Autor Tópico: DX em FM - temporada 2023  (Lida 23226 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: DX em FM - temporada 2023
« Responder #30 em: Abril 29, 2023, 09:25:56 am »
Ja captei 106.4 em Vila Cha de Sa,a Antena 3 a logar rds em vez da Mega de...Viseu

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #31 em: Abril 29, 2023, 03:20:34 pm »

Essa de Vigo deverá ser a Kiss FM, a não ser que tenham mudado recentemente de rádio nessa frequência.

Certíssimo, enganei-me, faço sempre essa mesma confusão. Tenho de arranjar uma mnemónica K primeiro que R, 94.0 primeiro que 104.7.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #32 em: Maio 01, 2023, 11:59:41 am »
Um BandScan realizado ontem na Estrada Atlântica, faço registo apenas dos sinais que não se escutam na região, muitos vindos do Norte:
88,0 - Antena 2 - Sameiro - Sinal fraco
88,1 - Observador - Vacaria - Sinal fraco
88,3 - Rádio Espanhola - Sinal bom s/RDS
88,5 - Comercial - Monte Cobertorinho - RDS
88,6 - Linear - Monte de Sta. Eufémia - Sinal mono
88,8 - Vagos FM - s/RDS
89,2 - Golo FM - Amarante - Sinal fraco, mas perceptível
89,4 - Rádio Espanhola - Sinal mono
89,5 - SmoothFM - S. Mamede de Infesta - RDS com sinal muito forte
89,6 - Antena 2 - Valença - Sinal fraco, mas perceptível
89,7 - RFM - Sameiro - Sinal muito fraco
90,0 - Mega Hits (Cruz de Morouços) / M80 (Monte da Virgem) - Sinal mais forte da M80, mas ambas a serem escutadas ao mesmo tempo, alguma devia de trocar de frequência..
90,1 - Rádio Espanhola - Sinal fraco, mas perceptível
90,4 - RFM - Muro - RDS
90,6 - Mega Hits - St.ª Justa - Sinal bom s/RDS
91,0 - SBSR - Porto - Sinal fraco, mas perceptível
91,2 - Emissora das Beiras - Sinal mono
91,3 - Antena 1 - Sameiro - Sinal fraco, mas perceptível
91,4 - Rádio Espanhola - Sinal muito fraco
91,5 - Africa - Monte da Virgem - RDS
91,9 - Rádio Barcelos - Sinal fraco, mas perceptível
92,0 - Sintonia Feirense - Sta. Maria da Feira - Sinal fraco, mas perceptível
92,5 - Antena 2 - Monte da Virgem - RDS
92,6 - Rcp FM - Buçaco - RDS
92,9 - Mega Hits - St.ª Marta das Cortiças - Sinal muito fraco
93,1 - Rádio Voz de Esmoriz - Sinal muito fraco
93,5 - Nove3cinco - Póvoa de Lanhoso - Sinal muito fraco
94,4 - TSF - Monte Cobertorinho - RDS
94,6 - Antena 2 - Muro - RDS
94,8 - Festival - Sinal mono
95,2 - Antena 2 - Serra do Arestal - Sinal fraco, mas perceptível
95,4 - RFM - Valença - Sinal muito fraco
95,8 - Fundação - Guimarães - Sinal forte s/RDS
95,9 - Top FM - Serra do Arestal - Sinal forte s/RDS
96,1 - Onda Viva - Póvoa de Varzim - Sinal forte s/RDS
96,2 - Rádio Regional do Centro - Condeixa-a-Nova - Sinal forte s/RDS
96,3 - Radio 5 - Monte da Virgem - Sinal forte s/RDS
96,5 - Mega Hits - Oliveirinha - Sinal fraco, mas perceptível
96,7 - Antena 1 - Monte da Virgem - RDS
96,8 - Rádio Espanhola - Sinal mono
97,1 - Caima FM - Oliveira de Azeméis - Sinal Mono
97,7 - Comercial - Monte da Virgem - RDS
97,8 - Pampilhosa FM - Sto. António da Neve - Sinal Mono
98,0 - Santiago - Guimarães - Sinal forte s/RDS
98,4 - Observador - Monte de Sta. Eufémia - Sinal fraco, mas perceptível
98,9 - Nova - Monte da Virgem - Sinal fraco, mas perceptível
100,2 - Rádio Boa Nova - Oliveira do Hospital - Sinal fraco, mas perceptível
100,4 - Antena 3 - Monte da Virgem - RDS
100,8 - Rádio Maria - St.ª Justa - Sinal Mono
101,0 - Cidade FM - Serra da Freita - Sinal Mono
101,1 - RR - Sameiro - Sinal fraco, mas perceptível
101,3 - Nova Era - Monte da Virgem - Sinal fraco, mas perceptível
101,5 - Rádio Espanhola - Sinal forte s/RDS
102,0 - Antena 3 - Muro - Sinal fraco
102,3 - Rádio Espanhola - Sinal muito fraco
102,7 - Meo Sudoeste - Monte da Virgem - Sinal fraco, mas perceptível
102,8 - Cidade FM - Mundão - Sinal Fraco, mas perceptível
102,9 - Antena 1 - Monte Cobertorinho - Sinal forte s/RDS
103,2 - Rádio Regional de Arouca - Serra da Freita - Sinal Mono
103,4 - RR - Muro - RDS
103,6 - Jornal FM - Paredes - Sinal Mono
103,8 - M80 - Fafe - Sinal forte s/RDS
104,1 - RFM - Monte da Virgem - RDS
104,5 - Antena 1 - S.Pedro do Sul - Sinal fraco, mas perceptível
104,7 - Rádio Clube da Feira - Sta. Maria da Feira - Sinal fraco, mas perceptível
105,0 - Terra Nova - Ílhavo - Sinal muito fraco
105,3 - TSF - St.ª Justa - RDS
105,7 - TSF - Valença - Sinal muito fraco
105,8 - M80- St.ª Justa - Sinal muito fraco
106,3 - Informédia - Vacaria - Sinal fraco
106.5 - TSF - Muro - Sinal Mono
107,2 - Cidade FM - Monte da Virgem - Sinal Mono
107,5 - Rádio Espanhola - Sinal Mono
107,6 - TSF - Marão - Sinal muito fraco
107,8 - No AR - Monte de Sta. Eufémia - Sinal forte s/RDS

Fico com a duvida, se o emissor da Caima FM não está na Serra da Freita, comportamento igual á Cidade FM...
Peço desculpa, por não referir o nome das rádios Espanholas...

pdnf

• Hero Member
« Responder #33 em: Maio 03, 2023, 02:06:12 am »
Um BandScan realizado ontem na Estrada Atlântica, faço registo apenas dos sinais que não se escutam na região, muitos vindos do Norte:
88,3 - Rádio Espanhola - Sinal bom s/RDS
89,4 - Rádio Espanhola - Sinal mono
89,5 - SmoothFM - S. Mamede de Infesta - RDS com sinal muito forte
90,0 - Mega Hits (Cruz de Morouços) / M80 (Monte da Virgem) - Sinal mais forte da M80, mas ambas a serem escutadas ao mesmo tempo, alguma devia de trocar de frequência..
90,1 - Rádio Espanhola - Sinal fraco, mas perceptível
vel
91,4 - Rádio Espanhola - Sinal muito fraco
92,6 - Rcp FM - Buçaco - RDS
96,8 - Rádio Espanhola - Sinal mono
98,4 - Observador - Monte de Sta. Eufémia - Sinal fraco, mas perceptível
101,5 - Rádio Espanhola - Sinal forte s/RDS
102,3 - Rádio Espanhola - Sinal muito fraco
103,8 - M80 - Fafe - Sinal forte s/RDS
106.5 - TSF - Muro - Sinal Mono
107,5 - Rádio Espanhola - Sinal Mono

Peço desculpa, por não referir o nome das rádios Espanholas...

ASantosc12,

Algumas notas, desde já, o comportamento fantástico das microcoberturas do Monte Cobertorinho. É realmente surpreendente conseguirem furar de tal maneira.

88.3 - É a frequência da Antena 1 do Muro, e exceção feita à RFM que tem o dobro da PAR autorizada (devido, presumo a ter uma micro em Braga, mas nesse caso também 94.6 o deveria ter) é a rádio que propaga melhor. Não obstante, a estação pública deveria reclamar e muito com a congénere espanhola, pois nessa mesma frequência, uns poucos quilómetros a norte, sai do Monte Castrove (Pontevedra) a Rádio Nacional de Espanha - Clássica, com a mesma exata potência 10KW. Posso dizer que atrás do meu local de trabalho no Porto, junto ao nó da A3 com a Circunvalação, não é nada raro apanhar a Rádio Clássica, e note-se que nessa zona os emissores do Monte da Virgem fraquejam (todo o troço desde o início da A3 até às portagens é praticamente assegurado pelo Muro/Braga). Sendo empresas irmãs, cujo o patrão acaba por ser (quase) o mesmo, o povo, não há qualquer motivo para que não se encontre uma solução, até porque saem ambas prejudicadas: a Antena 1 que tem zonas no Minho onde só se ouve a Clássica, e vice versa do lado espanhol, ou uma mistura nada interessante. Resumindo é a RNE-CLAS
89.4 - Em princípio é a Solidária de Valadares, aka RECORD FM Espana (vila às portas de Vigo, não o de Gaia). É um bom achado, difícil de apanhar em Portugal devido à pressão da Antena 2 da Lousã e da Smooth FM. Pode eventualmente também ser uma micro da Rádio Maria que está mesmo junto à fronteira de Valença e que serve basicamente Valença e Tui, mas duvido, aponto mesmo para a IURD espanhola.
89.5 - Cada vez mais me convenço que os 89.5 já não estarão em São Mamede, porque mesmo aqui pela AMP estão significativamente melhores (!).
90.0/98.4 - Claro que sim, são demasiadamente próximas. Como entendo que a ANACOM é que é dona do espectro e pode determinar a mudança de frequências para melhorar a oferta, a Mega de Coimbra deveria estar em 91.2, Emissora das Beiras em 91.4 e Douro FM em 91.5. Senão, pelo menos, os 5KW passarem para 107.2 e os 0,5Kw da Cidade FM ficarem em 90.0, até pela pressão a Norte em 90.1. No caso da M80 seria só migrar para 98.5, a Renascença de Lamego chega mal ao litoral.
90.1 - RNE-1 Monte Faro Domaio (60KW).
91.4 - DIAL CASTROVE - mais uma difícil devido à A1 de Braga e à África do Monte da Virgem (e presumo que também por aí da UFM).
92.6 - Chega de fingir que a RCP está mesmo a operar normalmente. E se está, têm de lhe por refletores para Norte e para Sul. É que a Mega morrer no nó da A23 e a RCP entrar logo com a força toda não é normal, bem como em Grijó conseguir por a Antena 2 a não logar RDS. Aí teria de ser escutada a Mega.
96.8 - DIAL96.8 - curiosamente não é assim tão estranho que cause alguns problemas na Antena 1, nomeadamente na zona da Trofa (onde aliás abençoados sejam os 95.2 do Marão, porque Gaia, Braga e Muro tem dificuldades devido a Espanha).
101.5 - Não seria mesmo a 3? É que a única hipótese é a Ondacero de Santiago de Compostela, mas falamos de um emissor igual à Cidade FM do Mte da Virgem... por cá nunca apanhei, e mesmo em Vigo, normalmente dá mais Antena 3 do que Ondacero. Se for, notável!
102.3 - Rádio Galega Mte Vecinso do Domaio (Vigo). Outra que causa grande incómodo à RFM de Penafiel.
103.8 - M80 FAFE - mesmo em dias de não propagação, começou a chegar muito melhor aqui por Gaia, onde nem deixava sinal. Também os 104.4 de Amares estão melhores e despicam agora muito mais com a RR de Santa Justa e em dias de propagação dão muita luta a Soure. Desconfio que ambos os emissores terão sido intervencionados.
106.5 - Reforça a minha percepção que neste momento a TSF é o mais fraco dos emissores do Muro.
107.5 - Não há nada para essas bandas de Vigo, a não ser umas nano mini microcoberturas já muito a norte que nem em Vigo se ouvem, de rádios locais.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #34 em: Maio 03, 2023, 08:36:53 pm »

ASantosc12,

Algumas notas, desde já, o comportamento fantástico das microcoberturas do Monte Cobertorinho. É realmente surpreendente conseguirem furar de tal maneira.

89.5 - Cada vez mais me convenço que os 89.5 já não estarão em São Mamede, porque mesmo aqui pela AMP estão significativamente melhores (!).
92.6 - Chega de fingir que a RCP está mesmo a operar normalmente. E se está, têm de lhe por refletores para Norte e para Sul. É que a Mega morrer no nó da A23 e a RCP entrar logo com a força toda não é normal, bem como em Grijó conseguir por a Antena 2 a não logar RDS. Aí teria de ser escutada a Mega.
101.5 - Não seria mesmo a 3? É que a única hipótese é a Ondacero de Santiago de Compostela, mas falamos de um emissor igual à Cidade FM do Mte da Virgem... por cá nunca apanhei, e mesmo em Vigo, normalmente dá mais Antena 3 do que Ondacero. Se for, notável!
107.5 - Não há nada para essas bandas de Vigo, a não ser umas nano mini microcoberturas já muito a norte que nem em Vigo se ouvem, de rádios locais.

Já não é a primeira vez que acontece, as microcoberturas do Monte Cobertorinho serem escutadas por aqui. A Rádio Comercial chega com muito mais força que as outras, ao ponto de fazer 20 km mais para sul, sem praticamente falhas de sinal. Parecia um emissor bem perto daqui, só que está a 300 km apenas com 0,2 kW e numa cota não elevada. O efeito da costa a fazer-se sentir..

Enquanto ao emissor da Smooth, é uma questão de alguém que tiver disponibilidade ir lá ver. A verdade é que chega melhor do que à algum tempo atrás.

A RCP FM é um velho caso, aqui consegue retirar alcance da Mega por estar na mesma frequência. Existe casos que a "ripada" é tal, que o auto rádio vai buscar a microcobertura, um emissor de 0,50 kW a 50 km de distancia, para tentar estabilidade. Pela A8, da Marinha para cima, ou A1 de Fátima para cima só RCP. Salva para a Mega, que os 90,0 já chegam com RDS depois da Marinha Grande e na A1 depois de Leiria também entram.

Mas os 101,5 e 107,5 são rádios espanholas, até me admiro a 94FM não levar pancada, porque nestes dias o emissor de Pontevedra da Kiss FM chega forte tambem.

Obrigado pela ajuda pdnf.  ;)

pdnf

• Hero Member
« Responder #35 em: Maio 04, 2023, 09:45:45 pm »

ASantosc12,

Já não é a primeira vez que acontece, as microcoberturas do Monte Cobertorinho serem escutadas por aqui. A Rádio Comercial chega com muito mais força que as outras, ao ponto de fazer 20 km mais para sul, sem praticamente falhas de sinal. Parecia um emissor bem perto daqui, só que está a 300 km apenas com 0,2 kW e numa cota não elevada. O efeito da costa a fazer-se sentir..

Enquanto ao emissor da Smooth, é uma questão de alguém que tiver disponibilidade ir lá ver. A verdade é que chega melhor do que à algum tempo atrás.

A RCP FM é um velho caso, aqui consegue retirar alcance da Mega por estar na mesma frequência. Existe casos que a "ripada" é tal, que o auto rádio vai buscar a microcobertura, um emissor de 0,50 kW a 50 km de distancia, para tentar estabilidade. Pela A8, da Marinha para cima, ou A1 de Fátima para cima só RCP. Salva para a Mega, que os 90,0 já chegam com RDS depois da Marinha Grande e na A1 depois de Leiria também entram.

Mas os 101,5 e 107,5 são rádios espanholas, até me admiro a 94FM não levar pancada, porque nestes dias o emissor de Pontevedra da Kiss FM chega forte tambem.

Obrigado pela ajuda pdnf.  ;)

Na A1 Coimbra não consegue entrar logo, aliás na zona de Minde em 90.0 temos M80. Mas os 96.5 fazem o jeito e com uma boa qualidade de escuta. Parece-me mais problemática a A8. Estou em crer que a RCP, mesmo pelos efeitos na Antena 2 terá de mais dia menos dia sofrer alguma intervenção.

Quanto aos 94, é verdade, e até porque tenho a sensação que o emissor de Leiria já viveu melhores dias.
Rádio é:

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #36 em: Maio 04, 2023, 10:48:26 pm »

Na A1 Coimbra não consegue entrar logo, aliás na zona de Minde em 90.0 temos M80. Mas os 96.5 fazem o jeito e com uma boa qualidade de escuta. Parece-me mais problemática a A8. Estou em crer que a RCP, mesmo pelos efeitos na Antena 2 terá de mais dia menos dia sofrer alguma intervenção.

Quanto aos 94, é verdade, e até porque tenho a sensação que o emissor de Leiria já viveu melhores dias.

Essa troço da A1 é muito problemática, mas se a TopFM entra com grande força, acredito que os 96,5 da Mega como referiu faça o mesmo.

Acho que o emissor da 94 até melhorou nos últimos tempos, pelo menos um exemplo, pelo relato do nosso colega joao_s na Castanheira de Pêra era fraco a nulo, posso dizer que de carro no centro, a escuta é satisfatória. Ainda á pouco tempo ouvi na zona junto á costa junto a Mafra, com RDS. Quando tinha o emissor do Cadaval, quase que fazia Porto Lisboa com 2 emissores..

pdnf

• Hero Member
« Responder #37 em: Maio 05, 2023, 04:47:08 am »

Essa troço da A1 é muito problemática, mas se a TopFM entra com grande força, acredito que os 96,5 da Mega como referiu faça o mesmo.

Acho que o emissor da 94 até melhorou nos últimos tempos, pelo menos um exemplo, pelo relato do nosso colega joao_s na Castanheira de Pêra era fraco a nulo, posso dizer que de carro no centro, a escuta é satisfatória. Ainda á pouco tempo ouvi na zona junto á costa junto a Mafra, com RDS. Quando tinha o emissor do Cadaval, quase que fazia Porto Lisboa com 2 emissores..

Aguentam sim. Na prática, pela A1, não há quebra na escuta da Mega, digo mesmo, não há perda de RDS, com exceção da zona de Vila D'Este devido à Festival em 90.7 (espúria) e de  menos de 1km junto à Area de Serviço de Leiria mas que se ouve 96.5. Claro, algumas pipocas e tem o problema de até Sicó se ter de andar a sintonizar manualmente.
De Lisboa para o Porto: 92.4 até pouco depois de Vila Franca, 88.0 até ao Carregado, 92.6 até ao emissor da Cidade FM de 99.3, 96.5 até Pombal, 90 até Águeda, 96.5 de novo até Santa Maria da Feira, 90.6 ate Grijó, 92.9 até aos Carvalhos e de novo 90.6 até à Pte da Arrábida.

Uma solução para o problema de Rio Maior poderia passar por trocar a frequência da microcobertura com a da principal. Tem a Cidade Alcanena em 99.3 mas parcer-me-ia mais viável do que a porrada da RCP.

