Autor Tópico: Rádio Sudoeste  (Lida 43370 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Rádio Sudoeste
« Responder #240 em: Julho 19, 2024, 07:33:27 am »
Que me perdoem mas a meu ver,e não sendo um Festival de Verao,Expofacic,Feira Sao Mateus,AgitaAgueda e muitas festas de municipios está ao mesmo nivel ou superior que o pior dos festivais

Boxx

• Hero Member
« Responder #241 em: Julho 19, 2024, 08:48:53 am »
Dar-te só a nota que o Marés Vivas não é do Montez, é da PEV Entertainment, uma empresa portuense.

Quanto à ideia de fundir SBSR com Sudoeste... acho difícil. Ambos tinham que mudar muito a cara. Claro que pode vir uma marca e baralhar estas contas.

O Sumol Summer Fest nem tão cedo desaparece, tem tido adesão até onde sei e aliás, dado os formatos serem parecidos, suspeito que é o responsável pela redução do lado do Sudoeste - para quê ir à Zambujeira se já vais à Ericeira e ficas muito mais central?

Como rádio, a Sudoeste sempre cobriu o Sudoeste desde que foi Sudoeste TMN. Cobrir mais festivais que isso, só se ficasse como estação generalista, mas o Montez faz produtos temáticos há 27 anos - digo faz porque a Rádio Capital e a Festival ele comprou - e por isso não me parece...

Uma coisa é certa e direita: se ele mexer no festival Sudoeste para o fundir ou acabar, a SW irá alterar por arrasto. E a tendência tem sido consolidação de portfólios, entre a venda da Radar, da Oxigénio e agora da SBSR em Lisboa e da Festival no Porto. Não acho que ninguém saia, há excelentes vozes, mas algo vai mexer. Como está, não pode ficar muito mais tempo. Veremos a adesão que este Sudoeste tem em Agosto...

... mas o Montez tem experiência. Por isso, a ver vamos.

está demorar tempo demais a reagir...e o definhar continua...é preciso fazer algo nas rádios e nos festivais...fundir, consolidar, e criar algo mais apelativo poderia ser uma solução interessante...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #242 em: Julho 19, 2024, 11:03:38 am »
Dar-te só a nota que o Marés Vivas não é do Montez, é da PEV Entertainment, uma empresa portuense.

Quanto à ideia de fundir SBSR com Sudoeste... acho difícil. Ambos tinham que mudar muito a cara. Claro que pode vir uma marca e baralhar estas contas.

O Sumol Summer Fest nem tão cedo desaparece, tem tido adesão até onde sei e aliás, dado os formatos serem parecidos, suspeito que é o responsável pela redução do lado do Sudoeste - para quê ir à Zambujeira se já vais à Ericeira e ficas muito mais central?

Como rádio, a Sudoeste sempre cobriu o Sudoeste desde que foi Sudoeste TMN. Cobrir mais festivais que isso, só se ficasse como estação generalista, mas o Montez faz produtos temáticos há 27 anos - digo faz porque a Rádio Capital e a Festival ele comprou - e por isso não me parece...

Uma coisa é certa e direita: se ele mexer no festival Sudoeste para o fundir ou acabar, a SW irá alterar por arrasto. E a tendência tem sido consolidação de portfólios, entre a venda da Radar, da Oxigénio e agora da SBSR em Lisboa e da Festival no Porto. Não acho que ninguém saia, há excelentes vozes, mas algo vai mexer. Como está, não pode ficar muito mais tempo. Veremos a adesão que este Sudoeste tem em Agosto...

está demorar tempo demais a reagir...e o definhar continua...é preciso fazer algo nas rádios e nos festivais...fundir, consolidar, e criar algo mais apelativo poderia ser uma solução interessante...
Certo.

Tornar a Sudoeste num misto alternativo/pop de qualidade, com uma playlist coerente.

Lançar a Marginal no Porto nos 91,0, a juntar aos 98,1 de Cascais.

Colocar a Festival nos 100,1 de Paredes (quiçá lançar a marca Amália Porto mas sempre com emissão do Porto 24h/dia). Nova Era continua nos 101,3.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #243 em: Julho 19, 2024, 11:17:40 am »
Sem dúvida.

Ainda há pouco vi imagens aéreas do SBSR e aquilo era desolador.

Aliás, desde há uns cinco anos que acho que mais ano menos ano isso vai acontecer.

Se calhar não era mal pensado "fundirem" o SBSR com o Sudoeste para ver se um dos festivais se aguentava, e o mesmo para as rádios.

Verdade seja dita, o Montez desde a pandemia não tem tido sorte: foi o Costa a dar-lhe a birra de obrigar o SBSR a ir para o Meo Arena, foram os incêndios no Sudoeste o ano passado, o EVR a "sugerir" a mudança para a Madalena para justificar um negócio ruinoso da CMG.

