Autor Tópico: Antena 1  (Lida 668477 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: Antena 1
« Responder #6390 em: Novembro 12, 2024, 11:29:24 pm »
Olá a todos!

Espero encontrar-vos bem dispostos e com alguma alegria de viver.

Disseram-me que deveria vir espreitar o que de melhor se disse sobre mim, este fim de semana... E eu vim! Deixando claro, desde já, que esta será a minha única intervenção neste espaço.

Primeiro, uma breve nota sobre o elixir da juventude: fico, genuinamente, contente por perceber que os cuidados que tenho tido ao longo de quase 40 anos de vida mostram resultados: pareço mesmo, mesmo mais jovem! Partilho o segredo convosco: recuso-me a ceder ao cinzentismo.

Aproveito para agradecer, de coração, as palavras gentis de alguns membros deste fórum. No fim, é o que fica!

Memórias da Rádio,

fico com pena que o meu trabalho na Fi Fm (há 14 anos, imagine-se!) tenha sido o único a ficar na memória da rádio. Todo o trabalho feito até agora caiu num vácuo. Chato.

E o que é, afinal, fazer uma emissão a sério? Não o fazemos todos? Dizer que não... é só desrespeitoso para com todos os profissionais de rádio.
Podem, claro, gostar mais de uns e gostar menos de outros, em determinados registos ou horários. Isso é óbvio e faz parte!
Certo é que estamos todos abertos a críticas verdadeiramente construtivas, mas sem atestados de incompetência passados de forma gratuita só porque sim: coisa que abunda por aqui.

Atento,

num destes dias, em que calhe que nos encontremos pelos corredores da RTP, não se coíba, por favor, de me dizer como é que uma mulher com quase 40 anos de vida (e 17 de profissão) se torna na nata da nata. Como é que obtém estofo, experiência e competência para passar no funil da Antena 1, rádio onde desempenho várias funções (incompreensivelmente para si) há já 5 anos, a par com emissões diárias na RDP Internacional, rádio de que muito me orgulho. Talvez eu não seja suficientemente bonita para si ou talvez preserve demasiado a minha personalidade pouco tradicional e (menos ainda) conformada. Quanto a isso, nada posso fazer: resta-me o brio. Não sou, nem nunca serei melhor do que os meus pares e, por isso, tive, continuo a ter e terei sempre, todo o gosto em aprender com os mais experientes! E todos nós já percebemos que tem muito para ensinar sobre o serviço público de excelência. Sabe onde fica a sala de trabalho da Antena 1, não sabe? Então, não se deixe limitar a um fórum online: partilhe connosco!  A interação humana é muito mais eficiente: é por isso que a rádio sobrevive a tudo!

Faço votos para que continuem a amar a rádio, mas (atenção) tal como ela e os seus profissionais merecem.

Ah, e lembrem-se: não deixem de tomar o elixir da juventude! 😉

Carina Jorge

Olá Carina!

Desculpa a minha ousadia em tratar-se pelo informal «tu».
Como disse anteriormente, gostei muito de te escutar na continuidade do passado sábado.
Creio que tens, além de uma voz bonita, boa presença em antena, o mesmo digo em relação à tua companheira jornalista Oriana Barcelos.

Não sou nada nem ninguém no meio rádio. Sou um mero indivíduo que teve umas postas de pescada, sempre na óptica do ouvinte.

Já sou membro activo (tirando um período na pandemia) deste fórum desde 2019, sendo um leitor do mesmo desde 2017, sensivelmente.

Confesso que, no passado, já tive uma postura muito mais «verrinante» em relação ao meio e a colegas teus. Talvez o ponto de viragem para uma consciencialização de que, do outro lado do transistor, estão pessoas de carne e osso e não semi-deuses (ou semi-diabos) terá sido quando o teu camarada Tiago Ribeiro vaticinou a não leitura de comentários sobre o seu trabalho aos actuais animadores das Manhãs da 3, pois os comentários muito negativos o tinha afectado bastante no passado (obrigado Tiago pelo reparo). Também percebi que o que aqui escrevíamos tinha repercussão, o que ao início, confesso que nunca tinha pensado nisso.

Contudo, creio que, mesmo não sendo do meio, devemos e podemos ter uma atitude crítica perante a rádio e tudo o que a ela envolve.

