Casa do Emissor:
Das mais bonitas que já vi por aqui e com sistema de segurança.
Parece uma vivenda, talvez uma adaptação de alguma casa existente no local? De facto bem engraçada, comm um jardim à frente e ainda dava para por para alojamento local...
Fora de brincadeira, para que serve a casa de apoio? Deve lá ir alguém 1 vez a cada 10 anos, não? Chamou-me atenção a Prossegur. Para evitar intrusos, pressumo. É que não esotu a ver ninguem a sair com uma torre debaixo do braço! No da micro, parece aqueles barracões da EDP pequeninos.
Finalmente, desculpem a ignorância que parte técnica percebo 0...olhando para a torre, como distinguir a olho nu se transmite 1, 2, 10 rádios? Os refletores (que orientam o sinal) pressumo que sejam aquelas peças no topo na horizontal, correto?
Até fiquei surpreendido com a casa do emissor, por norma é algo meio "atabalhoado" quase um anexo, não estava nada á espera. Podem roubar o material que lá está dentro da casa, precaver antes que algo do género possa acontecer. Está ali uma pequena fortuna dentro...
Nesta foto:
Tens uma espécie de um "palito" com 4 Elementos Radiantes, ao seja, é daqueles elementos que as ondas/sinal das Rádios (Hiper FM / Mega Hits) saem para a antena de um carro ou rádio (fÃsico ou telemóvel).
Daqueles 4 Elementos, tudo indica, que 2 irradiam Hiper FM com potência (1kw) e outros 2 irradiam Mega Hits (1kw), mas podia ser apenas 1 Elemento para a Hiper FM e três para a Mega Hits ou vice - versa. Tudo depende depois da logÃstica...
Depois tens 2 "Recetores" logo abaixo, deduzimos que chega ali dois sinais (imagina um prédio com 2 parabólicas de uma operadora), pode ser por satélite ou um link (STL). É nesses recetores, que é rececionado/chega o sinal que é enviado dos estúdios até ao emissor, para isso existe depois,nas Rádios Locais, um recetor semelhante onde é os estúdios da rádio para enviar o sinal. É como se fossem dois sinais walkitoky numa frequência.
Ainda a meio da antena existe outro recetor, pode ser para enviar o sinal à Micro-Cobertura ou até receber sinal de Lisboa (Mega).
Mais fácil que tudo isto, basta ires á casa do emissor que tens lá referido (placa) que rádios é que a torre está a emitir.
Espero ter ajudado a compreender como é que se processa isto, é fascinante e divertido acredita.
2. O número de elementos radiantes depende da PAR permitida pela ERC? Ou apenas quantos mais elementos radiantes, melhor será a captação pelos recetores, correto? Por isso é que fará diferença apanhar o sinal a uma altura, subindo o receptor 10cm para cima ou para baixo se apanha melhor, ou até outra estação? Aqui falam volta e meia nos refletores no caso das locais para não emitirem fora do concelho. O que são? Nesta torre não existem, certo?
A P.A.R. (Potência Aparente Radiada) é a soma da potência do emissor propriamente dito com o ganho do sistema radiante (antenas). Dependendo da configuração das antenas, para a mesma P.A.R. é possÃvel ter-se mais antenas de menor ganho ou menos antenas se cada uma oferecer um ganho menor.
No caso das rádios referidas, pode acontecer, em teoria, que a Hiper FM utilize 2 dos elementos radiantes e a Mega os outros 2, ou a Hiper utilizar 3 e a Mega 1, ou a Mega 3 e a Hiper 1, ou, o mais provável, que as duas frequências utilizem os 4 elementos. É perfeitamente possÃvel que cada elemento emita mais do que uma frequência - situação corriqueira, que acontece, por exemplo, na RTP, em que a maioria dos centros emissores irradia a Antena 1, a Antena 2 e a Antena 3 - três frequências (e em Lisboa, São Miguel- Olhão e Monte da Virgem, quatro frequências com a RDP Ãfrica) a partir da mesma torre.