Autor Tópico: Rádio Dom Bosco  (Lida 6342 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Rádio Dom Bosco
« em: Março 30, 2023, 02:13:14 pm »
Boas,

Tenho observado que a frequência 94,1 MHz desta rádio, a emitir a partir da Serra das Meadas (Lamego) chega com muita intensidade ao Porto.

Estou neste momento dentro de casa, no concelho de Matosinhos, e consigo ouvir perfeitamente a emissão. Até aqui tudo normal, não fosse um pequeno pormenor... os restantes emissores no mesmo local (Comercial, RR e RFM) nem sequer colocam sinal mínimo aqui. Nada. Zero.

Obviamente abstenho-me de questionar a legalidade da emissão, pois não tenho dados que sustentem as minhas afirmações. No entanto, não acham estranho que uma rádio local suplante as nacionais a emitir do mesmo local?

Testemunhos, há?
« Última modificação: Abril 04, 2023, 11:07:45 pm por AG »

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Dom Bosco - 94,1 MHZ (Lamego) e 92,1 (Trancoso)
« Responder #1 em: Março 30, 2023, 03:57:09 pm »
Já tinha dado conta que o emissor estaria melhor, mas sim, confirmo, estará um pouco menos pujante que a RR. Aqui no Porto, na zona do São João, dentro de edifício não chega, a RR também não, porque em 94.0 a Cidade Hoje loga logo RDS. Ponho o rádio fora da janela, virada a poente, com todo um edifício com 200 metros de comprimento a bloquear o sinal de nascente (94.1) e a Dom Bosco anula por completo o emissor de Famalicão. Quando o fiz pouco antes das 15:00H dei-me conta que estavam a transmitir uma peça de música clássica. Estranhei, sendo a rádio que é. Logo de seguida testei os 97.0 da RCL que aqui tinha um sítio no escritório onde pondo a antena lá conseguia ouvir bem...nada, totalmente tapada por 97.1 da Voz de Caima, assim como a Alto Minho que também se ouvia bem. Mas o que achei curioso é que a Voz de Caima, que logou logo RDS, estava a transmitir o mesmo tema, ao segundo. Dando as 15:00 a emissão desdobrou. Será que... ?  :o ::) :o

Mas sim, respondendo diretamente à tua questão, está claramente mais forte do que há umas semanas. A RR melhor, claramente emite com mais potência, que também tem muita pressão da Antena Vareira e da excelente Voz do Neiva e mesmo assim impõe-se sem grande dificuldade. Já que a Comercial, que tinha obrigação de causar mais problemas à Linear e não o contrário, não, a Dom Bosco está melhor. Já a RFm acho que não conta para o campeonato, 106.2 é caótico. Exemplo, na subida da VCI a ver-se a Antena em Santa Justa não consegue logar RDS. A frequência está imensamente pressionada, é Santa Justa e Lamego na mesma frequência, a Rádio Caminha também, e ainda a Infomédia em 106.3 que beneficia de uma boa localização. Em suma, não é raro apanhar 3 rádios em simultâneo por lá. Santa Justa, pelo menos, deveria estar em 106.1MHz. Ali para as bandas de Penafiel, ouvir a RFM é algo desafiante.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2 em: Março 30, 2023, 04:12:51 pm »
A propósitos destes mistérios...diria que os 94.1 não são únicos. Há outros casos ""estranhos"":

- TERANOVA, onde as rádios da região próximas têm problemas, esta com a frequência mais pressionada, distende muito melhor para norte;
 - NOVA ERA PAREDES, chego a estar a 3km do emissor do Monte da Virgem e ter melhor escuta nos 100.1 do que nos 101.3. Sofre por vezes um pouco no Verão com a Dom Fuas, mas numa zona muito reduzida, e até a TSF consegue levar mais porrada da Antena 3. Para além disso, estando a Jornal no mesmo local, é estranho. Paredes é mais longe que Santa Justa e no entanto a Nova Era ouve-se melhor que qualquer emissor de Santa Justa em praticamente todo o Porto e Gaia. Estranho... em minha casa, até a TSF perde para os 100.1.
 - MARCO FM, também me parece bom demais para ser verdade, mesmo tendo o dobro da altitude da próxima R.C.P.F;
 - SMOOTH Figueiró... mesmo a localização sendo muito boa... tenho algumas dúvidas que esteja só a 1KW. Chegar mais longe e mais forte que 90.8 MHz, deixa-me com dúvidas se não haverão mais alguns pós.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3 em: Março 30, 2023, 06:58:54 pm »
M80 Manteigas,Top Fm,Cidade Fm Vale de Cambra,alguns casos que desconfio...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #4 em: Março 30, 2023, 07:36:02 pm »
Desconfio dos 96.8 da Estação Diária...