Este fórum, herdeiro de outras núpcias cibernéticas, é um espaço de liberdade, sem cair na tentação da libertinagem.
Não concordo com tudo o que aqui se escreve, já tivemos discussões acesas entre membros e espero que, «sempre dentro dos limites da decência», a tónica deste fórum se mantenha.

Acho que tu, tal como alguns colegas teus, já merecem um lugar ao Sol. Não digo para substituírem, para já, grandes nomes como Filomena Crespo, José Carlos Trindade, Augusto Fernandes ou Jorge Afonso, mas que façam horários de rectaguarda e que se fomente em voz o «rigoroso directo». Do que já escutei na RDP Internacional e, sobretudo, nas míticas emissões de fim de ano, tu cumpres esse desiderato.

Espero que não te tenhas melindrado com a opinião dos caros camaradas de fórum, pois discordando deles, estão no seu pleno acto de liberdade, tal como tu também o tiveste (e louvo) ao dar a cara aqui neste espaço que, aparentemente, te pode ser hostil.

Da minha parte e creio que da maioria de todos nós, gostaríamos muito que seguisses o exemplo do Rui Alves de Sousa e que continuasses na nossa companhia e que pudesses, com a tua experiência, melhorar o nosso fórum!

«Porra», tu e a Joana Gama são as únicas mulheres que ousaram participar neste fórum. Ainda por cima, mulheres da rádio!
Venham para cá que a gente precisa de vós! :)

Saudações bigodeanas! 😎

PS: Quando é que voltas à antena da 1?

PS2: Não te esqueças de uma coisa. As Antena 1 e Antena 3 são as rádios mais escrutinadas aqui, não só por serem «pagas com o nosso dinheiro». São porque se constituem num potencial farol de boa rádio num meio onde a precariedade, seja de conteúdos, seja de condições, é cada vez maior.
No fundo gostamos muito de vocês e só se crítica alguma coisa quando ela nos é muito querida!
« Última modificação: Novembro 12, 2024, 11:34:46 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #6391 em: Novembro 14, 2024, 01:03:18 am »
Olá a todos!

Espero encontrar-vos bem dispostos e com alguma alegria de viver.

Disseram-me que deveria vir espreitar o que de melhor se disse sobre mim, este fim de semana... E eu vim! Deixando claro, desde já, que esta será a minha única intervenção neste espaço.

Primeiro, uma breve nota sobre o elixir da juventude: fico, genuinamente, contente por perceber que os cuidados que tenho tido ao longo de quase 40 anos de vida mostram resultados: pareço mesmo, mesmo mais jovem! Partilho o segredo convosco: recuso-me a ceder ao cinzentismo.

Aproveito para agradecer, de coração, as palavras gentis de alguns membros deste fórum. No fim, é o que fica!

Memórias da Rádio,

fico com pena que o meu trabalho na Fi Fm (há 14 anos, imagine-se!) tenha sido o único a ficar na memória da rádio. Todo o trabalho feito até agora caiu num vácuo. Chato.

E o que é, afinal, fazer uma emissão a sério? Não o fazemos todos? Dizer que não... é só desrespeitoso para com todos os profissionais de rádio.
Podem, claro, gostar mais de uns e gostar menos de outros, em determinados registos ou horários. Isso é óbvio e faz parte!
Certo é que estamos todos abertos a críticas verdadeiramente construtivas, mas sem atestados de incompetência passados de forma gratuita só porque sim: coisa que abunda por aqui.

Atento,

num destes dias, em que calhe que nos encontremos pelos corredores da RTP, não se coíba, por favor, de me dizer como é que uma mulher com quase 40 anos de vida (e 17 de profissão) se torna na nata da nata. Como é que obtém estofo, experiência e competência para passar no funil da Antena 1, rádio onde desempenho várias funções (incompreensivelmente para si) há já 5 anos, a par com emissões diárias na RDP Internacional, rádio de que muito me orgulho. Talvez eu não seja suficientemente bonita para si ou talvez preserve demasiado a minha personalidade pouco tradicional e (menos ainda) conformada. Quanto a isso, nada posso fazer: resta-me o brio. Não sou, nem nunca serei melhor do que os meus pares e, por isso, tive, continuo a ter e terei sempre, todo o gosto em aprender com os mais experientes! E todos nós já percebemos que tem muito para ensinar sobre o serviço público de excelência. Sabe onde fica a sala de trabalho da Antena 1, não sabe? Então, não se deixe limitar a um fórum online: partilhe connosco!  A interação humana é muito mais eficiente: é por isso que a rádio sobrevive a tudo!

