O Wilson está aos fins de semana, no entanto, aquando da mudança de grelha, publicou um vídeo nas redes sociais a responder às muitas mensagens que recebeu a perguntar se ele ia sair da rádio comercial. Ele respondeu que se vai manter na rádio e que ia fazer programa apenas ao fim de semana, apesar de assumir que não concordava com a decisão da direção.
O homem não estava com boa cara, como é natural.
A estação necessita de um rejenuvescimento, essa é que é a verdade. Aliás, não é só a Comercial. Obviamente que somos todos muito amigos, mas na hora da verdade, ninguém gosta de ser substiuído, muito menos por "miúdos". Mas faz parte do normal crescimento. Caso contrário, arriscam-se a passar pelo mesmo drama da Antena 1, que daqui a uns 5/6 anos tem os animadores todos a pedirem a reforma, e não se antevê uma linha de sucessão. Aparte de que me parece mais ao menos consensual que a Tecas é muito melhor animadora que o Wilson. Aliás, a animação da Comercial, no geral, é muito mais fraca que as das concorrentes mais diretas, com exceção das manhãs. Para concorrer com um Fragoso fortíssimo, que tem a idade que tem, mas cheio de energia, vigor e juvialidade, tinham mesmo de apostar em alguém jovem, mas já com peso de rádio. Acredito que o Paulo agora vá ter de se esforçar um bocadinho mais para ganhar, vai ser muito mais dividido.
acho que se nota é que não têm problemas em ter um lineup de animadores apenas ao fim de semana como as rádios de países mais ricos.
Faz todo o sentido que assim seja, e podes adoptar uma de duas estratégias:
1. A da RFM, que progressivamente, está a deixar os fins-de-semana para a malta nova, mantendo apenas o mitico top25 RFM com um decano, pela importância que o programa tem na grelha, aliás, é sempre feito em direto e o Prof. Mendes para não perder o gosto à máquina, permitindo-lhes ganhar experiência, para progressivamente irem subindo de posto.
2. A da Comercial: atirar as crianças da minha idade para a piscina dos adultos, e por os mais velhotes na hidroginástica, que são as emissões de fim-de-semana, que não exigem metade do ritmo.
Não acho que uma seja melhor que outra, depende do contexto. Se fosse diretor da RFM faria exatamente o mesmo que o Mendes fez, porque por muito que goste do trabalhos da Ana, da Inês (x2) e da Jéssica, nenhuma delas está ainda no nível de performance do Fragoso, nem do Coimbra.
No caso da Comercial, como já referi, parece-me que a juventude tem mais qualidade, embora o Pedro Andrade ainda não me convença totalmente.
Em todo o caso, o mais relevante é que a grelha de fim-de-semana seja assegurada por vozes diferentes das dos dias úteis, e se conseguissemos evoluir para os diretos, em ambas as casas, e eventualmente, uma ou outra dupla, seria muito interessante de ver novos programas a ganharem protagonismo. Lembro também que é possível as pessoas terem outras funções de backoffice, para além das emissões.
Já agora, passou por aqui, mas o que acham da Graça Freitas como rosto da Comercial? Uma amiga minhamais velha, PS da concelhia de Azeméis, amiga do PNS dos tempos da JS, comentou comigo que no partido a gostavam de ver a presidir uma das grandes autarquias da AML. A Senhora escreveu praticamente sozinha o programa eleitoral do PS em matéria de saúde. A Comercial a vender Presidentes, como sabonetes, citando o saudoso Emilio Rangel?