Autor Tópico: Rádio Clube da Feira - 104,7 MHz Santa Maria da Feira  (Lida 1093 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Rádio Clube da Feira - 104,7 MHz Santa Maria da Feira
« em: Março 01, 2023, 04:35:57 pm »
À atenção das rádios nacionais, querem aprender a fazer um noticiário nacional bem feito sobre a temática musical é ligar na Rádio Clube da Feira pelas 16:15. Noticiário bastante completo, muito bem lido e editado, apenas sobre a arte sonora, dos variados estilos. Uma rádio pequenina, com poucos recursos e distante do hub artístico de Lisboa, a fazer um brilharete. A ter umas rúbricas interessantes também, quase de serviço público, por exemplo, agora a explicar a origem e funcionamento das CPCJ's.

Em relação à playlist, que hoje escolhi para me fazer companhia no trabalho, praticamente idêntica à da RFM, com locução a cada 5 músicas, tal como na rádios das três letrinhas.

Em relação à técnica, já ia sendo tempo de passarem a torre para o Monte da Virgem. É um bocado confrangedor ontem em Barcelos conseguir sintonizar a Sintonia com RDS, tendo a Barcelos em 91.9, e a RCF estar a disputar terreno com a 3 do Minhéu. Mesmo na zona de Argoncilhe, concelho do Alvará, já detectei problemas de interferências, e a torre está próxima. Zona de Leça, onde estou agora, sofre entradas de Vila Pouca de Aguiar significativas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Clube da Feira - 104,7 MHz Santa Maria da Feira
« Responder #1 em: Março 01, 2023, 06:36:00 pm »
O Rádio Clube da Feira é um exemplo de rádio com qualidade e feita com cabeça. Serve à perfeição a dinâmica do concelho de Santa Maria da Feira. Esses blocos informativos sempre foram muito bem realizados e assinados, ao nível de qualquer nacional mais simples de informação.

Também há noção na gestão da grelha: o período da manhã é dedicado aos bons e velhos discos pedidos de Santa Maria da Feira e passa muito pimba, mas não renega outros estilos que vão aparecendo. E depois à noite tem uma playlist de excelência, a passar coisas como Cigarrettes After Sex e outra música intimista, seleção totalmente espetacular. Há horas só com música portuguesa por completo. Aos fins de semana segue a linha da sua vizinha Sintonia Feirense e anda muito pelos clássicos dos anos 80, mas clássicos com qualidade, e quando passa desporto é uma emissão desportiva muito sólida, muito viva, com mais recursos que a outra estação do concelho.

Como dizes, é uma pena que os 104.7 não se ouçam tão bem já em zonas como Argoncilhe. De igual forma sinto que deveriam abranger mais notícias do concelho de Espinho, que pouco aparece fora dos spots de publicidade, e não é como se tivesse rádio dedicada. Mas o emissor escuta-se muito bem no global do distrito de Aveiro e rende quase até Coimbra.

Na minha opinião é muito melhor que a sua vizinha Sintonia Feirense, para a qual só ouço O Passageiro da Noite (22-00h) e pouco mais, e sobretudo quando vou e venho do Porto, onde tem bom sinal. A playlist da Sintonia não é má, longe disso, mas é mais pop. Não é tão do meu agrado, embora se escute bem, e em muitas horas é uma rádio morta sem locução, mas vai-se ouvindo. Deviam trocar de frequências.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2 em: Maio 10, 2024, 03:03:16 pm »
Em relação à técnica, já ia sendo tempo de passarem a torre para o Monte da Virgem. É um bocado confrangedor ontem em Barcelos conseguir sintonizar a Sintonia com RDS, tendo a Barcelos em 91.9, e a RCF estar a disputar terreno com a 3 do Minhéu. Mesmo na zona de Argoncilhe, concelho do Alvará, já detectei problemas de interferências, e a torre está próxima. Zona de Leça, onde estou agora, sofre entradas de Vila Pouca de Aguiar significativas.

Pelos jeitos, já tinha dado nota aqui de que a RCFEIRA é mais fraca que a SINTONIA, mas agora está-se a tornar por demais evidente. Ontem à noite, sem Minhéu e sem Hiper, não conseguia sintonizar outside o RCFeira em Canelas. Agora, aqui no Porto, Hospital de São João, hoje, exatamente a mesma coisa. Já a Sintonia, que tem muito mais pressão da Barcelos, e sai do mesmo local, está uma perfeição, e este rádio tem excelente seletividade. Fui ver os meus registos, RCF logava logo, apenas com o telemóvel, agora nem isso.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3 em: Maio 24, 2024, 01:34:07 pm »

Pelos jeitos, já tinha dado nota aqui de que a RCFEIRA é mais fraca que a SINTONIA, mas agora está-se a tornar por demais evidente. Ontem à noite, sem Minhéu e sem Hiper, não conseguia sintonizar outside o RCFeira em Canelas. Agora, aqui no Porto, Hospital de São João, hoje, exatamente a mesma coisa. Já a Sintonia, que tem muito mais pressão da Barcelos, e sai do mesmo local, está uma perfeição, e este rádio tem excelente seletividade. Fui ver os meus registos, RCF logava logo, apenas com o telemóvel, agora nem isso.

Hoje nem no carro, está a levar pancada da forte da micro da Cidade Hoje e a tempos entra alguma coisa do Minhéu, isto no S. João. Que raio andaram a fazer, orientaram tudo na direção de Aveiro? Ontem á noite, em Canelas, com propagação não muito forte, mas favorável a sul, não deixava ponta de sinal, e aí nem Famalicão nem Minhéu. A Sintonia que sai do mesmo sítio, ouve-se perfeitamente. Semana passada, junto ao Intermarché dos Carvalhos, a meia duzia de quilómetros do emissor, a Antena 3 do Minhéu totalmente limpa, a ser a melhor frequência de lá.
Rádio é: