Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 154393 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #525 em: Maio 19, 2022, 10:36:36 pm »
A MCR nao tem culpa,creio eu...
Foi por causa das obras,acho eu,foi obrigada a tal.
Foi bem pensada a alternativa?
Pelos vistos nao...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #526 em: Maio 19, 2022, 10:44:30 pm »
A MCR nao tem culpa,creio eu...
Foi por causa das obras,acho eu,foi obrigada a tal.
Foi bem pensada a alternativa?
Pelos vistos nao...

As obras foram desculpa para inglês ver. O emissor estava lá já as obras tinham começado e só agora foi retirado. Pode ou não ter culpa desta retirada, não sabemos, mas a probabilidade é que de facto não tenha, motivos formais ou informais.

Agora planeamento? Péssimo, zero mesmo. Ai tem toda a culpa. No melhor dos cenários, comportaram-se como uma qualquer rádio local de segunda ou terceira linha quando tem mais de duas décadas de experiência disto de brincar aos alvarás e emissores e claramente há dinheiro para garantir que vai como se quer. E isto é muito grave. Era como se os 92.8 fossem subitamente deslocalizados para Leiria ou assim.

É só a 2ª região do país E quase a única outra comparável a Lisboa em certo tipo de dinâmicas. Literalmente *qualquer* outra coisa mesmo que de urgência era melhor que isto. Até mandarem o emissor para, sei lá, na loucura, a Tenente Valadim.

Ah, e o emissor continua sem a função AF ativa, só tem TP. Estou literalmente no topo do GaiaShopping onde tudo o que é emissor vai para Stereo (pela altura e espaço limpo) e o da Smooth não sai de mono limpo.
« Última modificação: Maio 19, 2022, 10:51:51 pm por Memorias da Radio »

Danl

• Hero Member
« Responder #527 em: Maio 19, 2022, 10:52:13 pm »
De facto estava a ser otimista. Dentro de casa, neste momento, sinal fraco a NULO. No centro de Matosinhos!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Nem nos tempos da Memória FM...

Não me recordo de ver o sinal 89.5 de Matosinhos tão fraco! Que valente "tiro no pé" deu esta gente (a confirmar-se a solução São Mamede definitiva).

Mal por mal, mudaria a Vodafone FM para os 89.5 e a Smooth FM para os 94.3...

É só a 2ª região do país E quase a única outra comparável a Lisboa em certo tipo de dinâmicas. Literalmente *qualquer* outra coisa mesmo que de urgência era melhor que isto. Até mandarem o emissor para, sei lá, na loucura, a Tenente Valadim.

Ah, e o emissor continua sem a função AF ativa, só tem TP. Estou literalmente no topo do GaiaShopping onde tudo o que é emissor vai para Stereo (pela altura e espaço limpo) e o da Smooth não sai de mono limpo.

Exatamente! A Tenente Valadim seria uma solução bem mais razoável. Incrível o planeamento que se fez... vão perder ouvintes na 2ª maior região do país em termos de população.
Confirmo, Gaia quase às escuras... em Santo Ovídio sinal quase nulo. Inclusive fazendo praticamente toda a avenida.
« Última modificação: Maio 19, 2022, 11:00:56 pm por Danl »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #528 em: Maio 19, 2022, 11:01:36 pm »
De facto estava a ser otimista. Dentro de casa, neste momento, sinal fraco a NULO. No centro de Matosinhos!

Nem nos tempos da Memória FM...

Não me recordo de ver o sinal 89.5 de Matosinhos tão fraco! Que valente "tiro no pé" deu esta gente (a confirmar-se a solução São Mamede definitiva).

Mal por mal, mudaria a Vodafone FM para os 89.5 e a Smooth FM para os 94.3...

Nem seria sequer solução com qualidade para a Vodafone tal o nível de qualidade neste momento no Grande Porto (mas sim, de facto nesse cenário só assim…)

Ah, e piéce de resistance: o ruído no som talvez vindo do processador continua. Mandaram os equipamentos de um lado para o outro, sem renovar.