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 em: Março 30, 2023, 09:46:02 pm »
Houve intervenções em ambos os emissores da Rádio Dom Bosco (94,1 e 92,1), por isso é normal que esteja bem calibrado. Acho que a magia se chama elenos com uns elementos radiantes novos ;). Ambos os emissores estão em cotas muito elevadas, devem cobrir muito bem.
Já a Smooth FM (92,8) está com a mesma preforma-se, por isso deve estar com 1kW. Pode é expandir mais o sinal para norte, para tentar colmatar as falhas de Matosinhos.

Danl

• Hero Member
« Responder #6 em: Março 30, 2023, 10:08:22 pm »
Serra de Canelas, encosta nascente, em Gaia: não noto diferenças significativas nos 94.1 da Dom Bosco, que sempre chegaram aqui muito bem. O sinal da Cidade Hoje (94.0) pouco ou nada é afetado, bastando mudar ligeiramente de posição a antena.
Pudesse eu assim captar a Clube de Lamego (97.0), afetada pela melhoria do sinal da Caima (97.1) que se verificou há relativamente poucos dias. Ou a de Vizela (97.2) que praticamente deixou de se poder ouvir nesta zona.

pdnf

• Hero Member
« Responder #7 em: Março 31, 2023, 02:01:02 am »
M80 Manteigas,Top Fm,Cidade Fm Vale de Cambra,alguns casos que desconfio...

Qualquer um desses casos beneficia somente de um facto, posicionamento da antena. Mas o raio de cobertura não vai muito além do estimado, por exemplo por um FMScan. Dos grandea grupos o único que realmente me deixa um tanto ou nada com a pulga atrás da orelha é o da Smooth. Mas se calhar é mesmo a localização. Talvez faça é mal a Comercial em não mudar para São João. Em teoria quanto mais alto melhor, mas...pode criar menos zonas sombra. O risco reputacional para os grandes grupos é deveras grande.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #8 em: Março 31, 2023, 03:33:20 am »
Serra de Canelas, encosta nascente, em Gaia: não noto diferenças significativas nos 94.1 da Dom Bosco, que sempre chegaram aqui muito bem. O sinal da Cidade Hoje (94.0) pouco ou nada é afetado, bastando mudar ligeiramente de posição a antena.
Pudesse eu assim captar a Clube de Lamego (97.0), afetada pela melhoria do sinal da Caima (97.1) que se verificou há relativamente poucos dias. Ou a de Vizela (97.2) que praticamente deixou de se poder ouvir nesta zona.

Por este lado, na encosta poente, posso dizer que se nota e bastante...
Não dá para ouvir dentro de casa, mas tudo o que vem de leste tem diculdadrs, exceção feita à Nova Era.
De ququer das for.as, hoje não é bom dia para testes, há forte propagaçào N-S. Exemplo, a maioria dos emissores do Muro ouvem-se no telemóvel como os do Mte da Virgem, e até a Voz de Santo Tirso está a limpar totalmente a TSF de Lous ou  2 de Braga a perturbar e muito a Observador.
Rádio é:

Danl

• Hero Member
« Responder #9 em: Março 31, 2023, 11:26:31 am »

Por este lado, na encosta poente, posso dizer que se nota e bastante...
Não dá para ouvir dentro de casa, mas tudo o que vem de leste tem diculdadrs, exceção feita à Nova Era.
De ququer das for.as, hoje não é bom dia para testes, há forte propagaçào N-S. Exemplo, a maioria dos emissores do Muro ouvem-se no telemóvel como os do Mte da Virgem, e até a Voz de Santo Tirso está a limpar totalmente a TSF de Lous ou  2 de Braga a perturbar e muito a Observador.