Faço votos para que continuem a amar a rádio, mas (atenção) tal como ela e os seus profissionais merecem.

Ah, e lembrem-se: não deixem de tomar o elixir da juventude! 😉

Carina Jorge

Ainda sobre o tal Serviço Público...
https://www.leparisien.fr/culture-loisirs/tv/audiences-radio-france-inter-au-plus-haut-bataille-entre-franceinfo-et-rtl-nostalgie-et-europe-1-senvolent-13-11-2024-QAI7QHDUQVDV7CMUBRJTJSH6L4.php

Quando a Antena1 chegar a liderar as audiências, voltaremos a falar..

Lol
Lol

Atento

• Hero Member
« Responder #6392 em: Novembro 14, 2024, 09:26:51 am »
Clareza
Objetividade
Sem desculpas ou chavões que não sei quê não sei que mais que o serviço público não se preocupa com as audiências...
Que o serviço público não pode liderar...
Que não há recursos...
O que tem sido feito no digital?

Os estúdios têm visual rádio no grupo RTP...
O que tem sido feito com consistência?
E nas redes sociais?

A Desprovedora que, às vezes,  faz uns périplos pelo continente e ilhas nunca mais chega à Europa para dar a conhecer aos ouvintes, aos políticos de pequenez grande e a outras aves canoras o estado da arte nos serviços públicos europeus de rádio.

Tenhamos esperança.
Estou certo que a Professora Doutora Desprovedora, como investigadora preocupada e atenta, não vai esconder essa realidade...

Como hoje o Programa da Manhã, no Fuso Horário,  andou por França com a nova correspondente do grupo RTP e a seguir até houve uma musiquinha francesa a passar na rádio...

A mim, apeteceu-me deixar isto aqui hoje...

https://www.radiofrance.com/presse/radio-france-mediametrie-sept-oct-2024-vague-daudiences-exceptionnelle-sur-tous-les-tableaux

https://www.radiofrance.fr/franceinter/audiences-mediametrie-un-succes-sans-precedent-pour-france-inter-6963014
« Última modificação: Novembro 14, 2024, 09:34:16 am por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #6393 em: Novembro 14, 2024, 09:38:30 am »
Um bom elixir da juventude...

Para alguns e algumas no Grupo RTP - RÁDIO

As palavras da Diretora de Programação da France Inter:

« Les auditeurs se retrouvent massivement sur France Inter. C’est un immense succès du service public. Cela plébiscite le cap que nous suivons : être un média ouvert, joyeux, populaire, qui invite à penser contre soi-même et à se tourner vers l’avenir… sans oublier tout le plaisir que la radio peut procurer. Quelle joie ! » Adèle Van Reeth, directrice de France Inter.

mg.luis

• Full Member
« Responder #6394 em: Novembro 14, 2024, 09:49:54 am »
Clareza
Objetividade
Sem desculpas ou chavões que não sei quê não sei que mais que o serviço público não se preocupa com as audiências...
Que não há recursos...

E nas redes sociais?

A Desprovedora que, às vezes,  faz uns périplos pelo continente e ilhas nunca mais chega à Europa para dar a conhecer aos ouvintes, aos políticos de pequenez grande e a outras aves canoras o estado da arte nos serviços públicos europeus de rádio.

Tenhamos esperança.
Estou certo que a Professora Doutora Desprovedora, como investigadora preocupada e atenta, não vai esconder essa realidade...

Como hoje o Programa da Manhã, no Fuso Horário,  andou por França com a nova correspondente do grupo RTP e a seguir até houve uma musiquinha francesa a passar na rádio...

https://www.radiofrance.com/presse/radio-france-mediametrie-sept-oct-2024-vague-daudiences-exceptionnelle-sur-tous-les-tableaux

https://www.radiofrance.fr/franceinter/audiences-mediametrie-un-succes-sans-precedent-pour-france-inter-6963014

Por curiosidade, acredita que se houvesse uma France Inter em Portugal seria líder de audiências?

É que temos que ter em conta também os hábitos dos públicos, que são diferentes de país para país. Em Espanha, por exemplo, as rádios de palavra proliferam mas canais de notícias na TV é apenas um e público. É o que é, são hábitos de consumo diferentes que não se mudam de um dia para o outro.

