Deixo aqui o último Lugar Cativo do Rádio Clube.
Era um adolescente, mas aprendi a acompanhar o desporto pela voz de Fernando Correia, António Botto, Paulo Rico, Alder Dante, Carlos Dolbeth (excelente voz e na altura ainda não lhe tinha dado a revelação sportinguista), Artur Teixeira (hoje na Sport TV) e um estagiário especial... Aliás, a coragem de quem mandava era tamanha pois meteram esse estagiário a fazer o discurso de despedida de antena.
Foi a primeira vez que ouvi esse estagiário que, ouvi dizer, que foi longe.
https://youtu.be/-1W54ukyYL0?si=Z1BSPKqw9Il9cY5p
PS: Ouvi isto em directo.
O vídeo não é meu mas a gravação sim, é dos 94,4 da ex-Moliceiro (não sei porquê as gravações do meu Sony faziam um ruído estático "desgraçado" na frequência do Rádio Clube, mesmo vivendo na altura relativamente perto do emissor). Depois tenho também gravada a despedida seca do Nuno Infante do Carmo, que fechou a estação:
https://soundcloud.com/radiodependente/rcp-final-de-emissao-11-07-2010mp3A rede que "fechou" o Rádio Clube era a seguinte: 96,6 Lisboa, 97,7 Santarém, 103,0 Cantanhede, 94,4 Aveiro, 105,8 Valongo, 104,4 Manteigas e 96,8 Sabugal. Aveiro passou para a M80 e as restantes para a então nova Star FM.
Foi uma decisão desastrosa terem terminado com o projecto Rádio Clube. Lançaram uma rádio sem pés nem cabeça chamada Star FM que nem 3 anos durou, com o objectivo falhado de concorrerem com a Rádio Sim.
A Lei da Rádio mudou logo a seguir (em fins de 2010) o que permitiria logo colocar o tal número de seis emissores a emitirem 24 horas por dia em contínuo de emissão do RCP de Lisboa (96,6, 97,7, 103,0, 94,4 e 105,8 e juntar 103,0 da então Mix FM), o que logo por aí reduziria custos. Penso que o rumo do RCP se tivesse continuado era adoptar um formato da Smooth FM mas com mais informação na grelha (eventualmente sem os relatos), o que evitaria tanta mudança em pouco tempo. Mas a Média Capital Rádios sofria deste "tique" nesta época.
Devo dizer que encontro algumas semelhanças com o formato do RCP de 2009/2010 ao que a Observador faz actualmente.