Autor Tópico: Rádio Observador - frequências possíveis para cobertura da região Centro  (Lida 17304 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Rádio Observador - frequências possíveis para cobertura da região Centro
« Responder #60 em: Outubro 01, 2023, 05:35:19 pm »
O que o AG referiu é especialmente verdade, a partir do momento em que 88.0 da Antena 2 sofreu intervenção, nunca mais 88.1 foram a mesma coisa. Nesse sentido, embora 98.4 não sejam a melhor das soluções, se calhar, a solução mais simples seria eles conseguirem encontrar uka frequência no Monte da Virgem. Se se chegassem à frente, será que o Montez não venderia os 101.3? Ele de alguma vai ter de abdicar, não vai poder ter a Nova Era nas duas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #61 em: Outubro 01, 2023, 06:33:05 pm »
Para isto apenas vos posso dizer o que acontece na zona de Espinho, em que desde a intervenção da Antena 2 (pouco depois disso, na verdade), a frequência preferencial passou a ser... 98.4, uma frequência a cerca de 30km em linha reta e que se ouve bem 95% do tempo. Neste momento e com essa intervenção os 88.1 têm autênticas zonas de sombra, em que Antena 2 e Observador ou se anulam mutuamente (início da Rua do Souto em ligação à Rua 33), ou a Observador sofre fortes interferências. Os 88.1 são secundários neste momento em Espinho. Só de Cortegaça ou de Mozelos para diante são preferenciais.

Claro que em dias que venha Coimbra... tem sido uma complicação.

Deveria existir uma troca de frequências com qualquer outra estação. Neste momento até no próprio concelho (São João da Madeira) parecem haver interferências, poucas, mas...
« Última modificação: Outubro 01, 2023, 06:34:53 pm por Memorias da Radio »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #62 em: Outubro 01, 2023, 09:00:37 pm »
Um senão dos 103.9...104.0 da RFM da Guarda.
Mas essa forma era boa permitia deixar sinal em Viseu.
Otimizando bem.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #63 em: Outubro 01, 2023, 09:08:21 pm »
Do Caramulo difícil chegar a Coimbra?
Falo nos 98.9 da Jornal do Centro.
Concelho desta...Carregal do Sal. Tem emissor no Caramulo.
Parece me algo moribunda a radio.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #64 em: Outubro 01, 2023, 10:35:54 pm »
Do Caramulo difícil chegar a Coimbra?
Falo nos 98.9 da Jornal do Centro.
Concelho desta...Carregal do Sal. Tem emissor no Caramulo.
Parece me algo moribunda a radio.
Tem muitas pequenas falhas de cobertura e ainda por cima está inacreditavelmente na mesma frequência da Rádio Nova. Teriam de mudar de frequência e optimizar o emissor, mas se calhar não era uma má solução.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #65 em: Outubro 01, 2023, 11:58:03 pm »
Como anda a Mundial FM 100,5?

Ou a Dueça…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #66 em: Outubro 02, 2023, 02:29:15 am »

Ou a Dueça…

A Dueça está em portadora sempre, pelo menos eu quando vou a Coimbra apanho-a sempre assim. Parece que se tornou apenas um site de informação, e aí está bem atualizado, até o player está off. Mas a Dueça levanta-me muitas reservas, metida entre duas fortes Antenas 2. A do Muro chega bem até dentro de Coimbra, a de Monsanto começas a apanhar mal começas a subir para a zona do Fórum e até anula a M80 Aveiro.

A Mundial FM ouve-se bem, anula mais a Antena 3 do Mte da Virgem do que a Pampilhosa a Comercial, mas também penso que se deva ao facto do emissor da RTP não estar tão pujante quanto o da Bauer. Mas só dura, diria que até à Área de Serviço da Mealhada, para lá disso, a Antena 3 impõe-se fortemente. Aliás, o responsável da Mundial até acho que já escreveu por aqui, ou li algures, que pediu à RTP para ajusar a Antena 3, porque entrava forte em algumas zonas de Vila Nova de Poiares, e que houve esse cuidado.

Era urgente, isso sim, era mudar as do Luso de frequência, a Pampilhosa, ainda esta tarde, a fazer estragos fortes na Antena 2... na Madalena, Gaia, a Provincia e a Maria é uma saldanhada. Isto quando a Sudoeste da Banática não se mete ao barulho, o que aconteceu várias vezes este Verão (coisa que antes...jamais).

A Observador, ficou um bocado mal com esta história da Antena 2 de  Braga. Zona do Campo Alegre/Diogo Botelho, de intenso tráfego, é para esquecer ouvir a Observador,em dias normais, cheia de ruído, com propagação, seja M80, seja Antena 1, é doa a quem doer. Algo que me faz confusão é a Linear que é mais pressionada, ainda tem a Comercial em 88.7, aguentar-se muitíssimo melhor na propagação que a Observador, mesmo quando as entradas são só de Montejunto como esta tarde. Das de Sta. Eufémia, a melhor, de longe, é a Rádio 5, até porque a Comercial em Leiria é uma micro, é a pior de todas, só mesmo em dias muito bons é que consegue anular totalmente. Já 98.4, tem dias em que ligo o rádio e só dá M80, ou um mix com a Antena 1. Hoje, por exemplo, ouvia a Antena 1 e não conseguia a Observador, já a Linear limpava totalmente a Antena 2, isto no mesmo spot, é Vila do Conde vs. Montejunto a 0.1 em ambos os casos.
« Última modificação: Outubro 02, 2023, 02:33:29 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #67 em: Outubro 02, 2023, 09:50:44 am »

Ou a Dueça…

A Dueça está em portadora sempre, pelo menos eu quando vou a Coimbra apanho-a sempre assim. Parece que se tornou apenas um site de informação, e aí está bem atualizado, até o player está off. Mas a Dueça levanta-me muitas reservas, metida entre duas fortes Antenas 2. A do Muro chega bem até dentro de Coimbra, a de Monsanto começas a apanhar mal começas a subir para a zona do Fórum e até anula a M80 Aveiro.
A Dueça é mais um caso em que convinha mudar de frequência. No entanto era uma boa opção. Não sei como seria o comportamento a sul, talvez se aguentasse até ao Pombal.