Eu também gostaria de ter uma France Radio (com o orçamento desta… já agora), mas percebo que são contextos diferentes.

Se a A1 aplicasse a programação da France Inter na íntegra, como sugere, e no Bareme seguinte tivesse 1% de AAV (porque o público não é o mesmo) o Atento estaria aqui no mesmo dia a chamar a RTP de incompetente.

Pessoalmente quero muito que haja mais rádio de palavra em PT, e que a rádio seja mais valorizada, mas também percebo que é preciso ir pouco a pouco para que não aconteça o que se passou com o Rádio Clube que perdeu dois terços da audiência ao mudar para o modelo Cadena SER. E acho que têm sido dados passos importantes para melhorar o que se foi perdendo nos últimos anos.

Atento

• Hero Member
« Responder #6395 em: Novembro 14, 2024, 10:02:47 am »
Clareza
Objetividade
Que não há recursos...

E nas redes sociais?

Tenhamos esperança.

Por curiosidade, acredita que se houvesse uma France Inter em Portugal seria líder de audiências?

É que temos que ter em conta também os hábitos dos públicos, que são diferentes de país para país. Em Espanha, por exemplo, as rádios de palavra proliferam mas canais de notícias na TV é apenas um e público. É o que é, são hábitos de consumo diferentes que não se mudam de um dia para o outro.

Eu também gostaria de ter uma France Radio (com o orçamento desta… já agora), mas percebo que são contextos diferentes.

Se a A1 aplicasse a programação da France Inter na íntegra, como sugere, e no Bareme seguinte tivesse 1% de AAV (porque o público não é o mesmo) o Atento estaria aqui no mesmo dia a chamar a RTP de incompetente.

Pessoalmente quero muito que haja mais rádio de palavra em PT, e que a rádio seja mais valorizada, mas também percebo que é preciso ir pouco a pouco para que não aconteça o que se passou com o Rádio Clube que perdeu dois terços da audiência ao mudar para o modelo Cadena SER. E acho que têm sido dados passos importantes para melhorar o que se foi perdendo nos últimos anos.

A France Inter seria líder em Portugal!

Todos os colaboradores da France Inter são conhecidos do público francês.

A esmagadora maioria tem a mesma visibilidade / notoriedade que por cá têm José Rodrigues dos Santos, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira...

Nas rádios europeias de serviço público não andam aos ziguezagues...

Não ficam a meio da ponte...

Mobilizam a sociedade civil e marcam a agenda...

Maria Lúcia Amaral deu a entrevista à antena1...

Não foi em direto...

Impensável na France Inter...

Maria Lúcia Amaral teria ido à TV em direto, ainda que tivesse menos telespetadores...

Não pode ser!!!

mg.luis

• Full Member
« Responder #6396 em: Novembro 14, 2024, 10:47:33 am »

Não foi em direto...

Maria Lúcia Amaral teria ido à TV em direto, ainda que tivesse menos telespetadores...

Não pode ser!!!

Concordo com esta parte, mas o resto, a curto prazo, é uma ilusão.

Vivemos num país em que as rádios nos dois primeiros lugares são ocupados por duas rádios de música comercial e chegam a reunir 20% de AAV cada!

Se somarmos a AAV de A1 + TSF + Observador temos cerca de 10% (e não seria tanto se tivéssemos em conta a sobreposição de ouvintes que ouvem ambas). Mas, de repente toda a gente ia passar a querer uma rádio de palavra?!

Mesmo no Reino Unido, em que a rádio tem o peso que tem, enquanto em Londres uma Radio 4 consegue ser líder, no país inteiro é a Radio 2.
Em Itália as 7 mais ouvidas são musicais.

Há que ter em conta o contexto, e volto a dizer, os hábitos de consumo são diferentes e não se mudam de um dia para o outro. Para mais em Portugal em que somando as duas ou três primeiras temos facilmente 40% AAV.

Atento

• Hero Member
« Responder #6397 em: Novembro 14, 2024, 10:56:51 am »

Não foi em direto...

Não pode ser!!!

Concordo com esta parte, mas o resto, a curto prazo, é uma ilusão.

Vivemos num país em que as rádios nos dois primeiros lugares são ocupados por duas rádios de música comercial e chegam a reunir 20% de AAV cada!