Quanto aos 94 então terá sido a Cidade Hoje a melhorar. Em dias de propagação, 94 Leiria entravam fortíssimos, agora diria que ao nóbel dos 93 da M80. Para além disso, em dias normais no sul de Gaia já deixavam sinal, agora só dá Cidade Hoje. De salientar que a micro deles em 104.6 também é muito razoável!
« Última modificação: Maio 05, 2023, 04:51:39 am por pdnf »
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #38 em: Maio 05, 2023, 01:46:01 pm »
Confirmo que a Smooth FM se mantém na torre dos Bombeiros, com cota pouco acima da envolvente. Está com 4 elementos em forma de N com “um buraco” quadrado (não sei descrever melhor que isto, para já)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #39 em: Maio 08, 2023, 07:28:33 pm »
Alerta DX de rádios no FM: ouvi, há escassos minutos, a RAI Radio 1 (Itália) nos 88,5 MHz. Também, por segundos, outra estação que não consegui identificar (apenas música) nos 89,9 MHz. Para quem quiser tentar a sua sorte, que fique atento às frequências mais baixas da faixa de FM!
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
« Responder #40 em: Maio 09, 2023, 12:50:44 am »
Eu ando com pouco tempo, e menos ainda para posts longos, mas deixo aqui a nota que ontem os 89.5 de Matosinhos estavam a ser totalmente engolidos no sul de Gaia pela TSF de Monsanto. E quando digo totalmente, é mesmo ouvir-se uma entrada pontualíssima de jazz no meio do relato do Sporting - Paços de Ferreira. Consegui no Majority acertar a data e hora com o emissor da RDP (A2 - 94.4MHz) a 300 km. De resto, outro fenómeno curioso, 100.3 Monsanto a interferir os 100.4 Monte da Virgem ao ponto de não conseguir logar a função RT em vista. Ambas as frequências com RDS, foi a primeira vez que vi tal a acontecer na cota mais baixa aqui de Canelas, isto naturalmente no autoradio.

De resto os clientes habituais, mas foi um dia ao nível da reunião de família de Domingo de Páscoa, a comparar apontamentos não notei diferenças.

Vamos então, 08:05.2022 pela 01H da madrugada:

