Autor Tópico: Futuro da audição da rádio online: Bluetooth, etc.  (Lida 2741 vezes)

AM-FM

• Newbie
  • *
Futuro da audição da rádio online: Bluetooth, etc.
« em: Novembro 09, 2019, 01:09:23 pm »
O futuro vai ser todo sem fios. Os ouvintes passarão todos a ouvir rádio online nos smartphones, pulseiras e outras coisas, em earphones Bluetooth. Será tão corriqueiro que as pessoas até estranharão alguém andar com fios a descer das orelhas.
« Última modificação: Maio 19, 2023, 12:26:38 pm por AG »

pdf

• Visitante
Re: Futuro da audição da rádio online: Bluetooth etc.
« Responder #1 em: Novembro 09, 2019, 01:15:18 pm »
O futuro vai ser todo sem fios. Os ouvintes passarão todos a ouvir rádio online nos smartphones, pulseiras e outras coisas, em earphones Bluetooth. Será tão corriqueiro que as pessoas até estranharão alguém andar com fios a descer das orelhas.
Nem mais. O futuro é definitivamente wireless. Triunfando o 5G, 802.11ax, a internet das coisas (IoT) e outras tecnologias sem fios. Pensar o contrário e em ligações analógicas com décadas em cima (a tecnologia de jack remonta ao final do século XIX, e o jack de 3,5 que tanta gente ainda venera incompreensivelmente foi desenvolvido por volta de 1950) é contraproducente.

É tempo de olhar em frente, por muito que me custe deixar uma certa magia do analógico sem fios.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk
« Última modificação: Novembro 09, 2019, 01:17:23 pm por pdf »

guest219

• Visitante
« Responder #2 em: Novembro 09, 2019, 01:32:20 pm »
Nem mais. O futuro é definitivamente wireless. Triunfando o 5G, 802.11ax, a internet das coisas (IoT) e outras tecnologias sem fios. Pensar o contrário e em ligações analógicas com décadas em cima (a tecnologia de jack remonta ao final do século XIX, e o jack de 3,5 que tanta gente ainda venera incompreensivelmente foi desenvolvido por volta de 1950) é contraproducente.

É tempo de olhar em frente, por muito que me custe deixar uma certa magia do analógico sem fios.

https://www.radioworld.com/columns-and-views/does-5g-make-sense-for-radio

pdf

• Visitante
« Responder #3 em: Novembro 09, 2019, 01:36:39 pm »

https://www.radioworld.com/columns-and-views/does-5g-make-sense-for-radio
O autor parte do pressuposto que seria necessária uma rede à parte para broadcast via 5G. Não é a isso que me refiro. Os dados seriam transmitidos pelas redes que já existem, via IP. Não seriam necessárias torres adicionais.

Os tarifários sem limite de dados vão permitir isso. Aliás, já permitem, se estivermos dispostos a pagar e desde que não exista PUR agressiva.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #4 em: Novembro 09, 2019, 01:58:26 pm »

Duvido. Boa parte do futuro será sem fios, todavia haverá aplicações da tecnologia em que será inevitável a manutenção das comunicações por fios. A razão é deveras simples: espectro radioeléctrico. Imagine-se um comboio cheio em que quase todos os passageiros estão de auscultadores Bluetooth a ouvir cada um a sua coisa. Havendo dezenas de dispositivos BT num raio de 10 metros, será que nenhum sistema de emissão/recepção BT falha devido às inúmeras interferências? Dir-me-ão que o problema resolve-se aumento o número de frequências disponíveis. Com uma necessidade cada vez maior de transmitir uma quantidade cada vez maior de dados, a solução será recorrer cada vez mais a faixas de frequências cada vez mais altas. Consequentemente, comprimentos de onda cada vez menores, o que implica alcances mais reduzidos. A solução seria o aumento considerável do número de antenas para o mesmo nível de cobertura radioeléctrica. Podem dizer que sou um pouco céptico em relação à substituição dos cabos por sistemas sem fios, mas na engenharia electrotécnica, como em tudo na vida, não há almoços grátis. Creio que vou mover esta parte do tópico para outra secção do Fórum.

Enviado do meu Hisense T5 Plus através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 em: Novembro 09, 2019, 03:30:48 pm »
O meu carro está equipado com sistema android,é a melhor coisa. Tenho Spotify, Deezer, Youtube, Netflix, Tunein, entre outros (basta instalar o apk respectivo). Tenho MP3 se quiser optar. Dá para ligar o Bluetooth do meu telemóvel ao carro,se tiver musicas/videos no meu smartphone, ate o consigo conectar ao visor do meu carro e trabalhar por lá. 