Se somarmos a AAV de A1 + TSF + Observador temos cerca de 10% (e não seria tanto se tivéssemos em conta a sobreposição de ouvintes que ouvem ambas). Mas, de repente toda a gente ia passar a querer uma rádio de palavra?!

Mesmo no Reino Unido, em que a rádio tem o peso que tem, enquanto em Londres uma Radio 4 consegue ser líder, no país inteiro é a Radio 2.
Em Itália as 7 mais ouvidas são musicais.

Há que ter em conta o contexto, e volto a dizer, os hábitos de consumo são diferentes e não se mudam de um dia para o outro. Para mais em Portugal em que somando as duas ou três primeiras temos facilmente 40% AAV.

Os conteúdos das generalistas portuguesas estão,  na maior parte dos casos, a anos luz da France Inter...

Os profissionais da Antena1 não têm a visibilidade dos da France Inter...

O Rádio Clube não era nada.

Um aborto total.

Tinha umas coisas que davam a ideia que eram parecidas com as da SER...

Nem sequer parecidas...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6398 em: Novembro 14, 2024, 11:33:15 am »
Uma rádio estilo as espanholas SER ou Cope, cuja a emissão fosse 100% de palavra, em Portugal teria muitas dificuldades em ter grandes audiências. Falo pelo que vou vendo, é muito raro por cá encontrar alguém a ouvir a Antena1 ou a TSF, por exemplo os programas da manhã, quase nunca encontro pessoas a ouvir os da Antena1 ou TSF(não falo de outros porque não chegam por aqui) e durante o dia é a mesma coisa.

Aliás em Cafés então nem se ouve rádio, só TV, em canais de música, desporto ou a CMTV, raro encontrar outros, noutros locais onde convêm mais o rádio, quase sempre ouço uma das locais, Comercial ou RFM, raro outras e nos carros quase sempre vejo estarem a ouvir música.

Mesmo que existisse um grande investimento numa rádio dessas, ela até poderia ter audiências, mas dai a lutar com as rádios mais de música não acredito mesmo nisso. Portanto não vejo o paradigma a mudar muito nos próximos tempos.

Fica como curiosidade, muito gente aqui no interior, vem, muitas vezes quando passa a fronteia e volta, a maldizer as rádios espanholas, com conversas do tipo, "Raios partam as rádios espanholas que tanto falam, nem dá quase para ouvir música, que canseira".

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #6399 em: Novembro 14, 2024, 12:29:32 pm »
Uma rádio estilo as espanholas SER ou Cope, cuja a emissão fosse 100% de palavra, em Portugal teria muitas dificuldades em ter grandes audiências. Falo pelo que vou vendo, é muito raro por cá encontrar alguém a ouvir a Antena1 ou a TSF, por exemplo os programas da manhã, quase nunca encontro pessoas a ouvir os da Antena1 ou TSF(não falo de outros porque não chegam por aqui) e durante o dia é a mesma coisa.

Aliás em Cafés então nem se ouve rádio, só TV, em canais de música, desporto ou a CMTV, raro encontrar outros, noutros locais onde convêm mais o rádio, quase sempre ouço uma das locais, Comercial ou RFM, raro outras e nos carros quase sempre vejo estarem a ouvir música.

Mesmo que existisse um grande investimento numa rádio dessas, ela até poderia ter audiências, mas dai a lutar com as rádios mais de música não acredito mesmo nisso. Portanto não vejo o paradigma a mudar muito nos próximos tempos.

Fica como curiosidade, muito gente aqui no interior, vem, muitas vezes quando passa a fronteia e volta, a maldizer as rádios espanholas, com conversas do tipo, "Raios partam as rádios espanholas que tanto falam, nem dá quase para ouvir música, que canseira".

E mesmo nas musicais, se escutassem alguma coisa de jeito...

Mas, às vezes, há excepções, como me aconteceu no passado verão, estando eu num café numa aldeia perdida no concelho de Proença a Nova a saborear um gelado ao som da Antena 3, nomeadamente, do "Coiote" do Pedro Costa. Que bem me soube o dito gelado. E o dono do café tinha muito bom gosto musical!

Atento

• Hero Member
« Responder #6400 em: Novembro 14, 2024, 12:31:40 pm »

Tretas!!!

Tretas que interessam ao "status quo"!!!

