Autor Tópico: Quão longe se faz ouvi um emissor a trabalhar com 60W? Da Dinamarca até Portugal  (Lida 1196 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Quão longe pode chegar o sinal de um emissor a operar com somente 60W, uma potência digna de um qualquer emissor de microcobertura destinado a servir uma localidade mal servida pelo emissor principal? 50 km? 100 km? Depende... E se eu disser que é possível ouvir em Portugal uma rádio que é emitida da Dinamarca, usando apenas a antena telescópica do rádio, a aproximadamente 2300 km de distância? Como sempre tenho dito, potência, em rádio, não é tudo.

Onda Curta: Emissão da "World Music Radio" na faixa dos 11m, frequência de 25800 kHz. Emissor de Mårslet, Aarhus (Dinamarca), a operar com apenas 60W. Vídeo gravado no dia 26.02.2023 às 14:26 UTC.

https://youtu.be/qqZzxD9BPIM
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

ruicleto

• Hero Member
Quão longe pode chegar o sinal de um emissor a operar com somente 60W, uma potência digna de um qualquer emissor de microcobertura destinado a servir uma localidade mal servida pelo emissor principal? 50 km? 100 km? Depende... E se eu disser que é possível ouvir em Portugal uma rádio que é emitida da Dinamarca, usando apenas a antena telescópica do rádio, a aproximadamente 2300 km de distância? Como sempre tenho dito, potência, em rádio, não é tudo.

Onda Curta: Emissão da "World Music Radio" na faixa dos 11m, frequência de 25800 kHz. Emissor de Mårslet, Aarhus (Dinamarca), a operar com apenas 60W. Vídeo gravado no dia 26.02.2023 às 14:26 UTC.

Alguém neste fórum conseguiu escutar a Arctic Outpost Radio em onda média 1270 KHz ?

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!

Alguém neste fórum conseguiu escutar a Arctic Outpost Radio em onda média 1270 KHz ?

Por aqui, pela região do Alentejo, não é nada, mas mesmo nada fácil, tendo em conta que a COPE espanhola tem emissores nos 1269 kHz (Badajoz e Zamora)... Só numa noite em que pelo menos o emissor de Badajoz estivesse em baixo e a propagação estivesse muito favorável.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"