Mais dados: saída de Coimbrões para a Av dos Descobrimentos em Gaia, direção à Afurada, percorrendo essa avenida, a única zona em que o sinal é satisfatório. Pudera, há linha de vista para o Porto… e *mesmo assim* há uma ou outra interferência pontual e deficiências na rotunda da Fujifilm. Na A44 basta passar-se a saída de Vilar do Paraíso e o sinal cai drasticamente, parece sei lá eu o quê, começa a mostrar muitas fragilidades.
« Última modificação: Maio 19, 2022, 11:28:23 pm por Memorias da Radio »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #529 em: Maio 19, 2022, 11:29:55 pm »
Então, a Smooth FM já tem uma microcobertura nos 89,5 MHz para reforçar o sinal em São Mamede de Infesta. Falta agora a MCR investir num emissor principal (talvez 1500W sejam suficientes) que se oiça bem no resto do concelho de Matosinhos, no Porto, em Gaia e noutros concelhos da região. (ironia)
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #530 em: Maio 20, 2022, 12:19:04 am »
Então, a Smooth FM já tem uma microcobertura nos 89,5 MHz para reforçar o sinal em São Mamede de Infesta. Falta agora a MCR investir num emissor principal (talvez 1500W sejam suficientes) que se oiça bem no resto do concelho de Matosinhos, no Porto, em Gaia e noutros concelhos da região. (ironia)

É isso mesmo, ahahah. :)

Mais detalhes giros deste tiro no pé: o sinal da SmoothFM é tão fraco, mas tão fraco, que sabem que rádios estão a entrar do sul de Gaia para baixo? Canal Fiesta em 89.6 FM e Antena 2, de Valença (!!!), na mesma frequência. Há dias, não é esporádica nem há nenhuma hoje.

Portanto, se isto é no sul de Gaia, na Maia deve estar lindo! E quem diz Maia diz Vila do Conde, diz Póvoa, e diz as zonas de Amorim e Terroso que se dantes já se ouvia a Smooth com pressão dessas duas e às vezes quase a quererem entrar por cima (no interior da Póvoa), agora então nem sequer deve existir nem é de todo, a uns escassos 15/20km do emissor que, recordo, está licenciado para 1500w.

Traduzindo isto para o Luís Carvalho e demais leitores a sul: isto é nada mais, nada menos, que aquele caso da Unirádio e da Rádio Comercial, só que a Norte. Exatamente a mesma coisa. É o nível de genial em que isto está.

Eu não tenho palavras.
« Última modificação: Maio 20, 2022, 12:20:43 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #531 em: Maio 20, 2022, 02:48:19 am »

É isso mesmo, ahahah. :)

Mais detalhes giros deste tiro no pé: o sinal da SmoothFM é tão fraco, mas tão fraco, que sabem que rádios estão a entrar do sul de Gaia para baixo? Canal Fiesta em 89.6 FM e Antena 2, de Valença (!!!), na mesma frequência. Há dias, não é esporádica nem há nenhuma hoje.

Portanto, se isto é no sul de Gaia, na Maia deve estar lindo! E quem diz Maia diz Vila do Conde, diz Póvoa, e diz as zonas de Amorim e Terroso que se dantes já se ouvia a Smooth com pressão dessas duas e às vezes quase a quererem entrar por cima (no interior da Póvoa), agora então nem sequer deve existir nem é de todo, a uns escassos 15/20km do emissor que, recordo, está licenciado para 1500w.

Traduzindo isto para o Luís Carvalho e demais leitores a sul: isto é nada mais, nada menos, que aquele caso da Unirádio e da Rádio Comercial, só que a Norte. Exatamente a mesma coisa. É o nível de genial em que isto está.

Eu não tenho palavras.

A Fiesta da Anadluzia? É raro conseguir chegar alguma coisa a sul do Rio Tejo mesmo com boas esporádicas. Ainda para mais tão a interior? Não será antes a Cadena 100 de Santiago de Compostela que já apanhei no Porto a saltar por cima da Antena 2?
A zona do GaiaShopping é muito, muito boa para Valença, por exemplo a RR fura a Nova Era de PAredes aí. A TSF até consegue meter RDS e tudo. Assim como desde a curva antes do nó de Santo Ovídeo na A1 até à Área de Serviço também funcionam bem os emissores de Valença do Minho.

Update: a torre foi retirada do topo do Centro Comercial Londres.

Que idiotas. Isto é gente que vê o erro, sabe que há o erro e mantém-no porquê?

Uma coisa que eu ouvi aqui há tempos, e tu sendo mais próximo da zona poderás saber até melhor que eu, é que havia uns rumores de que o emissor não era ali “bem vindo” por quem la morava, e havia quem se quisesse juntar para aprovar uma retirada de la do centro emissor pelas ondas e não sei quê. Mas ouvi isto muito por alto e não sei se tem qualquer correspondência com a realidade.

