o comentador, jovem da Universidade do Algarve, que estava comigo, chorou, e disse-me que o que me estavam a fazer, era uma grande injustiça. Ao que lhe respondi: "Não é injustiça, é a realidade". Às vezes a realidade dói, mas tudo aquilo que já entreguei ao mundo radiofónico, todos os esforços... Estou muito cansado de estar literalmente a remar contra a maré. Já nem faço conta às injustiças que tenho sofrido nestes últimos 5 anos, sobretudo no meio, mas as coisas são como são, não há nada a fazer. Se o projeto que construí terminar, não tenho mais força para voltar a fazer rádio. E não é por falta de propostas, porque felizmente existem, mas na minha região, o que me propõem, são projetos que não têm a força do projeto que construí. Não vou dizer que são projetos vazios, mas seria uma queda assinalável naquilo que foi a minha carreira nestes últimos anos. A região onde resido, que é a região de onde sou natural, também não me favorece, e eu tenho noção disso. Há 3 caminhos possíveis neste momento: A minha saída do Algarve, para continuar a lutar pelo sonho desta paixão (mesmo já não tendo forças para tal), a continuidade do projeto que construí durante toda a temporada, ou o abandono definitivo ao meio radiofónico. O que me entristece de verdade, é que nada disto depende de mim, estou totalmente dependente de outros, e por isso, não acredito no meu regresso ao meio. Mas, cá estarei como sempre estive, como ouvinte de rádio que sou e que continuarei a ser, para debater, sugerir, e elevar o conteúdo radiofónico em Portugal. Para terminar, leio todos os comentários que fazem aqui no fórum, as palavras que muitas vezes têm em relação a mim, agradeço-vos de coração. Foi uma boa fase. Foi uma honra. Não cabe a mim tirar considerações sobre o que quer que seja, deixo isso para vocês. A única coisa que eu luto e continuarei a lutar aqui no fórum, é que os meus colegas (ou ex-colegas daqui para a frente) tenham dignidade no meio radiofónico, que a precariedade termine de uma vez por todas, porque é injusto que algo como a rádio, não tenha a valorização que deveria ter no nosso país. E posso vos dizer, há muita coisa que eu sei, que se fosse pública, faria corar muitos dos foristas de vergonha, relativamente ao meio. Desde das nacionais às locais (mais até nas nacionais). Daí, esta minha posição de poder deixar a rádio, e francamente, não me arrepender nadinha se tiver que fazê-lo. Não me posicionei ainda nas minhas redes sociais sobre este assunto, e só o farei, quando for oficializado o fim do projeto que construí. Mas acho que aqui no fórum devo uma explicação, porque alguém trouxe esta conversa para este tópico.

Duas notas rápidas:

1. Nélson, não desistas. Se há coisa que qualquer setor profissional necessita, ainda para mais um que é, fundamentalmente, baseado na relação com pessoas, é de apaixonados pelo trabalho que desempenham. Sim, não é fácil lutar contra este centralismo oco, que corroí-nos a todos, mesmo a quem é de Lisboa, ou para quem acaba por se ter de mudar para lá, que acaba por ficar imbuído da cultura de "centro do mundo". Mas é algo contra o qual, todos nós, à nossa maneira, temos de lutar, começando por descontruir conceitos tão simples tais como "em Lisboa não há sotaque" ou através de uma pressão coletiva para uma regionalização de facto, que não seja apenas de jure, como hoje temos com as CCDR's.

Em relação à precariedade, incluindo nas nacionais: nem é preciso ir mais longe, 17 anos a recibos verdes numa rádio pública, salários de 2500€ para locutores que são estrelas e atraem milhares de pessoas ao éter, as receitas de publicidade em rádio corresponderem a 2% das receitas de publicidade em TV... acho que, infelizmente, não vale a pena continuar.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #109 em: Junho 19, 2025, 06:07:20 pm »
Ainda bem que vamos tendo a Antena1, ou não haveria Mundial de Clubes feito em directo do local, nem Sub21, nem apontamentos do Europeu de Feminino de Basquetebol(é verdade que o Basquetebol e os Sub21 são no mesmo país a Eslovénia, mas não teríamos na mesma), nem apontamentos de Judo.

Atento

• Hero Member
« Responder #110 em: Junho 19, 2025, 06:43:00 pm »
Ainda bem que vamos tendo a Antena1, ou não haveria Mundial de Clubes feito em directo do local, nem Sub21, nem apontamentos do Europeu de Feminino de Basquetebol(é verdade que o Basquetebol e os Sub21 são no mesmo país a Eslovénia, mas não teríamos na mesma), nem apontamentos de Judo.

No próximo jogo da seleção de sub21 estará a comentar o jogo Sara Brasil.

A Antena1 deve continuar a acompanhar mais eventos desportivos, pois dão audiência e uma rádio como a Antena1 deve preocupar-se em ser excelente e a ter recursos humanos nas áreas da informação,  cultura e desporto.

A prioridade nunca deverá ser a playlist a ocupar espaços como aconteceu quando alguns iluminados da treta suspenderam a tarde desportiva, para no seu lugar aparecerem horas de música a metro, com uns apontamentos culturais que mais não eram do que um verdadeiro insulto aos ouvintes .
« Última modificação: Junho 19, 2025, 06:48:14 pm por Atento »

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #111 em: Julho 04, 2025, 03:48:30 pm »
Ontem todas as principais rádios que costumam transmitir relatos de futebol em Portugal (excetuando as locais, como é óbvio), transmitiram o jogo da Seleção do Europeu Feminino. Menos uma rádio.
Conseguem adivinhar qual foi? 😅

estvmkt

• Hero Member
« Responder #112 em: Julho 04, 2025, 04:12:17 pm »
Renascença

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #113 em: Julho 04, 2025, 10:50:04 pm »
Eu não consigo é adivinhar é  que jogo da selecao feminina de futebol foi esse? Contra quem?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #114 em: Julho 05, 2025, 02:59:58 am »
Eu não consigo é adivinhar é  que jogo da selecao feminina de futebol foi esse? Contra quem?

Espanha, transmitiu na RTP 1.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #115 em: Julho 05, 2025, 10:49:23 am »
Obrigado Memorias,  não sabia,  mas vou ver, sou destas meninas da bola...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Desporto na Rádio
« Responder #116 em: Julho 06, 2025, 08:39:34 am »
Obrigado Memorias,  não sabia,  mas vou ver, sou destas meninas da bola...
Anda muito desatento, então.

Como a RR.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #117 em: Julho 06, 2025, 12:57:58 pm »
Chatice, pois ando,  ja o meu caro é  o contrario de mim, muito atento, muito culto, de uma sapiência  que não  me canso, nem nunca me cansarei de o elogiar.

Sobre a RR, pois nao sei,  o meu caro como bom ouvinte da Católica saberá muito melhor que eu...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #118 em: Julho 06, 2025, 11:28:14 pm »
Chatice, pois ando,  ja o meu caro é  o contrario de mim, muito atento, muito culto, de uma sapiência  que não  me canso, nem nunca me cansarei de o elogiar.

Sobre a RR, pois nao sei,  o meu caro como bom ouvinte da Católica saberá muito melhor que eu...
Pode largar as tentativas de ironia, são muito forçadas. Não é para toda a gente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk