Autor Tópico: Rádios online  (Lida 19905 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádios online
« Responder #60 em: Outubro 06, 2020, 01:28:12 pm »
Várias questões que não foram respondidas:

1) Segundo o estudo citado, 22,8% dos entrevistados afirmou que ouve rádio no telemóvel. A pergunta que não foi colocada: "mas ouve rádio via Internet ou ouve rádio através da aplicação de rádio FM do telemóvel?". Dos 22,8%, quantos ouvem online e quantos escutam por meio tradicional? Sim, é certo que muitos modelos recentes já não têm rádio FM, mas ouvir via telemóvel, por si só, não é uma expressão muito esclarecedora.

2) A maioria ouve rádio no carro. Sim, mas o que ouve e por quanto tempo? Uma ou duas horas por dia presos no trânsito a ouvir música ou ouvem os programas da manhã da Antena 1 ou da Rádio Observador?

3) Qual é a distribuição do meio de escuta (rádio FM vs Internet) em função da faixa etária? Será que todos os "jovens" até 40 anos ouvem online e não ouvem FM e todas as pessoas acima dos 40 anos ouvem via FM e não ouvem online? Obviamente que não - e aí está o perigo de se generalizar sem ter uma perspectiva completa da questão.

Obrigado, Luís. Haja alguém sério sobre este tema.

CT1GZB

• Jr. Member
  • **
« Responder #61 em: Outubro 10, 2020, 12:24:29 pm »
Boas.
No que toca à Rádio sou muito purista...recuso-me a escutar Rádio via Internet.
Continuo a fazer "zapping" em AM em Onda Média e Curta.

Viva a Rádio!!!

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #62 em: Outubro 10, 2020, 10:07:23 pm »
Mas quem ouve rádio a partir de um rádio hoje em dia, a não ser no carro?
Mais uma "zequice" com a sua visão carro-cêntrica dos anos 80. Evolua.

Eu ouço rádio em casa, quando estou a andar de bicicleta no Parque da Cidade, quando vou na Rede Expressos ou no metro, quando estou de férias a relaxar, quando tomo banho...

O bom da rádio é poder acompanhar-nos sempre.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Afinal estava certo: Ouve rádio a partir de um telemovel/smart e não de um rádio fisico.

São todos rádios físicos. Em casa tenho um rádio físico, Majority Robinson. Para bicicleta levo um Majority Petersfield Go, pesquise. No autocarro e no metro a mesma coisa. Em férias divirto-me com um XHDATA D-808. No banho tenho um Majority Eversden. Na cozinha um Grundig antigo a pilhas. Nenhum destes dispositivos tem ligação direta à internet, à excepção do Robinson.

Além de se ter notado que sou super-fã da Majority, também serve para o calar quando fala sem saber. Para arrogante, arrogante e meio.

E sim, também ouço rádio no telemóvel quando me apetece.

Por alguma razao gosta de rádio. A grande maioria das pessoas não tem um rádio em casa. Quem tem menos de 40 anos nem sabe o que é o FM, OM e muito menos o que é um rádio a pilhas. Não tenho nenhum amigo que tenha um rádio em casa. O uso de aplicativos de rádio no telemovel é outro universo em que a maioria nem o usa. Quem tem filhos é perguntar a eles se ouvem rádio e que rádios há. Uma pequena minoria opta pela rádio e detrimento de outras aplicações de musica, you tube e afins.
Eu com 12 anos de idade, sabia o que era o FM e a Onda Média.
Sei o que é um rádio a pilhas, e atualmente oiço rádio FM no telemóvel.
A magia da rádio, na minha opinião, é através das ondas hertzianas.
O captar das frequências, os efeitos climatéricos que faz com que muitae vezes se captem rádios em zonas onde jamais se sonharia captar.
Atualmente tenho 21 anos de idade, e mesmo sendo de uma geração muito mais recente, com internet's e youtube's, não troco as ondas hertzianas por nada.
Porque a magia disto, está nas ondas!