A Mundial não é hipótese, é uma local que me parece estar bem viva (ainda bem), mas também é um bom emissor. Não raras vezes quando estou em Aveiro consigo ouvir a estação muito bem, apesar da força dos 100,4 MHz da Antena 3.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #68 em: Outubro 02, 2023, 11:50:02 am »

Ou a Dueça…

(...) Já 98.4, tem dias em que ligo o rádio e só dá M80, ou um mix com a Antena 1. Hoje, por exemplo, ouvia a Antena 1 e não conseguia a Observador, já a Linear limpava totalmente a Antena 2, isto no mesmo spot, é Vila do Conde vs. Montejunto a 0.1 em ambos os casos.

Tenho andado muito pouco de carro nos últimos tempos, mas tenho notado que a Observador anda a levar muita ripada (ou é Antena 1 ou é M80, são coisas da época), e os 88,1 MHz deixaram de ser alternativa.

pdnf

• Hero Member
« Responder #69 em: Outubro 02, 2023, 12:27:07 pm »

Tenho andado muito pouco de carro nos últimos tempos, mas tenho notado que a Observador anda a levar muita ripada (ou é Antena 1 ou é M80, são coisas da época), e os 88,1 MHz deixaram de ser alternativa.

Mais que a M80, eu diria que o principal problema é mesmo a Antena 1, ainda hoje, que não está especial calor, aqui na zona do São João, 98.3 da Antena 1 a se fazerem ouvir. A Linear deve estar mais forte, não padece do mesmo problema com a Antena 2, ou então, a RTP está em poupança na rádio clássica a sair do Montejunto. Os 88.1 não é que não logem o RDS até aqui na zona do São João, ou mesmo mais para Norte, mas ouvem-se com música clássica de fundo, o que até é menos mau, pior é quando é mesmo ruído de pipocas. Sinceramente, acho que se nota menos esse problema na CidadeFM e RR do que na Observador/ANT2.
« Última modificação: Outubro 02, 2023, 12:29:21 pm por pdnf »
Rádio é:

Danl

• Hero Member
« Responder #70 em: Outubro 02, 2023, 12:44:49 pm »
A tão esquecida Vila de Rei FM 103.2Mhz. Julgo que apenas transmite a emissão de uma local de Tomar.

Emissor na Serra da Melriça, Centro Geodésico de Portugal Continental. Com um pouco de vontade deslocalizavam-no para o Picoto Rainho no vizinho concelho da Sertã para junto da Condestavel, rádio que com a mesma potência 0,5kW é uma das de maior alcance em toda a região Centro.

Claramente subaproveitada esta freqüência de Vila de Rei, infelizmente para a zona e para potenciais ouvintes.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #71 em: Outubro 16, 2023, 11:09:26 pm »
Pronto, parece que a Jornal do Centro era uma frequência possível e foram abordados então...

Segundo um forista em 2018,

A antena da RJC está no Caramulo não muito distante da antena da EB, mas o ângulo de irradiação imposto determina que o sinal tenha de estar orientado para o concelho onde o alvará pertence (Carregal do Sal) o que pode, de facto, prejudicar a recepção de concelhos mais a norte do distrito de Viseu, cidade incluída. Há, sim, batimentos,  com o 98.7 do RCM (que sofre de problemas de uma emissora da rede COPE em Ciudad Rodrigo, surgida há pouco tempo e que também impede uma boa recepção do 98.8 nos concelhos do norte do distrito da Guarda). No que toca aos 98.4 da Média Capital, não tem problema, são 400 Khz de distância...
« Última modificação: Outubro 16, 2023, 11:13:04 pm por Memorias da Radio »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #72 em: Outubro 17, 2023, 09:38:52 am »
Viseu não deve ser tanto prejudicada...
Pois Caramulo para Carregal do Sal o sinal que sai para Viseudeve ser praticamente o mesmo que da Emissora das Beiras.
Uma outra possível rádio seria a RCI...
Com uma troca de frequências e deslocalização do emissor...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #73 em: Outubro 19, 2023, 08:23:05 pm »
Um tópico que mostra a mentalidade do português.
Matar frequências de rádios locais para lá colocar uma rádio da capital do reino.
Por alguma razão somos o pais mais atrasado da Europa e já estamos atras da Roménia.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #74 em: Outubro 19, 2023, 08:23:44 pm »
Um tópico que mostra a mentalidade do português.
Matar frequências de rádios locais para lá colocar uma rádio da capital do reino.
Por alguma razão somos o pais mais atrasado da Europa e já estamos atras da Roménia.
“Estar atrás da Roménia” é lengalenga liberal. Não é verdade.