87.6 - CARDAL - sinal fraco (predomínio da AFIFENSE é sempre claro)
87.9 - ANTENA 1 LOUSÃ (RDS) e RT - não usual
88.7 - ANTENA 2 MONTEJUNTO (RDS)
88.8 - VAGOS FM - sinal fraco
89.0 - COMRCIAL MAUNÇA
89.3 - ANTENA 2 LOUSÃ (RDS) e RT - idem
89.5 - TSF MONSANTO (RDS)
89.7 - RFM SAMEIRO (RDS) e RT - sinal muito fraco a nulo no local usualmente
90.2 - RR MONTEJUNTO (RDS)
90.4 - SBSR MONSANTO - a interferir fortemente a RFM MURO (!!!)
90.6 - ANTENA 2 GRÂNDOLA - misturada na MEGAHITS STA JUSTA, tal como me aconteceu em Cascais, só que com a correlação de forças inversa (!)
90.8 - COMRCIAL LOUSÃ (RDS) - aqui é mesmo raro, porque a GEICE tem sinal muito forte no local
91.2 - RCSINTRA (RDS)
[91.4 - ouviam-se vestígios da estranha UFM, misturados na África]
91.7 - RFM LOUSÃ (RDS)
91.8 - PENAFIEL (!!!) - sinal fundo de poço
92.1 - MAIORCA (RDS) - a anular totalmente a SINTONIA
92.2 - ANTENA 2 PONTE DE LIMA - sinal fraco
92.6 - MEGAHITS RIO MAIOR - pressionada pela ANTENA 2 MTE DA VIRGEM
92.8 - SMOOTH FM FIGUEIRÓ
93.0 - M80 MAUNÇA (RDS) mas também... 93.0 - LAFOES [ouvi dois anúncios de frequência - LAFOES São Pedro do Sul ligado...95.4. Terão passado a ser a principal frequência da LAFÕES. É capaz de não ser mal pensado, dado que os sinais de Leiria entram bem no distrito de Viseu.]
93.2 - RFM MONSANTO (RDS)
93.4 - S. MIGUEL - sinal fraco
93.5 - ALENQUER e 93.5 - NOV3CINC - que não chega de todo a Canelas
94.0 - 94LEIRIA (RDS)
94.2 - +OESTE
94.4 - ANTENA 2 MONSANTO (RDS) e RT
95.1 - RR MAUNÇA (RDS)
95.3 - TROPICAL FM
95.7 - ANTENA 1 MONSANTO (RDS) e RT
96.0 - RCMG-96 (RDS)
96.2 - R CENTRO - sinal muito fraco
96.4 - M80 MONTEJUNTO (RDS)
96.8 - COMRCIAL GRANDOLA - sinal muito fraco
97.0 - POMBAL97 (RDS) - a conseguir comer não só a ALTMINHO mas também a CAIMA FM.
97.4 - COMRCIAL MONSANTO (RDS)
98.1 - SFM (RDS)
98.3 - ANTENA 1 MONTEJUNTO (RDS)
98.4 - M80 COIMBRA (RDS)
98.7 - ANTENA 1 MAUNÇA (RDS) - a cilindrar a AVFM e a VOZNEIVA, que ficaram totalmente caladas (!)
99.1 - FFOZ99.1 - o som está cada vez em pior estado
99.3 - CIDADEFM ALCANENA
99.8 - COMRCIAL MONTEJUNTO (RDS) - ainda assim, com umas entradas da ANTENA 2, o que não é usual em dias tão bons (!)
100.1 - DOM FUAS (RDS) - a matar totalmente a NOVA ERA PAREDES (!!!)
100.3 - ANTENA 3 MONSANTO: não é ""restos"" de 100.4, dado que o som é muito limpo e 100.5 é substancialmente inferior.
100.6 - NAZAREFM - outra estação que me parece em sub-rendimento do emissor
100.8 - PROVNCIA - misturada com a MARIA P (Pai Nosso featuring Xutos e Pontapés  ;D ;D)
101.4 - RECORD L - limpa, a pressionar a NOVA ERA em 101.3 (!!!)
101.5 - AFRICA MONSANTO - a dificultar a vida à ANTENA 3 MARÃO (!!!)
101.7 - BLITORAL - estará a operar RDS? Sinal fortíssimo, mas não logava.
101.9 - ORBITAL (RDS) - embora com algum mix da 3 de fubdi... só que acho que da FÓIA, não do MURO, porque...
102.0 - 102FM (RDS) e RT (!!!)
102.2 - ANTENA 3 LOUSÃ (RDS) e RT
Uma curiosidade: desde a otimização da SBSR Porto nunca mais chegou em dias de propagação a 91FM de Óbidos! E para sul a SBSR também está a durar bem.
102.4 - CAVADO FM (!!!)
103.0 - VODAFONE CANTANHEDE
103.1 - TSF CALDAS DA RAINHA - pressionada pela R-AROUCA
103.4 - RR MONSANTO featuring RR MURO (RDS) - efeito eco, há atraso entre ambas as emissões, ligeiro, mas permite perceber que chegam os dois sinais
103.7 - CAN.NOVA (RDS)
103.8 - M80 FAFE (RDS), mas também, embora fraca, 103.8 - ANTENA 3 SINTRA
104.2 - ANTENA 2 MAUNÇA, muito espremida entre dois gigantes, RFM e...
104.3 - M80 MONSANTO (RDS) e RT
104.4 - CIDADEFM AMARES (!!!) , nem sombra da RPSOURE. Esta frequência não chega de todo usualmente.
104.6 - HIPER FM (RDS) - a impactar seriamente o RCFEIRA [questão para queijinho, as rádios da Feira ainda não estão no Mte da Virgem porquê???)
105.0 - TERANOVA (RDS)
105.2 - ANTENA 3 MONTEJUNTO (RDS)
105.6 - 105.6 AVEIRO
105.8 - RR ARRÁBIDA (!) - não se impunha à M80 mas era possível de ser ouvida com conforto com posicionamento adequado da antena.
106.0 - RR LOUSÃ (RDS) e RT
106.2 - CAMINHA - em portadora
106.4 - ANTENA 3 MAUNÇA (RDS)
106.6 - RFM SINTRA - sinal muito fraco
106.7 - ANTENA 1 ARESTAL - sinal razoável em mono
106.8 - RFM MONSANTO (RDS)
107.7 - RFM MAUNÇA
107.9 - RUC (RDS)

Inacreditavelmente, no município mais populoso da região norte, basta um dia relativamente fraco de propagação, para a TSF tremer e muito. Ontem, o emissor de Monsanto estava a tapar os furos a Santa Justa, mas por muito elevado que seja o Montejunto, Valongo está bem perto. Mas quando não há Monsanto, Lousã é uma causa perdida contra a toda poderosa Voz de Santo Tirso (RR e Comercial batem-se bem melhor), Muro e Santa Justa a Antena 3 não dá hipóteses de uma escuta limpa, e Sameiro é totalmente engolido pela RFM. Ao momento, até os 107.6 Marão que eram o último bastião com toda a força, já começam a permitir entradas da trémula RFM da Maunça.  :'( :'( RIP TSF!
Rádio é:

ruicleto

• Hero Member
« Responder #41 em: Maio 09, 2023, 10:19:21 am »
Eu ando com pouco tempo, e menos ainda para posts longos, mas deixo aqui a nota que ontem os 89.5 de Matosinhos estavam a ser totalmente engolidos no sul de Gaia pela TSF de Monsanto. E quando digo totalmente, é mesmo ouvir-se uma entrada pontualíssima de jazz no meio do relato do Sporting - Paços de Ferreira. Consegui no Majority acertar a data e hora com o emissor da RDP (A2 - 94.4MHz) a 300 km. De resto, outro fenómeno curioso, 100.3 Monsanto a interferir os 100.4 Monte da Virgem ao ponto de não conseguir logar a função RT em vista. Ambas as frequências com RDS, foi a primeira vez que vi tal a acontecer na cota mais baixa aqui de Canelas, isto naturalmente no autoradio.

