Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Rádios regionais e nacionais / Re: Cidade FM
« Última mensagem por estvmkt em Hoje às 01:05:00 pm »
Tanta coisa sobreposta na Cidade Fm. Música com takes em duplicado,com spots,isto nos 99.7 de Penacova
2
Rádios no mundo / Re: Rádio em Espanha
« Última mensagem por radiokilledtheMTVstar em Hoje às 12:52:41 pm »
É rádio muitíssimo aborrecida. Ganhariam muito em aligeirar o que servem na rádio pública espanhola. O meio termo entre uma RNE1 e uma Los40 está largamente livre.

Não acho que seja mais aborrecida que a SER ou a COPE , e acho-a muito mais interessante que a ONDACERO. Andamos a lutar por aqui por rádios de palavra, e queres por a RNE1 igual à ANTENA1?

Dei a RNE1 como um exemplo justamente de um extremo. Preferiria algo mais central para os casos das outras RNEs, a 1 é totalmente informativa.
A solução podia ser ter música na Radio 5, alias já vi espanhois num conhecido blog de rádio do outro lado da fronteira a elogiarem a TSF por isso.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Mal por mal, entre a 1 e a 5, aí talvez a 1. Apesar de tudo é generalista, a 5 é temática informativa. O problema da RNE não deixa de ser exatamente o mesmo da RDP, se a Antena 1 se escusasse de passar música, o que acho que já deveria ter ocorrido há muito, pelo menos entre as 07:00h e as 24:00h. Têm duas rádios musicais, uma clássica (sim, a nossa devia ser temática musical e passar os segmentos culturais para a Antena 1) e uma mais mainstream, que foi capturada em grande medida pelo alternativo. A RNE3 ainda consegue ser pior que a Antena 3 nesse sentido. Num país com tanta música na língua de Cervantes, é raríssimo ouvir-se alguma coisa na língua deles, sendo certo que eu quando pico 97,4 Vigo é essencialmente à noite, período mais propicio a esse "peso". Por aqui vai despicando com a RFM Aveiro, é de Vigo das que vai chegando melhor se meter a antena no sítio certo. Mas quando ando pela raia ou por Espanha, noto ainda assim que é uma rádio pesada no estilo. Compará-la-ia até mais à nossa SBSR do que a Antena 3.
Por mera curiosidade, há algum espaço similar a este do lado de lá da fronteira? Gosto sempre de olhar para o mercado Ibérico, acho que deve ser o nosso grande termo de comparação, sem desprimor de termos ambição de podermos por a vista numa BBC.
Sim, a Radio 3 é uma SBSR misturada com uma Antena 2 na música experimental.
Em relação à Radio 5, só falei nela uma vez que não os vejo a querer que a RNE1 deixe de ser concorrência à SER, Onda Cero e COPE e a Radio 5 tem audiências pifias de colaboradoras para as rubricas que tem.

3
Rádios regionais e nacionais / Re: TSF
« Última mensagem por Atento em Hoje às 10:32:59 am »
Eu acho que as rádios informativas deviam de tentar roubar audiência aos canais de TV informativos. Nos cá em Portugal só temos um canal de TV informativos a transmitir em sinal aberto na TDT e portanto é o único canal informativo acessivel a qualquer pessoa.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Absolutamente de acordo. Onde estou tem a SiC Noticias ligada, saiu o Cavaco de um evento qualquer, entraram logo em direto para ouvir as declarações. Das rádios? Nenhuma o fez. Faz falta uma Antena 5, só Notícias. Embora, seja dificil a uma rádio ter o orçamento das TV's para comentário e jornalismo.

Essa é a importância de um serviço público forte e relevante.
Uma Antena 4 fazia com que as privadas tivessem que recentrar a sua matriz.

Julgo que o grupo RTP já tem rádios suficientes, sendo apenas urgente modernizar e evoluir tecnologicamente, para além de lhes dar qualidade de programação. O projeto que, pessoalmente, veria com agrado seria o de uma rádio RTP que difundisse regionalmente (por distritos? por CCDR?), em colaboração com as locais dessa região.

Não há rádios a mais na órbita RTP.
Aliás,  em todos os países da Europa civilizada,  os grupos públicos de comunicação social têm mais canais e na esmagadora maioria desses países lideram as audiências.

É uma tragédia para Portugal o duopólio radiofónico e o televisivo privados tendo como apêndice a cmtv.