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6401 em: Novembro 14, 2024, 01:00:28 pm »
Isto que o tuscano332 disse quanto ao interior é integralmente verdade e eu confirmo. Consigo confirmá-lo pelo menos no Alentejo e no Algarve.

As pessoas querem é música e indo a Espanha dizem mesmo que há conversa a mais, e as musicais espanholas são demasiado espanholas para o gosto português, por norma. O melhor meio termo possível que algum dia apanhei por lá são nas locais que são mesmo locais, tipo o Canal Sur (!).

O modelo da France Inter falharia redondamente em Portugal como falhou o da Rádio Estádio, salvo as devidas distâncias. Haver personalidades só por si não puxa carroça, as pessoas pouco querem saber quem está ao microfone porque faz parte de um "star system" que a elas diz-lhes pouco... a não ser que traga um acrescentado, como acontece na Comercial.

Aliás, o melhor que existe e mais próximo disto mesmo é de facto neste momento a Rádio Comercial.

Achar que personalidades resolvem passar a ter uma programação exclusivamente de palavra é não aprender com os erros cometidos, culturalmente é uma distância insanável como país mediterrânico que somos.

Podemos isso sim tirar umas ideias no Brasil de como fazer programação com boa palavra, com conteúdo, e inspirarmo-nos nelas para cá. As rádios deles de maior envergadura são excelentes em substância, simplesmente excelentes. Envolve filtrar pela palha (uma Antena 1 brasileira traz zero de acrescentado, é uma M80 apenas com melhor playlist, por exemplo), mas há muito de bom para ouvir e descobrir.
« Última modificação: Novembro 14, 2024, 01:02:06 pm por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #6402 em: Novembro 14, 2024, 01:02:48 pm »
Isto que o tuscano332 disse quanto ao interior é integralmente verdade e eu confirmo. Consigo confirmá-lo pelo menos no Alentejo e no Algarve.

As pessoas querem é música e indo a Espanha dizem mesmo que há conversa a mais, e as musicais espanholas são demasiado espanholas para o gosto português, por norma.

O modelo da France Inter falharia redondamente em Portugal como falhou o da Rádio Estádio, salvo as devidas distâncias. Haver personalidades só por si não puxa carroça, as pessoas pouco querem saber quem está ao microfone porque faz parte de um "star system" que a elas diz-lhes pouco... a não ser que traga um acrescentado, como acontece na Comercial.

Aliás, o melhor que existe e mais próximo disto mesmo é de facto neste momento a Rádio Comercial.

Achar que personalidades resolvem passar a ter uma programação exclusivamente de palavra é não aprender com os erros cometidos, culturalmente é uma distância insanável como país mediterrânico que somos.

Podemos isso sim tirar umas ideias no Brasil de como fazer programação com boa palavra, com conteúdo, e inspirarmo-nos nelas para cá. As rádios deles de maior envergadura são excelentes em substância, simplesmente excelentes. Envolve filtrar pela palha (uma Antena 1 brasileira traz zero de acrescentado, é uma M80 apenas com melhor playlist, por exemplo), mas há muito de bom para ouvir e descobrir.

Não comparem tretas,  com profissionais de treta ( Rádio Estádio)  com a excelência...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6403 em: Novembro 14, 2024, 01:06:28 pm »

As pessoas querem é música e indo a Espanha dizem mesmo que há conversa a mais, e as musicais espanholas são demasiado espanholas para o gosto português, por norma.

Não comparem tretas,  com profissionais de treta ( Rádio Estádio)  com a excelência...

Talvez nos seus sonhos: a palavra representa 10% de AAV em Portugal neste momento, a música mais de 45%. A escolha de quem ouve é clara.

E a influência francófona acabou há mais de 30 anos e em quase todo o território nacional.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #6404 em: Novembro 14, 2024, 01:25:03 pm »

As pessoas querem é música e indo a Espanha dizem mesmo que há conversa a mais, e as musicais espanholas são demasiado espanholas para o gosto português, por norma. O melhor meio termo possível que algum dia apanhei por lá são nas locais que são mesmo locais, tipo o Canal Sur (!).

Sim, neste momento o programa mais ouvido em Portugal tem 60/65% de palavra o que seria impensável nos anos 90.
Portanto, estamos semelhantes a um país como Itália onde a RTL 102,5 reina e a Rai Radio 1 fica a meio da tabela.