Espectro radioeléctrico > Outras comunicações

TDT em Portugal

(1/18) > >>

FMnoAlentejo:
Bom dia caros amigos!

Ora hoje de manhã acordei bem cedo e fui ver um pouco de TV, eram 6h55 e estava a ver o "Bom Dia Portugal" e de repente, fiquei praticamente sem sinal. Até aqui tudo bem (sabemos bem que esta rede é uma bela fantochada) mas é que tenho o emissor a 200m de casa! Achei logo muito estranho e fui ver se era a minha box, verifiquei os canais da TDT Espanhola que capto aqui, e tudo normal! Era mesmo falha do emissor aqui de Castro. Entretanto fui às instalações da PT (onde se situa a torre do emissor), toquei à campainha e nada, não estava lá ninguém. Decidi então telefonar para a linha TDT, contei a situação e disseram que havia um aviso de avaria e que só estaria resolvido às 11h da manhã... Pelo menos já tinha uma informação, e achei mesmo que seria uma avaria, pois isto nunca tinha acontecido. Depois disso fui para casa, aguardei um pouco e mais tarde voltei lá ás 8h da manhã.. e vi que já estava um técnico no meio da torre a fazer o trabalho dele, e estava outro técnico na carrinha da Viatel e lá fui perguntar-lhe o que se passava, e disse que não era nenhuma avaria, era manutenção e montagem de uma nova rede de telemóveis, e por isso tiveram que desligar o emissor para que o técnico não apanhasse radiações. Foi apenas isto... e às 8h30 a situação voltou ao normal. Esta zona toda esteve sem TDT durante 1h e meia.

Ora o que concluí disto, é que a PT montou uma rede com muitos emissores locais e aproveitaram as torres de telecomunicações (GSM, 3G, 4G) para montar emissores de TDT, e quando é necessário fazer alguma manutenção, têm de desligar o emissor de TDT!

Eu sempre fui muito crítico acerca da rede que a PT montou, há demasiados emissores pequenos e uma única frequência (que no inicio em 2012 deu muita confusão). Vejam o caso de Espanha, que aproveitou os emissores analógicos e fez mega-emissores, enquanto que aqui, o emissor do Mendro não foi aproveitado como deve ser (e é só um exemplo).

Agora já sabem, se o sinal desaparecer pode ser mau sinal, interferências ou uma manutenção ;)

pdf:
Muitas zonas do país só começaram a ter recepção decente quando se abandonou o esquema de frequência única e se apostou em grandes emissores em frequências distintas (p. ex. canal 48, salvo erro) a fazer grandes distâncias. Marofa é um desses casos.

FMnoAlentejo:
E 7 anos depois lá apareceram novidades na TDT... O Governo aprovou a inclusão da RTP3 e Memória e ainda comunicou que mais tarde irá fazer um concurso público para 2 canais privados. É uma excelente notícia que promete mexer com o estado "desta" TDT, que praticamente esteve ao abandono durante 7 anos. O problema dos canais é apenas um dos muitos que ainda falta por resolver... ainda falta resolver a questão da rede de emissores (que está em SFN, frequencia única) que funciona muito mal, emissores estrategicamente mal colocados e etc... ainda vai ter que haver muita discussão sobre isto. Mas já é um primeiro passo, a inclusão dos outros 2 canais públicos.

Fica aqui o link do comunicado do Governo, publicado esta tarde.

http://www.portugal.gov.pt/media/20113424/20160623-mc-cm-tdt.pdf

Luis Carvalho:
Não deixam de ser boas notícias, naturalmente, mas saliento que existe decerto capacidade no único multiplex existente em Portugal para albergar os novos canais. Havendo espectro disponível, não prevejo obstáculos por parte da ANACOM. No que diz respeito à RTP, havendo viabilidade financeira, trata-se do serviço público previsto na Constituição, logo, em princípio, terá direito de utilização do espectro para os novos canais feito por ajuste directo. Quanto aos privados, obviamente que terão de ir a concurso público, conforme o nº 7 do artigo 38º da Constituição da República Portuguesa.

FMnoAlentejo:
Eu penso que o espectro não será problema... por agora só se usa 1, mas de futuro é possível que se tenha que usar 2, o MUX A e B. Com a entrada da RTP3 e Memória e com o futuro concurso para 2 canais privados, há motivos mais que suficientes para abrir o outro Mux, e assim podia-se fazer à moda espanhola, atribuir um MUX ao operador público e outro aos operadores privados. Ou seja, por exemplo:

MUX A - RTP1, RTP2, RTP3, Memória e ARTV (e RTP Madeira/Açores nas ilhas)

MUX B - SIC, TVI, Privado 1, Privado 2

E depois há aqui uma outra questão que se deveria levantar... todas as TDT's europeias têm rádios! E acho que também é fundamental adicionar rádios à nossa TDT! Um exemplo...

MUX A - RTP1, RTP2, RTP3, Memória e ARTV (e RTP Madeira/Açores nas ilhas) + Antena 1, Antena 2, Antena 3 e RDP África

MUX B - SIC, TVI, Privado 1, Privado 2 + RR, Rádio Comercial, TSF, RFM e M80

Assim desta maneira, a TSF passaria a ser difundida em todo o país. Na TDT Espanhola são emitidas 15 rádios, públicas, privadas e regionais... E acho que em Portugal também se deveria fazer o mesmo, só há vantagens nisso.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa