Nota: este tópico foi separado do tópico "Rádio Comercial".
---/---
Indo directamente para o assunto:
Explicando de uma forma sucinta, no Estado Novo havia a Emissora Nacional de Radiodifusão (pública) com dois programas (correspondentes às actuais Antena 1 e Antena 2), a RR, o Rádio Clube Português, e algumas estações locais/regionais (Emissores Associados de Lisboa, Emissores do Norte Reunidos etc.).
Com o 25 de Abril, a maioria das estações, com excepção da RR, da Emissora das Beiras, da Rádio Altitude (Guarda) e algumas estações nos Açores e Madeira, foi nacionalizada. As frequências do antigo RCP, entretanto nacionalizado, foram integradas na RDP, que lançou, em 1979, a RDP Rádio Comercial.
Entretanto, a RDP lançou, em meados da década de 70, talvez também no início dos anos 80, algumas estações regionais (Rádio Porto, Rádio Coimbra, Rádio Santarém, Rádio Elvas etc.).
Em meados dos anos 80, o governo decidiu oferecer à RR uma segunda rede nacional FM, tendo sido lançada, em 1987, a RFM.
A Rádio Comercial foi privatizada em 1993 e as rádios regionais da RDP foram encerradas. Durante alguns meses, a RDP FM emitiu nos 100,3 MHz Lisboa, 100,4 Porto e 103,0 MHz Braga, ocupando as frequências até ao lançamento da Antena 3.
Em Abril de 1994 foi lançada a Antena 3, ocupando a maioria das frequências FM das antigas rádios regionais da RDP.
Claro que isto é uma versão muito resumida da história, por isso não estou a referir todos os pormenores históricos, mas esteja à vontade para fazer perguntas. A maior parte das questões terá uma resposta, mas, no pior dos casos, o máximo que pode acontecer é ninguém saber responder.