Autor Tópico: Jornada Mundial da Juventude com audiodescrição na Onda Média?  (Lida 753 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Alguém sabe se a audiodescrição da JMJ vai ser emitida pela Onda Média (a julgar pela notícia da TSF), da RR (963 kHz Seixal) ou pela Antena 1 (666 kHz Castanheira do Ribatejo)? Ou a ANACOM autorizou um pequeno emissor provisório?

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/os-olhos-da-jmj-numa-onda-radio-para-cegos-e-nao-so-16782359.html
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

modernices

• Hero Member

Radiofilo

• Hero Member
Re: Jornada Mundial da Juventude com audiodescrição na Onda Média?
« Responder #2 em: Agosto 01, 2023, 10:27:49 pm »
Aquando da JMJ de Paris em 1997, na qual participei, também haviam diversas frequências em FM que emitiam as principais cerimónias com tradução simultânea nas diversas línguas oficiais do evento. Em português, as transmissões eram efectuadas através da frequência da Rádio Alfa, rádio da comunidade portuguesa que emite na região parisiense.

Já na JMJ do ano 2000, em Roma, na qual também participei, as transmissões nas línguas oficiais eram efectuadas através das diversas frequências romanas da Rádio Vaticano.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3 em: Agosto 02, 2023, 11:29:37 am »
Quem puder que faça uns testes de cobertura dessas frequências.

Eu infelizmente não posso, não estou em Lisboa, só para a semana (Deus me livre de estar no meio daquele caos).

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #4 em: Agosto 05, 2023, 07:07:38 pm »
Estive ontem junto do Parque Eduardo VII a assistir a Via Sacra, testei as frequências anunciadas no rádio do meu smartphone Oukitel WP20, estando posicionado no cruzamento da Av. Liberdade com a Rua Alexandre Herculano.

Sinal razoável e limpo, sem RDS, mas com volume muito baixo em todas elas, comparativamente com as restantes rádios (nomeadamente a RR) que estavam a transmitir as cerimónias, o que, devido ao forte ruído ambiente que imperava no local, tornava praticamente impossível a escuta em boas condições das traduções simultâneas nestas frequências disponibilizadas pela organização.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5 em: Agosto 05, 2023, 07:47:49 pm »
Estive ontem junto do Parque Eduardo VII a assistir a Via Sacra, testei as frequências anunciadas no rádio do meu smartphone Oukitel WP20, estando posicionado no cruzamento da Av. Liberdade com a Rua Alexandre Herculano.

Sinal razoável e limpo, sem RDS, mas com volume muito baixo em todas elas, comparativamente com as restantes rádios (nomeadamente a RR) que estavam a transmitir as cerimónias, o que, devido ao forte ruído ambiente que imperava no local, tornava praticamente impossível a escuta em boas condições das traduções simultâneas nestas frequências disponibilizadas pela organização.

Deviam estar a funcionar sem processador de som ou com algo muito limitado dentro disso...