Será que vêm o erro? Mesmo? Não estou assim tão convencido disso. Se fossem os 96.6 de Lisboa a coisa pintava de outra maneira. Agora assim, duvido!
Queixas quanto a antenas por causa das radiações, é o pão nosso de cada dia. Conheço quem não tenha comprado casa em Vilar de Andorinho na encosta nascente do Monte da Virgem porque lhe fazia confusão abrir a janela e levar com as radiações do Monte da Virgem. Malta da minha idade com Licenciatura! Nunca devem ter ligado o rádio!  ;D ;D Outra mais antiga: O meu pai trabalhava no armazém ao lado de onde é hoje a Opel na zona Industrial em Moreira. Isto algures em 2003/2004 a TMN solicita a colocação no terreno, a pagar um preço capaz de salvar a empresa que já estava mal, aceite na hora. As empresas vizinhas nem queiram imaginar, daqui del rei, queremos a antena daqui para fora por causa das radiações, vamos todos morrer de cancro. Óbvio que recusaram, com ameaças de retaliações, tentativas de destruição, vandalismo aos carros, coisas menores. Certo é que nem meio ano depois a empresa ficou destruída num incêndio muito mal explicado, numa altura em que já nem seguros havia para cobrir. A antena acabou por depois passar depois para as traseiras do da Opel. Pessoas e mitos sobre radiações, é o que mais há.

“Obrigam a MCR a gastar dinheiro em equipamentos”? Ninguém obrigou ninguém a gastar dinheiro, foi a própria MCR que se meteu nisto… acho que aqui não há Estado ao barulho, só incompetência no planeamento… a Record Sintra esteve a fazer isso ao arrepio da lei e de maneira altamente intermitente, não foi bem bem autorizado pelo regulador. Uns dias, a maioria, emitia de Almada, outros emitia de Sintra e andaram assim bastante tempo ainda. O regulador não pode ir contra a própria lei pelo que se houve algo feito, foi pela porta do cavalo.
Pensei que tivesse sido autorizado!

Fraco a nulo no centro de Matosinhos!!!!!!

Ao que isto chegou. Quer dizer que nem 20? Anda abaixo dos 10???? É pior em Matosinhos que em partes de Gaia e no Porto?!

Isto devia ser imediatamente corrigido. Vão matar a rádio assim!

Vamos acreditar que são mesmo obras e que vai voltar ao local. Não acredito que com uma venda quase fechada fossem dar tal tiro no pé! Mas...se tiver sido suicídio que localizações alternativas realisticamente falando existiriam que assegurem uma alternativa viável, partindo do princípio que talvez Santa Eufémia não seja autorizada por causa da Antena 2? Se as obras forem para durar, não é viável instalar uma torre no solo, terá sempre de ser um improviso.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #532 em: Maio 20, 2022, 08:30:24 am »
Por mim, bem pode fechar a frequência de Matosinhos.
Uma coisa é certa, os funcionários, animadores e colaboradores da Rádio Smooth em Matosinhos não vão ficar prejudicados em nada.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #533 em: Maio 20, 2022, 11:13:37 am »
A pergunta que importa fazer: estará realmente a operar com os 1500W autorizados? Desconfio bem que não. Para quase nem conseguir colocar sinal a menos de 10 km, deverá estar a operar com poucas centenas de watts, se não menos!

P.S. Uniradio? Apesar da frequência e de ter 500W, ouvem-se satisfatoriamente na cidade de Évora e até, por exemplo, na A6 entre Estremoz e Évora. A mim parece-me mais um caso de imitação da Rádio Jornal de Setúbal...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Danl

• Hero Member
« Responder #534 em: Maio 20, 2022, 11:23:48 am »
A pergunta que importa fazer: estará realmente a operar com os 1500W autorizados? Desconfio bem que não. Para quase nem conseguir colocar sinal a menos de 10 km, deverá estar a operar com poucas centenas de watts, se não menos!

P.S. Uniradio? Apesar da frequência e de ter 500W, ouvem-se satisfatoriamente na cidade de Évora e até, por exemplo, na A6 entre Estremoz e Évora. A mim parece-me mais um caso de imitação da Rádio Jornal de Setúbal...

