Olá a todos!
Espero encontrar-vos bem dispostos e com alguma alegria de viver.
Disseram-me que deveria vir espreitar o que de melhor se disse sobre mim, este fim de semana... E eu vim! Deixando claro, desde já, que esta será a minha única intervenção neste espaço.
Primeiro, uma breve nota sobre o elixir da juventude: fico, genuinamente, contente por perceber que os cuidados que tenho tido ao longo de quase 40 anos de vida mostram resultados: pareço mesmo, mesmo mais jovem! Partilho o segredo convosco: recuso-me a ceder ao cinzentismo.
Aproveito para agradecer, de coração, as palavras gentis de alguns membros deste fórum. No fim, é o que fica!
Memórias da Rádio,
fico com pena que o meu trabalho na Fi Fm (há 14 anos, imagine-se!) tenha sido o único a ficar na memória da rádio. Todo o trabalho feito até agora caiu num vácuo. Chato.
E o que é, afinal, fazer uma emissão a sério? Não o fazemos todos? Dizer que não... é só desrespeitoso para com todos os profissionais de rádio.
Podem, claro, gostar mais de uns e gostar menos de outros, em determinados registos ou horários. Isso é óbvio e faz parte!
Certo é que estamos todos abertos a críticas verdadeiramente construtivas, mas sem atestados de incompetência passados de forma gratuita só porque sim: coisa que abunda por aqui.
Atento,
num destes dias, em que calhe que nos encontremos pelos corredores da RTP, não se coíba, por favor, de me dizer como é que uma mulher com quase 40 anos de vida (e 17 de profissão) se torna na nata da nata. Como é que obtém estofo, experiência e competência para passar no funil da Antena 1, rádio onde desempenho várias funções (incompreensivelmente para si) há já 5 anos, a par com emissões diárias na RDP Internacional, rádio de que muito me orgulho. Talvez eu não seja suficientemente bonita para si ou talvez preserve demasiado a minha personalidade pouco tradicional e (menos ainda) conformada. Quanto a isso, nada posso fazer: resta-me o brio. Não sou, nem nunca serei melhor do que os meus pares e, por isso, tive, continuo a ter e terei sempre, todo o gosto em aprender com os mais experientes! E todos nós já percebemos que tem muito para ensinar sobre o serviço público de excelência. Sabe onde fica a sala de trabalho da Antena 1, não sabe? Então, não se deixe limitar a um fórum online: partilhe connosco! A interação humana é muito mais eficiente: é por isso que a rádio sobrevive a tudo!
Faço votos para que continuem a amar a rádio, mas (atenção) tal como ela e os seus profissionais merecem.
Ah, e lembrem-se: não deixem de tomar o elixir da juventude! 😉
Carina Jorge
Olá Carina!
Desculpa a minha ousadia em tratar-se pelo informal «tu».
Como disse anteriormente, gostei muito de te escutar na continuidade do passado sábado.
Creio que tens, além de uma voz bonita, boa presença em antena, o mesmo digo em relação à tua companheira jornalista Oriana Barcelos.
Não sou nada nem ninguém no meio rádio. Sou um mero indivíduo que teve umas postas de pescada, sempre na óptica do ouvinte.
Já sou membro activo (tirando um período na pandemia) deste fórum desde 2019, sendo um leitor do mesmo desde 2017, sensivelmente.
Confesso que, no passado, já tive uma postura muito mais «verrinante» em relação ao meio e a colegas teus. Talvez o ponto de viragem para uma consciencialização de que, do outro lado do transistor, estão pessoas de carne e osso e não semi-deuses (ou semi-diabos) terá sido quando o teu camarada Tiago Ribeiro vaticinou a não leitura de comentários sobre o seu trabalho aos actuais animadores das Manhãs da 3, pois os comentários muito negativos o tinha afectado bastante no passado (obrigado Tiago pelo reparo). Também percebi que o que aqui escrevíamos tinha repercussão, o que ao início, confesso que nunca tinha pensado nisso.
Contudo, creio que, mesmo não sendo do meio, devemos e podemos ter uma atitude crítica perante a rádio e tudo o que a ela envolve.
Este fórum, herdeiro de outras núpcias cibernéticas, é um espaço de liberdade, sem cair na tentação da libertinagem.
Não concordo com tudo o que aqui se escreve, já tivemos discussões acesas entre membros e espero que, «sempre dentro dos limites da decência», a tónica deste fórum se mantenha.
Acho que tu, tal como alguns colegas teus, já merecem um lugar ao Sol. Não digo para substituírem, para já, grandes nomes como Filomena Crespo, José Carlos Trindade, Augusto Fernandes ou Jorge Afonso, mas que façam horários de rectaguarda e que se fomente em voz o «rigoroso directo». Do que já escutei na RDP Internacional e, sobretudo, nas míticas emissões de fim de ano, tu cumpres esse desiderato.
Espero que não te tenhas melindrado com a opinião dos caros camaradas de fórum, pois discordando deles, estão no seu pleno acto de liberdade, tal como tu também o tiveste (e louvo) ao dar a cara aqui neste espaço que, aparentemente, te pode ser hostil.
Da minha parte e creio que da maioria de todos nós, gostaríamos muito que seguisses o exemplo do Rui Alves de Sousa e que continuasses na nossa companhia e que pudesses, com a tua experiência, melhorar o nosso fórum!
«Porra», tu e a Joana Gama são as únicas mulheres que ousaram participar neste fórum. Ainda por cima, mulheres da rádio!
Venham para cá que a gente precisa de vós!
Saudações bigodeanas! 😎
PS: Quando é que voltas à antena da 1?
PS2: Não te esqueças de uma coisa. As Antena 1 e Antena 3 são as rádios mais escrutinadas aqui, não só por serem «pagas com o nosso dinheiro». São porque se constituem num potencial farol de boa rádio num meio onde a precariedade, seja de conteúdos, seja de condições, é cada vez maior.
No fundo gostamos muito de vocês e só se crítica alguma coisa quando ela nos é muito querida!