Autor Tópico: Onda Média em Portugal: problemas técnicos  (Lida 17086 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Onda Média em Portugal: problemas técnicos
« Responder #45 em: Outubro 14, 2023, 01:16:55 am »

Como em caso de falta de regulamento nacional se coloca o europeu, e o europeu permite...

Só um pormenor jurídico: a legislação europeia sobrepõe-se à legislação nacional, com exceção das Leis de Valor Reforçado (maioria de 2/3, caso das Leis de Bases, Lei de Enquadramento Orçamental e da CRP). Aprende-se isto na primeira aula de Introdução ao Direito, mas em Portugal parece que fica muitas vezes esquecido.

Também a tive, daí saber.  Mas nada como o complemento concreto bem reforçado com essas exceções. 8)

É alguém chegar-se à frente com dinheiro para gastar...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #46 em: Outubro 14, 2023, 12:18:35 pm »
Eu não vejo nada futurista no DAB+, só vejo é mais um exemplo de como o nosso país está obsoleto e totalmente atrasado em relação a toda a Europa, e entristece-me ver por aqui pessoas a defender a OM e o FM com unhas e dentes que são tecnologias ineficientes e totalmente ultrapassadas. A única solução que vejo é ou pressão da Europa ou pessoal com dinheiro que comece a emitir de forma livre, visto que ainda não há regulação dessa margem de espectro.

É certo que todos temos receio do que aconteceu em Portugal com a TDT - com um operador de rede nacional (MEO), mas, realmente, a única forma de colocar emissores DAB+ em funcionamento em Portugal, que tenham vários MUX e possam servir todos os diferentes grupos de rádio portugueses, passará por um operador de rede (tal como a francesa TDF), que colocará o sinal disponível, a baixo custo, para todas as emissoras (públicas e privadas) e que terá eficácia bem como será muito mais eficiente em energia e poupança financeira.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #47 em: Novembro 13, 2023, 08:08:05 pm »
E os 630 kHz (Montemor o Velho) da Antena 1 novamente desligados desde, pelo menos, 4ª feira passada (foi quando me apercebi).

Recordo que este tx dá uma ajuda preciosa para a boa sintonia da Antena 1 em determinadas zonas da região centro litoral, nomeadamente, nos sítios deficientemente cobertos pelos tx`s de FM da Lousã e Coimbra, tendo, habitualmente, uma qualidade de recepção muito apreciável.

Avaria motivada pelo temporal da semana passada?

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #48 em: Novembro 14, 2023, 12:05:39 am »
E os 630 kHz (Montemor o Velho) da Antena 1 novamente desligados desde, pelo menos, 4ª feira passada (foi quando me apercebi).

Recordo que este tx dá uma ajuda preciosa para a boa sintonia da Antena 1 em determinadas zonas da região centro litoral, nomeadamente, nos sítios deficientemente cobertos pelos tx`s de FM da Lousã e Coimbra, tendo, habitualmente, uma qualidade de recepção muito apreciável.

Parece-me evidente, isso sim, que se há falhas de cobertura no FM, é preciso apostar em microcoberturas para suprir as dificuldades. Suponho, e não sei mesmo, que as zonas de sombra no FM sejam as mesmas da OM, correto? Nesse caso, porque não um emissor em Montemor-o-Velho, se este é necessário?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #49 em: Novembro 14, 2023, 12:47:06 am »

Parece-me evidente, isso sim, que se há falhas de cobertura no FM, é preciso apostar em microcoberturas para suprir as dificuldades. Suponho, e não sei mesmo, que as zonas de sombra no FM sejam as mesmas da OM, correto? Nesse caso, porque não um emissor em Montemor-o-Velho, se este é necessário?

Caro pdnf, grosso modo a propagação em FM é feita na horizontal enquanto que na AM é feita na vertical. Logo, um tx de FM terá que se situar numa zona alta enquanto que um tx de AM terá que se localizar num local baixo, de preferência junto á água, como acontece com o emissor em questão, Montemor o Velho, junto do Rio Mondego. Corrijam-me os mais entendidos, se estiver errado.

O que se passa é que no centro da cidade de Pombal, onde resido, e uma vez que que fica numa "cova", nas proximidades da Serra de Sico, os sinais da Lousã entram mal (já foi pior, mesmo assim). Como já tive ocasião de referir em tempos por aqui, o tx de AM em questão dá uma grande ajuda. Por isso, as zonas de sombra não são as mesmas, digamos assim. Neste caso,  os dois tx's complementam-se, onde falha o FM a AM colmata.
« Última modificação: Novembro 14, 2023, 12:51:31 am por Radiofilo »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #50 em: Novembro 14, 2023, 01:12:45 am »
Mas @Radiofilo, em Pombal estás a meia distância de Leiria e Coimbra... é suposto seres servido em FM, além do emissor da Lousã e eventualmente do de Coimbra, no próprio emissor da Maunça em 98.7 que está a meia dúzia de passos. Não chega aí à zona?