NÃO HÁ,  EXCETO EM ESPANHA, na Europa civilizada esta tragédia: duopólios privados a debitar lixo na maior parte dos casos, aproximando-nos cada vez mais da América Latina do que da Europa central.
4
« Última mensagem por pdf em Hoje às 10:28:34 am »
Tem rádios suficientes, no entanto duas não fazem sentido: RDP Internacional e RDP África.
5
« Última mensagem por ruicleto em Hoje às 10:24:59 am »
Eu acho que as rádios informativas deviam de tentar roubar audiência aos canais de TV informativos. Nos cá em Portugal só temos um canal de TV informativos a transmitir em sinal aberto na TDT e portanto é o único canal informativo acessivel a qualquer pessoa.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Absolutamente de acordo. Onde estou tem a SiC Noticias ligada, saiu o Cavaco de um evento qualquer, entraram logo em direto para ouvir as declarações. Das rádios? Nenhuma o fez. Faz falta uma Antena 5, só Notícias. Embora, seja dificil a uma rádio ter o orçamento das TV's para comentário e jornalismo.

Essa é a importância de um serviço público forte e relevante.
Uma Antena 4 fazia com que as privadas tivessem que recentrar a sua matriz.

Julgo que o grupo RTP já tem rádios suficientes, sendo apenas urgente modernizar e evoluir tecnologicamente, para além de lhes dar qualidade de programação. O projeto que, pessoalmente, veria com agrado seria o de uma rádio RTP que difundisse regionalmente (por distritos? por CCDR?), em colaboração com as locais dessa região.
6
Rádios locais / Re: Rádio Altitude - 90,9 MHz Guarda
« Última mensagem por ruicleto em Hoje às 10:19:13 am »
As Aldeias SOS Crianças de Portugal iniciaram um novo podcast intitulado Hoje Sonhei com a Tua Casa:

https://open.spotify.com/show/0GRb50NV6RW9GkmsnwNZZi?go=1&sp_cid=c7824ddaf977da2a23d66909bcbb2e3b&utm_source=embed_player_p&utm_medium=desktop&nd=1&dlsi=d8be6582a4784e1c

Partilho esta notícia no tópico da Altitude, porque, incrivelmente, não foi nenhuma rádio de Lisboa, nem tampouco do Porto ou de Coimbra que decidiram abraçar solidariamente a produção deste projeto e a condução deste trabalho. Parabéns à rádio Altitude. Isto é mostrar que a rádio local pode ter influência além concelho do alvará, mesmo no meio de tantas dificuldades que o setor enfrenta. Não deixa de ser serviço público.

Excelente exemplo... :)
7
Rádios locais / Re: Rádio Altitude - 90,9 MHz Guarda
« Última mensagem por pdnf em Hoje às 12:48:12 am »
As Aldeias SOS Crianças de Portugal iniciaram um novo podcast intitulado Hoje Sonhei com a Tua Casa:

https://open.spotify.com/show/0GRb50NV6RW9GkmsnwNZZi?go=1&sp_cid=c7824ddaf977da2a23d66909bcbb2e3b&utm_source=embed_player_p&utm_medium=desktop&nd=1&dlsi=d8be6582a4784e1c

Partilho esta notícia no tópico da Altitude, porque, incrivelmente, não foi nenhuma rádio de Lisboa, nem tampouco do Porto ou de Coimbra que decidiram abraçar solidariamente a produção deste projeto e a condução deste trabalho. Parabéns à rádio Altitude. Isto é mostrar que a rádio local pode ter influência além concelho do alvará, mesmo no meio de tantas dificuldades que o setor enfrenta. Não deixa de ser serviço público.
8
Rádios no mundo / Re: Rádio em Espanha
« Última mensagem por pdnf em Hoje às 12:40:41 am »
É rádio muitíssimo aborrecida. Ganhariam muito em aligeirar o que servem na rádio pública espanhola. O meio termo entre uma RNE1 e uma Los40 está largamente livre.

Não acho que seja mais aborrecida que a SER ou a COPE , e acho-a muito mais interessante que a ONDACERO. Andamos a lutar por aqui por rádios de palavra, e queres por a RNE1 igual à ANTENA1?

Dei a RNE1 como um exemplo justamente de um extremo. Preferiria algo mais central para os casos das outras RNEs, a 1 é totalmente informativa.
A solução podia ser ter música na Radio 5, alias já vi espanhois num conhecido blog de rádio do outro lado da fronteira a elogiarem a TSF por isso.