A orografia é o principal obstáculo. Por exemplo, por mais que tente não consigo sinal da Smooth 92.8, porque tenho a ERA FM 92.7 e a MEGAHITS 92.9 ambas com sinal estável.
De leste surpreende-me pela positiva a UFM 104.3 e a M80 Vila Real 97.4 que chegam com RDS todo o ano. E embora muito fraco, os 100.6 da Antena 3 (Guarda).

joao_s

• Hero Member
« Responder #10 em: Março 31, 2023, 06:10:34 pm »
(...)
 - SMOOTH Figueiró... mesmo a localização sendo muito boa... tenho algumas dúvidas que esteja só a 1KW. Chegar mais longe e mais forte que 90.8 MHz, deixa-me com dúvidas se não haverão mais alguns pós.

(...)
Qualquer um desses casos beneficia somente de um facto, posicionamento da antena. Mas o raio de cobertura não vai muito além do estimado, por exemplo por um FMScan. Dos grandea grupos o único que realmente me deixa um tanto ou nada com a pulga atrás da orelha é o da Smooth. Mas se calhar é mesmo a localização. Talvez faça é mal a Comercial em não mudar para São João. Em teoria quanto mais alto melhor, mas...pode criar menos zonas sombra. O risco reputacional para os grandes grupos é deveras grande.

“pdnf”,

sobre esse emissor, escrevo há mais de uma década. Neste período, não noto nenhuma diferença quer em termos de cobertura, quer em termos de intensidade do sinal irradiado. Que dados dispõe e que cálculos realizou para extrapolar essa suspeita? Explique como chegou a essa suposição. Está apenas a especular, certo? Não se baseie num simulador, como o “fmscan”, para aferir o que for, pois essa simulação está imprecisa desde sempre. Há locais que são apresentados com sinal forte, em não se ouve nada, e locais com sinal inexistente, em que se verifica boa receção. É assim desde o início. Um simulador é isso mesmo, uma tentativa de aproximação da realidade através de modelos matemáticos, os dados têm de ser precisos, inúmeras variáveis têm de ser processadas, e mesmo assim não é uma representação fiel da realidade. Talvez, o “fmscan” descarte variáveis que têm influência na precisão do resultado apresentado.

E se lhe disser que esse emissor, 92.8_SmoothFM, foi captado na costa este de Inglaterra por um radioamador (esse, entre muitos outros de Portugal. A seu tempo dei essa indicação neste ou noutro fórum de rádio), vai concluir o quê? Que está uma “bomba” a irradiar sinal no alto da serra de S. João? Obviamente que não. Portanto, não faça análises simplistas.

Mais, ainda na passada segunda-feira, captei os 89.5_SmoothFM em Pombal. Se seguisse a sua lógica, então faria a suposição que esse emissor está a operar acima da potência recomendada, o que é falso. O seu testemunho e de outros utilizadores do fórum indiciam cobertura deficitária na área de abrangência desse emissor.

Continuamos com estas conversas de uma tecnologia ultrapassada, limitada e primitiva para os padrões atuais, que é o FM. Com o DAB+ nada disto acontece: interferência, ruído, limitação da gama de frequências áudio, impedimento de audição da estação da preferência do ouvinte, devido à limitada cobertura, elevados custos de manutenção e operação, etc., etc. Vamos na última carruagem em termos de tecnologia de difusão de rádio (fim de linha, parece que não somos Europa), todos vão à nossa frente.

---/---
Em 1941, já existia FM. Verificaram-se melhorias nos anos 60, com adição do estéreo, e nos anos 80, com o RDS. O tipo de tecnologia analógica de modulação de frequência é o mesmo desde a década de 30, isto é, no cerne nada mudou em quase 1 século.

THE GLENN MILLER ORCHESTRA - In The Mood (1941) | [*****] /4K, remasterizado, colorido via computação gráfica/

ruicleto

• Hero Member
« Responder #11 em: Março 31, 2023, 08:06:19 pm »
(...)

(...)

“pdnf”,

sobre esse emissor, escrevo há mais de uma década. Neste período, não noto nenhuma diferença quer em termos de cobertura, quer em termos de intensidade do sinal irradiado. Que dados dispõe e que cálculos realizou para extrapolar essa suspeita? Explique como chegou a essa suposição. Está apenas a especular, certo? Não se baseie num simulador, como o “fmscan”, para aferir o que for, pois essa simulação está imprecisa desde sempre. Há locais que são apresentados com sinal forte, em não se ouve nada, e locais com sinal inexistente, em que se verifica boa receção. É assim desde o início. Um simulador é isso mesmo, uma tentativa de aproximação da realidade através de modelos matemáticos, os dados têm de ser precisos, inúmeras variáveis têm de ser processadas, e mesmo assim não é uma representação fiel da realidade. Talvez, o “fmscan” descarte variáveis que têm influência na precisão do resultado apresentado.

