Autor Tópico: Rádios online  (Lida 20414 vezes)

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
Re: Rádios online
« Responder #15 em: Outubro 07, 2016, 06:13:32 pm »
Entendi.
Bom, eles de facto dizem acessos não referindo que são todos ao mesmo tempo.
Fica  duvida.

Se forem visitantes únicos, acredito que sejam milhares. Mas ao mesmo tempo o máximo que tiveram foi 100 e tal, está nas estatísticas.
Mas aquele valor corresponde ao valor desde sempre ou a um determinado período de tempo?
Uma rádio on line pode ter mais do que um servidor ou isso tem que estar registado na ERC?

ZECA aquele valor é o valor máximo correspondente desde o inicio da compra/aluguer do servidor...
Sim, que eu saiba pode e não têm que estar registado na ERC se bem que há uns dias vi algo, penso que era da ERC, que falava nos novos media e na urgência dos mesmos serem regulados, ou algo do género.
« Última modificação: Outubro 07, 2016, 11:21:12 pm por Remember »

ZECA

• Sr. Member
« Responder #16 em: Outubro 07, 2016, 10:04:14 pm »
Esse valor é estranho e muito baixo. Só nos relatos do Boavista,   devem,  só aí,  ter muitos mais,  já que é a única que relata o clube.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #17 em: Novembro 02, 2016, 12:59:21 am »
Entendi.
Fica  duvida.

Se forem visitantes únicos, acredito que sejam milhares. Mas ao mesmo tempo o máximo que tiveram foi 100 e tal, está nas estatísticas.
Mas aquele valor corresponde ao valor desde sempre ou a um determinado período de tempo?
Uma rádio on line pode ter mais do que um servidor ou isso tem que estar registado na ERC?

Corresponde aos ouvintes ligados no exato momento de emissão, caro Zeca. Ou seja, a esta hora podem estar 48, às 5 da manhã podem estar 3, às 12 horas podem estar 125... Nestes casos, uma média por blocos será a melhor solução para aferir: verificar quantos ouvintes em média das 07 às 10h, das 10h às 12h, das 12h às 15h, por aí fora. Outra solução é ver a evolução hora a hora e somar os totais nas 24h do dia para obter a audiência diária.  :)

Uma rádio online pode ter mais que um servidor, por exemplo para transmitir diferentes bitrates, mas normalmente limitam-se a ter um só e é para esse que são canalizados todos os ouvintes. Também não requer qualquer registo na ERC.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #18 em: Novembro 03, 2016, 11:03:39 am »
Entendi.
Fica  duvida.

Corresponde aos ouvintes ligados no exato momento de emissão, caro Zeca. Ou seja, a esta hora podem estar 48, às 5 da manhã podem estar 3, às 12 horas podem estar 125... Nestes casos, uma média por blocos será a melhor solução para aferir: verificar quantos ouvintes em média das 07 às 10h, das 10h às 12h, das 12h às 15h, por aí fora. Outra solução é ver a evolução hora a hora e somar os totais nas 24h do dia para obter a audiência diária.  :)

Uma rádio online pode ter mais que um servidor, por exemplo para transmitir diferentes bitrates, mas normalmente limitam-se a ter um só e é para esse que são canalizados todos os ouvintes. Também não requer qualquer registo na ERC.
Obrigado pela explicação. Fiquei fiel ouvinte do programa da rádio on line do Porto, a Rádio Portuense, chama-se Em busca do Rock perdido e fico espantado como é que um programa daqueles não está no Fm do Porto. Ainda ontem, estive a ouvir a sua ultima hora. Inacreditável. Dos Pink Floyd aos Emerson Laker & Palmer, de Frak Zappa aos Iron Maiden etc etc, com optima cooperação com quem o ouve, bons separadores e acima de tudo, boa dicção de quem o faz. O grupo do programa no Facebook já tem 8000 membros. Acho que o futuro passa pelo On line e daqui a 10 anos teremos a rádio num paradigma que hoje é impensável. Só tenho de dar os parabéns a essa radio on line do Porto pela vontade que têm em mexer com o marasmo no Porto.
« Última modificação: Novembro 03, 2016, 11:08:24 am por ZECA »

Boxx

• Hero Member
« Responder #19 em: Novembro 03, 2016, 11:24:37 pm »
Mexer no marasmo = nostalgia rock?

ZECA

• Sr. Member
« Responder #20 em: Novembro 03, 2016, 11:54:37 pm »
Pelo que percebi,  o programa é precedido de um espaço de divulgação de bandas nacionais. Já escutei os Pânic Resort,  Aiko e Colora, todas bandas do Porto, daí ter dito mexer com o marasmo. No Facebook da Rádio e do programa é divulgado esse espaço para remeteram os trabalhos das bandas. Como dei mais atenção ao programa em si,  esqueci me de referir esse ponto mais que positivo.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #21 em: Novembro 05, 2016, 08:55:56 pm »
Estou aqui a fazer um zapping pelas diversas paginas de Facebook de algumas rádios locais e radios on line do Distrito do Porto/Viana/Viseu

Golo FM: 2773 likes
Rádio Clube de Paços de Ferreira: 4125 likes
Rádio 5: 13489 likes
Rádio Festival: 20 163 likes
Rádio Placard: 25 865 likes
Rádio Clube de Penafiel: 6898 likes
Rádio Felgueiras: 4062 likes
Rádio Alto MInho: 12824 likes
Rádio Voz de Matosinhos: 3649 likes ( on Line )
Rádio Portuense: 11500 likes ( On line )
Rádio Douro Nacional: 19012 likes ( On line )
Rádio Ondas do Lima: 10500 likes

Todas essas rádios em Fm têm anos de existencia, excepto a Golo Fm.
As duas online de Porto e Matosinhos, 1 ano apenas.
A Douro Nacional, 3 anos.
Isto quererá dizer que as pessoas estão claramente a deixar o FM?
Como se explica que novas rádios on line já tenham tanta adesão nas redes socias?
« Última modificação: Novembro 05, 2016, 09:03:54 pm por ZECA »

UKW

• Newbie
  • *
« Responder #22 em: Novembro 05, 2016, 09:09:13 pm »
Desculpe a franqueza, Zeca mas o que é que o c* tem a ver com as calças? Não existe uma correlação direta entre likes no Face e ouvintes online.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #23 em: Novembro 05, 2016, 09:17:33 pm »
Desculpe a franqueza, Zeca mas o que é que o c* tem a ver com as calças? Não existe uma correlação direta entre likes no Face e ouvintes online.
É apenas um tópico de discussão.
Por alguma razão as redes sociais são tão invocadas por todas rádios.. Também não pode afirmar que isso não possa traduzir mudanças de hábitos e audiência efectiva. Por acaso hoje me dia alguém acredita nas sondagens de audiência em FM?
Alguém hoje em dia escuta Rádio no Rádio em casa? 
Acho que as redes sociais são hoje em dia a melhor forma de promoção e cativação de uma rádio e por algum motivo todas as rádios fartam-se de pedir aos ouvintes para passar pela sua pagina do facebook..
« Última modificação: Novembro 05, 2016, 09:42:15 pm por ZECA »

pdf

• Visitante
« Responder #24 em: Novembro 06, 2016, 07:53:53 am »
Não é um tópico válido de discussão. Há imensas páginas com X likes comprados que têm 0 engagement.

Acredito mais num Bareme da Marktest do que em sondagens a olho, sem método, baseadas em likes.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

ZECA

• Sr. Member
« Responder #25 em: Novembro 06, 2016, 10:08:22 am »
Não é um tópico válido de discussão. Há imensas páginas com X likes comprados que têm 0 engagement.

Acredito mais num Bareme da Marktest do que em sondagens a olho, sem método, baseadas em likes.
Não é um tópico válido de discussão?!?!?
 Mas afinal há uma lista prévia de tópicos definidos no grupo sobre Rádio?
Mas afinal porque razão todas as rádios tem página de Facebook? 
Essa de não ser tópico de discussão,  apenas porque o PDF acha que não é,  é de facto espantoso.
 MAS AFINAL A LIBERDADE DE INICIATIVA DE CRIAR TÓPICOS SOBRE RÁDIO ONDE ANDA? 

