Algumas considerações:
?
1. A Voz do Neiva ainda outro dia fechou um contrato público... Bom ponto o da Anacom, se bem que isso nunca impediu de eles andarem a fazê-lo nos anos 80; mas acho que dificilmente colhe a argumentação de ser "zona de transição" porque está bem delimitado o que é AMP e o que é região de Aveiro nessa divisão, fora que acho que até é irrelevante. Mais importante será a divisão PSP/GNR dificultar o que seja no terreno. Relembrar também que isto não é uma pirata no centro do Porto, logo mais difícil de ser relevante. E reforço: desde que haja cuidado a escolher frequências e responsabilidade, não vejo porque não continuar.
2. Para não dizer pior, toda essa frase do Lidl e da gravação e do beneplácito de presidentes da câmara é de uma ingenuidade que não tenho palavras. As coisas não funcionam assim pura e simplesmente. O beneplácito vale zero quando a atuação, a ser feita, é do poder central em Lisboa; em Espanha é que é do poder local e aí sim é que há diferença.
Dinheiro há algum, mas é uma local, não se ache que é nada de magnata.
O fim da RRS, sei-o eu, foi sempre encarado com bastante desgosto por várias figuras sanjoanenses e mesmo feirenses, não só da rádio mas fora dela. Porque era vista como uma local decente, a Informédia Rádio é comparativamente menos amada e é às vezes quase uma "figura de um homem só", mas eu entendo bem porquê e basta ouvirem a antena da estação que entendem logo.
A antena não é a mesma e a emissão é diferente, num canal mais dance, noutra mais clássica/calma.
3. A Rádio Verónica tem zero que ver com isto e toda a (nada plausível) dissertação sobre potenciais questões da Veronica cai em saco roto com esse simples conceito.
4. Errado uma vez mais, a frequência da RR na zona varia entre 93.7, 106.0 e 102.5, não há uma frequência, há três (ok, passa mais tempo nas duas últimas que na primeira).
5. A frequência da Mundial FM nem sequer passa da Bairrada em condições... a captação estável termina em Águeda. A Nazaré FM não se capta fora do eixo Nazaré - Marinha Grande. A Voz de Basto não chega nem remotamente a esta zona, aliás, em Espinho já é quase nula. As questões de interferências não se colocam, o legislador sabia o que andava a fazer. As frequências de Braga não chegam quase nenhuma a Aveiro, e o inverso também é verdade, a zona de fronteira máxima andando pela Trofa/Famalicão por questões de relevo de terreno, elevada distância e múltiplos centros urbanos pela frente entre os quais o Porto.
TSF não sofre problemas em 106.9, aliás, acontece mais o inverso que é afetar a dita pirata, mas de qualquer maneira está já longíssimo da sua área de ação e a avaliar pela excelente atenção que tem sido dada à área técnica duvido que dali saia o que quer que seja na TSF.
Precisas mesmo de ir dar uma volta por Aveiro para perceberes em condições a dinâmica, de fora parece mas não é assim tão simples...
A voz parece-me ser (para não dizer que é) do António Santos que fez parte da Regional Sanjoanense.
Por acaso, gostava de ouvir a Veronica aqui em Portugal. É uma das rádios online que ouço regularmente, é uma boa rádio de oldies e iria fazer mossa na nossa M80.
Também penso que seja dele, não tenho a certeza, mas penso que sim.
Mas meterem o sinal horário da Regional Sanjoanense... *facepalm*