De resto os clientes habituais, mas foi um dia ao nível da reunião de família de Domingo de Páscoa, a comparar apontamentos não notei diferenças.

Vamos então, 08:05.2022 pela 01H da madrugada:

87.6 - CARDAL - sinal fraco (predomínio da AFIFENSE é sempre claro)
87.9 - ANTENA 1 LOUSÃ (RDS) e RT - não usual
88.7 - ANTENA 2 MONTEJUNTO (RDS)
88.8 - VAGOS FM - sinal fraco
89.0 - COMRCIAL MAUNÇA
89.3 - ANTENA 2 LOUSÃ (RDS) e RT - idem
89.5 - TSF MONSANTO (RDS)
89.7 - RFM SAMEIRO (RDS) e RT - sinal muito fraco a nulo no local usualmente
90.2 - RR MONTEJUNTO (RDS)
90.4 - SBSR MONSANTO - a interferir fortemente a RFM MURO (!!!)
90.6 - ANTENA 2 GRÂNDOLA - misturada na MEGAHITS STA JUSTA, tal como me aconteceu em Cascais, só que com a correlação de forças inversa (!)
90.8 - COMRCIAL LOUSÃ (RDS) - aqui é mesmo raro, porque a GEICE tem sinal muito forte no local
91.2 - RCSINTRA (RDS)
[91.4 - ouviam-se vestígios da estranha UFM, misturados na África]
91.7 - RFM LOUSÃ (RDS)
91.8 - PENAFIEL (!!!) - sinal fundo de poço
92.1 - MAIORCA (RDS) - a anular totalmente a SINTONIA
92.2 - ANTENA 2 PONTE DE LIMA - sinal fraco
92.6 - MEGAHITS RIO MAIOR - pressionada pela ANTENA 2 MTE DA VIRGEM
92.8 - SMOOTH FM FIGUEIRÓ
93.0 - M80 MAUNÇA (RDS) mas também... 93.0 - LAFOES [ouvi dois anúncios de frequência - LAFOES São Pedro do Sul ligado...95.4. Terão passado a ser a principal frequência da LAFÕES. É capaz de não ser mal pensado, dado que os sinais de Leiria entram bem no distrito de Viseu.]
93.2 - RFM MONSANTO (RDS)
93.4 - S. MIGUEL - sinal fraco
93.5 - ALENQUER e 93.5 - NOV3CINC - que não chega de todo a Canelas
94.0 - 94LEIRIA (RDS)
94.2 - +OESTE
94.4 - ANTENA 2 MONSANTO (RDS) e RT
95.1 - RR MAUNÇA (RDS)
95.3 - TROPICAL FM
95.7 - ANTENA 1 MONSANTO (RDS) e RT
96.0 - RCMG-96 (RDS)
96.2 - R CENTRO - sinal muito fraco
96.4 - M80 MONTEJUNTO (RDS)
96.8 - COMRCIAL GRANDOLA - sinal muito fraco
97.0 - POMBAL97 (RDS) - a conseguir comer não só a ALTMINHO mas também a CAIMA FM.
97.4 - COMRCIAL MONSANTO (RDS)
98.1 - SFM (RDS)
98.3 - ANTENA 1 MONTEJUNTO (RDS)
98.4 - M80 COIMBRA (RDS)
98.7 - ANTENA 1 MAUNÇA (RDS) - a cilindrar a AVFM e a VOZNEIVA, que ficaram totalmente caladas (!)
99.1 - FFOZ99.1 - o som está cada vez em pior estado
99.3 - CIDADEFM ALCANENA
99.8 - COMRCIAL MONTEJUNTO (RDS) - ainda assim, com umas entradas da ANTENA 2, o que não é usual em dias tão bons (!)
100.1 - DOM FUAS (RDS) - a matar totalmente a NOVA ERA PAREDES (!!!)
100.3 - ANTENA 3 MONSANTO: não é ""restos"" de 100.4, dado que o som é muito limpo e 100.5 é substancialmente inferior.
100.6 - NAZAREFM - outra estação que me parece em sub-rendimento do emissor
100.8 - PROVNCIA - misturada com a MARIA P (Pai Nosso featuring Xutos e Pontapés  ;D ;D)
101.4 - RECORD L - limpa, a pressionar a NOVA ERA em 101.3 (!!!)
101.5 - AFRICA MONSANTO - a dificultar a vida à ANTENA 3 MARÃO (!!!)
101.7 - BLITORAL - estará a operar RDS? Sinal fortíssimo, mas não logava.
101.9 - ORBITAL (RDS) - embora com algum mix da 3 de fubdi... só que acho que da FÓIA, não do MURO, porque...
102.0 - 102FM (RDS) e RT (!!!)
102.2 - ANTENA 3 LOUSÃ (RDS) e RT
Uma curiosidade: desde a otimização da SBSR Porto nunca mais chegou em dias de propagação a 91FM de Óbidos! E para sul a SBSR também está a durar bem.
102.4 - CAVADO FM (!!!)
103.0 - VODAFONE CANTANHEDE
103.1 - TSF CALDAS DA RAINHA - pressionada pela R-AROUCA
103.4 - RR MONSANTO featuring RR MURO (RDS) - efeito eco, há atraso entre ambas as emissões, ligeiro, mas permite perceber que chegam os dois sinais
103.7 - CAN.NOVA (RDS)
103.8 - M80 FAFE (RDS), mas também, embora fraca, 103.8 - ANTENA 3 SINTRA
104.2 - ANTENA 2 MAUNÇA, muito espremida entre dois gigantes, RFM e...
104.3 - M80 MONSANTO (RDS) e RT
104.4 - CIDADEFM AMARES (!!!) , nem sombra da RPSOURE. Esta frequência não chega de todo usualmente.
104.6 - HIPER FM (RDS) - a impactar seriamente o RCFEIRA [questão para queijinho, as rádios da Feira ainda não estão no Mte da Virgem porquê???)
105.0 - TERANOVA (RDS)
105.2 - ANTENA 3 MONTEJUNTO (RDS)
105.6 - 105.6 AVEIRO
105.8 - RR ARRÁBIDA (!) - não se impunha à M80 mas era possível de ser ouvida com conforto com posicionamento adequado da antena.
106.0 - RR LOUSÃ (RDS) e RT
106.2 - CAMINHA - em portadora
106.4 - ANTENA 3 MAUNÇA (RDS)
106.6 - RFM SINTRA - sinal muito fraco
106.7 - ANTENA 1 ARESTAL - sinal razoável em mono
106.8 - RFM MONSANTO (RDS)
107.7 - RFM MAUNÇA
107.9 - RUC (RDS)