Estranho seria quem está aqui pelo fórum não gostasse de rádio e não soubesse de rádio. A diferença é que o universo de frequentadores deste fórum são uma gota no oceano da generalidade dos portugueses, por isso não vale a pena acharem que os vossos exemplo, como o meu, não servem de barómetro.

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #63 em: Novembro 06, 2020, 08:52:39 pm »

Não sei o que é que este estudo quer demonstrar, o óbvio certamente, mas aí fica.

Dados relativos ao 1º semestre de 2020 do estudo Bareme Rádio da Marktest mostram que perto de 3 em cada 4 ouvintes de rádio na Internet têm menos de 45 anos.

https://www.marktest.com/wap/a/n/id~26d1.aspx

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #64 em: Novembro 09, 2020, 11:45:02 pm »

Não sei o que é que este estudo quer demonstrar, o óbvio certamente, mas aí fica.

Dados relativos ao 1º semestre de 2020 do estudo Bareme Rádio da Marktest mostram que perto de 3 em cada 4 ouvintes de rádio na Internet têm menos de 45 anos.

https://www.marktest.com/wap/a/n/id~26d1.aspx

Se a grande maioria escuta a rádio pela internet, será obvio e fácil admitir que as rádios on line podem ser tão facilmente escutáveis como as tradicionais rádios FM. Concordo que o que distingue as rádios é o seu conteúdo e é nas redes sociais que elas se vão batendo com as rádios em FM. Alias, todas as rádios em FM usam e abusam das redes sociais para se promoverem, lutando cada vez mais por terem seguidores. Tal como as rádios em FM, as rádios on line vão sobrevivendo as melhores e é ver as suas redes sociais para se ver quais aquelas que em Portugal vão somando seguidores. Como não sondagens sobre que as ouve, temos que nos limitar ao que se vai passando nas redes sociais e aí já encontramos rádios on line portuguesas com mais seguidores que a grande maioria das rádios FM locais. A meu ver, a rádio on line é o futuro e quando a net se tornar gratuita para todos, tudo irá mudar.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #65 em: Junho 19, 2021, 10:46:45 pm »
Uma simples busca de rádios on line portuguesas descobrimos que cada vez mais surgem rádios on line em vários municípios e os grandes grupos de media criam rádios on line temáticas.
Se nenhum grupo de média descura a transmissão on line e até cria rádios temáticas é porque a rádio on line veio para ficar, penso eu.

Em 2021 que peso têm as rádios on line hoje em dia em Portugal?
Será que as audiências de rádios on line já é muito acentuada e tenta-se ignora essa realidade paralela, o maior perigo para o FM?
Neste momento em Portugal há alguma rádio on line que se destaque?
« Última modificação: Junho 19, 2021, 11:01:13 pm por Zeca 2021 »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #66 em: Junho 19, 2021, 11:39:18 pm »
Dos 25 aos 34 anos já são quase 65% do total populacional. E 3/5 são classe Alta/Média Alta.

https://www.marktest.com/wap/a/n/id~278e.aspx

Neste momento o painel da Marktest começa a abrir mas ainda está muito pendente para o FM.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #67 em: Junho 20, 2021, 07:47:30 pm »
Pelos vistos um tema que pensava ser actual e interessante para quem escuta rádio, aqui pelo forum não cria interesse.
Pelos vistos, o forum apesar de existir na www, os seus membros continuam ainda parados no FM.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #68 em: Junho 20, 2021, 07:59:58 pm »
A rádio via rede social veio para ficar.
Ninguém pelo forum referiu que a TSF na parte final do campeonato de futebol deste ano começou a relatar os jogos também pela sua pagina de Facebook.
Não o referi na altura por estar impedido e por questões de saúde posteriores.
Refiro agora.