Talvez, mais que fundir SBSR com Sudoeste, fosse interessante essa fusão com o Marés, que até ocorrem no mesmo fim-de-semana. Um Festival com pelo menos 3 palcos, um com um enfoque na música portuguesa. Uma boa alternativa seria um espaço em Coimbra, pois a região centro não tem um grande Festival, e fica q.b. próximo de Lisboa e Porto.

Sudoeste, talvez fosse interessante reduzir para dois dias, ou, em alternativa, fazer dois fins-de-semana. Um dos problemas péssimos do Sidoeste é também.os acessos, que não convidam muita gente a ir ao Festival.

Sendo francos, festivais de primeira linha são 4: RiR, Alive, Paredes de Coura e Primavera.

Segunda linha: O Kalorama que está em vias de subir de divisão, Sudoeste, Marés Vivas, SBSR, Jardins do Marquês, RFM Somni.

Estão a mais: Sol da Caparica (ter uma Câmara Municipal a se querer meter nestes negócios, como promotor... lol), Comida do Continente (azeite antigo), Cool Jazz (não é verdadeiramente um festival), Beach Party  Sumol Summer Fest (azeite jovem).

Promessa: Afrobeat Portimão, que este ano já teve um cartaz interessante, mas é de nicho.

À espera de desligar as máquinas: Vilar de Mouros. Tudo tem um tempo, o papel fundamental que teve, ainda em ditadura, de abrir caminho a esta indústria em Portugal, fica escrito nos livros da história da música.

Restantes: são eventos locais/regionais, ou absolutamente de nicho.

Claro que, uma vez mais, para além dos maiores eventos serem em Lisboa, também os maiores Festivais têm aí uma grande concentração. Venha rápido o TGV em 1h15, que acho que vai ser das maiores bênçãos que este país vai ter, já que não se consegue fazer muito mais contra o centralismo e não. 😅

E, fechando o offtopic, a SW podia.ter aqui uma oportunidade interessante se quisesse cibrir adequadamente os festivais MnC. Era a rádio por excelência que o devia fazer, mas, infelizmente, parece não ser o caso.

Penso que o Kalorama já está na primeira divisão.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #244 em: Julho 19, 2024, 11:33:37 am »
Sem dúvida.

Ainda há pouco vi imagens aéreas do SBSR e aquilo era desolador.

Aliás, desde há uns cinco anos que acho que mais ano menos ano isso vai acontecer.

Se calhar não era mal pensado "fundirem" o SBSR com o Sudoeste para ver se um dos festivais se aguentava, e o mesmo para as rádios.

Verdade seja dita, o Montez desde a pandemia não tem tido sorte: foi o Costa a dar-lhe a birra de obrigar o SBSR a ir para o Meo Arena, foram os incêndios no Sudoeste o ano passado, o EVR a "sugerir" a mudança para a Madalena para justificar um negócio ruinoso da CMG.

Talvez, mais que fundir SBSR com Sudoeste, fosse interessante essa fusão com o Marés, que até ocorrem no mesmo fim-de-semana. Um Festival com pelo menos 3 palcos, um com um enfoque na música portuguesa. Uma boa alternativa seria um espaço em Coimbra, pois a região centro não tem um grande Festival, e fica q.b. próximo de Lisboa e Porto.

Sudoeste, talvez fosse interessante reduzir para dois dias, ou, em alternativa, fazer dois fins-de-semana. Um dos problemas péssimos do Sidoeste é também.os acessos, que não convidam muita gente a ir ao Festival.

Sendo francos, festivais de primeira linha são 4: RiR, Alive, Paredes de Coura e Primavera.

Segunda linha: O Kalorama que está em vias de subir de divisão, Sudoeste, Marés Vivas, SBSR, Jardins do Marquês, RFM Somni.

Estão a mais: Sol da Caparica (ter uma Câmara Municipal a se querer meter nestes negócios, como promotor... lol), Comida do Continente (azeite antigo), Cool Jazz (não é verdadeiramente um festival), Beach Party  Sumol Summer Fest (azeite jovem).

Promessa: Afrobeat Portimão, que este ano já teve um cartaz interessante, mas é de nicho.

À espera de desligar as máquinas: Vilar de Mouros. Tudo tem um tempo, o papel fundamental que teve, ainda em ditadura, de abrir caminho a esta indústria em Portugal, fica escrito nos livros da história da música.

Restantes: são eventos locais/regionais, ou absolutamente de nicho.