Mal por mal, entre a 1 e a 5, aí talvez a 1. Apesar de tudo é generalista, a 5 é temática informativa. O problema da RNE não deixa de ser exatamente o mesmo da RDP, se a Antena 1 se escusasse de passar música, o que acho que já deveria ter ocorrido há muito, pelo menos entre as 07:00h e as 24:00h. Têm duas rádios musicais, uma clássica (sim, a nossa devia ser temática musical e passar os segmentos culturais para a Antena 1) e uma mais mainstream, que foi capturada em grande medida pelo alternativo. A RNE3 ainda consegue ser pior que a Antena 3 nesse sentido. Num país com tanta música na língua de Cervantes, é raríssimo ouvir-se alguma coisa na língua deles, sendo certo que eu quando pico 97,4 Vigo é essencialmente à noite, período mais propicio a esse "peso". Por aqui vai despicando com a RFM Aveiro, é de Vigo das que vai chegando melhor se meter a antena no sítio certo. Mas quando ando pela raia ou por Espanha, noto ainda assim que é uma rádio pesada no estilo. Compará-la-ia até mais à nossa SBSR do que a Antena 3.
Por mera curiosidade, há algum espaço similar a este do lado de lá da fronteira? Gosto sempre de olhar para o mercado Ibérico, acho que deve ser o nosso grande termo de comparação, sem desprimor de termos ambição de podermos por a vista numa BBC.
9
« Última mensagem por pdnf em Hoje às 12:28:43 am »
A Leonor o problema dela,ser estudante ainda.
E fazer praticamente o painel da noite...
Ja a ouvi uma ou outra vez as 11 e gosto dela.
Não é exuberante, mas também não é digamos assim alguém que ande por andar. É mais discreta que a Catarina mas para mim já se destaca. Uma espécie de Diogo Pires no feminino. Discreto mas domador. Neste a caso da Leonor, discreta, mas com futuro risonho pela frente. Vejo a Leonor a fazer umas manhãs ou até a tomar lugar da Tecas.

Nas manhãs sejamos francos,Helder e Catarina finalmente uma dua de jeito numas manhãs. Para mim superam ja das da Mega,RFM,Comercial e por ai fora. Quimica fora do normal,criaram relação muito boa com os ouvintes. Inclusive há ouvintes na casa dos 40 a ouvir a Cidade FM de manhã.
A Catarina Moreira é genuina,o Helder contagia bem.
Admira me o Helder nunca ter assumido papel de pivot quando fez dupla com  Laura caso das manhãs ou no caso do painel das 11 com a Yolanda.
Ora bem, não acho nada que o problema da Leonor seja estudar. Aliás, valorizo-a muito por isso, tão jovem, já com um lugar numa rádio que emite para uma boa parte do país, ter que preparar programa porque não tem produtora, ir a aulas, fazer exames. A Leonor é uma lutadora, tem garra. Quando escrevi que acho que não se destaca, ok, pode ter a haver com o painel em que está, em que na Buraca tem uma concorrência que é forte, e também, justamente por não ser exuberante. Admito que essa comparação com o Diogo Pires possa ser feita, naturalmente com as naturais diferenças de experiência entre um e outro. Mas na CIDADEFM acho que ainda se coaduna menos esse estilo de rádio do que na MEGAHITS. Lá está, se calhar eu próprio estou enviesado pelo atual conceito de "rádio jovem". Uma coisa é o que eu gosto, outra aquilo que vende, tento equilibrar as duas vertentes nas minhas análises, ao mesmo tempo que tento não cair novamente no erro de magoar alguma pessoa com o que escrevo.
É nesse sentido que disse que disse que acho que a Leonor se tem de afirmar mais. Por exemplo, eu seguia-a nas redes, mas raramente me aparecia uma publicação dela ou um storie. Tem a haver com essa descrição de que falas. Tem um timbre muito bonito também, uma voz serena, é um grande plus.

Quanto à Catarina e ao Hélder, bom, nunca tive dúvidas de que a Moreira é uma grande comunicadora. Não diria que é uma locutora, é mesmo animadora, e nisso é excecional, porque, como referes, apanha público dos 15 aos 40. Para cima disso, tenho algumas dúvidas, mas também a estação em si mesma não se coaduna para mais. O Hélder fez uma evolução grande, quando há uns anos cheguei ao fórum, diziam-me que o Hélder evoluir só se fosse no engate no Urban, acho que o tempo me deu razão. Pô-lo como pivot com a Laura? Também não exageremos. Respeite-se a antiguidade e o talento.
10
« Última mensagem por estvmkt em Fevereiro 20, 2024, 09:22:03 pm »
A Leonor o problema dela,ser estudante ainda.
E fazer praticamente o painel da noite...
Ja a ouvi uma ou outra vez as 11 e gosto dela.
Não é exuberante,mas também não é digamos assim alguém que ande por andar. É mais discreta que a Catarina mas para mim já se destaca. Uma espécie de Diogo Pires no feminino. Discreto mas domador. Neste a caso da Leonor,discreta,mas com futuro risonho pa frente. Vejo a Leonor a fazer umas manhãs ou até a tomar lugar da Tecas.
Nas manhãs sejamos francos,Helder e Catarina finalmente uma dua de jeito numas manhãs. Para mim superam ja das da Mega,RFM,Comercial e por ai fora. Quimica fora do normal,criaram relação muito boa com os ouvintes. Inclusive há ouvintes na casa dos 40 a ouvir a Cidade FM de manhã.
A Catarina Moreira é genuina,o Helder contagia bem.
Admira me o Helder nunca ter assumido papel de pivot quando fez dupla com  Laura caso das manhãs ou no caso do painel das 11 com a Yolanda.
Páginas: [1] 2 3 ... 10