Montejunto: Já tinha notado quando viajei para Lisboa no início de Maio, os emissores da RR e RFM de Montejunto parecem-me estar com desempenhos significativamente inferiores ao que vinha sendo a sua habitual performance, ao nível da Antena 2, que, claramente, tem menor potência de sinal do que as duas irmãs, nesse centro emissor. Mormente a RFM, deixava-me aqui no spot sempre sinal, mesmo que fraco, 365 dias/ano, e, obviamente que não ando na janela sistematicamente no Inverno, mas nesta época ainda não a consegui apanhar, e no carro muito fraca, e sendo certo que a TSF está melhor que nos últimos dois ou três anos, em que 106.9 Braga chegou a estar um longo período sem conseguir passar para sul da Circunvalação, não justifica esta debilidade de sinal, quando a COMRCIAL consegue furar o Marão, e a M80 consegue limpar a Metropolitana em Espinho. Nesse dia, curiosamente, a RR era comida pela moribunda VOZDARIA. Aliás, já em fevereiro, penso que até reportei aqui, salvo erro em resposta ao AG, que comentou qualquer coisa sobre a performance de Montejunto, notei essa tremenda dificuldade na estação de Santarém para a RFM, a ter de ir buscar sinal a 101.1/91.7, claramente a melhor alternativa, numa zona de cobertura do emissor, e onde apenas a RFM e a RR tinham dificuldades. Mas como já li o João a falar várias vezes sobre Santarém ser um pouco de tudo de vários sítios, resolvi não dar grande relevo.
Em todo o caso, pode ser uma decisão racional, a troca Monsanto-Lousã é totalmente viável, aliás, na viagem de volta, fi-la na Antena 2, em que fui até Torres Novas em 94.4, e entrando na A23, fui para 89.3, AF desligado. Imagino que Montejunto sirva, fundamentalmente, o sul do distrito de Leiria, que desconfio que possa ter alguma dificuldade quer com Monsanto, quer com Lousã, mas não conheço a área assim tão bem, para o afirmar, é a percepção que tenho, por causa da ororgrafia.