Sinceramente não acredito que esteja a operar com os 1500W. Como já escrevi, até a antiga Rádio Clube de Matosinhos (91.0) com a antena instalada no topo de um prédio situado no centro daquela cidade, perto da Câmara Municipal, conseguia a proeza de se ouvir em quase toda a área metropolitana do Porto. E a partir de uma cota mais baixa em comparação a São Mamede de Infesta, onde está agora instalado o emissor da Smooth...
Resta aguardar para onde vão transferir (isto se for essa a intenção) a antena que saiu ontem ou anteontem do CC Londres.

pdf

• Visitante
« Responder #535 em: Maio 20, 2022, 11:41:12 am »

Sinceramente não acredito que esteja a operar com os 1500W. Como já escrevi, até a antiga Rádio Clube de Matosinhos (91.0) com a antena instalada no topo de um prédio situado no centro daquela cidade, perto da Câmara Municipal, conseguia a proeza de se ouvir em quase toda a área metropolitana do Porto. E a partir de uma cota mais baixa em comparação a São Mamede de Infesta, onde está agora instalado o emissor da Smooth...
Resta aguardar para onde vão transferir (isto se for essa a intenção) a antena que saiu ontem ou anteontem do CC Londres.

É bem verdade. Tudo bem que a RCM beneficiava do efeito costa, mas era perfeitamente audível até Aveiro ou até mesmo mais a sul, e para Norte conseguia chegar com conforto a Afife. Na cidade do Porto até na Ribeira se ouvia bem, e mesmo para o interior da AMP era bem audível em Valongo!

Boxx

• Hero Member
« Responder #536 em: Maio 20, 2022, 11:48:12 am »

É bem verdade. Tudo bem que a RCM beneficiava do efeito costa, mas era perfeitamente audível até Aveiro ou até mesmo mais a sul, e para Norte conseguia chegar com conforto a Afife. Na cidade do Porto até na Ribeira se ouvia bem, e mesmo para o interior da AMP era bem audível em Valongo!
A cobertura da RCM era efectivamente muito melhor do que a SBSR actual. O som é que era uma lástima!

pdf

• Visitante
« Responder #537 em: Maio 20, 2022, 11:52:55 am »

A cobertura da RCM era efectivamente muito melhor do que a SBSR actual. O som é que era uma lástima!

Aquele som fantástico de fundo do poço...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #538 em: Maio 20, 2022, 12:43:31 pm »
Manutenção a acontecer desde pelo menos as 12:20 em 89.5. Já esteve em silêncio, já esteve só estática, continua é sem AF. Volta e meia fica em portadora, volta e meia sem RDS, o habitual nestas coisas no fundo.

pdnf tens razão, é a Cadena 100. Assumi pela música que seria esse canal mas agora de manhã já ouvi na Afurada e é mesmo essa.

E partilho convosco a ideia de que não estaria a potência máxima, devendo estar pelos 500w. Vamos ter esperança que hoje estejam a transportar os dipolos da outra torre para esta, aumentar a potência e aumentar a torre com os elementos da outra para melhorar o sinal.
« Última modificação: Maio 20, 2022, 12:59:09 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #539 em: Maio 20, 2022, 03:07:43 pm »
Manutenção a acontecer desde pelo menos as 12:20 em 89.5. Já esteve em silêncio, já esteve só estática, continua é sem AF. Volta e meia fica em portadora, volta e meia sem RDS, o habitual nestas coisas no fundo.

pdnf tens razão, é a Cadena 100. Assumi pela música que seria esse canal mas agora de manhã já ouvi na Afurada e é mesmo essa.

E partilho convosco a ideia de que não estaria a potência máxima, devendo estar pelos 500w. Vamos ter esperança que hoje estejam a transportar os dipolos da outra torre para esta, aumentar a potência e aumentar a torre com os elementos da outra para melhorar o sinal.

Confirmo que ao fim de 5 dias, volto a ter sinal dentro de casa, mas sempre mais próximo da janela, ainda assim, melhor qualquer coisa que a Vodafone nos 94.3, que praticamente não se escuta. RDS não entra dentro de casa, mas basta pôr o Smartphone fora que apanha de imediato, embora o RT não consiga. Se ficar assim, pelo menos será menos mau...

As frequências da Santiago têm essa capacidade de criar esses saltos por cima das outras aqui por Gaia. Há aqui uma subida em Canelas, quem sai da A29 pela zona Industrial em direção à Rechousa, onde os 90.6 da Mega são picados pela Los40 de Santiago. O meu irmão relatou-me por alturas do Natal que ia a conduzir na EN1 depois da Fonte dos Arrependidos e que começou a ouvir falar espanhol e quando olhou no visor indicava a LOS 40, e que ainda seguiu até Laborim assim. Já-lhe disse que havendo dessas, é favor fotografar para a minha coleção... :-)

Aliás, esse passar por cima de frequências mais próximas é das coisas que acho mais engraçadas no éter. A Cidade FM Alcanena que mata a Soberania às portas de Águeda, a MegaHits Rio Maior também o faz, com mais dificuldades com a RCP-92.6.
« Última modificação: Maio 20, 2022, 03:13:39 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.