Claro que, uma vez mais, para além dos maiores eventos serem em Lisboa, também os maiores Festivais têm aí uma grande concentração. Venha rápido o TGV em 1h15, que acho que vai ser das maiores bênçãos que este país vai ter, já que não se consegue fazer muito mais contra o centralismo e não. 😅

E, fechando o offtopic, a SW podia.ter aqui uma oportunidade interessante se quisesse cibrir adequadamente os festivais MnC. Era a rádio por excelência que o devia fazer, mas, infelizmente, parece não ser o caso.

Vilar de Mouros pode não ter um cartaz robusto mas vai ter o maior cabeça de cartaz desde que regressou e deve ter quase tanto ou mais público "fiel" que compra passe todos os anos do que o Sudoeste da vida... talvez esteja mais esquecido porque não tem cobertura na TV e inexplicavelmente a M80 como rádio oficial.

Também penso que o Kalorama já está na primeira divisão, e como apesar do cartaz fraquíssimo o SBSR está a levar por tabela do panorama de festivais a Sul estar saturado se querem que sobreviva vai ter de mudar de local,.
« Última modificação: Julho 19, 2024, 11:38:13 am por radiokilledtheMTVstar »

Boxx

• Hero Member
« Responder #245 em: Julho 19, 2024, 01:51:40 pm »

Certo.

Tornar a Sudoeste num misto alternativo/pop de qualidade, com uma playlist coerente.

Colocar a Festival nos 100,1 de Paredes (quiçá lançar a marca Amália Porto mas sempre com emissão do Porto 24h/dia). Nova Era continua nos 101,3.

Eu iria pela primeira hipótese. Aliás era esse o modelo original da SW. Rádio Marginal no Porto iria criar overlap com Nova, reduzindo-a ainda mais à irrelevancia…

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #246 em: Julho 19, 2024, 01:59:42 pm »

Certo.

Eu iria pela primeira hipótese. Aliás era esse o modelo original da SW. Rádio Marginal no Porto iria criar overlap com Nova, reduzindo-a ainda mais à irrelevancia…
Há essa nuance, verdade.

Mas acho que o éter do Porto ganharia em ter mais uma rádio do género da Marginal.

Ainda sobre a Nova era preferível a Sonae voltar a ter o domínio a 100% da rádio. Também era interessante criar sinergias com o Público e voltar a um modelo parecido com o dos anos 90 (eventualmente com um emissor em Lisboa). Mas isto já é uma quimera...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #247 em: Julho 19, 2024, 02:03:46 pm »
Penso que há hipótese de complementaridade entre Nova e Marginal. Embora apostem no mesmo target, as playlists são ligeiramente diferentes, com a Marginal a apostar mais no comercial.

Boxx

• Hero Member
« Responder #248 em: Julho 19, 2024, 02:13:55 pm »
Penso que há hipótese de complementaridade entre Nova e Marginal. Embora apostem no mesmo target, as playlists são ligeiramente diferentes, com a Marginal a apostar mais no comercial.

e a Nova com alguma componente eletrónica, o que faz alguma diferença

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #249 em: Julho 19, 2024, 05:56:04 pm »

Certo.

Há um problema com esse registo do alternativo/pop de qualidade: a Antena 3 já está lá. E faz isto até bem, atualmente.

Festival nos 100.1 de Paredes diria que não de todo, ia alienar o público que resta da Festival, fora que a assinatura da estação (e o alcance) sempre foi "A Rádio do Grande Porto". Muito mais depressa a vejo em 91.0, tenha o emissor onde tiver, mas teria que arrepiar caminho. A Festival sendo para acabar, fazia-se a tal Amália Porto com umas 4-8h por dia em Lisboa, sim.

Quanto à Marginal e à Rádio Nova, eu admito, tenho algum receio da Marginal no Porto.

Ficam três produtos para o mesmo target: SmoothFM, Rádio Nova e Marginal, com diferenças e cunhos entre todas, umas estações com mais mérito que outras, mas eu acho que o Porto não tem capacidade de absorver 3 estações em termos de audiência, não há pura e simplesmente público suficiente. Acho que é demais. E zero captáveis em Braga?

Estamos a teorizar demais...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #250 em: Julho 19, 2024, 08:46:26 pm »
Fundir algumas rádios seria interessante.
Desconheço a quem pertence a Orbital e Oxigenio.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #251 em: Julho 19, 2024, 11:21:57 pm »

Sabes que até fui ver o Portal dos Atos Societários? Tinha ideia que o Montez tinha mesmo dedo na PEV.
O homem pecebe do assunto, não nego, mas... é um personagem. A Nogueira entrevistou-o no painel dela, salvo erro terça-feira, foi engraçado.  ;D

Eu acho que a demora é uma: estrangulamentos financeiros. Posso estar enganado, mas como ele está vendedor.
E hoje, continuam os azares: 21 Savage cancelou. Podia não devolver o valor do ingresso, mas está a fazê-lo, ou a permitir entrada grátis amanhã. Também sinal que a lotação ficou aquém, de pelo menos 12.500 pessoas, se a lotação é de 25k. Em todo o caso, é salutar. A Tyla cancelou, o Covões mete lá uma Arlo Park a cantar 40 minutos. Claro, não foi a Dua Lipa que cancelou, mas ainda assim... bem o Montez.