E com que eficácia é que o tx em AM supre falhas no litoral / centro litoral? Que falhas reais existem ainda com a quantidade de frequências da Antena 1 que há captáveis na região? É que conforme por onde andemos, sintoniza-se:

87.9 Lousã
94.9 Coimbra
104.5 Gravia
106.7 Arestal
98.7 da Maunça (casos muito localizados na região de Coimbra)

Com cinco frequências cinco, da ganadaria Brito Paes, em que é que a onda média ainda ajuda e não chega uma única dessas 5?

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #51 em: Novembro 14, 2023, 08:40:04 am »
Mas @Radiofilo, em Pombal estás a meia distância de Leiria e Coimbra... é suposto seres servido em FM, além do emissor da Lousã e eventualmente do de Coimbra, no próprio emissor da Maunça em 98.7 que está a meia dúzia de passos. Não chega aí à zona?

E com que eficácia é que o tx em AM supre falhas no litoral / centro litoral? Que falhas reais existem ainda com a quantidade de frequências da Antena 1 que há captáveis na região? É que conforme por onde andemos, sintoniza-se:

87.9 Lousã
94.9 Coimbra
104.5 Gravia
106.7 Arestal
98.7 da Maunça (casos muito localizados na região de Coimbra)

Com cinco frequências cinco, da ganadaria Brito Paes, em que é que a onda média ainda ajuda e não chega uma única dessas 5?

No centro da cidade de Pombal, pelo facto de se situar numa "cova", os sinais da Lousã e da Maunca captam-se com alguma dificuldade, problema já reconhecido por técnico da RTP rádio em conversa mantida há 4 anos. Daí a AM ajudar a colmatar essas falhas.

No entanto, tenho notado algumas melhorias recentemente, apesar de continuarem a existir algumas interferências precisamente no centro de Pombal.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #52 em: Novembro 14, 2023, 10:25:55 am »

No centro da cidade de Pombal, pelo facto de se situar numa "cova", os sinais da Lousã e da Maunca captam-se com alguma dificuldade, problema já reconhecido por técnico da RTP rádio em conversa mantida há 4 anos. Daí a AM ajudar a colmatar essas falhas.

No entanto, tenho notado algumas melhorias recentemente, apesar de continuarem a existir algumas interferências precisamente no centro de Pombal.

Micros em Sicó para as nacionais, seria viável? Devem existir 6 frequências livres na zona.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #53 em: Novembro 15, 2023, 03:19:08 pm »
Só para dar nota que, ao fim de uma semana, os 630 kHz já estão a funcionar de novo.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #54 em: Novembro 27, 2023, 11:53:29 am »
Só para acrescentar, em relação ao último post, a resposta por mim recebida da Provedora do Ouvinte no passado dia 20/11:

"Caro ouvinte
Enviei a informação que nos reportou ao departamento respetivo e recebi a seguinte resposta:
"A área de emissores tomou conhecimento via telefone pela CT LX no dia 14-11-2023 cerca das 16:50h. A emissão foi reposta cerca das 17:30h, informado o ouvinte e informado o colega da CT LX."
Julgo que a situação que relatou ao Gabinete da Provedora já tenha sido solucionada.
Cordialmente,"

Ora, tendo eu enviado mensagem à Provedora no passado dia 13/11 a dar conta da anomalia, e estando a mesma anomalia a "decorrer" desde, pelo menos, a semana anterior à data do meu reparo, os serviços técnicos só tiveram conhecimento da mesma no dia seguinte (14/11). Por acaso, até foram rápidos na resolução do problema, mas fico esclarecido sobre a importância que dão à rede de AM na RTP-rádio...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #55 em: Novembro 27, 2023, 11:56:54 am »
Só para acrescentar, em relação ao último post, a resposta por mim recebida da Provedora do Ouvinte no passado dia 20/11:

"Caro ouvinte
Enviei a informação que nos reportou ao departamento respetivo e recebi a seguinte resposta:
"A área de emissores tomou conhecimento via telefone pela CT LX no dia 14-11-2023 cerca das 16:50h. A emissão foi reposta cerca das 17:30h, informado o ouvinte e informado o colega da CT LX."
Julgo que a situação que relatou ao Gabinete da Provedora já tenha sido solucionada.
Cordialmente,"

Ora, tendo eu enviado mensagem à Provedora no passado dia 13/11 a dar conta da anomalia, e estando a mesma anomalia a "decorrer" desde, pelo menos, a semana anterior à data do meu reparo, os serviços técnicos só tiveram conhecimento da mesma no dia seguinte (14/11). Por acaso, até foram rápidos na resolução do problema, mas fico esclarecido sobre a importância que dão à rede de AM na RTP-rádio...

Talvez os emissores de OM não estejam equipados com o mesmo tipo de telemetria e sistemas de alerta de que dispõem os emissores de FM.