E se lhe disser que esse emissor, 92.8_SmoothFM, foi captado na costa este de Inglaterra por um radioamador (esse, entre muitos outros de Portugal. A seu tempo dei essa indicação neste ou noutro fórum de rádio), vai concluir o quê? Que está uma “bomba” a irradiar sinal no alto da serra de S. João? Obviamente que não. Portanto, não faça análises simplistas.

Mais, ainda na passada segunda-feira, captei os 89.5_SmoothFM em Pombal. Se seguisse a sua lógica, então faria a suposição que esse emissor está a operar acima da potência recomendada, o que é falso. O seu testemunho e de outros utilizadores do fórum indiciam cobertura deficitária na área de abrangência desse emissor.

Continuamos com estas conversas de uma tecnologia ultrapassada, limitada e primitiva para os padrões atuais, que é o FM. Com o DAB+ nada disto acontece: interferência, ruído, limitação da gama de frequências áudio, impedimento de audição da estação da preferência do ouvinte, devido à limitada cobertura, elevados custos de manutenção e operação, etc., etc. Vamos na última carruagem em termos de tecnologia de difusão de rádio (fim de linha, parece que não somos Europa), todos vão à nossa frente.

---/---
Em 1941, já existia FM. Verificaram-se melhorias nos anos 60, com adição do estéreo, e nos anos 80, com o RDS. O tipo de tecnologia analógica de modulação de frequência é o mesmo desde a década de 30, isto é, no cerne nada mudou em quase 1 século.

THE GLENN MILLER ORCHESTRA - In The Mood (1941) | [*****] /4K, remasterizado, colorido via computação gráfica/

Aplaudo o que foi dito!
Acrescento ainda, a título de curiosidade e com algum sentido de humor, que estive num stand de automóveis há bem pouco tempo e constatei que, nos extras que eram incluídos e muito publicitados em todas as viaturas, era indicada a disponibilidade de receção DAB... Apenas sorri perante tal facto!... ;)

modernices

• Hero Member
« Responder #12 em: Março 31, 2023, 08:17:00 pm »
(...)

(...)

“pdnf”,

---/---

Toda a razão.

Já aqui uma vez noutra thread disse que o pdnf tem uma imaginação muito fértil e que não ajuda nada a especulação que muitas vezes faz dos assuntos.
Gosto de o ler, gosto do gosto que tem por rádio mas quando solta a imaginação é que perde o encanto.
Não leve a mal

pdnf

• Hero Member
« Responder #13 em: Março 31, 2023, 10:54:25 pm »
Passei a resposta para o tópico da Smooth, por entender que faz mais sentido.
Já agora, por uma questão de coerência, diria que a Dom Bosco, deveria passar para o separador Rádios Nacionais, uma vez que emite em duas frequências, e distritos distintos, Viseu e Guarda. Tambéma Golo, uma vez que a AGORA ficou para amanhã, lá deveria estar.
« Última modificação: Março 31, 2023, 10:56:50 pm por pdnf »
Rádio é:

telefoniadouro

• Full Member
Re: Rádio Dom Bosco
« Responder #14 em: Abril 24, 2023, 03:01:57 am »
Boas,

Tenho observado que a frequência 94,1 MHz desta rádio, a emitir a partir da Serra das Meadas (Lamego) chega com muita intensidade ao Porto.

Estou neste momento dentro de casa, no concelho de Matosinhos, e consigo ouvir perfeitamente a emissão. Até aqui tudo normal, não fosse um pequeno pormenor... os restantes emissores no mesmo local (Comercial, RR e RFM) nem sequer colocam sinal mínimo aqui. Nada. Zero.

Obviamente abstenho-me de questionar a legalidade da emissão, pois não tenho dados que sustentem as minhas afirmações. No entanto, não acham estranho que uma rádio local suplante as nacionais a emitir do mesmo local?

Testemunhos, há?

Esse emissor está efetivamente na Serra das Meadas, no entanto não está colocado á mesma cota dos emissores do grupo RR , comercial e radio Clube de Lamego, já que esses estão no topo da serra em Avoes e o emissor da Dom Bosco está no miradouro Nossa senhora da Serra que está numa cota mais baixa.