(...)
- SMOOTH Figueiró... mesmo a localização sendo muito boa... tenho algumas dúvidas que esteja só a 1KW. Chegar mais longe e mais forte que 90.8 MHz, deixa-me com dúvidas se não haverão mais alguns pós.
(...)
Qualquer um desses casos beneficia somente de um facto, posicionamento da antena. Mas o raio de cobertura não vai muito além do estimado, por exemplo por um FMScan. Dos grandea grupos o único que realmente me deixa um tanto ou nada com a pulga atrás da orelha é o da Smooth. Mas se calhar é mesmo a localização. Talvez faça é mal a Comercial em não mudar para São João. Em teoria quanto mais alto melhor, mas...pode criar menos zonas sombra. O risco reputacional para os grandes grupos é deveras grande.
“pdnf”,
sobre esse emissor, escrevo há mais de uma década. Neste período, não noto nenhuma diferença quer em termos de cobertura, quer em termos de intensidade do sinal irradiado. Que dados dispõe e que cálculos realizou para extrapolar essa suspeita? Explique como chegou a essa suposição. Está apenas a especular, certo? Não se baseie num simulador, como o “fmscan”, para aferir o que for, pois essa simulação está imprecisa desde sempre. Há locais que são apresentados com sinal forte, em não se ouve nada, e locais com sinal inexistente, em que se verifica boa receção. É assim desde o início. Um simulador é isso mesmo, uma tentativa de aproximação da realidade através de modelos matemáticos, os dados têm de ser precisos, inúmeras variáveis têm de ser processadas, e mesmo assim não é uma representação fiel da realidade. Talvez, o “fmscan” descarte variáveis que têm influência na precisão do resultado apresentado.
E se lhe disser que esse emissor, 92.8_SmoothFM, foi captado na costa este de Inglaterra por um radioamador (esse, entre muitos outros de Portugal. A seu tempo dei essa indicação neste ou noutro fórum de rádio), vai concluir o quê? Que está uma “bomba” a irradiar sinal no alto da serra de S. João? Obviamente que não. Portanto, não faça análises simplistas.
Mais, ainda na passada segunda-feira, captei os 89.5_SmoothFM em Pombal. Se seguisse a sua lógica, então faria a suposição que esse emissor está a operar acima da potência recomendada, o que é falso. O seu testemunho e de outros utilizadores do fórum indiciam cobertura deficitária na área de abrangência desse emissor.
Continuamos com estas conversas de uma tecnologia ultrapassada, limitada e primitiva para os padrões atuais, que é o FM. Com o DAB+ nada disto acontece: interferência, ruído, limitação da gama de frequências áudio, impedimento de audição da estação da preferência do ouvinte, devido à limitada cobertura, elevados custos de manutenção e operação, etc., etc. Vamos na última carruagem em termos de tecnologia de difusão de rádio (fim de linha, parece que não somos Europa), todos vão à nossa frente.
---/---
Em 1941, já existia FM. Verificaram-se melhorias nos anos 60, com adição do estéreo, e nos anos 80, com o RDS. O tipo de tecnologia analógica de modulação de frequência é o mesmo desde a década de 30, isto é, no cerne nada mudou em quase 1 século.
THE GLENN MILLER ORCHESTRA - In The Mood (1941) | [*****] /4K, remasterizado, colorido via computação gráfica/