Tinha alertado aqui o ano passado que as rádios dos grandes grupos ia começar a olhar para as redes sociais como a nova forma de angariar ouvintes e serem escutadas. Chamaram-me de louco e de irrealista aqui pelo forum.
Nessa altura referi que esse fenómeno nasceu pela rádio on line do Porto ( Rádio Portuense) em 2016 e durante o ano de 2019 pela Golo FM.

A TSF começou este ano a fazer o mesmo e até a RR já seguiu o exemplo.

A Antena 1 ainda não mas já transmite a edição do Portugal em direto e da Antena aberta via Facebook.

O que este meio tem de interessante é que se consegue ver em direto quantas pessoas estão a usar esse meio e facilmente se vê quantas pessoas escutam o relato via rede social, podendo comparar quem tem maior audiência na rede social.

Este fenómeno vai ser a próxima luta que as rádios vão ter em termos de audiência, quer em relatos quer em programas de palavra, pois o video/audio em direto está a surgir por todo o lado.

A rádio mudou e as formas de obtenção de audiência também.

Luís Gonçalves

• Sr. Member
« Responder #69 em: Junho 20, 2021, 11:04:41 pm »
Já experimentei ouvir rádio através da Internet, não sei explicar o motivo mas perde todo o interesse em relação ao FM. A meu ver, rádio que é radio tem que ser escutada através de um recetor físico, a receber uma frequência que se desloca pelo ar, para ouvir online tenho o Spotify em que ouço todas as músicas que gosto, podcasts etc... por vezes, para ouvir uma rádio online ate costumo ligar um mini emissor fm de isqueiro para poder ouvir no rádio  ;D
Luís Gonçalves

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #70 em: Junho 21, 2021, 01:08:08 pm »
É o rumo a seguir, de resto poderiam atrasar propositadamente a emissão para aqueles que como eu não aguentam a incompetência de alguns comentadores como o Dani na TVI a pudessem acompanhar sem ter de ir sincronizando a emissão com a da TV  nos sites das rádios.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

miguelalex23

• Full Member
« Responder #71 em: Junho 21, 2021, 05:15:02 pm »
A MCR cria rádios online quase todas as semanas. Tal não impede que a maior parte delas esteja quase literalmente às moscas, com menos de 10 ouvintes.
http://mcrscast.mcr.iol.pt/status.xsl

livelx90

• Sr. Member
« Responder #72 em: Junho 21, 2021, 07:06:51 pm »
No caso das webrádios da MCR, as emissões online estão disponíveis tanto pelo servidor Icecast, como pelo servidor HLS (mais utilizado), pelo que, não há forma de saber publicamente as audiências por este servidor.
Há tempos, desligaram as transmissões via MPEG-DASH. Em Portugal, apenas as rádios do grupo RTP mantêm emissão por estes três serviços.

A BBC também mantém a utilização do MPEG-DASH, HLS e Shoutcast.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #73 em: Junho 21, 2021, 07:16:17 pm »
A MCR cria rádios online quase todas as semanas. Tal não impede que a maior parte delas esteja quase literalmente às moscas, com menos de 10 ouvintes.
http://mcrscast.mcr.iol.pt/status.xsl

Deve ser para tentar inflacionar as tabelas de publicidade e crescer os proveitos, já que a rede não cresce mais... Tem alguma lógica e alguma inteligência. Agora só mexendo no que existe, quase
« Última modificação: Junho 21, 2021, 07:18:35 pm por Memórias da Rádio »

miguelalex23

• Full Member
« Responder #74 em: Junho 21, 2021, 07:39:21 pm »
No caso das webrádios da MCR, as emissões online estão disponíveis tanto pelo servidor Icecast, como pelo servidor HLS (mais utilizado), pelo que, não há forma de saber publicamente as audiências por este servidor.
Há tempos, desligaram as transmissões via MPEG-DASH. Em Portugal, apenas as rádios do grupo RTP mantêm emissão por estes três serviços.

A BBC também mantém a utilização do MPEG-DASH, HLS e Shoutcast.
Obrigado pelo esclarecimento.
Mas suponho que seja uma amostra representativa do que também acontece no outro servidor.