Prefere uma kizombada ou um Marante ?
Que grande, grande pergunta. 5*
Quanto ao resto, a análise do pdnf parece-me certeira. Aliás, no que diz respeito aos rankings, creio que foram as escolas da grande Lisboa que saíram na frente das do Porto. São apenas culturas diferentes (frase que há 20 anos seria inofensiva, mas que hoje poderia bem render-me umas garoupas no cúbito)
Uma rádio como a No Ar em cadeia nacional podia fazer ainda uma boa audiência. Além disso, seria uma sólida vacina para tantas locais que optam pelo modelo de música deste tipo... e que poderiam ter que arranjar outra coisa.
Desde há muito que o Grande Porto está no top dos rankings das escolas e este ano não foi diferente. Um caso claro de parolismo e provinciano do Porto face à Capital.
Basta andar por Lisboa e arredores e andar por Lisboa e arredores para se ver que o parolismo existe nos dois lados, hoje já contaminados pela invasão de todas as raças e etnias africanas e brasileiras. Mas mesmo assim, o parolismo do Porto identifica-se com as raizes populares portuguesas mas o parolismo lisboeta identifica-se com as raizes africanas. Obviamente, prefiro um marante a qualquer kizombada ou trap.
RANKING GERAL ESCOLA CONCELHO MÉDIA?
1.º Colégio Efanor (PRI) Matosinhos 16.76
2.º Grande Colégio Universal (PRI) Porto 16.07
3.º Colégio Nossa Senhora do Rosário (PRI) Porto 16.05
4.º Colégio D. Diogo de Sousa (PRI) Braga 15.91
5.º Colégio Casa Mãe (PRI) Paredes 15.26
6.º Colégio Novo da Maia (PRI) Maia 15.25
7.º Externato Senhora do Carmo (PRI) Lousada 15.23
8.º Academia de Música de Santa Cecília (PRI) Lisboa 15.22
9.º Colégio Paulo VI de Gondomar (PRI) Gondomar 15.02
10.º Colégio João Paulo II (PRI) Braga 15.02