Às vezes ainda ligo o Rádio FM, mas cada vez menos, tenho as músicas que quero, posso fazer as minhas playlists, posso ouvir podcasts, costumo ouvir rádios estrangeiras em Portugal em plena viagem ou ate mesmo por exemplo viajar, a ouvir a Rádio Nova (98,9FM Porto) no Algarve, basta ir à emissão online no site deles.

Tudo isto para dizer que, tenho um monte de possibilidades no meu carro para escolher, posso estar a ouvir a Rádio Comercial como posso estar a ouvir o meu vizinho com um microfone na cama, a debitar música num stream feito por ele em casa. Vai ser muito isto daqui a uns tempos, todos concorrem com outros.

Mas quem ainda não tem este ou outro sistema, quem tem uma rede de emissores continua a ganhar, não sei por quanto tempo...

joao_s

• Hero Member
« Responder #6 em: Novembro 09, 2019, 07:25:45 pm »
De facto, a tecnologia existente já permite avanços inacreditáveis num par de décadas, como seja, por exemplo, percorrer os Estados Unidos de carro pela “Route 66” e ao som da ‘Rádio Nova’ ou deslocar-se em “Nova Iorque” a ouvir a ‘Smooth FM’ portuguesa. Com o 5G, a tendência será, eventualmente, de massificação destes meios de comunicação, em detrimento dos tradicionais, passando os sintonizadores analógicos a peças de museu.

Mas permitam-me que conjeture sobre um tema, do qual não li nada sobre o assunto aplicado a esta área da radiodifusão. Estamos no início quarta revolução industrial , a tecnologia quântica está a avançar, com desempenhos avassaladores relativamente ao que existe hoje e com escalas de integração cada vez menores, a inteligência artificial também avança significativamente, assim como a robótica. Num cenário hoje de SCI FI, amanhã talvez não, imagine-se estações de rádio feitas exclusivamente com inteligência artificial, capazes de interagir com os ouvintes através de sistemas de processamento de voz, dando-lhe as informações relacionadas com os seus gostos e interesses, notícias, música a seu gosto, baseada em algoritmos inteligentes/adaptáveis e, no limite, personalizáveis para o ouvinte A, B ou C. Se chegarmos a este ponto, a rádio que conhecemos acabou, isto porque, deixa de ser um meio de comunicação feito para comunidades locais/regionais/país e passa ser dirigido para cada um individualmente ou para grupos que partilham interesses comuns. Neste estado de evolução tecnológica, o que está para vir só concebemos em cenários tidos como ficção-científica. Veremos...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #7 em: Novembro 10, 2019, 11:19:08 pm »
O meu carro está equipado com sistema android,é a melhor coisa. Tenho Spotify, Deezer, Youtube, Netflix, Tunein, entre outros (basta instalar o apk respectivo). Tenho MP3 se quiser optar. Dá para ligar o Bluetooth do meu telemóvel ao carro,se tiver musicas/videos no meu smartphone, ate o consigo conectar ao visor do meu carro e trabalhar por lá. 

Às vezes ainda ligo o Rádio FM, mas cada vez menos, tenho as músicas que quero, posso fazer as minhas playlists, posso ouvir podcasts, costumo ouvir rádios estrangeiras em Portugal em plena viagem ou ate mesmo por exemplo viajar, a ouvir a Rádio Nova (98,9FM Porto) no Algarve, basta ir à emissão online no site deles.

Tudo isto para dizer que, tenho um monte de possibilidades no meu carro para escolher, posso estar a ouvir a Rádio Comercial como posso estar a ouvir o meu vizinho com um microfone na cama, a debitar música num stream feito por ele em casa. Vai ser muito isto daqui a uns tempos, todos concorrem com outros.

Mas quem ainda não tem este ou outro sistema, quem tem uma rede de emissores continua a ganhar, não sei por quanto tempo...
Eu acho que, a aumentar a escuta de rádios estrangeiras, vão ser apenas as de um género específico ou de nicho. Não acredito que o público que ouve a RFM e a Comercial a vá trocar por uma qualquer rádio de hits na Europa que é praticamente igual a estas, assim como na informação por muita coisa em que as nossas rádios não se comparem às europeias. Em Portugal sofreriam mais mais com isso rádios como a M80, Smooth ou SBSR por existirem muito melhores alternativas lá fora.