Certo.

Há um problema com esse registo do alternativo/pop de qualidade: a Antena 3 já está lá. E faz isto até bem, atualmente.

Festival nos 100.1 de Paredes diria que não de todo, ia alienar o público que resta da Festival, fora que a assinatura da estação (e o alcance) sempre foi "A Rádio do Grande Porto". Muito mais depressa a vejo em 91.0, tenha o emissor onde tiver, mas teria que arrepiar caminho. A Festival sendo para acabar, fazia-se a tal Amália Porto com umas 4-8h por dia em Lisboa, sim.

Quanto à Marginal e à Rádio Nova, eu admito, tenho algum receio da Marginal no Porto.

Ficam três produtos para o mesmo target: SmoothFM, Rádio Nova e Marginal, com diferenças e cunhos entre todas, umas estações com mais mérito que outras, mas eu acho que o Porto não tem capacidade de absorver 3 estações em termos de audiência, não há pura e simplesmente público suficiente. Acho que é demais. E zero captáveis em Braga?

Estamos a teorizar demais...
A Nova chega a Braga, a Comercial de Valença é praticamente irrelevante, 30 km a sul de Valença morreu, já só se segura pelo Soajo. É a pior de Valença, precisamente, nota-se a pressão da rádio Nova, quando se desce a A3, isto pelo menos há um ano. No último ano não passei a Norte de Braga. As outras duas, podiam ir para Santa Eufémia, e ai ouviam-se em Braga, tanto os 91.0, que verdade seja dita, vão chegando, mal mas chegam, e a Smooth... é o que é.

Eu acho que o Público, mais dia menos dia, se quiser sobreviver, vai precisar do canal de áudio. O próprio Expresso como é semanário, pode focar-se mais no digital, mas o Público, sendo diário, a rádio seria importante. Não acho assim tanto uma Quimera. E, em Lisboa, tem os 96.2 ali prontinhos para receberem um bom produto.
A Festival eu acho que vai acabar por morrer e dar lugar à Amália. Mas assumindo o que seria o ideal, manter as duas ofertas, e trazer a Amália também para Norte, o que não compreendo é o que faz a Sudoeste, que está num segmento saturadíssimo pelas duas líderes. A Sudoeste deveria terminar e dar lugar a uma NOVA ERA reforçada, a emitir na AMP e na AML.

A Marginal é um produto diferente da Nova. Acho-o mais perigoso para a Smooth do que para esta. Se fosse eu, excluindo os 94.8 que já foram, faria da seguinte forma, assumindo que se mantêm todas as rádios em serviço:

102.7 - FESTIVAL - há muito que acho que juntar os dois produtos seria uma fórmula bem sucedida, com parte das emissões a serem asseguradas por cá, outras lá em baixo. O fado e o estilo popular cruzam-se. Uma rádio popular, segmento sénior. Acho que quem não vê o potencial sucesso. Até pode ser uma parceira de serviço de programas, mantendo ambas as identidades.
91.0 - AMALIA, com emissor em Sta Eufémia
101.3 - NOVA ERA
100.1 - AMALIA - e aqui, de duas uma, ou conseguem por o emissor a carborar novamente ao nível que estava há um ano; se estava acima do permitido, deslocalização para Santa Justa. Não sendo o ideal, sempre chega mais ao miolo crítico da AMP do que o que temos agora.

Em Lisboa, punha a NOVA ERA no par 92.0/100.6, 100.8 na AMALIA e mantinha os 98.1 na MARGINAL.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #252 em: Agosto 21, 2024, 05:02:24 pm »
A qualidade do microfone da Diana Neto nas emissões da Rádio Sudoeste... Quando ela fala um pouco mais alto o som sai distorcido nos topos. Falta um controlo de ganho em Gaia (ou ela afastar um bocadinho o microfone para evitar isso)

Isto escutado na emissão online, talvez em FM o processador tenha corrigido...
« Última modificação: Agosto 21, 2024, 05:04:41 pm por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #253 em: Setembro 24, 2024, 01:59:12 pm »
A Margarida Pressler "agora" (já há algum tempo) faz 21-00h na emissão gravada. Andava intrigado em nunca a conseguir ouvir à tarde, agora já percebi o porquê...