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #26 em: Novembro 06, 2016, 11:49:18 am »
Estou aqui a fazer um zapping pelas diversas paginas de Facebook de algumas rádios locais e radios on line do Distrito do Porto/Viana/Viseu

Golo FM: 2773 likes
Rádio Clube de Paços de Ferreira: 4125 likes
Rádio 5: 13489 likes
Rádio Festival: 20 163 likes
Rádio Placard: 25 865 likes
Rádio Clube de Penafiel: 6898 likes
Rádio Felgueiras: 4062 likes
Rádio Alto MInho: 12824 likes
Rádio Voz de Matosinhos: 3649 likes ( on Line )
Rádio Portuense: 11500 likes ( On line )
Rádio Douro Nacional: 19012 likes ( On line )
Rádio Ondas do Lima: 10500 likes

Todas essas rádios em Fm têm anos de existencia, excepto a Golo Fm.
As duas online de Porto e Matosinhos, 1 ano apenas.
A Douro Nacional, 3 anos.
Isto quererá dizer que as pessoas estão claramente a deixar o FM?
Como se explica que novas rádios on line já tenham tanta adesão nas redes socias?

É uma correlação forçada, a meu ver. Não se afere da audiência por likes. Pior: são medições diferentes. As audiências do online são vistas de forma diferente das de FM.

As audições das radios online, como ja expliquei noutro tópico, são vistas com base na media horária ao longo de períodos de emissão para dar o total, ou da soma do total de ouvintes por hora. As audições das radios de FM são vistas com base na audiência acumulada de véspera (ou seja, estima-se a audiência total que a rádio teve no dia anterior, com base numa amostra de mil casas), de forma percentual face ao total Rádio que é uns 50-55 por cento do total.

É completamente diferente. Não há como comparar. Quando houver estudos para rádios Online onde se faça esta extrapolação, aí sim poderão as coisas mudar e as radios online começar a ter viabilidade comercial. Até lá...

EDIT: E penso que a liberdade de criar tópicos é total ou quase. Mas o caro Zeca não se esqueça que as pessoas também têm a liberdade de responder ou não na Internet...
« Última modificação: Novembro 06, 2016, 11:53:13 am por Linxtuga »

pdf

• Visitante
« Responder #27 em: Novembro 06, 2016, 12:01:23 pm »
ZECA, mas alguém o proibiu de criar algum tópico ou de dizer o que quer que seja?

A sua postura repetitiva, arrogante e combativa dá direito a expulsão em muitos dos fóruns que frequento ou frequentei.

No entanto, continuamos todos aqui porque da mesma forma que você pode dizer que um like é uma métrica válida, eu posso responder e dizer que não é.

Vê? É assim que funciona a democracia e a liberdade de expressão.

pdf

• Visitante
« Responder #28 em: Novembro 06, 2016, 12:04:19 pm »
Até lhe digo mais: justifiquei a minha discordância. Likes são, muitas vezes, comprados ou "martelados" e não refletem o engagement real da página, muito menos daquilo que lhe serve de objecto ou suporte - a emissão em si.

Já você acha que uma rádio online é o futuro porque sim. Até lhe digo mais: e é mesmo, mas não da forma que o ZECA acredita. E não é a medir com likes. Opiniões sem chão? Não sustenta. Não colhe.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #29 em: Novembro 06, 2016, 03:13:12 pm »
Até lhe digo mais: justifiquei a minha discordância. Likes são, muitas vezes, comprados ou "martelados" e não refletem o engagement real da página, muito menos daquilo que lhe serve de objecto ou suporte - a emissão em si.

Já você acha que uma rádio online é o futuro porque sim. Até lhe digo mais: e é mesmo, mas não da forma que o ZECA acredita. E não é a medir com likes. Opiniões sem chão? Não sustenta. Não colhe.

caro PDF: Dizer que "...não é um tópico valido de discussão.." isso quer dizer precisamente
ZECA, mas alguém o proibiu de criar algum tópico ou de dizer o que quer que seja?

A sua postura repetitiva, arrogante e combativa dá direito a expulsão em muitos dos fóruns que frequento ou frequentei.

No entanto, continuamos todos aqui porque da mesma forma que você pode dizer que um like é uma métrica válida, eu posso responder e dizer que não é.

Vê? É assim que funciona a democracia e a liberdade de expressão.

Como vê, ao chamar-me arrogante ..acho que está tudo dito.
Posso não concordar consigo, mas não lhe chamo arrogante.
Já vi aqui comentários depreciativos sobre mim e nunca vi qualquer tipo de observação sobre quem os emitiu.

« Última modificação: Novembro 06, 2016, 03:15:54 pm por ZECA »