Inacreditavelmente, no município mais populoso da região norte, basta um dia relativamente fraco de propagação, para a TSF tremer e muito. Ontem, o emissor de Monsanto estava a tapar os furos a Santa Justa, mas por muito elevado que seja o Montejunto, Valongo está bem perto. Mas quando não há Monsanto, Lousã é uma causa perdida contra a toda poderosa Voz de Santo Tirso (RR e Comercial batem-se bem melhor), Muro e Santa Justa a Antena 3 não dá hipóteses de uma escuta limpa, e Sameiro é totalmente engolido pela RFM. Ao momento, até os 107.6 Marão que eram o último bastião com toda a força, já começam a permitir entradas da trémula RFM da Maunça.  :'( :'( RIP TSF!

Obrigado pela partilha.
Realmente, a TSF desde a Lousã não aparece (associado ao ruído de fundo incomodativo que tem tido)...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #42 em: Maio 09, 2023, 10:34:44 am »
95,4 é uma microfrequência da Lafões, que já não funciona há bastante tempo. Noutros tempos ambas as frequências (93,0 e 95,4) chegavam de forma limpa à cidade de Aveiro.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #43 em: Maio 09, 2023, 11:19:37 am »
Alerta DX de rádios no FM: ouvi, há escassos minutos, a RAI Radio 1 (Itália) nos 88,5 MHz. Também, por segundos, outra estação que não consegui identificar (apenas música) nos 89,9 MHz. Para quem quiser tentar a sua sorte, que fique atento às frequências mais baixas da faixa de FM!
Ontem recebi a TDT marroquina em Portimão ao final da tarde.
Não tentei a rádio, mas com certeza que o FM estava cheio de rádios marroquinas.
Ouvi à noite, mas já não havia propagação de Marrocos

pdnf

• Hero Member
« Responder #44 em: Maio 09, 2023, 11:52:06 am »

Obrigado pela partilha.
Realmente, a TSF desde a Lousã não aparece (associado ao ruído de fundo incomodativo que tem tido)...

De todo. No lugar onde fiz a captação, em dias normais ouvem-se mal as Antenas da Lousã (principalmente a 1 devido à 2 de Braga), só a RFM tem algum conforto, que piorou desde que a África começou a se expandir 0.2 abaixo e acima, como não acontece com nenhum outro emissor do Mte da Virgem, principalmente no grupo das frequências locais.
RR, TSF e COMRCIAL são trituradas pelas locais de Norte, mas convêm referir que ANTMINHO e GEICE têm melhor desempenho que a RVSTIRSO. Ora, se em dia de propagação a RR e a COMRCIAL conseguem limpar sinais mais fortes, mais razão teria para o fazer a TSF. O emissor do Marão que era forte na zona e não tem grande pressão (a RFM da Maunça é deveras fraca) está cada vez pior. Dá para perguntar para onde caminha a TSF...

95,4 é uma microfrequência da Lafões, que já não funciona há bastante tempo. Noutros tempos ambas as frequências (93,0 e 95,4) chegavam de forma limpa à cidade de Aveiro.

Então já atualizavam os jingles, porque ouvi duas vezes a indicação a 95.4...a 93.0 nunca!
Rádio é: